

Le Blog viu: ator Nick Jonas se emociona na estreia de ‘The Last Five Years’ em palco da Broadway PÁGINA 7
SUL-MATO-GROSSENSE PÁGINA 8 Às vésperas de disputa por vaga na final, Galo ironiza reclamação do Pantanal sobre a arbitragem


Le Blog viu: ator Nick Jonas se emociona na estreia de ‘The Last Five Years’ em palco da Broadway PÁGINA 7
SUL-MATO-GROSSENSE PÁGINA 8 Às vésperas de disputa por vaga na final, Galo ironiza reclamação do Pantanal sobre a arbitragem
nesta quinta-feira, foram pelo menos 3 casos de má prestação de serviço e várias reclamações de passageiros
APÓS SUSTO | PÁGINA 5
Homem que se feriu em desabamento de passarela no Lago do Amor se lembra de luta para sobreviver e ganha bicicleta
LOTERIA ESTADUAL | PÁGINA 2
Justiça nega pedido para suspender licitação da Lotesul
‘FAZENDINHA’ | PÁGINA 4
Pacientes dizem que foram forçados a ir para retiro espiritual
ABSURDO | PÁGINA 6
Família estupra filha e mantém criança em cárcere por 12 anos
CASO VANESSA | PÁGINA 5
Músico se torna réu pelo feminicídio de jornalista na Capital
Mariane Chianezi
MarCus Moura
Os vereadores definiram os integrantes da CPI para investigar o transporte coletivo e anunciaram Dr. Lívio (União Brasil) como presidente e Ana Portela (PL) como relatora da comissão. A primeira reunião está marcada para segunda-feira (24).
A comissão é formada pelos partidos de maior bancada –PP, PL, União Brasil, PSDB e PT. Como o Jornal Midiamax havia adiantado na quarta-feira (19), a possibilidade do PSDB ceder lugar para Junior Coringa (MDB) se confirmou.
A CPI é composta pelos vereadores Dr. Lívio, Ana Portela, Luiza Ribeiro (PT), Maicon Nogueira (PP) e Coringa.
“A gente tem que comemorar isso, tem que celebrar, só que isso traz esse peso de responsabilidade para que a gente re-
A Procuradoria da Câmara reuniu os 2 requerimentos que pediam a abertura da CPI do transporte coletivo e deu parecer favorável para a investigação. O anúncio aconte-
LOTERIA ESTADUAL
almente apresente o resultado que o usuário espera”, disse. A primeira reunião definirá o cronograma da CPI, dentre oitivas e visitas. O encontro está marcado para as 9h.
ceu na terça-feira (18). Assim, a Procuradoria reuniu os requerimentos protocolados pelos vereadores Júnior Coringa (MDB) e Dr. Lívio (União).
Contudo, a CPI começou a tomar outro rumo antes mesmo da instalação. Parecer assi-
Trabalho técnico
Relatora da CPI, Ana Portela disse que além das visitas in loco, a CPI trará técnicos para os pareceres. “E é importante a gente ressaltar que todo esse
nado pelo procurador jurídico da Casa, Gustavo Lazzari, que atua como parceiro em escritório junto com advogado do Consórcio Guaicurus, foi favorável justamente a um dos pedidos feitos pelas empresas de ônibus na Justiça: o equilíbrio
grupo aqui vai estar caminhando junto, para realmente trazer esse retorno dessa investigação da forma que a população tanto espera”, comentou.
Ativista por melhorias no
econômico do contrato de concessão.
Conforme o relatório assinado por Lazzari –que atuou como assessor do desembargador aposentado e atual defensor dos empresários de ônibus, Claudionor Miguel Abss Duarte–, a
transporte público, Luiza Ribeiro (PT) explicou que a CPI é um instrumento do parlamentou para investigação de um fato determinado e que está aberta às autoridades, aos usuários e cidadãos.
“Tem pessoas com deficiência que reclamam do funcionamento desse transporte coletivo, empresários, empreendedores, pessoas comuns, autoridades, nós vamos ouvir o Tribunal de Contas do Estado, vamos ouvir, enfim, todas as pessoas que queiram falar com a Comissão. Nós vamos ter no calendário de oportunidade para ouvi-los, seja através de documentos, de perícias ou pessoalmente através das audiências. Vão ter muito trabalho, mas vai ser um momento importante para a cidade passar ali para o transporte coletivo urbano da nossa cidade”, disse (leia mais sobre o transporte coletivo na página 3)
CPI está “autorizada” a apurar a ocorrência de desequilíbrio financeiro do contrato. O consórcio faz o mesmo pedido em processo que tramita no TJMS e que tem o parceiro de Lazzari como advogado. (MC e Marcus Moura)
Em ação paga por Razuk, Justiça barra tentativa de anular licitação
Gabriel MayMone
Decisão da juíza Cíntia Xavier Letteriello barra tentativa da Criativa Technology Ltda. de anular licitação de R$ 51,4 milhões da Lotesul. As custas processuais, de R$ 779,10, foram pagas por Roberto Razuk, pai do deputado estadual Neno Razuk (PL).
À reportagem, o parlamentar esclareceu que o pai fez o PIX a pedido do empresário Sérgio
Donizete Balthazar, amigo da família. Neno negou que a família tenha ligação com a empresa. O pedido foi feito, segundo ele, porque o prazo venceria num domingo e Sérgio não teria limite para a transferência.
Conforme a petição inicial, a empresa, com sede em Dourados, alega que há indícios de direcionamento da licitação.
Segundo a empresa, uma das interessadas em participar do certame, a vencedora “preci -
Central de Jornalismo em Campo Grande/MS Telefone: (67) 3312-7400 | WhatsApp: (67) 99207-4330
Messenger: m.me/Midiamax E-mail: redacao@midiamax.com.br
Endereço: Rua Rio Grande do Sul, 345, Jardim dos Estados CEP 79020-010
sa ser homologada no Bacen e comprovar atuação em gestão de sistemas de loterias” “Todas as empresas internacionais ficarão de fora, pois não terão tempo para receber a homologação do Bacen. Portanto, daí se extrai a possibilidade de direcionamento da licitação”.
A magistrada entendeu que não há irregularidade comprovada no edital. A decisão é liminar, assim, o processo segue em trâmite.
Sócio-Fundador: Carlos Eduardo Belineti Naegele
Impugnação
Conforme documentos obtidos pelo Jornal Midiamax, um dos pedidos de impugnação foi feito por Jamil Name Filho, preso na penitenciária federal de Mossoró (RN). O pedido pede anulação da licitação alegando “evidentes indícios de direcionamento da licitação”.
O documento indica que o edital favorece fornecedor que já tenha uma solução pronta que atenda a requisitos muito
específicos, que seja financeiramente forte para operar sem pagamento inicial do Estado e que já tenha experiência nesse modelo de negócio.
O outro pedido foi feito pela Criativa. Ambos foram negados pela Sefaz por falta de fundamento técnico e jurídico.
A criação do serviço foi iniciada na gestão do ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que foi barrada pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça).
Editor-Chefe: Éser Cáceres. Chefes de Redação: Evelin Cáceres (manhã) e Renata Portela (tarde). Editor de Pauta: Guilherme Cavalcante | Subeditor do MidiamaxDIÁRIO: Humberto Marques | Revisão de Textos: Bianca Iglesias. Subeditoras de Política e Transparência: Dândara Genelhú e Mariane Chianezi | Reportagem: Fábio Oruê, Marcus Moura e Thalya Godoy. Editoria de Cotidiano: Reportagem: Aline Machado, Ari Theodoro, Idaicy Solano, Jennifer Ribeiro, Karina Campos, Lethycia Anjos, Liana Feitosa e Priscilla Peres. Repórteres Especiais: Gabriel Maymone (Transparência) e Graziela Rezende (Cotidiano). MidiaMAIS: Reportagem: João Ramos, Matheus Aguiar e Monique Faria. Editora de Polícia: Thatiana Mello | Reportagem: Carol Leite, Layane Costa, Lívia Bezerra, Miriam Machado. Jornalismo Multimídia/TVC Midiamax (Canal 4 da NET) | Subeditor de Imagem e Técnica: Marcos Ermínio | Produtor: Daniel Catuver e Débora Oliveira | Repórteres de Imagem: Helder Carvalho, Henrique Arakaki, Madu Livramento e Nathália Alcântara | Editores de Vídeo: Sidney Manga e Samanta Vitória. Redes Sociais: Letícia Marquine. Plantão Noturno: Diego Alves. Sucursal Grande Dourados: Marcos Morandi. Programa de Trainee em Jornalismo Local: Evelyn Mendes, Giovana Gabrielle e Gustavo Hern. Chargista: Milton César Ornellas. Motoristas da Redação: Fernando Baziquetto, João Ferreira, Rafael Gomes e Valdenir de Souza Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 9-9207-4330. Se preferir, você também pode falar com o Jornal Midiamax direto pelo Messenger do Facebook (m.me/Midiamax). Telefone: (67) 3312-7400, em horário comercial Departamento Comercial:
Jennifer ribeiro Carol leite
Utilizar o transporte coletivo está cada dia mais difícil, seja pela superlotação, por danos nos veículos ou graças à demora entre uma linha e outra. Na manhã desta quinta-feira (20), das 5h às 6h30, três casos de má prestação de serviço pelo Consórcio Guaicurus foram comunicados ao Jornal Midiamax O primeiro ocorreu na Avenida Ministro João Arinos. Um ônibus da linha 517 (Leon Denizart/Terminal Hércules Maymone) quebrou quando seguia sentido bairro/Centro, lotado de passageiros. Sem informações sobre o que havia quebrado, usuários foram orientados a esperar no ponto mais próximo até um outro veículo chegar. Nilza Brás, 59 anos, seguia para o trabalho e contou que é comum fazer o trajeto em veículos antigos e barulhentos. “Os ônibus vêm parecendo carroça. Eu pego 3 ônibus para ir e três para voltar. Os ônibus são todos
lotados, a gente vai espremido”.
A falta de frota eficiente exige que Nilza saia de casa às 5h para estar no trabalho às 7h. Duas horas de estresse e descaso.
Ana Carolyne, 20, também chegaria atrasada ao trabalho. A passageira precisa pegar dois ônibus e andar 30 minutos até
o destino. “Essa não é a primeira vez que um ônibus quebra”.
Portas danificadas
“Aqui fala uma trabalhadora cansada de chegar atrasada por causa de péssimos ônibus. Sem condições!”. Esta é a reclamação de uma leitora que,
exausta, procurou a reportagem. Ela explicou que sempre utiliza a linha 137 (Terminal Guaicurus/Terminal Hércules Maymone), mas o ônibus não tem passado nos horários corretos.
“Quando o ônibus vem, está completamente sem força. Essa semana cheguei meia hora atra-
Nos terminais de transporte coletivo de Campo Grande, o caos não é menor. Também na manhã desta quinta-feira, uma usuária entrou em contato com o Jornal Midiamax questionando a demora do transporte e a superlotação dos terminais.
“É essa saga todos os dias de quem depende da linha 075. Não tem um fiscal para ajudar. Quando chega um ônibus, não cabe nem a metade de quem espera”, lamentou ela à reportagem. (Jennifer Ribeiro e CL)
sada no trabalho. Pensei em pegar o 102, mas ele também estava atrasado”, contou. Na manhã desta quinta, além do atraso, a usuária se deparou com um veículo com portas que ficavam semiabertas. “E pra entrar na frente nós que temos que abrir a porta com as mãos”.
Jennifer ribeiro
letíCia Marquine
• “Tem que trocar esse consórcio, a população não aguenta mais. Todo dia é a mesma coisa. Lamentável isso”.
• “Tá aí o serviço de excelência! Imagina se fosse de péssima qualidade, né?!”.
• “Ontem mesmo, em frente a praça, a cadeirante teve que sair nos braços do homem porque não funcionou o elevador”.
Os relatos indignados foram feitos por usuários do transporte coletivo nas redes sociais do Jornal Midiamax. Comentários como estes se multiplicam a cada nova publicação que expõe o serviço precário prestado pelo Consórcio Guaicurus. Frota sucateada, superlotação, atrasos e pouca manutenção nos veículos. Todo dia, a mais coisa.
Só nos últimos 7 dias, ao menos 10 denúncias sobre o transporte coletivo foram feitas à reportagem. Isso sem contar casos que ocorrem, mas não são comunicados. A cada dia, passa-
geiros precisam sair mais cedo de suas casas para chegar em seus compromissos no horário. Às vezes, nem isso basta.
Horário de pico
Leitora também revelou indignação com a superlotação de terminais e ônibus em Campo Grande. Ela, que pega o 075 (Terminal Guaicurus/Terminal General Osório) todos os dias, já não aguenta mais pagar a 11.ª tarifa mais cara entre as capitais do país para andar em uma “lata de sardinha”.
“Saio de casa no mesmo horário que muitos alunos. Os ôni-
bus são extremamente lotados, às vezes não tem onde segurar. Quando os alunos saem da escola, os terminais ficam intransitáveis. Isso não é culpa do usuário, não somos nós que temos que adaptar nossos horários para escapar desses apertos, é o consórcio que precisa colocar mais ônibus pra rodar”, afirmou.
080
“É que vocês não viram o 080. A qualquer momento aquela porta será aberta e uma galera vai cair pra fora com o ônibus em movimento, por conta da superlotação. Algumas pessoas
podem comentar ‘Ah, mas por que não espera o próximo?’. O problema é esse! O próximo demora e quando vem, lota mais ainda”, contou uma leitora.
“Antes eu ia no aperto no 080 sentido Centro, mas na maioria das vezes não consegui ir por estar superlotado e sempre esperava o próximo. Adivinha? Vinha lotado também e com isso eu me atrasava. Agora estou levantando mais cedo e vou no 080 que vai sentido ao terminal Aero Rancho. Dou a volta pra ir com mais ‘conforto’”, acrescentou.
Outra leitora contou que o ônibus da linha 137 (Terminal Guaicurus/Terminal Hércules Maymone) não passa há uma semana. Usuários não foram comunicados da mudança. No terminal, o 075 passa lotado. Quem não quer se atrasar, precisa se espremer.
“Hoje, no 102 [Terminal Guaicurus/Terminal] Hércules Maymone], uma estudante desmaiou no ônibus de tão cheio que estava. Essa linha está sem reforço”, contou.
Confira outras reclamações
• “Aumenta o preço da passagem e a qualidade dos ônibus, que já era ruim, ainda piora… Vergonhoso isso! Sem falar que tem ônibus que nem passa nos horários que estão marcados nos painéis dos terminais e a gente fica esperando mais de 40 minutos”.
• “Todos os dias chegam relatos de pelo menos 2 a 3 ônibus quebrados. Sé essa semana já foram mais de 10 situações! Desde que dividiram a frota toda entre duas garagens, a qualidade da manutenção caiu drasticamente”.
• “Isso acontece todos os dias. Ônibus sucateado, sem freio, portas que não fecham direito… Essa semana, o 061, de manhã, bateu em outro ônibus porque o freio não funcionou”.
• “E a belezura que atualmente atende a linha 527? Uma sujeira só! ”.
• “Está assim para pior. Infelizmente, um descaso total da empresa que monopoliza o transporte público, que de público só tem o nome. Pelo preço da passagem, é particular mesmo, e sem nada de melhoras”.
‘FAZENDINHA’
ThaTiana
Melo lívia Bezerra
Fiscalização conjunta entre a Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo), Defensoria Pública e a Vigilância Sanitária encontrou pacientes que estariam sendo forçados em um suposto retiro espiritual do Espaço Terapêutico Fazendinha, em Campo Grande, na manhã desta quinta-feira (20).
No início da manhã de ontem, equipes tomaram conhecimento de que os administradores da unidade haviam migrado para um local em uma área rural. A clínica era alvo de investigação anterior.
Os agentes foram até lá e receberam a informação de que o local teria sido alugado por
Jornal Midiamax/Arquivo
cerca de 4 dias para um suposto retiro. O aluguel venceria nesta quinta-feira e, conforme o
registro policial, não havia local para onde encaminhar os pacientes.
Durante fiscalização, agentes da Vigilância Sanitária constataram que não havia armário
para guardar os medicamentos dos pacientes de forma adequada, nem responsável técnico ou segurança no local.
‘Vontade de ir embora’ Os agentes encontraram um paciente que se identificou como policial e começaram a fazer entrevistas com outros. Diversos pacientes teriam manifestado vontade de ir embora, mas alegaram que eram impedidos por monitores.
As equipes notaram que alguns pacientes estariam forçados no espaço, obrigados a ficarem no local por terceiros que também se identificavam como pacientes.
Entretanto, os policiais identificaram estes como autores de sequestro e cárcere privado contra os pacientes.
A reportagem do Jornal Midiamax acionou a defesa do espaço terapêutico, representada pelo advogado Bruno Camatte, e foi informada, em nota, de que uma das determinações cumpridas foi a interdição do local. O advogado esclareceu que não há vagas para os 80 pacientes acolhidos na unidade e, para
que não sejam colocados em situação de abandono, houve a decisão de locar o espaço na área rural por 4 dias. Afirmou também que o espaço foi alugado para aguardar as famílias e realização de retiro espiritual conduzido por um pastor. Acerca do aluguel citado no boletim de ocorrência da Polí-
Somos a primeira organização não governamental do Mato Grosso do Sul formada por advogados/as, que tem como missão enfrentar a grave questão do erro judiciário. Para combatê-lo o Instituto atua em várias frentes.
Analisamos casos de condenação irrecorrível, patrocinamos a defesa do acusado no Tribunal do Júri, além de promover pesquisas e fomentar o debate sobre questões relacionadas ao sistema de justiça criminal. Para que possamos ajudar, é preciso que o próprio acusado/familiar do condenado ou outra pessoa preencha o formulário em nosso site institucional.
Então, o Instituto fará uma análise dos casos e entrará em contato para dar sequência ao auxílio.
Ressalta-se que as informações do formulário somente serão consideradas para casos criminais e se a pessoa beneficiada for hipossuficiente (desprovida de recursos financeiros). Para maiores informações visite nosso perfil no Instagram.
Dê VOZ a um caso! @intituto vozes (67) 9 9840-1136
cia Civil, Camatte explicou que o valor foi pago pelas pessoas acolhidas que possuem melhores condições financeiras.
Alvo do MPF há 3 meses
No início de dezembro do ano passado, equipes do MPF (Ministério Público Federal), Vigilância Sanitária e Polícia
Civil estiveram no Espaço Terapêutico Fazendinha. Durante a ação, o MPF liberou pacientes mantidos à força no local. No mesmo dia da fiscalização, a defesa do Espaço Terapêutico Fazendinha negou interdição e lamentou interrupção de tratamentos. Na época, o advogado Bruno Camatte afirmou que foi
aplicado um questionário pelas autoridades, com prazo estabelecido para responder e implementar possíveis adequações. O advogado destacou ainda que a unidade não foi interditada e que as atividades seguem em funcionamento, desmentindo rumores sobre o fechamento do local. (TM e LB)
Priscilla Peres carol leiTe
Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos iniciaram nesta quinta-feira (20) as obras de recuperação de estrutura no Lago do Amor, na Avenida Filinto Müller, que desabou após temporal desta semana.
No local havia movimentação de máquinas e trabalhadores que vão reconstruir o trecho que desmoronou. Ainda não há previsão de quantos dias a obra vai durar, mas a Sisep afirma que tem equipe qualificada para concluir os trabalhos.
Esta é a segunda vez que o trecho da Filinto Müller desmorona após fortes chuvas. Em janeiro de 2023, houve queda do mesmo trecho da estrutu-
ra do Lago do Amor. Na época, a prefeitura pagou R$ 3,8 milhões para a CCO Infraestrutura executar a obra. A reconstrução durou 6 meses em contrato emergencial, ou seja, sem licitação. Na quarta-feira (19), o titular da Sisep, Marcelo Miglioli, obra não teve falhas
e o problema “vai além da engenharia”.
“Eu poderia resolver a questão de engenharia aqui facilmente, mas gerou um problema ambiental no lago. Então, não dá para ser irresponsável. Não houve falha na execução da obra”, disse.
CASO VANESSA
ThaTiana Melo lívia Bezerra
O músico Caio Nascimento virou réu pelo feminicídio da jornalista Vanessa Ricarte –assassinada em casa no dia 12 de fevereiro no São Francisco. Ela foi esfaqueada 3 vezes pelo músico e ex-noivo e encaminhada para a Santa Casa, onde morreu. Caio está preso desde o dia do crime e sua defesa insiste em exames para provar que ele estava sob efeito de drogas no momento do crime.
O músico foi denunciado e indiciado pelo MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) pelo crime de feminicí-
dio. Segundo informações obtidas pelo Jornal Midiamax, o Judiciário recebeu a denúncia na quarta-feira (19). No dia do crime, o feminicida disfarçou calma e disse que aceitava o fim do relacionamento. Mas o que veio a seguir foram as facadas contra Vanessa.
Vanessa tinha voltado da delegacia, onde foi buscar a medida protetiva contra Caio, quando se deparou com o músico na residência. A jornalista estava na companhia de um amigo e havia ido buscar seus pertences.
Caio acumulava 11 registros por violência doméstica, que começaram a ser registrados em 2020.
ThaTiana Melo
A Corregedoria da Polícia Civil concluiu inquérito sobre os protocolos adotados pela Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) no caso do feminicídio da jornalista Vanessa Ricarte, 42 anos, em fevereiro, cujo autor foi o músico Caio Nascimento. Segundo relatório da Corregedoria, todos os protocolos foram seguidos, apesar
do governador Eduardo Riedel apontar falhas. O inquérito segue em sigilo.
Áudios de Vanessa apontavam que a jornalista teria ido à Deam na madrugada do dia 12 para o registro do boletim de ocorrência, voltando à tarde para buscar a medida protetiva. De acordo com o inquérito, todo o fluxograma da Lei Maria da Penha e da Cartilha das Diretrizes da Casa da Mu-
lher foi seguido. Informações obtidas pelo Jornal Midiamax são de que o inquérito da Corregedoria traz que “não houve quebra do protocolo” na Casa da Mulher ou das delegadas que atenderam a jornalista. A falha seria atribuída à demora na notificação de Caio pela Justiça. Vanessa não teria relatado todo o problema, como ter sido mantida em cárcere privado.
‘Pente-fino’
Conforme o relatório, agentes da Guarda Civil Metropolitana foram notificados sobre a protetiva e para acompanhamento de Vanessa à sua casa, o que não ocorreu. O Jornal Midiamax entrou em contato com a prefeitura e até a publicação da matéria não houve resposta. Após o Caso Vanessa, foi determinado um pente-fino e um grupo técnico foi criado para re-
visar cerca de 6 mil boletins de ocorrência da Deam. No dia 17 deste mês, foi firmado convênio com o Governo do Estado para que policiais civis e militares façam a intimação de agressores de mulheres, no caso de medidas protetivas, como maneira de dar celeridade ao processo. Quatro escrivães foram designados para a Deam, como também mais uma delegada para assumir os plantões na delegacia.
O relatório final da Deam aponta as manipulações que Vanessa viveu por parte de Caio. A jornalista não dirigia o próprio carro havia meses, já que Caio estava “cuidando” de sua segurança. “Ele colocou sua vítima em uma bolha de amor e ela começou a se afastar de tudo
APÓS SUSTO
e de todos. Começou a se abrir menos do seu relacionamento com os amigos e familiares. Vanessa marcou o seu casamento sem contar para ninguém, porque Caio a manipulou”, diz o relatório.
Vanessa chegou a ter de prestar contas de seu dia a dia para
Caio, que a controlava como forma de “amor”. O músico tinha um esboço da rotina completa da jornalista e ainda a rastreava. O músico, nos últimos meses, respondia às mensagens de Vanessa para os amigos da jornalista.
A mãe de Vanessa relatou a
dependência emocional de Caio e que não mantinha um bom relacionamento com o agora réu, pois ele apresentava um comportamento desagradável com o intuito de controlar Vanessa. Vanessa passou cinco dias em cárcere privado, sem se alimentar antes de sua morte, en-
Ciclista que se acidentou em desabamento de passarela ganha
Monique Faria
Depois do susto de sentir o chão, literalmente, abrir abaixo de seus pés, Lucas Ribeiro, de 29 anos, se recupera em casa. O pintor voltava do trabalho de bicicleta, na terça-feira (18), e seguia para a creche do filho para buscá-lo, mas foi surpreendido com o desabamento da passarela do Lago do Amor, em decorrência da tempestade que atingiu a Capital.
Lucas caiu com sua bicicleta no buraco que se abriu e conse-
guiu nadar contra a enxurrada até alcançar a margem.
“Não teve nem tempo de reação, foi tudo muito rápido mesmo. O único pensamento que vem na cabeça é que você vai morrer e, da mesma forma, tentar salvar sua vida. Tive que nadar bastante até achar uma árvore, me segurei e consegui pedir ajuda para o pessoal da oficina, eles me apoiaram lá”.
O pintor foi encaminhado à Santa Casa, onde passou por cirurgia no joelho esquerdo. A recuperação segue em casa.
Lucas já conta com uma nova bicicleta para trabalhar e transportar o filho até a creche. O doador, Cleverson Duarte, é gerente da loja Ciclo Reis, e soube do ocorrido por meio de matéria do Jornal Midiamax “Como estava na matéria que ele usa a bicicleta diariamente e estava vindo do serviço pra buscar o filho, sensibilizou as nossas lojas e a gente recebeu fazer essa doação”, relatou. Ele entrou em contato com nossa equipe, oferecendo a doação em nome da empresa.
quanto Caio usava cocaína, que a jornalista foi obrigada a comprar com seu dinheiro. Antes de ser assassinada a facadas ao retornar para sua casa, a jornalista passou a madrugada com seu carro estacionado em um mercado, onde tinha câmeras de segurança. (TM e LB)
Mirian Machado
A DEPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente) esclareceu o crime e prendeu um pastor de 59 anos acusado de vários crimes sexuais, entre eles estupro e posse sexual mediante fraude.
Segundo a polícia, os crimes teriam começado em 2023. Equipes encontraram anotações sobre a intimidade das vítimas, inclusive o controle do ciclo menstrual. A polícia suspeita de que outras jovens possam ter sido vítimas dele. Detalhes sobre o caso serão
repassados nesta sexta-feira (21). Conforme as investigações, o pastor utilizava a posição para atrair jovens em estado de vulnerabilidade social com a desculpa de que as ajudaria. Ele convencia as vítimas de que precisavam realizar “limpezas espirituais” e as forçava
a morar com ele. As mulheres eram ameaçadas pelo homem que dizia que sofreriam de algum “mal espiritual” se não aceitassem a “limpeza espiritual”.
Ele ainda ameaçava matar familiares das vítimas caso contassem algo –assim, acabavam subjugadas pelo pastor.
ThaTiana Melo
Uma motocicleta foi apreendida por equipes da Agetran da Guarda Civil Metropolitana na Vila Ipiranga com um total de R$ 163,8 mil em débitos, entre eles várias multas.
A apreensão aconteceu quando equipes faziam patrulhamento e encontraram a motocicleta em velocidade reduzida, com pneu furado.
Ao realizar a checagem da placa via sistema, verificou-se que constavam débitos elevados. Além disso, o motociclista não tinha CNH. O veículo foi levado para o pátio do Detran.
ABSURDO
Por 12 anos, uma menina sofreu abusos por parte do padrasto, da mãe e de uma tia em Corumbá. A polícia apurou que os acusados a deixavam com fome e restringiam a saída dela da casa, configurando cárcere.
O crime aconteceu dos 7 aos 19 anos da jovem e só cessou com a prisão do padrasto.
A mãe, de 46 anos, foi presa na quarta-feira (19) enquanto trabalhava em uma lanchonete no Centro. Ela estava com tornozeleira eletrônica.
A prisão aconteceu após expedição de mandado pela condenação definitiva por estupro de vulnerável e estupro qualificado.
Investigações
As investigações iniciaram no final do ano de 2022, após denúncia anônima. O padrasto
foi preso 3 dias após a oitiva da vítima. A mãe e a tia tiveram medidas restritivas de direito.
Com as investigações concluídas e confissão dos autores, foi constatado que a mãe e a tia da vítima, além de terem participado de forma omissiva, chegaram a participar dos abusos sexuais de forma comissiva –ou seja, praticaram relações sexuais com a vítima e o padrasto.
O padrasto foi condenado a 68 anos e 10 meses de reclusão e já estava preso desde 2022. A mãe foi sentenciada a 57 anos e 6 meses de reclusão; e a tia recebeu pena de 13 anos e 6 meses de prisão.
Mãe e tia recorreram em liberdade, porém, foram presas nessa quarta-feira (19), após a condenação definitiva, na qual não cabem mais recursos. (Mirian Machado)
FRONTEIRA
Marcos Morandi
Caminhonete encontrada carbonizada no começo da noite de quarta-feira (19) por agentes da Polícia Nacional do Paraguai pertence a um morador de Ponta Porã. A informação foi confirmada com base em dados fornecidos pelas autoridades brasileiras.
O veículo estava em uma área rural de Pedro Juan Caballero, na fronteira Ponta Porã, e seria usado por um engenheiro agrônomo residente na cidade fronteiriça.
Ele teria saído de casa na terça-feira (18) para visitar uma propriedade em Cerro Corá e não retornou.
De acordo com as autoridades, a caminhonete, modelo 2012 e sem placas, estava abandonada e destruída pelo fogo.
Um bebê de 1 ano e 11 meses morreu no final da manhã desta quinta-feira (20) após se afogar em uma piscina no Indubrasil. A vítima estava sob os cuidados da babá, que cuidava de 9 crianças. A cuidadora levou a criança a uma UBS, mas a vítima não resistiu. (Layane Costa e Idaicy Solano)
Dois adolescentes, alunos de uma Escola Estadual na Capital, foram detidos na noite de quarta-feira (19) com objetos proibidos após briga. A Polícia Militar foi acionada por volta das 23h30 e a equipe da Ronda Escolar foi ao local. Foram encontrados facas, porção de maconha e cigarros eletrônicos. (Mirian Machado)
Homem de 45 anos denunciou que teve a arma de fogo furtada na tarde de quarta-feira (19) de seu veículo no Jardim Noroeste. A pistola PT 111G2C Taurus e 24 munições estavam sob o banco do passageiro. O homem ia a um clube de tiro e parou cerca de 30 minutos em um mercado. Ao retornar, notou o furto. (Mirian Machado)
Após consulta ao sistema da Polícia Nacional do Paraguai, verificou-se que não havia registros de furto ou roubo.
Cruzamento de informações
Ao cruzar informações com as autoridades brasileiras, foi constatado que o número do chassi correspondia a um veículo com placa de Ponta Porã. O automóvel tinha infrações administrativas no Brasil, mas não possuía queixa de roubo ou furto.
Ainda de acordo com informações da Polícia Paraguaia, o engenheiro já foi investigado em 2009 pelo assassinato da própria esposa. Entretanto, do lado brasileiro não registros em relação ao desaparecimento do engenheiro de 65 anos ou do furto do veículo.
Carreta que transportava caminhões da equipe PP Motorsport, da Fórmula Truck, pegou fogo na BR-262 entre Três Lagoas e Água Clara, na quarta-feira (19). Ninguém ficou ferido. Os danos materiais causados pelo incidente estão sendo avaliados, mas ainda não há uma estimativa precisa. (Diego Alves)
Veja mais notícias policiais em http://www.midiamax.com/policia ou use seu smartphone para ler usando o QR Code acima
Le BLog Maria antonia
O musical “The Last Five Years” estreou na terça-feira (18) na Broadway, com um emocionado Nick Jonas no papel principal. A peça conta a história de um casal e seus altos e baixos ao longo de 5 anos. O mais interessante é que cada um narra a relação de um jeito diferente: ela começa pelo fim, ele pelo início, e as versões só se cruzam no momento do casamento. Uma história sobre amor, sonhos e desencontros.
Após o espetáculo, Nick tirou fotos com fãs e deu autógrafos. Kevin Jonas foi ao musical prestigiar o irmão –e roubou a cena!
O Le Blog Maria Antonia esteva na es-
Fotos: Divulgação
Nick Jonas e Adrienne Warren, juntos no espetáculo
treia e filmou alguns momentos. Confira em nosso perfil no Facebook e em https://midiamax.uol.com.br/blog/.
A atriz Gal Gadot, conhecida por seu papel como Mulher-Maravilha, foi homenageada com uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood na terça-feira (18). A cerimônia ocorreu em frente ao El Capitan Theatre, no número 6.840 da Hollywood Boulevard.
Violeta manda Aquiles e Caçapa vigiarem Joyce. Sebastian vai à nova casa de Joyce. Rosana segue Rique e descobre quem é o seu novo parceiro. Gerson se incomoda ao ver Marco falando em particular com um dos capangas da casa. Madalena consegue com Osmar a foto de Cacá com Baixinho.
HORÓSCOPO
• Áries
Gadot expressou sua gratidão à família, especialmente ao marido Jaron Varsano e às 4 filhas: Alma, Maya, Daniella e Ori. Ela destacou a importância de equilibrar carreira e vida pessoal, dizendo que cada avanço foi acompanhado pela chegada de uma filha.
Fique por dentro: Confira mais notícias no LE BLOG MARIA ANTONIA:
• midiamax.com.br/blog/maria-antonia-naegele
• instagram.com/leblogmariantonia • facebook.com/leblogmariantonia
Beatriz consegue despistar o delegado. Ela afirma a Basílio que enfrentará os Alencar. Beto acusa Bia de ter colocado os passaportes falsos nos pertences de Beatriz. Bia passa mal e Maristela repreende Juliano por usar a menina. Todos vaiam a presença de Beatriz na cerimônia de entrega do prêmio publicitário.
Mércia termina a parceria com Molina. Ísis manda Leidi acabar com Berta. Sirlei reconhece o local do cativeiro de Berta. Mércia diz a Mavi que viu Molina no Brisa e não sabe onde ele está. Um dos sequestradores de Berta é preso. Mavi posta um vídeo mostrando imagens de Molina e diz que o pai está vivo. Molina entra em pânico ao ver o vídeo.
Mesmo que este seja seu dia de descanso, mentalmente, pode não parecer. Sua cabeça gira com ideias. Fuja da realidade por um tempo. Você não está com vontade de se concentrar ou pensar claramente.
• Touro
Parece que você não consegue tirar o trabalho da cabeça. O estresse só de pensar nisso pode fazer com que deseje uma grande mudança no que faz ou com quem faz. Isso é bom: você está em um ponto de virada.
• Gêmeos
Você tem a sensação de se sentir afastado das pessoas. Não fique constrangido com isso. Apenas seja você mesmo. Ficar preocupado com isso agora só vai piorar as coisas quando a próxima semana começar.
• Câncer
Vozes estão passando pela sua cabeça, encorajando você a fazer mais e se esforçar para atingir seu potencial máximo. É momento de planejar se esforçar mais. Implemente esse plano quando a nova semana começar.
• Leão
Lembre-se do porquê de você agir –sua família, sua casa e sua segurança. Quaisquer que sejam os motivos, aproveite essas partes da sua vida em vez de se atolar no estresse e nas preocupações que o trabalho traz.
• Virgem Esteja trabalhando ou não, será difícil desligar a parte empresarial da sua mente. Insights sobre seu trabalho virão até você –não se desligue conscientemente dessa parte do seu mundo. Mantenha caneta e papel à mão.
www.coquetel.com.br
Classe animal a que pertence a espécie humana
A carne de que é feito o quibe
Recurso utilizado pelo defensor para recuperar a bola por baixo (fut.)
Financia habitações (sigla)
Fernando de (?), arquipélago
Qualquer método de alimentação
Antônimo de "repousado"
A carne que ficou imersa em temperos
Exposição de obras de arte
Produz a campanha publicitária
Enfeites de geladeira
Eduardo Suplicy, político paulista
Mulher de Abraão (Bíblia)
Sabão, em inglês (?)-lata: o cão sem raça específica
Mistura de terra e água
Utensílio velho de nenhum valor
Fase do Brasil anterior à República
O som indicado pelo til (Gram.)
O dia decisivo Remediável
Móvel da biblioteca Nêutron (símbolo)
Caminho ladeado por árvores
Ladeira (abrev.) Atrai; fascina
Parte do oceano
Aspiração elevada
A
produção de um autor Exame de urina
• Libra
Faça o que ama e se envolva em atividades que gosta com as pessoas com quem quer estar. O estímulo de outras pessoas fazendo coisas semelhantes será o catalisador para novas ideias e metas. Você aprenderá muito.
• Escorpião Sua cabeça está limpa, preparando o cenário para uma tremenda percepção. Você está em um ponto de partida. Este é um bom momento para limpar a nuvem de confusão e sintonizar seus verdadeiros objetivos.
Consoantes de "bata"
Pablo Picasso, pintor espanhol
"Eu te (?)!", frase dos enamorados
Orlando Morais, cantor da MPB Momento
• Sagitário
Você pode ficar tentado a fofocar sobre um ou mais colegas. Talvez encontre alguém ou liguem para você. Tente resistir a essa tentação. Aja com calma. Qualquer coisa que disser voltará para assombrá-lo.
• Capricórnio Você merece uma pausa mental. Mesmo que você esteja no trabalho, faça muitas pausas e tente não se envolver emocionalmente demais em nada que fizer. Forme uma separação mental para se proteger.
• Aquário
depósito de mercadorias
A antecipação da próxima semana pode estragar sua folga. Tente evitar isso entrando em contato com amigos e familiares com quem não fala há algum tempo. Busque aproveitar a companhia das pessoas ao redor.
• Peixes Não sobrecarregue as pessoas ao seu redor com histórias intermináveis, estresses e fofocas. Se é sua folga, aproveite e não estrague para você ou para os outros. Se estiver no trabalho, leve na esportiva e não se estresse.
Gustavo Henn
A partida entre Operário e FC Pantanal, no jogo de ida da semifinal do Campeonato Sul-Mato-Grossense, terminou empatada em 2 a 2 e gerou muita polêmica envolvendo a arbitragem. O Pantanal reclamou de pênalti e expulsão não marcados e enviou manifestação à FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul). Já o Galo aproveitou para ironizar a reclamação sobre a penalidade não assinalada com um vídeo publicado no perfil do Instagram.
A gravação mostra um ângulo diferente do apresentado pelo time pantaneiro na reclamação à federação, na qual solicitou a exclusão do árbitro da partida e um pedido de desculpas. Na publicação feita na quar-
ta-feira (19), imagens são mostradas frame a frame e buscam indicar o que realmente teria acontecido na visão do time. Legendas como “perna recolhida” do goleiro, “não teve contato” e “joelhinho já tava dobrando” justificam a não marcação de penal para o adversário. No final, o vídeo ainda mostra a legenda “Vamos pular”, ironizando a situação e sugerindo que Robinho tenha simulado a falta.
Exclusão e desculpas
Além deste lance, o Pantanal considerou erro grave cometido pela arbitragem ao não apresentar cartão vermelho ao zagueiro Fell, em carrinho no atacante Léo Itaperuna, logo aos 11min do primeiro tempo. Diante disso, o clube enviou, na terça-feira (18), manifestação à FFMS solicitando a exclusão
do árbitro Raphael Cosmo do restante do campeonato, além de um pedido formal de desculpas por parte da federação. No documento, o prazo dado para a resposta da federação termina nesta sexta-feira (21), um dia antes do jogo de volta da semifinal. Porém, até o momento da publicação desta reportagem, a FFMS não se po-
sicionou sobre as queixas. O confronto que definirá o segundo finalista do Estadual ocorrerá no domingo (23). O Ivinhema recebe o Águia Negra no Saraivão com vantagem por vencer em Rio Brilhante por 1 a 0. O Azulão do Vale fez a melhor campanha da primeira fase do torneio. (Com Humberto Marques)
Tradicional equipe do futsal sul-mato-grossense, o Juventude AG, de Dourados, confirmou sua participação na edição 2025 do Campeonato Brasileiro de Futsal. O torneio foi criado no ano passado e teve o Fortaleza como primeiro campeão. No ano passado, o Juventude participou do torneio em parceria com o Crec (Costa Rica Esporte Clube). Desta vez, deve participar da competição nacional representando a bandeira de Dourados, sede da equipe. O congresso do Brasileiro de Futsal ocorrerá neste sábado (22), em São Paulo, com 20 equipes de todas as regiões do Brasil.
Fortaleza, Sport, Náutico, Ceará, Vasco, Paraná, Chapecoense, Criciúma, Apodi, Passo Fundo, Sorriso e Traipu devem disputar o torneio. (OS)
osvaldo sato
Cinco atletas de Mato Grosso do Sul foram convocados para defender o Brasil em uma das principais competições do Circuito Europeu de Judô para as categorias de base. A equipe nacional disputa, neste final de semana (22 e 23), dois torneios de alto nível na Alemanha: a Thuringia Cup, em Bad Blankenburg, para a equipe feminina, e o International Masters, em Bremen, para o time masculino.
Os sul-mato-grossenses que vestirão o judogi da Seleção Brasileira são:
• André Dodero (55kg) – MS Judô Clube Rocha
• Elias Moreira Neto (73kg) –Associação Atlética Judô Futuro
• Maria Eduarda Miziara (44kg) – MS Judô Clube Rocha
• Rafaela Silva (57kg) – MS Judô Clube Rocha
• Mariana Giachini (70kg)
– Clube Sakurá de Judô Esses atletas já se destacam no cenário estadual e nacional e agora terão a oportunidade de enfrentar judocas de algumas das principais potências mundiais da modalidade. As competições na Alemanha são tradicionais na formação de jovens talentos e fazem parte da
preparação para os Mundiais deste ano, que acontecem no segundo semestre.
Ranking
Embora os torneios de Bad Blankenburg e Bremen não integrem o calendário da Federação Internacional de Judô, a CBJ (Confederação Brasileira de Judô) os considera em seu ranking nacional cadete e júnior. Isso significa que um bom desempenho pode ser crucial para futuras convocações, incluindo a do Campeonato Pan-Americano Cadete e Júnior, que será disputado em abril, no Peru. Neste ano, o Brasil terá uma delegação robusta, com 121 judocas –51 no feminino e 70 no masculino.
Além das competições oficiais, os atletas permanecerão na Alemanha até o dia 25 de março para um treinamento de campo.