(38º Curso: 03.10)
1. Ao Pai, que nesta hora / as chaves da Vós sois o Caminho, a Verdade e a glória ao Filho entregou. (bis) Vida, / o pão da alegria descido do céu. 2. Jesus subiu para o céu / ao lado de 26. ORAÇÃO DE Deus, na glória sentou... (bis) AÇÃO DE GRAÇAS 3. Os anjos se admirando / aplaudem, O(a) presidente, ocupando o lugar no al- exclamando: “O homem chegou”... (bis) tar, convida a assembleia para o louvor: 4. Mostrando ao Pai suas chagas: / preP – O Senhor esteja com vocês. ço da graça por nós pagou... (bis) T – Ele está no meio de nós. 5. E os céus se juntam com a gente / e o P – Demos graças ao Senhor, nosso Deus. povo contente canta com amor! (bis) T – É nosso dever e nossa salvação. P – Toda a nossa louvação chegue a ti em P – Nós te damos graças, ó Deus da nome de Jesus, por quem oramos com as vida, porque teu filho Jesus, crucificado palavras que ele nos ensinou: e ressuscitado, vencedor do pecado e da morte, subiu hoje ao mais alto dos céus. T – Pai nosso..., pois vosso é o reino, o T – A ti, ó Pai a louvação, nesta festa poder e a glória para sempre. da ressurreição. 27. ABRAÇO DA PAZ P – Sentado à tua direita, mediador entre P – Irmãos e irmãs, por sua morte e reso céu e a terra, juiz do mundo e Senhor surreição, o Cristo nos reconciliou. Dedo universo, é a garantia de uma huma- mo-nos uns aos outros o abraço da paz! nidade nova, libertada do mal e recriada 28. RITO DA COMUNHÃO à tua imagem e semelhança. (Após o Pai-Nosso, quem preside convida (38º Curso: 03.10) a comunidade a partilhar o pão, dizendo:) É bom cantar um bendito / um canto P – Da mesma maneira como este pão, posto sobre esta mesa, foi primeiro novo, um louvor. (bis)
semeado sobre as colinas e múltiplo em suas espigas, e depois recolhido para tornar-se um, congrega assim teus amados e amadas de todos os cantos da terra no teu reino, por Cristo, nosso Senhor. Mostrando o pão consagrado: P – Provem e vejam como o Senhor é bom. Feliz que encontra nele seu refúgio e segurança. Eis o cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo! T – Senhor, eu não sou digno(a) ... (Distribuição da comunhão: canto n. 18 deste folheto).
29. ORAÇÃO FINAL
P – Ó Deus, nós te bendizemos pela alegria deste encontro contigo e com os irmãos e irmãs em Jesus ressuscitado, hoje elevado aos céus. Ajuda-nos a viver nesta terra como testemunhas de sua presença e continuadores de sua missão. Por Cristo, nosso Senhor. Amém. O roteiro de “onde não houver missa” encontra-se no livro “Dia do Senhor”: de M. Guimarães e P. Carpanedo, Paulinas: Apostolado Litúrgico.
DIANTE DOS APÓSTOLOS, ELE SUBIU AO CÉU!
O mistério que celebramos hoje Neste domingo, fazemos memória da subida do Senhor aos céus. Sua ascensão. Porque Ele se fez servo, o Pai o elevou como Senhor de tudo e de todos. Nele, todo o universo encontra seu sentido e sua referência. Damos graças a Deus por esta divina elevação de todo o universo com Jesus e pela certeza de que todas as pessoas são com Ele elevadas e introduzidas na comunhão plena e definitiva com Deus. É neste espírito de comunhão, que iniciamos hoje a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e, amanhã, 6, a Semana preparatória de Pentecostes. Com Maria e os apóstolos, suplicamos e aguardamos a força do alto conforme a promessa de Jesus para que, em comunhão com todas as Igrejas cristãs, e através da unidade visível, o mundo creia. Sugestões para a equipe de celebração: 1. Uma sugestão de canto de abertura para este domingo é “Fazei
de hosanas retumbar”. 2. Hoje, iniciamos a “Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos”. Recomendam-se para esta ocasião orações durante a missa, sobretudo na Oração dos Fiéis. Neste ano, o tema é: “Eles mostravam-se assíduos ao ensinamento dos apóstolos, à comunhão fraterna, à fração do pão e às orações.” (At 2,42). A mesa da Palavra poderá ser enfeitada com uma colcha de retalhos. 3. Rezar ou cantar o Pai Nosso, de mãos dadas, em comunhão com todas as Igrejas Cristãs. 4. Incentivar a comunidade a participar da “Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos”, com o subsídio preparado pelo CONIC. 5. Amanhã, dia 6, inicia-se a semana preparatória de Pentecostes. Os dias, da Ascensão até o sábado antes de Pentecostes, inclusive, servem de preparação para a vinda do Espírito Santo Paráclito (NALC, n. 26).
LEITURAS BÍBLICAS:
2ª-f.: At 19,l-8; Jo 16,29-33. 3ª-f.: At 20,17-27; Jo 17,1-11a. 4ª-f.: At 20,28-38; Jo 17,11b-19. 5ª-f.: At 22,30; 23,6-11; Jo 17,20-26. 6ª-f.: At 25,13b-21; Jo 21,15-19. Sábado: At 11,21b-26;13,1-3; Mt 10,7-13. Domingo: Solenidade de Pentecostes - At 2,1-11; lCor 12,3b-7.12-13; Jo 20,19-23.
CÚRIA ARQUIDIOCESANA Praça Dom Emanuel, s/n - Centro - Caixa postal 174 CEP 74001-970 - Goiânia - Goiás Fone: (62) 3223-0759 - curia@arquidiocesedegoiania.org.br
Arquidiocese de Goiânia
Ascensão do Senhor – Ano A 5 de junho de 2011 - Ano XXVIII - Nº 1611
DIANTE DOS APÓSTOLOS, ELE SUBIU AO CÉU! 1. MOTIVAÇÃO
A – Jesus revelou o amor de Deus, amor profundo que não se esgota. No início da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, celebrando com alegria a gloriosa volta de Jesus para junto do Pai, iniciemos, cantando.
2. CANTO DE ABERTURA (40º Curso: 04.11)
Cristo venceu, aleluia! / Ressuscitou, aleluia! / O Pai lhe deu glória e poder, / eis nosso canto, aleluia! 1. Este é o dia em que o amor venceu, / brilhante luz iluminou as trevas, / nós fomos salvos para sempre! 2. Suave aurora veio anunciando, / que nova era foi inaugurada, / nós fomos salvos para sempre! 3. No coração de todos nós renasce / a esperança de um novo tempo, / nós fomos salvos para sempre! (Uma pessoa acende o círio e diz em voz bem alta:) Bendito sejas, Deus da Vida, pela ressurreição de Jesus Cristo e por esta luz radiante! (Incensar o círio e a assembleia, enquanto todos cantam:) T – Cristo venceu, aleluia! / Ressuscitou, aleluia! / O Pai lhe deu glória e poder, / eis nosso canto, aleluia!
ao Pai com carinho. / De nós tende piedade, / Senhor, tende piedade! 2. Ó Cristo, sois a verdade, / enchei-nos de caridade. / De nós tende piedade, / ó Cristo, tende piedade! 3. Senhor, vós sois nossa vida, / buscais a ovelha perdida. / De nós tende piedade, / Senhor, tende piedade! (Conclusão pelo presidente)
5. HINO DE LOUVOR (40º Curso: 04.11)
Glória, glória, glória a Deus nos altos céus! / Paz na terra aos homens, bem amados filhos seus! 1. Deus e Pai nós vos louvamos, / adoramos, bendizemos. / Damos glória ao vosso nome, / vossos dons agradecemos. 2. Senhor nosso Jesus Cristo, / unigênito do Pai, / vós, de Deus Cordeiro Santo, / nossas culpas perdoai. 3. Vós que estais junto do Pai / como nosso intercessor, / acolhei nossos pedidos, / atendei nosso clamor. 4. Vós somente sois o Santo, / o Altíssimo, o Senhor. / Com o Espírito Divino / de Deus Pai, no esplendor.
6. ORAÇÃO
Foi a eles que Jesus se mostrou vivo depois da sua paixão, com numerosas provas. Durante quarenta dias, apareceu-lhes falando do Reino de Deus. 4 Durante uma refeição, deu-lhes esta ordem: “Não vos afasteis de Jerusalém, mas esperai a realização da promessa do Pai, da qual vós me ouvistes falar: 5‘João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo, dentro de poucos dias’”. 6 Então os que estavam reunidos perguntaram a Jesus: “Senhor, é agora que vais restaurar o Reino em Israel? 7 Jesus respondeu: “Não vos cabe saber os tempos e os momentos que o Pai determinou com a sua própria autoridade. 8Mas recebereis o poder do Espírito Santo que descerá sobre vós, para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e na Samaria, e até os confins da terra”. 9 Depois de dizer isso, Jesus foi levado ao céu, à vista deles. Uma nuvem o encobriu, de forma que seus olhos não podiam mais vê-lo. 10 Os apóstolos continuavam olhando para o céu, enquanto Jesus subia. Apareceram então dois homens vestidos de branco, 11que lhes disseram: “Homens da Galileia, por que ficais aqui, parados, olhando para o céu? Esse Jesus que vos foi levado para o céu, virá do mesmo modo como o vistes partir para o céu”. – Palavra do Senhor. T – Graças a Deus. (Tempo de silêncio) 3
P – Oremos. (Pausa para oração) Ó Deus todo-poderoso, a ascensão do vosso Filho já é nossa vitória. Fazei-nos exultar de alegria e fervorosa ação de graças, pois, membros de seu corpo, somos 3. ACOLHIDA chamados na esperança a participar da P – Em nome do Pai... sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, T – Amém. vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 8. SALMO 46 (47) P – A graça e a paz de Deus, nosso Pai, T – Amém. (Salmos e Aclamações / ano A: 12.10) e de Jesus Cristo, nosso Senhor, estejam Por entre aclamações Deus se elevou, / o LITURGIA DA PALAVRA convosco. Senhor subiu, / o Senhor subiu / ao toT – Bendito seja Deus que nos reuniu A – Jesus voltou ao Pai e nos deixou que da trombeta. no amor de Cristo. como testemunhas do seu projeto de 2Povos todos do universo, batei palmas, / amor. Escutemos! 4. ATO PENITENCIAL gritai a Deus aclamações de alegria! / 3 P – Iniciamos hoje a Semana de Oração 7. PRIMEIRA LEITURA Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo, / o soberano que domina toda a terra. pela Unidade dos Cristãos. Diante da Leitura dos Atos dos Apóstolos (1,1cruz redentora de Cristo, apresentemos 11) – 1No meu primeiro livro, ó Teófilo, 6Por entre aclamações Deus se elevou, / nossos pecados contra a unidade. já tratei de tudo o que Jesus fez e en- o Senhor subiu ao toque da trombeta. / 7 (Pausa) sinou, desde o começo, 2até ao dia em Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa, / P – Cantemos. que foi levado para o céu, depois de salmodiai ao som da harpa ao nosso Rei! (19º Curso:04.00) ter dado instruções pelo Espírito San- 8Porque Deus é o grande Rei de toda a 1. Senhor, vos sois o caminho, / guiai-nos to, aos apóstolos que tinha escolhido. terra, / ao som da harpa acompanhai os