Biologia de microrganismos

Page 64

Biologia de Microrganismos

para o septo seguinte; clamidósporo: célula de resistência rica em glicogênio; escleródio: enovelamento de hifas formando uma estrutura de resistência de consistência dura. Figura 42- Grampo de conexão (material nuclear a e b compatíveis).

Fonte: ALEXOPOULOS, MIMS, BLACKWELL (1996).

A morfologia da colônia é algodonosa (cotonosa), seca, forma de pó, coloridas para os fungos filamentosos e úmida ou leitosa para os fungos leveduriformes (Figura 43). Figura 43- Colônias de fungos filamentosos (1) e de levedura (2).

Fonte: 1. © J.S. NASCIMENTO (2009); 2. http://media-2.web.britannica.com/eb-media/11/123611-004-4B9499BB.jpg

FIQUE LIGADO!!! • Dimorfismo: capacidade que alguns fungos filamentosos, presentes no ambiente, ao infectarem humanos ou animais transforma-se em leveduras. Sendo esta uma condição reversível. O principal fator que interfere nessa mudança morfológica é a temperatura. • Os fungos cenocíticos também podem apresentar septos, ocasionalmente, ao longo da hifa. • As leveduras também são capazes de formar pseudohifas, assemelhando-se aos fungos filamentosos. • Os fungos não são vegetais, pertencem ao reino Fungi. 326


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.