Biologia de microrganismos

Page 84

Biologia de Microrganismos

A nitrogenase é constituída por dois componentes protéicos. O componente I (MoFe proteína ou dinitrogenase) depende da presença de molibdênio e ferro (Esquema 3). O componente I liga-se e reduz o N2. O componente II (Fe proteína ou nitrogenase redutase) é uma proteína de menor peso, transfere os elétrons para a MoFe proteína. O N2 é reduzido a amônia a qual segue a rota metabólica de cada microrganismos, sendo assimilada sob a forma de glutamina pelas enzimas glutamina sintetase, glutamato sintetase, glutamato desidrogenase. A capacidade de fixar nitrogênio na bactéria depende da existência do plasmídio contendo o gene nif. Os microrganismos de vida livre fixam o N necessário ao consumo próprio, enquanto aqueles em simbioses transferem o N2 fixado para o hospedeiro. Esquema 3: Mecanismo de ação da nitrogenase na redução do N2 pelas bactérias fixadoras de nitrogênio (os dois componentes enzimáticos).

Fonte: NASCIMENTO, J.S. (2010)

3.5 FATORES QUE INTERFEREM NA FBN Os fatores que interferem na simbiose e na fixação biológica de N são: temperatura, umidade, aeração, pH, nutrientes (P, Ca, N, Fe, Mn, Mo) etc. Em solos ricos em N ou deficientes nos demais nutrientes Ca, N, Fe, Mn, Mo a nodulação é menor e ineficiente. As condições de temperatura mesófila, aeróbia, pH próximo à neutralidade e umidade adequada à planta também são favoráveis à simbiose.

346


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.