Page 1

Grelha de Análise de Filme

Ficha Técnica Inteligência Artificial Título Título Original A.I. Artificial Intelligence Realizador Steven Spielberg Haley Joel Osment, Jude Law, Frances O'Connor, Brendan Actores Gleeson, William Hurt, Kathryn Morris A história de um menino-robô (Haley Joel Osment) perfeito, programado para amar os seres humanos. Quando é abandonado Sinopse pela família humana, inicia uma busca existencial para se tornar real e assim, julga, poder ser igualmente amado. Data 2001 Duração Cerca de 139 min

Roteiro de Análise 1. David, o menino-robô, tem consciência da finitude? Porquê? 2. Que significado tem para David a história de Pinóquio? 3. Que acontecimento leva os pais de David a quererem devolvê-lo? 4. David tem consciência de que não é real? Porquê? 5. Por que razão David não foi destruído na “Feira de Carne” como os outros robôs? 6. No final do filme, David tenta pôr termo à sua existência. Qual o motivo? 7. David acaba por se revelar o mais humano dos robôs. Porquê? 8. De acordo com a sua opinião, alguma vez poderá uma máquina assemelhar-se a um ser humano desta maneira? Justifique.


Grelha de Análise de Filme

Inteligência Artificial Soluções do Guião de Análise 1. Sim, possui consciência da finitude porque se preocupa com a mortalidade da sua mãe, chegando a questioná-la sobre quanto mais tempo viveria. 2. A história de Pinóquio lembra-lhe a sua própria existência, pois tal como o boneco de madeira, também David anseia por se tornar um menino verdadeiro, esperando assim ser amado como o filho biológico da sua mãe adoptiva. 3. David foi instruído pelo irmão biológico no sentido de cortar uma madeixa de cabelo da mãe. Esta instrução visava já, maliciosamente, colocar mal David aos olhos dos seus pais adoptivos. Os pais de David decidem devolvê-lo à unidade de produção, por temerem pela segurança do seu filho biológico. 4. Gradualmente vai adquirindo a percepção de que não é como os seres humanos, pois não precisa de comer, beber ou dormir. Não sente dor, embora a receie. 5. Não foi destruído porque se comportava como um menino verdadeiro, demonstrando medo da situação e da possibilidade de ser magoado. 6. Tenta “suicidar-se” quando se apercebe de que não é único, mas apenas o protótipo de uma linha de meninos-robô. 7. Porque, para além da sua perfeição física, busca correspondência afectiva nos seres humanos, quer ser amado e fazer parte de uma família, não concebendo a sua existência fora destas circunstâncias. 8. (resposta livre).

Guião Análise Filme IA  

Guião Análise Filme IA