Antenado

Page 3

DTPK CREW A explosão do Hip Hop de Ubatuba Mais de mil cópias vendidas em um mês. Grupo de MC´s de Ubatuba promete fazer barulho com conteúdo consciente

Rafael Franco e Wagner Bastos Em 2015, o DTPK-Crew está divulgando seu segundo álbum: “Cada Lugar Tem Sua Lei”. São 15 faixas e ultrapassaram as mil cópias vendidas em pouco mais de um mês do lançamento. O grupo de MC´s canta em suas letras uma visão crítica e contestadora da sociedade. Eles falam da beleza, mas não têm medo de soltar o verbo para denunciar os problemas de onde moram. Em 2009, cerca de 120 jovens se reuniram para reivindicar melhorias para o lado menos favorecido do bairro. Nasceu o grupo “Do Terminal Pra Cá”: DTPK. Atuando juntos em seus projetos sociais, os MC´s resolveram criar um grupo de rap: o DTPK Crew. A formação atual é composta por Jonathan "Lorens" (MC/Beatmaker), Flamarion (MC), Juliano de Souza "Confector" (MC), Jader Thiago "Tagarela" (MC/Beatmaker), Evandro W. dos Santos Silva (MC/ Multi-instrumentista), Miriam Queila Ramos Guimarães (MC) e Thiago Augusto "Ninho"(DJ). O álbum “Cada Um tem Seu Lugar”, lançado em 2012, marca o início da profissionalização do grupo. Vendeu cerca de duas mil cópias. O segundo álbum foi gravado em vários estúdios e masterizado no Pura Rua, em São José dos Campos. Sem patrocínio, produzidos de forma independente (com o apoio da comunidade e a receita de shows), o álbum custa para o consumidor apenas dois reais. Os videoclipes oficiais foram produzidos por Jean Furquim. Um deles, chamado “Onde você passa as férias”, explodiu nas redes sociais nos últimos meses. ENTREVISTA No fim de um ensaio, a banda atendeu a reportagem do Antenado. Em sintonia, os integrantes se reuniram para elaborar respostas coletivas: Antenado: Existem parcerias com outros artistas de estilos musicais diferentes? DTPK-Crew: Essa é uma das principais características do DTPK Crew desde o início. Sempre fizemos parcerias com diversos músicos dos mais variados gêneros como samba, rock, reggae, MPB, gospel, música clássica etc. Atualmente desenvolvemos o projeto “Sincronia Suspeita”, quando o DTPK-Crew passou a ser composto por um DJ, guitarras (solo e base), contra baixo, bateria e violão, proporcionando uma nova roupagem ao show e nas músicas já existentes, além de outras músicas exclusivas do projeto. Antenado: Como é feito a divulgação do trabalho de vocês pela Internet? DTPK-Crew: A divulgação é feita através de redes sociais. Antenado: Fale sobre os shows que a banda já fez? DTPK-Crew: A gente se apresentou em diversas cidades do Estado de São Paulo, em especial Litoral Norte, Vale do Paraíba e Grande São Paulo em casas de show, festas privadas, festivais, eventos sociais e eventos abertos ao público em geral. Uma coisa que sempre nos surpreende é que, além da aceitação do público do rap em si, conseguimos atingir diversas pessoas de todas as idades que muitas vezes não são fãs de rap, mas acabam se identificando com nossa música.

www.youtube.com/user/dtpkcrew

www.facebook.com/dtpkoficial

http://www.panduvie.com/dtpkcrew

https://twitter.com/doterminalpraka

GRUPO DE DANÇA DE RUA RT

15 Anos de vitória Alexander César

Já participaram do programa “Se Ela Dança, Eu Danço” no SBT. Já ficaram entre os finalistas de um festival internacional de hip-hop. Viajaram para Campos do Jordão, São José dos Campos, Jacareí, Mogi das Cruzes, Osasco e outras cidades. Fazem da dança de rua um estilo de vida. Eles e elas formam um dos grupos mais tradicionais de dança do Litoral Norte de São Paulo: o RT. Passo a passo, marcação, contagem de oito e muito suor fazem parte da rotina dessa galerinha. Comandados pela dançarina e coreógrafa Rogéria Thomé, o grupo de dança já tem 15 anos de muita música, coreografias e vitórias. Em 2000, participaram da sua primeira competição: o Festival Dança Verão, no Teatro Municipal de São Sebastião. Já conseguiram o segundo lugar. Com o início do Programa Social Família na Escola, Rogéria Thomé passou a apresentar seu projeto nas escolas de Caraguá e começou a dar aulas no Centro Comunitário do Poiares e na Fundacc, em 2004. Os alunos que se destacam nos treinamentos são convidados para entrar no grupo RT. Hoje, o grupo está com 28 integrantes de 10 a 22 anos. Ensaiam três vezes por semana.

DESCENDENTES DE RUA MAIS DE 500 ALUNOS, PRÊMIO E VIDAS TRANSFORMADAS

Juliane Zaparolli O grupo de dança Descendentes de Rua (DR) completa 13 anos em 2015. Já passaram pelo grupo mais de 500 alunos. Ganhou 45 primeiros lugares, 27 segundos e 23 terceiras colocações. Em 2012, o grupo participou do programa “Astros”, do SBT. Em 2014, o grupo participou de um festival de hip hop em Las Vegas, Estados Unidos, representando o Brasil. A dançarina Isis Raniely Reis S. da Silva conta que está no grupo desde 2007. “Quando assisti pela primeira vez o DR, fiquei encantada. A partir daquele momento, tracei como meta me dedicar para conseguir fazer parte daquele trabalho” – lembra. “Aprendi com o DR que ninguém é melhor que ninguém, sempre precisamos nos dedicar, tentar dar o nosso máximo, o nosso melhor. E se, mesmo assim, no final de todo esforço, você não tiver a vitória, isso não é o fim, pelo contrário, serve como ensinamento. Daquela situação, você amadurece, muda e procura melhorar” – destaca. “Já dançava há muitos anos e nunca tive a pretensão de dar aula. Um dia, reuni alguns amigos dançarinos e montei uma coreografia. Todos gostaram. Fomos marcando ensaios, fazendo cursos e assim surgiu o grupo Descendentes de Rua” – conta Junior Rocha, coreógrafo e idealizador do grupo. O objetivo do grupo é, através da dança, contribuir na formação de um cidadão de bem.

3


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.