Julho de 2017 Nº 01
Jornal da turma 5º ano A e dos reagrupamentos do 3º e 4º anos da EMEF Professora Leonor Rosa – Desvio Rizzo – Caxias do Sul – RS
IMPLICÂNCIAS DA ESCOLA Autores: Gabriel Henrique Fragoso, 09 anos e Lucas Barbosa Bressan, 09 anos.
O ambiente escolar é cheio de pessoas. Cada pessoa pensa diferente da outra. Há muitas ideias e, por falta de respeito, isso leva à muitas discussões. Vamos falar algumas coisas que acontecem: Na hora da entrada, os alunos implicam uns com os outros. Fingindo que vão empurrar alguém, correm e tentam desviar, atropelando outros colegas que estão caminhando. Os maiores batem nos menores e os menores não tem como se defender. Eles zombam os pequenos quando estão brincando. Os grandes ficam correndo e derrubam os menores! Na hora do recreio, alguns alunos passam na quadra brincando de pega– pega, atrapalhando o jogo de futebol e os maiores brigam com eles. Na mesa de pingue-pongue, os alunos trazem cartinhas para bater. O jogo é disputado com par ou ímpar ou com pedra-papel-tesoura e o que ganha começa batendo numa pilha de cartinhas. O jogador pode ficar com as cartas que viram de cabeça para baixo. Às vezes, para roubar no jogo, alguns alunos trapaçam, lambendo a mão ou pegando cartinhas que não viraram. Isso causa muitos desentendimentos. Quando estão prestes a entrar nas salas de aula, há brigas também. Na hora da saída acontecem muitos empurrões. Alguns alunos caem na escada e se machucam. O mesmo acontece para entrar nas vans de transporte. Tem alunos conscientes que tentam ajudar, dizendo para quem está errado parar, mas eles não entendem! Até a geloteca está sofrendo por causa destes comportamentos ruins! Apareceu com uma parte de dentro quebrada, os livros sempre bagunçados. Além de não respeitarem a ordem de usar só os livros da parte de baixo, que são do turno da tarde. Como diz um dos nossos princípios: A ESCOLA É DE TODOS. VAMOS CUIDAR! E cuidem para respeitar os outros, não briguem e não façam agressões verbais e físicas. Esperamos a sua ajuda para que esses problemas não se repitam. UMA DICA: mesmo se você seja tímido ou envergonhado, tente fazer bastante amigos e fortaleça os laços de amizade em grupos. NÃO FAÇA COM O OUTRO O QUE NÃO GOSTARIA QUE FIZESSEM CONTIGO.
ADOLESCÊNCIA por Rafaela de Mattos Rodrigues, 10 anos.
Crescer nunca foi, e nunca será fácil. Todo o tempo que se passava brincando, foi abandonado pela tecnologia ou pelos estudos. A pré-adolescência é o início e o término dos tempos. É como se fosse um aviso, explicando que mais responsabilidades estão por vir. As mudanças são tanto corporais, quanto mentais. A rebeldia se instala. Outros são dramáticos, que com certeza é algo que eu tenho de sobra e isto não é
bom. Em relação ao corpo, nascem espinhas, as mulheres começam a ter TPM, os homens a ter braba, e assim vai. A maturidade e o foco vão aumentando e o tempo diminuindo... Você gostaria de voltar no tempo e reviver todos os momentos bons novamente?! A vida é quase igual a um jogo, cheio de níveis, mas sem CONTINUE. Quando você terminar, poderá se sentir leve, ao ver que você ganhou o “jogo”.
COMO SER BOM ALUNO EM 2017 Autoras: Isabelli Machry Kochhann, 09 anos e Letícia Emanuelli M. de Noronha, 09 anos. 1. SEU TRABALHO É ESTUDAR, ENTÃO FIQUE ATENTO. 2. PROCURE SEMPRE PERGUNTAR SE ESTIVER COM DÚVIDAS, COM QUALQUER PROFESSOR. 3. DESENVOLVA TRABALHOS QUE OS PROFESSORES GOSTEM E PARTICIPE DAS ATIVIDADES COM ENTUSIASMO. 4. QUANDO VOCÊ FALTAR AULA, DEIXE SEU CADERNO EM DIA. 5. PARA VOCÊ TER UMA VIDA AGRADÁVEL NA ESCOLA, TENHA BASTANTE AMIGOS, 6. FAÇA TER UM BOM AMBIENTE NA SUA ESCOLA. EM CASA 1. ESCOLHA UMA HORA POR DIA, PARA ESTUDAR O QUE VAI CAIR NA PROVA, OU PARA ALGUMA ATIVIDADE QUE VOCÊ TENHA DIFICULDADES. 2. COMA ANTES DE SAIR. NÃO VENHA COM FOME. 3. AJUDE SUA FAMÍLIA EM CASA E FAÇA SEUS DEVERES. 4. RESPEITE SEUS PAIS E SEUS PROFESSORES. 5. TAMBÉM AJUDE A CARREGAR AS COMPRAS E GUARDÁ-LAS.