Bilaquinho 2017 2

Page 1

ANO I - Nยบ02 - ABRIL/2017

L OS

REVISTA DA EMEF OLAVO BILAC

BE-NE-Fร -CI-OS DA LEI-TU-RA

ARACAJU/SERGIPE


Olá, Depois da ótima repercussão do lançamento da Revista Bilaquinho, na primeira reunião de Pais e Mestres de 2017, aqui estamos com a segunda edição. Neste número, cuja capa é pautada na importância da leitura e seus benefícios, observa-se uma pequena modificação na logo e no desenho do mascote. Afinal, o nosso inquieto professor/editor, Minho-San-Liver, como sempre, vive caprichando em suas artes gráficas. Também se verifica neste Bilaquinho 2, as oito razões para os pais não perderam nenhuma reunião de Pais e Mestres e também dez dicas para ajudar a transformar o seu filho num pequeno grande leitor. Saudações,

SOCORRO

Direto

ra

NDESPÃERODICE ÁGUA! O VALOR QUE ELA TEM, MUITAS VEZES SÓ É RECONHECIDO PELA SUA FALTA.

VAMOS EVITAR O DESPERDÍCIO.

PREFEITURA DE ARACAJU

SEMED SECRETARIA DA EDUCAÇÃO

Editorial: projeto gráfico, editoração eletrônica, redação e revisão: minho-san-liver (DRT 1400) - distribuição gratuita Colaboradores: Alunos do Quinto ano B e Quarto ano A


BILAQUINHO

ANO I - N. 2 - abril/2017

PÁGINA 3

PEQUENOS REPÓRTERES ENTREVISTAM De acordo com a professora, Luciana Soares Muniz (UFMG), entrevista é uma conversação que pode envolver duas ou mais pessoas. A partir dela, podemos conhecer e desvendar nossas curiosidades sobre as pessoas, envolvendo o que elas fazem, pensam ou mesmo sonham. Consiste em um importante recurso a ser utilizado na escola, despertando a curiosidade e a criticidade dos alunos. E os alunos do Quarto ano A e Quinto ano B foram a prática. Viraram repórteres por um dia e entrevistaram os professores e a equipe diretiva.


ANO I - N. 2 - abril/2017

LIVROS SÃO DI-A-MAN-T OS BENEFÍCIOS DA LEITURA

PÁGINA 4

ES

Os benefícios da leitura são amplamente conhecidos. Quem lê adquire cultura, passa a escrever melhor, tem mais senso crítico, amplia o vocabulário e tem melhor desempenho escolar, dentre muitas outras vantagens. Por isso, é importante ler e ter contato com obras literárias desde os primeiros meses de vida. Mas como fazer com que crianças em fase de alfabetização se interessem pelos livros? É verdade que, em meio a brinquedos cada vez mais lúdicos e cheios de recursos tecnológicos, essa não é uma tarefa fácil. Mas pequenas ações podem fazer a diferença.

ATENÇÃO, PAIS! DICAS PARA TRANSFORMAR O SEU FILHO EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO EM UM PEQUENO GRANDE LEITOR: 1. Respeite o ritmo do seu filho 2. Siga o gosto dele. 3. Faça passeios que tragam a leitura para o cotidiano 4. Incentive a leitura antes de dormir 5. Improvise representações dos livros 6. "Publique" o livro do seu filho 7. Organize um clube do livro 8. Ajude-o a ler melhor 9. Não pare de ler para ele 10. Frequente livrarias e bibliotecas

fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/incentivar-leitura-624840.shtml

BILAQUINHO

O diamante é o mais duro material de ocorrência natural que se conhece e não pode ser riscado por nenhum outro mineral ou substância, exceto o próprio diamante, funcionando como um importante material abrasivo. A maior jazida do mundo, situada na Rússia, tem capacidade para suprir diamantes, mesmo para uso industrial, pelos próximos 3 mil anos.


BILAQUINHO

ANO I - N. 2 - abril/2017

PÁGINA 5

MATEMÁTICA E MÚSICA

3

4 O MUNDO EM PEDAÇOS A EMEF Olavo Bilac, através de sua equipe gestora e professores, atenta em promover o fortalecimento da comunicação e expressão dos seus alunos do Fundamental Menor, futuros cidadãos autônomos deste país, promove o Curso: Matemática e Música. Fração e Violão: o mundo em pedaços. O curso, um projeto do Professor, Minho-San-Liver, ministrado nas dependências da escola, com duração de 40 horas (uma aula de 50 minutos por semana) e distribuído nos dois semestres do ano de 2017, é uma introdução ao ‘melhor desempenho’ da lida com os números racionais e também ao fantástico mundo da prática violonística. Na matemática, com o estudo específico das frações, o objetivo é desenvolver no aluno, através da prática objetiva, uma forte leitura da representação das frações para que a sua transição da aritmética para álgebra não seja perturbadora. Na música, através da prática do violão popular, o objetivo é despertar no aluno o interesse pelo universo das canções, fazendo-o sentir a beleza musical e a desenvolver, intuitivamente, além de outras, a sua percepção de ritmo e de audição. Matemática e música são cheias de frações. Matemática e música são convergentes e fascinantes.


BILAQUINHO

PRIMEIRA REUNIÃO DE PAIS E MESTRES 2017

8

PÁGINA 6

ANO I - N. 2 - abril/2017

O professor do seu filho conhece suas expectativas em relação ao trabalho dele? E você: sabe exatamente como é o dia-a-dia da criança na escola? Sabe como ela se relaciona com o professor e os colegas? Se você frequenta as reuniões de pais e mestres e mantém um diálogo constante com os profissionais que cuidam da Educação do seu filho, provavelmente deve estar com todas essas questões esclarecidas e, portanto, sentindo-se mais seguro.

RAZÕES PARA VOCÊ MARCAR PRESENÇANAS REUNIÕES DE PAIS E MESTRES:

FUNDO A ESCOLA A R E C E H N DO 1. CO PRENDIZA A O R A H GERAL N INTERESSE 2. ACOMPA E D ISTA S A ID V DÚ NTOS DE V R O E P C E S R O A R L T C 3. ES SOB OU SEU FILHO R E C E H N OLA 4. CO COM A ESC IA R E C R A P E 5. FIRMAR ES DA IDAD IS R C S A R E AR 6. ENTEND ODER AJUD P A R A P R E OS 7. CONHEC PARA TOD A Ç N IA F N 8. MAIS CO

PÁSCOA A celebração da Páscoa representa uma oportunidade de fazermos uma retrospectiva em nossas vidas, e estabelecermos um ponto de recomeço, de sermos melhores, de sairmos do “Egito”, que simboliza sofrimento, tristezas e opressão e entrarmos numa nova vida de paz e alegria através de Jesus Cristo.

S ESU

J

Para a criança, o importante é passar uma mensagem positiva; que Jesus veio pra ensinar com as suas obras e que ressuscitou.


BILAQUINHO

ANO I - N. 2 - abril/2017

O AVIÃO NO CHÃO

PÁGINA 7

21 DE ABRIL

IA L Í S RA

B

O Plano Piloto de Brasília, no Distrito Federal, foi elaborado por Lúcio Costa, vencedor do concurso, em 1957, para o projeto urbanístico da Nova Capital. Teve sua forma inspirada pelo sinal da Cruz. O formato da área é popularmente comparado ao de um avião. Lúcio Costa, entretanto, defendeu a tese de que a capital federal pudesse ser comparada a uma borboleta, rejeitando a comparação anterior.

LIBERDADE S E T N DE

fonte: Wikipédia

TIRA

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (Fazenda do Pombal, batizado em 12 de novembro de 1746 (Rio de Janeiro, 21 de abril de 1792) foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político que atuou no Brasil, mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. No Brasil, é reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira, patrono cívico do Brasil, patrono também das Polícias Militares e Polícias Civis dos Estados, sendo considerado herói nacional. O dia de sua execução, 21 de abril, é feriado nacional. A cidade mineira de Tiradentes, antiga Vila de São José do Rio das Mortes, foi renomeada em sua homenagem. Seu nome está inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, desde 21 de abril de 1992.


LINDA NOSSA LÍNGUA

Era uma vez

A MOÇA QUE ‘DEVORAVA’ MAÇÃS E LIVROS

ESCREVA A SUA HISTÓRIA.

A MELHOR

PARTICIPE!

GANHA UM BELO

PRÊMIO. E VAMOS NESSA! *Informações com à Profa. Coordenadora, Graça Azevedo.

O-LHE BEM, PRES-TE A-TEN-ÇÃO! Eu mido, meço ou messo? Medir é um verbo anômalo. Isto significa que sua conjugação é irregular. Não dizemos eu medo ou eu mido, mas eu meço, com cê-cedilha. Exemplo: Eu meço 1,70m de altura.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.