travess_eco

Page 18

Pesquisas feitas no ano de 2010 revelam que foram produzidas 16,9 milhões de toneladas de P.U. no planeta, sendo 441 mil toneladas apenas no Brasil, e que 50% destas são destinadas a produção de espumas flexíveis. Com tanto material sendo produzido e consumido, qual vai ser o fim desse produto, como será descartado? Esse é a problemática a ser tratada no projeto. As espumas são destinadas a aterros sanitários e para a incineração (a queima de poliuretano libera, entre outras substâncias, CO2 para a atmosfera, sendo extremamente prejudicial à Camada de Ozônio).

Figura 02 - Colchonete e sofá jogados na rua. Fonte: Autores.

Muito da reciclagem do P.U. acontece nas industrias, onde o material descartado sofre mudanças em sua conformação e volta ao uso comercial embutido em diversos tipos de produtos, seja para flocos, moído ou prensado à vapor. Outras transformações podem ser mencionadas, como a reciclagem química, onde o rejeitos passam por diversos processos químicos e voltam a ser os materiais que deram origem ao Poliuretano, derivados do petróleo. Porém, esta tecnologia tornase inviável economicamente quando se calcula o quanto desse material sai das linhas de produção e tomam o comercio todos os anos, sendo descartados, a sua maioria, em até dois anos de uso.

18

Figura 03 - Colchão jogado na rua. Fonte: Autores.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.