assuncao-de-nossa-senhora_agosto_2011

Page 1

o universo e de todas as pessoas que te buscam. T – Nós te damos muitas graças, te rogamos, ó Senhor. P – Toda a nossa louvação chegue a ti em nome de Jesus, por quem oramos com as palavras que ele nos ensinou: T – Pai Nosso... pois vosso é o reino, o poder e a glória para sempre.

abraço da paz!

28. RITO DA COMUNHÃO

(Após o Pai-Nosso, quem preside convida a comunidade a partilhar o pão, dizendo:) P – Assim disse Jesus: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome e o que crê em mim nunca mais terá sede”. Mostrando o pão consagrado: 27. ABRAÇO DA PAZ P – Irmãos e irmãs, por sua morte P – Eis o Cordeiro de Deus, aquele que e ressurreição, o Cristo nos recon- tira o pecado do mundo! ciliou. Demo-nos uns aos outros o T – Senhor, eu não sou digno(a)...

(Distribuição da comunhão: canto n. 18 deste folheto.)

29. ORAÇÃO FINAL

P – Deus de bondade, bendito sejas pela palavra e pela comunhão que nos deste nesta festa da páscoa de Maria. Fortalece nossos passos vacilantes e completa em nós o que teu amor começou. Por Cristo, nosso Senhor. Amém. O roteiro de “onde não houver missa” encontra-se no livro “Dia do Senhor”: de M. Guimarães e P. Carpanedo, Paulinas: Apostolado Litúrgico.

MARIA, SINAL DA NOVA HUMANIDADE

O mistério que celebramos hoje Celebramos na Assunção a festa da páscoa de Maria, agradecendo ao Pai que exalta, engrandece a mulher Maria de Nazaré. Nela, Ele nos oferece o sinal da vitória definitiva de toda a humanidade pela páscoa de Jesus Cristo, nosso Salvador. Pelo batismo, participamos desta gloriosa vitória. Vivendo o projeto de Jesus e disponíveis à ação do Espírito Santo, somos, como Maria, capazes de dar respostas concretas à Palavra de Deus e criar uma nova realidade.

Sugestões para a equipe de celebração: 1. Preparar o local da celebração com uma imagem ou quadro de Nossa Senhora. 2. A cor litúrgica é o branco, usada nas toalhas, vestes e decoração. 3. Fazer uma acolhida fraterna às famílias, pois hoje se encerra a Semana Nacional da Família. 4. No final, bênção especial para as famílias presentes.

LEITURAS BÍBLICAS: 2ª-f.: Is 9,1-6; Lc 1,26-38. 3ª-f.: 2 Cor 10,17−11,2; Mt 13,44-46. 4ª-f.: Ap 21,9b-14; Jo 1,45-

51. 5ª-f.: 1Ts 3,713; Mt 24,42,51. 6ª-f.: 1Ts 4,1-8; L; Mt 25,1-13. Sábado: 1Ts 4,9-11; Mt 25,14-30. Domingo: 22º Domingo do Tempo Comum: Jr 20,7-9; Rm 12,1-2; Mt 6,17-29.

Arquidiocese de Goiânia

Festa da Assunção de Nossa Senhora – Ano A 21 de agosto de 2011 - Ano XXVIII - Nº 1623

MARIA, SINAL DA NOVA HUMANIDADE 1. MOTIVAÇÃO

A – Celebramos, hoje, as maravilhas que Deus realizou na vida de Maria. Juntos com ela, cantemos nossa esperança já comprovada: Deus continuará agindo como sempre agiu. Unidos a todas as pessoas que consagram suas vidas ao serviço do Reino, iniciemos nossa celebração, cantando.

2. CANTO DE ABERTURA (40º Curso: 04.11)

1. É grande o Senhor, é o nosso Deus! / Atento aos corações, / buscou em Nazaré: / dentre os humildes, Maria foi eleita. / Vinde todos celebrar tamanha fé! Fez em mim grandes coisas, / de um jeito bem novo, / que acolhe, que integra. / Fez visita a seu povo, / falou e cumpriu./ A minh’alma se alegra! 2. Fiel, compassivo é o nosso Deus! / Atento a toda dor, / conosco vem morar: / dispensa orgulho e poder, nutre os famintos. / Vinde, pois, toda esperança celebrar! 3. Coragem que anima é o nosso Deus! / Atento ao novo Reino, / ouviu nosso clamor: / trouxe o perdão, reanimou os humilhados. / Vinde todos celebrar seu grande amor!

3. ACOLHIDA

CÚRIA ARQUIDIOCESANA Praça Dom Emanuel, s/n - Centro - Caixa postal 174 CEP 74001-970 - Goiânia - Goiás Fone: (62) 3223-0759 - curia@arquidiocesedegoiania.org.br

P – Em nome do Pai... T – Amém. P – A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco. T – Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

de nós, perdoe os nossos pecados e nos 19aAbriu-se o Templo de Deus que está no céu e apareceu no Templo a conduza à vida eterna. arca da Aliança. T – Amém. 12,1 Então apareceu no céu um P – Senhor, tende piedade de nós. grande sinal: uma mulher vestida T – Senhor, tende piedade de nós. de sol, tendo a lua debaixo dos pés P – Cristo, tende piedade de nós. e sobre a cabeça uma coroa de doze T – Cristo, tende piedade de nós. estrelas. 3Então apareceu outro sinal no céu: um grande Dragão, cor de P – Senhor, tende piedade de nós. fogo. Tinha sete cabeças e dez chiT – Senhor, tende piedade de nós. fres e, sobre as cabeças, sete coroas. 4 5. HINO DE LOUVOR Com a cauda, varria a terça parte (39º curso: 08.10) das estrelas do céu, atirando-as soGlória a Deus nos altos céus, / paz na bre a terra. O Dragão parou dianterra a seus queridos! / Senhor Deus e te da Mulher que estava para dar à Rei celeste, / a vós louvam os remidos! luz, pronto para devorar o seu Filho, que nascesse. 1. Deus e Pai, nós vos louvamos, / ado- logo 5 E ela deu à luz um filho homem, ramos, bendizemos; / damos glória ao vosso nome, / vossos dons agradecemos. que veio para governar todas as nações com cetro de ferro. Mas o Filho 2. Senhor nosso, Jesus Cristo, / Unigêni- foi levado para junto de Deus e do to do Pai, / vós, de Deus Cordeiro Santo, seu trono. 6aA mulher fugiu para o / nossas culpas perdoai! deserto, onde Deus lhe tinha prepa3. Vós que estais junto do Pai, / como rado um lugar. 10ab nosso intercessor; / acolhei nossos pediOuvi então uma voz forte no dos, / atendei nosso clamor! céu, proclamando: “Agora realizou4. Vós somente sois o Santo, / o Altíssi- se a salvação, a força e a realeza do mo, o Senhor. / Com o Espírito Divino, / nosso Deus, e o poder do seu Cristo”. – Palavra do Senhor. T – Graças a Deus. de Deus Pai no esplendor. (Tempo de silêncio) Glória a Deus nos altos céus, / paz na terra a seus queridos! / Senhor Deus e Rei 8. SALMO 44 (45) celeste, / a vós louvam os remidos! Amém. (Salmos e Aclamações / ano A: 12.10 – vol. III)

6. ORAÇÃO

P – Oremos. (Pausa para oração) Deus eterno e todo-poderoso, que elevastes à glória do céu em corpo e alma a imaculada Virgem Maria, Mãe do vosso Filho, dai-nos viver atentos às coisas do alto, a fim de participarmos da sua glória. 4. ATO PENITENCIAL Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso FiP – De coração contrito e humilde, apro- lho, na unidade do Espírito Santo. ximemo-nos do Deus justo e santo, para T – Amém. que tenha piedade de nós, pecadores. LITURGIA DA PALAVRA (Pausa) P – Tende compaixão de nós, Senhor. A – Escutemos a Palavra. Ela fala da T – Porque somos pecadores. ação de Deus na vida de Maria e em P – Manifestai, Senhor, a vossa miseri- nossa vida. córdia. 7. PRIMEIRA LEITURA T – E dai-nos a vossa salvação. Leitura do Livro do Apocalipse de P – Deus todo-poderoso tenha compaixão São João (11,19a; 12,1.3-6a.10ab) –

À vossa direita se encontra a rainha, / com veste esplendente de ouro de Ofir. 10b As filhas de reis vêm ao vosso encontro, e à vossa direita se encontra a rainha / com veste esplendente de ouro de Ofir. 11 Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: / “Esquecei vosso povo e a casa paterna! / 12b Que o Rei se encante com vossa beleza! / b Prestai-lhe homenagem: é vosso Senhor! 16 Entre cantos de festa e com grande alegria, / ingressam, então, no palácio real”. (Tempo de silêncio)

9. SEGUNDA LEITURA

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios (15,20-27a) – Irmãos: 20Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram. 21 Com efeito, por um homem veio a


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
assuncao-de-nossa-senhora_agosto_2011 by Projeto Minha Paróquia minhaparoquia.com.br - Issuu