![]()
Uso: Residencial | Localização: Maringá, Paraná
Equipe: Milena Goto e Daiany Ferreira
Orientação: Poliana Padula
O projeto de interiores consiste em um espaço que deve abranger um escritório para o casal de médicos, que certamente vão utilizar notebooks, e ainda, uma brincadoteca para as duas filhas passarem o tempo livre e organizar seus brinquedos. Também era necessário, para os clientes, ter um sofá retrátil para servir de quarto de visitas, ocasionalmente.
A partir dessas necessidades, faz-se a setorização do espaço, com um painel ripado que apoia a televisão para as crianças e serve de fundo para possíveis videoschamadas à trabalho dos médicos.
Como cor destaque foi utilizado o terra cota, tom mais acolhedor para as meninas e que não é tão utilizado no espaço de trabalho visto que há maior predominância do branco no espaço.
Estante
Uso: Residencial | Localização: Maringá, Paraná
Equipe: Milena Goto, Luis Gustavo Bonacin e Guilherme Carvalho
Orientação: Hana Beatriz El Ghoz Kopp
Este projeto de interiores consiste em um espaço pensado para um cliente solteiro, de 28 anos, fotógrafo, produtor de fotos e vídeos e importador de peças automotivas de performance. Seus hobbies consistem em carros/automobilismo, fotografia, leituras e sneakers.
Dessa forma, tem-se como necessidades um estúdio para edição de fotos/vídeos, espaço para os tênis e uma sala de leitura. E suas preferências estéticas são de espaços amplos com cores sóbrias e alguns tons quentes em destaque. Assim, é demolido algumas paredes para a ampliação dos ambientes, como o quarto e a integração da sala de estar, sala de leitura e escritório. Na materialidade foi pensado no uso de madeira clara no piso e uma mais escura nos móveis, além disso, foi-se utilizado o constraste branco e preto, que também é uma preferência do cliente.
Uso: Residencial | Localização: Maringá, PR
Equipe: Milena Goto | Orientação: Aníbal Verri
O conceito deste projeto residencial é a estrutura e a materialidade evidentes, a partir da análise de obras da arquitetura paulista que é caracterizada pela ênfase na técnica construtiva e pela adoção do concreto armado aparente. Foi-se utilizado como correlato a casa vila rica do escritório Bloco Arquitetos, e o projeto utiliza-se os tijolos de barro vermelho, esquadrias de vidro e concreto aparente nas estruturas. O terreno do projeto apresenta originalmente 4 metros de desnível e é adjacente ao parque Alferdo Werner Nyffeler que é bastante visitado e apresenta um lago central. Desse modo, é criado um corte no terreno para a suspensão da residência em pórticos e também para a criação de um espaço de lazer em meio a vgetação na área em baixo da construção. O programa requerido é para atender um casal e dois filhos, com quartos separados e varanda para vista do parque. Assim, o layout da residência é determinado por três setores, área de convívio, área íntima e área de serviços, cria-se, então uma planta em formato de “u”. A casa ainda apresenta piscina e garagem, no térreo, com um jardim orgânico constrastante com a construção e que são acessados por uma escada helicoidal.
Uso: Cultural | Localização: Maringá, PR
Equipe: Milena Goto | Orientação: Adson Bozzi Lima
A capela apresentada foi projetada com o conceito de natureza, e para empregar essa ideia é utilizado madeira como estrutura principal nos pilares em formato V, nas vigas e na cobertura orgânica. É proposto o uso do concreto aparente nas paredes para remeter ao elemento pedra, e ainda o uso de vidro que traz uma leveza e para uma permeabilidade visual do jardim criado no seu entorno . Algumas decisões projetuais foram tomadas pelo fato do terreno ser adjacente a uma rodovia de intenso movimento, como a proposta de criar uma barreira visual com árvores e um muro de pedra madeira de tom amarelado com cascata, impedindo a visão do alto tráfego de veículos e a propagação do barulho. Ainda, para as vedações, é proposto paredes duplas: alvenaria no exterior e drywall no interior, cria-se, desse modo, um bom desempenho acústico. Para a proteção da face leste e oeste foi projetado portas de correr perfuradas, como muxarabi,e no restante, as esquadrias são de vidro structural glazing que tem as estruturas voltadas para o interior da construção. O paisagismo seguiu uma linguagem retílinea em constraste com a cobertura curva imponente do projeto. O desenho de piso e vegetação foi inspirado no paisagista brasileiro José Tabacow, que trabalhou com Burle Marx, e é composto a partir de formas geométricas, de subtrações, adições e sobreposição dessas figuras. Entretanto, as espécies foram escolhidas para compor diferentes texturas, escalas e cores.