calvario_52

Page 12

12

o alimento da verdade

O ALIMENTO DA VERDADE No Sacramento do altar, o Senhor vem ao encontro do homem, criado à imagem e semelhança de Deus (Gn 1,27), fazendo-Se seu companheiro de viagem. Com efeito, neste sacramento, Jesus torna-Se alimento para o homem, faminto de verdade e de liberdade. Uma vez que só a verdade nos pode tornar verdadeiramente livres (Jo 8,36), Cristo faz-Se alimento de Verdade para nós. Com agudo conhecimento da realidade humana, Santo Agostinho pôs em evidência como o homem se move espontaneamente, e não constrangido, quando encontra algo que o atrai e nele suscita desejo.

fato, todo homem traz dentro de si o desejo insuprimível da verdade última e definitiva. Por isso, o Senhor Jesus, “Caminho, verdade e vida” (Jo 14,6), dirige-Se ao coração ofegante do homem que se sente peregrino e sedento, ao coração que suspira pela fonte da vida, ao coração mendigo da Verdade. Com efeito, Jesus Cristo é a Verdade feita Pessoa, que atrai a Si o mundo.

No Sacramento da Eucaristia, Jesus mostra-nos de modo particular a Verdade do amor, que é a própria essência de Deus. Esta é a verdade evangélica que interessa a todo o homem e ao homem todo. Por isso, a Igreja, que encontra na Eucaristia o seu centro vital, esforça-se constantemente por anunciar a todos, em tempo propício e fora dele (opportune, importune: cf. 2Tm 4,2), que Deus é amor (Bento XVI, Discurso aos membros do Conselho Ordinário da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos, 1/06/2006).

“Jesus é a estrela polar da liberdade humana: esta, sem Ele, perde a sua orientação, porque, sem o conhecimento da verdade, a liberdaExatamente porque Cristo Se fez alide desvirtua-se, isola-se e reduz-se a estéril arbítrio. Com Ele, a liberda- mento de Verdade para nós, a Igreja diriPerguntando-se ele, uma vez, sobre de volta a encontrar-se a si mesma” ge-se ao homem convidando-o a acolher

o que poderia em última análise mover o homem no seu íntimo, o santo bispo exclama: “Que pode a alma desejar mais ardentemente do que a verdade?” De

(Bento XVI, Discurso aos participantes na Assembléia Plenária da Congregação para a doutrina da Fé, 10/02/2006).

livremente o dom de Deus. (Parágrafo extraído da introdução da Exortação Apostólica Pós-Sinodal Sacramentum Caritatis de Sua Santidade Bento XVI)

Colaboração de Jussara Maria Silva

ORAção da serenidade: Deus, concedei-me SERENIDADE para ACEITAR as coisas que não posso modificar, CORAGEM para modificar aquelas que posso e SABEDORIA para perceber a diferença.

O “Grupo Calvário de NarAnon” se reúne em nossa igreja todas as segundas feiras às 20h.

expediente

horários

informativo "O Calvário"

missas: 2ª a 6ª - 7h e 17h30 Sábados - 7h e 15h Domingos - 7h30 / 9h / 11h30 / 18h / 19h30

Pinheiros - São Paulo Editor: Padre Rogério de Lima Mendes, CP • Redação: Equipe da Pastoral da Comunicação: Carol Zancoper / Iara Pecoraro / Lydia Bechara / Mauricio Mammana / Moacir Cordeiro / Mônica Munuera / Osmar Pessi / Sérgio José Andreucci / Sidney Oliveira / Silvia Maria Ortolan • Fotos: Sidney Oliveira • Ilustração: Juliana Henrique • Quadrinhos: Roberto Pacheco Junior • Diagramação: Rodrigo Rebellato • Tiragem: 1.000 exemplares • Impressão: W. Teixeira (2601-3668) • Distribuição interna e gratuita.

Confissões: Podem ser feitas um pouco antes do início das missas ou durante a semana no horário de expediente. Expediente da secretaria: 2ª - 8h30 às 12h e 14h00 às 17h30 De 3ª a 6ª - 8h30 às 11h30 e 13h30 às 19h30 Sábados - 8h30 às 11h30 Nos sábados à tarde, domingos e feriados a secretaria permanece fechada. Capela santa luzia (missas): 3ª a sábado - 18h30 Domingos - 8h00


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.