Agosto e setembro
2017 Ano 11 Nº 93
e-mail: paroquiasfxavier@yahoo.com.br Acesse nosso site: www.paroquiasfxavier.com.br
MELHORES MOMENTOS
PAG. 04
Confira alguns dos melhores momentos de junho e julho.
Apresentação do Coral Canarinhos de Itabirito - MG, no dia 23/07
PROGRAME-SE
PAG. 02
Confira a programação da nossa Paróquia para os principais eventos e venha participar! PERGUNTE E RESPONDEREMOS PAG. 03
Por que a Bíblia católica é diferente da protestante?
REFLEXÃO
PAG. 03
Você lê a Bíblia todos os dias? PENSAMENTO DO MÊS
Nunca deixe de lutar por medo de errar ou se machucar, pois feridas com o tempo se curam, mas as oportunidades não voltam.
Pe. Li
No mês de agosto, a Igreja celebra as vocações sacerdotal, religiosa, familiar e leiga. A vocação é um chamado de Deus. Deus nos chama à santidade, em qualquer estado ou ordem de vida. Esta é a vocação primordial de todos os cristãos. Todas as outras são formas concretas de vida, para que possamos realizar a primeira: a santidade (Cf. Ef 1,3-6). Neste mês, cada domingo é reservado para a reflexão e celebração de cada uma das vocações. Assim, na primeira semana se celebram as vocações sacerdotais e o Dia do Padre, por causa da festa de São João Maria Vianney, patrono dos padres, no dia 4 de agosto. Ser padre é ser escolhido por Deus e ser pastor e pai espiritual para todos sob sua responsabilidade na Comunidade paroquial. A segunda semana é dedicada à vocação ao matrimônio, e se celebram nesta ocasião o Dia dos Pais e a Semana Nacional da Família. Na terceira semana se refletiu sobre as vocações religiosas e se celebra o Dia dos Consagrados, recordando os vários chamados de Deus, sejam para a vida contemplativa ou para vida ativa na missão da Igreja. Na quarta semana dedicou-se às vocações leigas e se comemora o Dia Nacional do Catequista. Pelo Batismo todos os cristãos são protagonistas e colaboradores dos padres nas diversas pastorais e, têm co-responsabilidade na ação evangelizadora da Igreja e devem ser os grandes promovedores e pedagogos da fé. Pedimos a Deus que
abençoe e santifique todas as vocações e especialmente as sacerdotais e religiosas. No mês de setembro, o mês da Bíblia, a Igreja celebra a Palavra de Deus que nos conduz no caminho da salvação e nos revela o verdadeiro rosto misericordioso de Deus Pai e seu plano de amor. “Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça... ” (2Tm 3,16). Mais do que história, a Bíblia é portadora de uma mensagem. Nela encontramos mensagens para as diversas situações da vida. Ela ajuda a fortalecer a nossa fé; é útil na nossa formação, nos momentos de crises e dificuldades, na dor, na doença ou na alegria... Todos nós podemos e devemos ler, estudar e conhecer a Palavra de Deus. É recomendável participar do Circulo Bíblico às segundas-feiras, fazer o Curso de Aprofundamento na Fé (CAF) às quintas-feiras; ou uma Escola Bíblica. Tudo isso nos ajuda a entender melhor a Bíblia. Na verdade, todo mês devia ser Mês da Bíblia; todo dia devia ser Dia da Bíblia. Por isso, a Bíblia não pode ser apenas um ornamento em nossa casa. A Palavra de Deus deve ser o nosso alimento de cada dia e buscar nela o sustento para a nossa fé e a vida. Vale a pena repetirmos sempre a resposta de Pedro: “Senhor, a quem iremos? Só tu tens Palavras de vida eterna.” ( Jo 6,68)