Midiamax Diário | 10 de setembro de 2025 | Gaeco prende prefeito de Terenos e mais 13 por fraudes em

Page 1


DA COPA

Brasil joga mal na altitude, sofre gol de pênalti e ‘ajuda’ Bolívia a disputar vaga na repescagem

PÁGINA 8

LE BLOG MARIA ANTONIA

Lady Gaga fatura 4 ‘Astronautas’ no VMA 2025 e é escolhida a Artista do Ano em premiação

PÁGINA 7

3

Gaeco prende prefeito de Terenos e mais 13 por fraudes em licitações

Budke é apontado como chefe de organização criminosa. Desvios em contratos chegam a R$ 15 milhões

|

PASSAGEIROS FERIDOS

Motorista é ‘fechado’ em avenida, bate ônibus em poste e passageiros se ferem; CPI do Transporte avalia indiciar diretores das concessionárias

6

AVANÇO FINAL

Homem que ‘mexia’ na moto da ex morre após avançar contra policiais com faca e tesoura nas mãos

Dois ministros votam pela condenação de Jair Bolsonaro NO SUPREMO | PÁGINA 2

DENÚNCIA | PÁGINA 6

Criança de 4 anos é estuprada em creche

DESVIOS | PÁGINA 4

Juiz manda intimar ‘Patrola’ e empreiteira

Moraes e Dino votam para condenar Jair Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, relator da ação sobre a trama golpista no STF (Supremo Tribunal Federal), votou para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado.

Moraes, que teve o posicionamento seguido pelo colega

Flávio Dino ainda nesta terça-feira (9), também considerou culpados sete corréus, entre militares da ativa e da reserva e ex-auxiliares de Bolsonaro:

• Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro;

• Almir Garnier, ex-comandante da Marinha;

• Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin (Agência Brasileira de Inteligência);

• Anderson Torres, ex-ministro da Justiça;

Relatório de Alexandre de Moraes propôs a condenação de Bolsonaro e mais 7 corréus por tentativa de golpe

• General Augusto Heleno, ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional);

• General Paulo Sérgio Noguei-

ra, ex-ministro da Defesa;

• General Braga Netto, vice na chapa de Bolsonaro em 2022. Em seu voto, Moraes desta-

cou que as provas produzidas em juízo não deixam margem de dúvidas sobre a intensa interação e o direto acesso que

Voto de Flávio Dino pelas condenações fez ressalvas sobre três

O ministro Flávio Dino, do STF, acompanhou nesta terça-feira (9), o relator, Alexandre de Moraes, para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus por tentativa de golpe de Estado.

Mas fez ressalvas em relação a três réus, que considera que tiveram participação menor na trama golpista: o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-diretor da Abin, o general Augusto Heleno, ex-ministro do GSI; e o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa. Dino entende que as penas devem ser menores para eles.

O julgamento continua nesta quarta (10), às 8h (de MS), com o voto do ministro Luiz Fux.

A expectativa é que Fux apresente divergência em relação à pena. Isso porque ele e Cristiano Zanin já defenderam, em julgamentos anteriores sobre

a trama golpista, penas menores para os réus.

Já Cármen Lúcia, de acordo com advogados, deve acompanhar Moraes na íntegra.

Absorção

A principal aposta das defesas é que dois dos crimes (abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado) devem absorver um ao outro e que as penas não podem ser somadas.

Dino refutou essa hipótese. Mas a tese tem simpatia de Fux, que indicou que poderia votar nesse sentido quando a Primeira Turma recebeu a denúncia da PGR, em abril.

A calibragem das penas será discutida apenas depois do julgamento do mérito, caso haja condenação. Essa definição está prevista para sexta-feira (12), o último dia do julgamento.

Central de Jornalismo em Campo Grande/MS Telefone: (67) 3312-7400 | WhatsApp: (67) 99207-4330

Facebook Messenger: m.me/Midiamax

E-mail: redacao@midiamax.com.br

Endereço: Rua Rio Grande do Sul, 345, Jardim dos Estados CEP 79020-010

Responsáveis

Segundo Dino, o ex-presidente e o general Walter Braga Netto têm culpabilidade “bastante alta”, mas indicou que aplicaria penas mais leves a Heleno e Paulo Sérgio Nogueira e ao deputado Alexandre Ramagem. “Essa não é uma divergência propriamente, mas uma diferença: em relação aos réus Jair Bolsonaro e Braga Netto, não há dúvida de que a culpabilidade é bastante alta, e portanto a dosimetria deve ser congruente com o papel dominante que elas exerciam. Do mesmo modo, digo que a culpabilidade é alta em relação a Anderson Torres, Almir Garnier e Mauro Cid, sendo que, em relação a Mauro Cid, há os benefícios atinentes à colaboração premiada. Contudo, e essa é a diferença para a reflexão dos pares, em relação a Paulo Sérgio, Augusto Heleno

EXPEDIENTE

Sócio-Fundador: Carlos Eduardo Belineti Naegele

réus

e Alexandre Ramagem, considero que há uma participação de menor importância”, disse Dino.

O ministro disse que Ramagem “saiu do governo em março de 2022, portanto tem menor eficiência causal em relação aos eventos”. No caso de Heleno, Dino disse que “ele não participa das reuniões”.

Quanto a Paulo Sérgio, Dino afirmou que chegou a cogitar que houve “desistência” por parte do ex-ministro da Defesa – ou seja, de que ele teria se arrependido de um crime.

Segundo Dino, “Bolsonaro e Braga Netto eram quem de fato tinham domínio de todos os eventos que estão narrados nos autos e as ameaças aos ministros (Luís) Barroso, (Luiz) Fux, (Edson) Fachin, Alexandre (de Moraes) e à instituição”. (AE)

todos os réus tinham com o líder da organização criminosa, Jair Bolsonaro.

“A atuação delitiva e a prática de atos executórios pela organização criminosa iniciaram-se com a utilização de órgãos públicos, para construção e divulgação de uma falsa e ilícita versão sobre vulnerabilidade das urnas eletrônicas e falta de legitimidade da Justiça Eleitoral, com a finalidade de gerar instabilidade institucional e caos social, criando uma futura situação no país que possibilitasse a restrição do pleno exercício do Poder Judiciário, seja até o período eleitoral, seja até uma eventual continuidade do governo, em caso de vitória ou a decretação de um golpe de estado, caso o resultado eleitoral fosse desfavorável”, destacou o relator.

Homem ateia fogo em banheiros

Policias militares do Distrito Federal localizaram o suspeito de atear fogo em banheiros químicos na Esplanada dos Ministérios, próximo ao STF. No momento, ocorria o julgamento de Jair Bolsonaro e mais sete réus por tentativa de golpe de Estado. O suspeito é um homem de 22 anos. O homem foi localizado próximo ao local do ataque criminoso. Via câmeras de seguranças, os militares o encontraram

Conforme o delegado Sérgio Bautzer, o ataque não tem motivação política. O suspeito foi autuado por incêndio, crime com penas de 3 a 6 anos. Ele deve ficar detido até audiência de custódia. O homem tem registros criminais como porte de arma branca e violência doméstica. (Evelyn Mendes)

Editor-Chefe: Éser Cáceres. Chefes de Redação: Evelin Cáceres (manhã) e Renata Portela (tarde). Editor de Pauta: Guilherme Cavalcante | Subeditor do MidiamaxDIÁRIO: Humberto Marques | Subeditora de Política e Transparência: Dândara Genelhú | Reportagem: Anna Gomes, Celso Bejarano, Fábio Oruê, Renata Volpe, Thalya Godoy e Vinicios Araújo. Editoria de Cotidiano: Reportagem: Aline Machado, Idaicy Solano, Jennifer Ribeiro, Karina Campos, Lethycia Anjos, Liana Feitosa, Murilo Medeiros, Osvaldo Sato e Priscilla Peres. Repórteres Especiais: Gabriel Maymone (Transparência) e Graziela Rezende (Cotidiano). MidiaMAIS: Reportagem: João Ramos, Matheus Aguiar e Monique Faria. Editora de Jornalismo Policial: Thatiana Mello | Reportagem: Adriel Mattos, Carol Leite, Layane Costa e Lívia Bezerra. Jornalismo Multimídia/TVC Midiamax (Canal 4 da NET) | Subeditor de Técnica: Marcos Ermínio | Auxiliar de Estúdio: David Araújo | Produção e Apresentação: Ari Theodoro, Daniel Catuver e Débora Oliveira | Repórteres de Imagem: Eliel Dias, Helder Carvalho, Henrique Arakaki, Madu Livramento | Editores de Vídeo: Bruna Marcondes, Eduardo Anderson, Luciana Nantes, Samanta Vitória, Sidney Manga (Licença). Redes Sociais: Letícia Marquine e Julia Rodrigues. Plantão Noturno: Diego Alves. Sucursal Grande Dourados: Marcos Morandi. Programa de Trainee em Jornalismo Local: Evelyn Mendes (UFMS), Giovana Gabrielle (UCDB), Gustavo Hern (UFMS), Milena Sparrenberger (Estácio de Sá), Thaís Cardoso (UCDB). Motoristas da Redação: Danúbia Cruz, Fernando Baziquetto, João Dias e Rafael Gomes Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 9-9207-4330. Se preferir, você também pode falar com o Jornal Midiamax direto pelo Messenger do Facebook (m.me/Midiamax). Telefone: (67) 3312-7400, em horário comercial. Departamento Comercial: Para assuntos comerciais, acesse https://midiamax.uol.com.br/publicidade-anuncie-conosco, ou use o telefone (67) 3324-7003, no horário de expediente comercial

Gustavo Moreno/STF

Prefeito de Terenos e mais 13 são presos em operação contra ‘farra das empresas contratadas’

Dos 16 mandados de prisão expedidos pela Justiça na Operação Spotless, 14 foram cumpridos nesta terça-feira (9) pelo Gaeco. Dois investigados por esquema de corrupção em Terenos estão foragidos.

Conforme apurado pela reportagem do Jornal Midiamax, nove presos já estão no presídio, inclusive o prefeito Henrique Budke (PSDB). O restante passará por audiência de custódia nesta quarta-feira (10) e ficará na Cepol.

Equipes do Gaeco deflagraram a Spotless nesta terça-feira, onde cumpriram 59 mandados de busca e apreensão no contexto das investigações, que apuram desvios de R$ 15 milhões através de fraudes em contratos durante a gestão do tucano no município.

‘Farra das empresas contratadas’ Conforme o Gaeco, trata-se de “farra das empresas convidadas”, em que empreiteiros e agentes públicos fraudavam licitações e pagamentos, mediante propina. A ação é desdobramento da Operação Velatus, que já havia identificado o esquema em agosto de 2024. Entre os presos, estão Arnaldo Santiago, Sansão Inácio Rezende, Nadia Mendonça Lopes, Orlei Figueiredo Lopes, Genil-

ton da Silva Moreira, Eduardo Schoier, Fernando Seiji Kurose, Henrique Wancura Budke, Hander Luiz Corrêa Chaves, Fábio André Hoffmeister Ramires, Sandro José Bortoloto e Valdecir Batista Alves.

De casebre à mansão: Budke teve salto patrimonial de 218% em 4 anos

adriel MattoS

Em quatro anos, o patrimônio do prefeito de Terenos, Henrique Budke (PSDB), saltou 218%. Ele foi preso durante a Operação Spotless nesta terça-feira (9).

O tucano disputou a prefeitura em 2020, declarando patrimônio de R$ 776,2 mil. Na época, morava em uma casa no bairro Camilo Boni, avaliada, na ocasião, em R$ 60 mil. Ele ainda declarou uma caminhonete Chevrolet S10 ano 2015 de R$ 90 mil.

Budke ainda tinha dois terrenos, que somam R$ 50 mil; um apartamento de R$ 310 mil em

Prefeito

Henrique Budke é apontado como líder da organização criminosa alvo da Operação Spotless nesta terça-feira (9). A investigação apontou que o grupo liderado por ele tinha núcleos com atuação bem definida. Servidores públicos fraudaram disputa em licitações, a fim

Campo Grande; um contrato de financiamento de apartamento em nome da esposa, no valor de R$ 200 mil; e um consórcio de imóveis de R$ 66,2 mil.

Quatro anos depois, ao disputar a reeleição, o político declarou patrimônio de R$ 2,4 milhões. A antiga residência do atual prefeito virou a sede da

empresa dele, Cerrado Engenharia Ambiental, agora avaliada em R$ 100 mil. Atualmente, o prefeito e a família moram em uma casa de alto padrão no Jardim América. Analisando a declaração de bens dele, não é possível confirmar se o imóvel está listado.

O tucano declarou em 2024 ter participação de 33,33% na empresa Resilix Ltda, quatro terrenos que somam R$ 328,6 mil, uma construção de R$ 210 mil, uma fazenda de R$ 1,5 milhão, parte de outra fazenda de R$ 220 mil, uma chácara de R$ 62,6 mil e R$ 26,1 mil em uma conta bancária.

Ação anterior

Vinicios ArAujo EVElin cácErEs

A ação que atingiu a Prefeitura de Terenos e a casa do atual gestor municipal, Henrique Wancura Budke (PSDB) é desdobramento da Operação Velatus, deflagrada em agosto do ano passado para apurar organização criminosa que fraudava licitações na Secretaria de Obras.

Agentes do Gaeco fizeram devassa na pasta, levando para a cadeia o então secretário municipal de Obras, Isaac Cardoso Bisneto, solto em fevereiro deste ano.

Ele teria aderido a um suposto esquema entre empresários investigados por recebimento de vantagens indevidas – no nome do próprio pai.

Dias antes da operação que levou Isaac à prisão, o prefeito tucano determinou sua exoneração. Para a investigação, a medida suscitou vazamento de informação.

Mesmo exonerado, o ex-secretário teria frequentado a sede da pasta para atendimento de empreiteiros. A visita para intermediar interesses de empresários foi marcada para 13 de agosto, dia em que foi alvo da Velatus. Para o MPMS, houve identificação de esquema de corrupção que contava com participação de servidores com empresários para fraudar licitações. O Gaeco apurou que grupo criou empresas sem estrutura ou experiência para celebrar contratos com a administração pública.

de direcionar o resultado para favorecer empresas.

Os editais foram elaborados sob medida e simulavam competição legítima. Somente no último ano, as fraudes ultrapassaram os R$ 15 milhões.

O esquema ainda pagava propina para agentes públicos que

atestavam falsamente o recebimento de produtos e serviços, bem como aceleravam processos internos para pagamentos dos contratos.

O Gaeco e Gecoc obtiveram autorização da Justiça e confirmaram que Henrique Budke chefiava o esquema de corrupção.

Pavimentação

A Tecnika Construção e Locação de Equipamentos Ltda., outro alvo da Operação Spotless, foi contratada para asfaltar o bairro onde mora atualmente o prefeito Henrique Budke. Em novembro de 2023, a empreiteira foi contratada por R$

321.593,33, para pavimentar o Jardim América. No total, a Tecnika detém R$ 1,5 milhão em contratos. Menos de um ano depois, a empresa assinou contrato de R$ 1.184.433,21 para recapear vias e serviços de sinalização viária. (Adriel Mattos)

Henrique Budke é apontado pelo Gaeco como chefe de esquema que desviou R$ 15 milhões de prefeitura
Prefeito de Terenos vive em uma casa de alto padrão no Jardim América

CPI avalia indiciamento de diretores das empresas

Membros da diretoria do Consórcio Guaicurus podem virar alvo de pedidos de indiciamento pela CPI do Transporte, que trata do serviço de transporte público de Campo Grande. A previsão é que o relatório final seja apresentado ao público na sexta-feira (12), cinco meses após a instauração da investigação, em 18 de março.

De acordo com a vereadora Luiza Ribeiro (PT), que integra a comissão, há elementos encontrados pela CPI que justificariam o pedido de indiciamento de diretores do consórcio.

“Tem indiciamento de vá-

rias autoridades que deixaram de cumprir. Eu acredito que alguns diretores do consórcio também serão indiciados por não ter feito contrato de seguro, por ter feito carros andarem na condição que a frota está, pegando fogo. Alguém tem que responder por isso. Não iremos decidir se é criminal, mas podem ser indiciados”, explicou.

O documento também pode incluir a proposta do projeto “Ar no Busão”, que prevê a obrigatoriedade de comprar novos ônibus com ar-condicionado. Atualmente, o recurso que oferece conforto térmico fica à mercê de negociação entre a Prefeitura e o consórcio para ser incluído na nova frota.

Membros avaliam relatório final

A CPI do Transporte reuniu documentos e fez oitivas com servidores, trabalhadores e passageiros. O trabalho apontou diversas reclamações e o sucateamento da frota, que não tem previsão de ser renovado mesmo após ordem da Agereg. Superlotação, atraso das linhas e má conservação foram algumas das principais reclamações recebidas. De acordo com o presidente da comissão, Dr. Lívio (União), uma reunião entre os membros do colegiado deve discutir o relatório final. Além do grupo de empresas que explora o serviço na Capital, depoimento de servidores públicos apontou a precariedade, especialmente a insuficiência de trabalhadores nas agências que cuidam do contrato. (TG e AG)

Ônibus bate em poste ao ser ‘fechado’ em avenida

IdaIcy Solano oSvaldo Sato

Um ônibus de transporte coletivo colidiu contra um poste ao se desviar de um carro na Avenida Ernesto Geisel, no final da manhã desta terça-feira (9). Três passageiros precisaram ser socorridos.

O motorista do ônibus rela-

tou que seguia pela avenida, no sentido bairro/Centro, quando teve a passagem fechada por outro veículo. Para evitar colidir no carro de passeio, o motorista tentou desviar.

Ao se desviar, o ônibus acabou colidindo contra um poste de energia, que tombou. Antes de atingir o poste, o coletivo bateu em uma árvore. O impacto

quebrou janelas e o letreiro do coletivo, espalhando vidro. Três passageiros foram socorridos conscientes, orientados e com ferimentos leves. O poste de energia partiu ao meio. A reportagem acionou o Consórcio Guaicurus para questionar sobre o incidente, mas não obteve resposta até a veiculação desta matéria.

CASCALHOS DE AREIA

Juiz aceita ação e manda intimar Patrola e Engenex por desvios

Decisão do juiz Ariovaldo Nantes Corrêa admitiu nova ação movida pelo Ministério Público contra duas empreiteiras, por desvios na casa dos R$ 7,3 milhões em contratos de obras em Campo Grande.

Viraram rés por corrupção as empreiteiras André L. dos Santos Ltda., de André Luiz dos Santos, o Patrola; e Engenex Construções e Serviços Ltda. Tudo foi investigado na Operação Cascalhos de Areia.

O magistrado mandou intimar as empreiteiras para apresentarem contestação e notificar o município de Campo Grande para acompanhar o processo. Em setembro do ano passado, o MP já havia denunciado Patrola, o ex-secretário de obras Rudi Fioresi, empreiteiros e servidores por corrupção. A nova

denúncia busca a responsabilização jurídica das empresas, baseada na Lei Anticorrupção.

Propinas e fraudes

Conforme denúncia dos promotores Humberto Lapa Ferri e Adriano Lobo Viana de Resende, as duas empreiteiras atuaram com pagamento de propina para fraudar licitações e

desviar recursos na casa dos R$ 7,3 milhões de contrato para manutenção de ruas sem asfalto e locação de máquinas entre os anos de 2017 e 2022, na gestão do ex-prefeito Marquinhos Trad (PDT).

As investigações apontaram que a empreiteira de Patrola recebeu R$ 4.150.988,28 pelo contrato 217/2018, que envolve a

de R$ 7,3 milhões

região do Prosa, com irregularidades na execução do serviço, corrupção e superfaturamento.

A Engenex venceu dois outros lotes, para as regiões do Imbirussu e do Lagoa. Para o MP, ela agiu em conluio com Patrola, uma vez que retirou proposta do lote do Prosa, favorecendo a Andre L. dos Santos. Há indícios de que a Engenex seria “laranja” de Patrola, como apontam os promotores: “Ocorreu a utilização conjunta de maquinário e pessoal na execução dos serviços contratados, pois as empresas, embora formalmente distintas, atuavam como uma única entidade a fim de burlar as regras de contratação pública”.

Assim como em denúncias contra a empreiteira de Patrola na execução de serviços em vias no Pantanal, no contrato em Campo Grande houve super-

faturamento dos serviços através de medições falsas e exagero de materiais e serviços descritos na planilha de execução dos serviços. “Essas planilhas foram apresentadas como se os serviços tivessem sido realizados integralmente, quando, na verdade, apenas uma pequena fração do que havia sido contratado foi efetivamente executada”, pontua o MP.

‘Ajuda’

A Engenex mantinha uma planilha de controle de propinas pagas a servidores da Sisep, que eram chamadas de “ajuda” e ocorriam de forma institucionalizada, segundo a denúncia.

Ex-secretário de Obras, Rudi Fioresi é citado. Conforme o MP, foram encontrados R$ 18 mil em espécie e US$ 5,5 em um cofre em sua casa, o que seria prova da propina recebida.

Gabriel maymone
Ônibus tentou desviar de carro que o fechou e acabou colidindo com poste na Avenida Ernesto Geisel
Osvaldo Sato/Jornal Midiamax
Gaeco viu indícios de que Patrola é o ‘proprietário de fato’ da Engenex

SESAU

Comitê inicia diagnóstico para reestruturação da Saúde

A primeira ação do comitê gestor da Secretaria de Saúde de Campo Grande é fazer um diagnóstico dos problemas da Rede Municipal de Saúde. Em entrevista ao Jornal Midiamax, a coordenadora do grupo, Ivone Kanaan Nabhan Pelegrinelli, prometeu medidas rápidas para reestruturar a Saúde e levar serviço de qualidade à população.

Ivone Nabhan lidera o comitê, composto por mais cinco pessoas. Antes, ela atuou por dez anos como secretária de Saúde de Iguatemi. “O SUS é o SUS, ele não muda em lugar nenhum. Nossa experiência é com a saúde das pessoas, com cuidar de pessoas”, ressaltou.

A prefeita Adriane Lopes (PP) oficializou a mudança de comando da Sesau na sexta-feira (5), quando exonerou a então secretária Rosana Leite, agora nomeada na Secretaria Especial da Casa Civil.

O comitê tem prazo de seis meses para atuar, podendo ser prorrogado. No entanto, a coordenadora acredita que este tempo pode não ser necessário. “Pode até acontecer em três meses. O nosso objetivo é acertar e fazer as coisas acontecerem”.

Prioridades

A coordenadora detalhou as prioridades e planos para a Sesau, que passam por um levantamento dos principais problemas do setor. “Estamos reunidos levantando dados e fazendo uma avaliação profunda”.

Ela afirma que o comitê visitará todas as unidades de Saúde. “Vamos levantar onde estão as dificuldades e promover reestruturação em todas as áreas e demandas: medicamento, estruturas, RH, gestão de pessoas”. Para ela, as mudanças práticas serão mais qualidade e transparência.

O primeiro dia útil de trabalho do grupo foi esta segunda-feira (8), mas o comitê já se reuniu com o Conselho Municipal de Saúde e com a Câmara Municipal. A Comissão Permanente de Saúde da Câmara será a responsável por acompanhar as deliberações do comitê gestor.

A população também pode entrar em contato direto com os gestores por meio da Ouvidoria da Sesau. Para registrar reclamações, denúncias e sugestões, é possível ligar para (67) 3314-9955 ou enviar e-mail para ouvidoria@ sesau.campogrande.ms.gov.br.

Integrantes

Além de Ivone Pelegrinelli, que assumiu como gestora coordenadora interina, mais cinco pessoas integram o grupo:

• Catiana Sabadin Zamarrenho, titular da Secretaria Especial de Planejamento e Parcerias Estratégicas, como gestora de Planejamento e Execução Estratégica;

• Andréa Alves Rocha, secretária de Administração e Inovação, gestora Jurídica;

• Isaac José de Araújo, ex-secretário-executivo de compras governamentais, gestor de Finanças e Orçamento;

• Vanderley Bispo de Oliveira, ex-prefeito de Japorã, gestor Administrativo; e

• André de Moura Brandão, titular da Secretaria Especial de Licitações e Compras, como gestor de Contratação. (Murilo Medeiros)

Condutor com sinais de embriaguez invade contramão, causa acidente e acaba agredido

Condutor de 47 anos, com sinais de embriaguez, acabou agredido por populares após invadir a contramão, causar aci-

dente e tentar fugir no Celina Jallad no início da noite desta terça-feira (9).

O motorista conduzia um

Somos a primeira organização não governamental do Mato Grosso do Sul formada por advogados/as, que tem como missão enfrentar a grave questão do erro judiciário. Para combatê-lo o Instituto atua em várias frentes.

Analisamos casos de condenação irrecorrível, patrocinamos a defesa do acusado no Tribunal do Júri, além de promover pesquisas e fomentar o debate sobre questões relacionadas ao sistema de justiça criminal. Para que possamos ajudar, é preciso que o próprio acusado/familiar do condenado ou outra pessoa preencha o formulário em nosso site institucional.

Então, o Instituto fará uma análise dos casos e entrará em contato para dar sequência ao auxílio.

Ressalta-se que as informações do formulário somente serão consideradas para casos criminais e se a pessoa beneficiada for hipossuficiente (desprovida de recursos financeiros). Para maiores informações visite nosso perfil no Instagram.

Dê VOZ a um caso! @institutovozes_ (67) 9 9840-1136

Fiat Uno na contramão da Avenida Cachoeira do Campo e bateu em um carro estacionado. Ao tentar sair da avenida, no-

vamente invadiu a contramão, ao virar na Rua Luiz Paganini, onde acertou um motociclista, que teve ferimentos superficiais.

O homem foi agredido por populares, sendo detido pela PM e levado para atendimento. (Idaicy Solano e Osvaldo Sato)

Caminhão derruba fios e padrões na região central

Na tarde desta terça-feira (9), um caminhão-baú causou tumulto na região central. O motorista, ao trafegar pela Rua Amazonas, derrubou padrões e danificou postes de energia.

O incidente ocorreu por volta das 12h30. Conforme as informações apuradas pelo Jornal Midiamax, o condutor do caminhão trafegava pela Amazonas e o veículo enroscou nas fiações.

Com isso, o veículo arrancou o padrão de energia elétrica de uma galeria comercial, além de ter danificado um poste.

Boa parte da região ficou sem luz. Um Chevrolet Ônix

que estava estacionado na via teve a traseira atingida. O quarteirão das Ruas Arthur Jorge e 13 de Junho precisou ser interditado.

Altura correta?

O motorista do caminhão-baú, Wallace Arnaldo, saiu de

São Paulo para realizar as entregas em Mato Grosso do Sul. Ele afirmou que o veículo estava na altura adequada.

“Passei com o caminhão, que está na altura dentro do padrão, e, mesmo assim, enroscou e foi arrancando tudo”, disse à reportagem.

Coordenadora do Comitê Gestor da Sesau, Ivone Kanaan Nabhan Pelegrinelli
Henrique Arakaki/Jornal Midiamax
layane Costa rodrigo santos
Caminhão-baú arrancou fiação quando passava pela Rua Amazonas
Pietra Dorneles/Jornal
Midiamax
RUA AMAZONAS

Menina de 4 anos é estuprada em creche e Secretaria de Educação afasta professora RONDA

A Polícia Civil, através da DEPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente), investiga um caso de estupro de vulnerável contra uma menina de 4 anos, em um Ceinf (Centro de Educação Infantil) de Campo Grande. Uma das professoras é suspeita do abuso e foi afastada das funções.

Conforme o relato da mãe,

no dia 3 de setembro, quando foi dar banho na filha, a criança disse que estava com dor nas partes íntimas, fechando as pernas para que a mãe não lavasse o local.

A menina contou que a professora teria mexido nas partes íntimas dela.

Conforme a menina, o fato ocorreu em um cômodo da creche que seria “perto de uma letra”, como descreveu a menina. Segundo a vítima, a professora

passou a unha e a machucou.

A criança reclamou de dores na região durante duas semanas.

A mãe levou a filha até uma unidade de Saúde das Moreninhas. A médica da unidade, ao examinar a criança, disse que ela tinha lesões na região genital e aconselhou a mãe a levar a criança até a delegacia especializada.

O que diz a Semed?

Em nota, a Semed (Secretaria NA CASA DA EX

Municipal de Educação) informou que, “diante da denúncia, adotou as medidas administrativas cabíveis e instaurou sindicância, determinando o afastamento da servidora, em respeito à proteção integral da criança e ao dever de zelo da Administração Pública”.

“Concluída a apuração, os resultados serão encaminhados aos órgãos competentes da rede de proteção”, prosseguiu a pasta.

Foragido é morto a tiros após avançar contra PMs no Nashville

Adilson Toralez Benites, 35 anos, morto pela Polícia Militar na tarde desta terça-feira (9), estava foragido da Justiça. A polícia havia sido acionada inicialmente para atender uma ocorrência de violência doméstica na Rua Maria José de Souza, no Jardim Nashville.

Conforme apurado pelo Jornal Midiamax, Adilson acumulava passagens por ameaça e violência doméstica, homicídio simples na forma tentada e dano a imóveis.

Adilson era de Ponta Porã,

onde os registros de violência doméstica foram registrados. A vítima havia informado que tinha medida protetiva contra o autor. Contudo, segundo a PM, estaria expirada.

Faca e tesoura

Segundo a PM, o homem teria ido até a casa da ex-mulher em uma motocicleta Twister preta. Lá, tentou arrancar o cachimbo da moto da vítima, para impedi-la de sair de casa. Contudo, ela conseguiu escapar do ex e acionar a polícia.

Equipe do 10.º Batalhão da PM precisou usar dois frascos de spray de pimenta na tentativa

Adilson teria mexido na motocicleta da ex para a impedir de sair da casa

de conter o homem, que portava uma faca e uma tesoura. Ele teria avançado contra a equipe, que realizou os disparos.

O Samu foi acionado, mas Adilson morreu no quintal da residência da ex — que mora na casa há cerca de quatro meses.

Motorista de app é esfaqueado 9 vezes

Motorista de aplicativo de 69 anos foi esfaqueado nove vezes e bateu em uma carreta ao fugir em Sidrolândia, na noite de segunda-feira (8). Ele buscava passageiros no Sidrolar, sendo surpreendido, mas bateu na carreta ao fugir. Ele foi socorrido. (Lívia Bezerra)

Argentino sofre atentado na rua

Argentino de 27 anos foi vítima de tentativa de homicídio na noite de segunda-feira (8), na Rua Independência, em Dourados. Um homem em um veículo o atacou. A vítima foi atingida no tórax e socorrida em estado grave. Ele estaria em situação de rua e faz uso de drogas. (Marcos Morandi)

Ossada encontrada em área rural

Ossada humana foi encontrada em uma área de preservação ambiental na Chácara Nossa Senhora Aparecida, em Maracaju, na segunda-feira (8). O arrendatário localizou os restos mortais, que seriam de um homem, perto de um brejo. A morte teria ocorrido há mais de um ano. (Diego Alves)

MORADA VERDE

Justiça decreta internação de homem baleado pela polícia

A Justiça determinou a internação compulsória do homem de 36 anos, baleado na madrugada desta terça-feira (9) após atacar policiais militares com uma faca na Rua Serra da Divisão, no bairro Morada Verde. A Polícia Militar foi acionada para conter uma briga entre dois homens.

A discussão teria sido motivada por uma motocicleta. O autor, que estava agitado, teria ameaçado colocar fogo na residência. Seu enteado acionou os policiais após o homem, descontrolado, quebrar os móveis da

residência e tentar esfaqueá-lo. Na chegada dos militares, o suspeito não obedeceu à ordem para se entregar. Ele foi para cima dos PMs com uma faca. Os militares fizeram um disparo contra o homem, atingido na perna.

O homem passou por audiência de custódia e teve a liberdade concedida. Entretanto, deverá manter o endereço atualizado, e passar por internação compulsória e provisória por 30 dias. Período esse que deverá ser realizado exames de cessão de periculosidade, a fim de saber se ainda apresenta riscos para a sociedade.

DOURADOS

Indígena encontrado morto em terreno teve o rosto desfigurado

Diligências da Polícia Civil de Dourados, através do SIG (Serviço de Investigações Gerais), conseguiram identificar os três envolvidos no assassinato de Edivando Vilhalva. O corpo foi encontrado em um terreno baldio próximo ao Parque do Lago no sábado (6).

As investigações iniciaram no sábado pela manhã, após a localização do corpo de Edivando, que apresentava sinais de espancamento e graves lesões na cabeça. Equipe do SIG iniciou a coleta de imagens de câmeras de vigilância, iden-

tificando três pessoas que estiveram no local.

Um casal foi localizado e identificado. O homem, irmão de um dos suspeitos, teria tido um relacionamento com a vítima.

O irmão desse indivíduo, que era o namorado de Edivando, e o filho do primeiro suspeito também foram detidos.

O adolescente de 17 anos confessou a participação no crime, relatando discussão entre o tio e Edivando sobre o término do relacionamento. Os três agrediram Edivando com tijolos, pedaços de telha e azulejos.

Preso com cocaína pela PRF na 262

A PRF apreendeu 220 kg de cocaína no domingo (7), em Terenos, na BR-262. O motorista de um caminhão Mercedes Benz Actros demonstrou nervosismo e não deu informações sobre a viagem. Policiais encontraram a droga em um compartimento oculto. (DA)

Veja mais notícias policiais em http://www.midiamax.com/policia ou use seu smartphone para ler usando o QR Code acima

Pietra Dorneles/Jornal Midiamax
layane CosTa

VARIEDADES

Lady Gaga fatura seu 1.º Astronauta no VMA 2025 como ‘Artista do Ano’

LE BLOG MARIA ANTONIA

Lady Gaga brilhou no palco do VMA 2025 ao conquistar seu primeiro Astronauta da carreira na categoria “Artista do Ano”. Ovacionada, a cantora fez um discurso emocionante, dedicando o prêmio aos fãs que a acompanham desde o início de sua trajetória. Gaga não deixou de agradecer ao noivo, Michael Polansky, parceiro na criação de seu mais recente álbum, “Mayhem”, que vem sendo aclamado pela crítica e pelo público. Nesta edição, ela liderou as indicações, concorrendo em 12 categorias. Destas, faturou também os prêmios de “Melhor Colaboração”, por sua parceria com Bruno Mars em “Die With a Smile”; e os de “Melhor Direção” e “Melhor Direção de Arte” por “Abracadabra”.

Outros ganhadores

O VMA 2025 deu a Ariana Grande o prêmio de “Vídeo do Ano”, por “Brighter Days Ahead”; e as estatuetas de “Melhor Pop” e “Melhor Longa”.

Sabrina Carpenter levou três prêmios: “Melhor Artista Pop”, “Melhor Álbum” (“Short n’ Sweet”) e “Melhores Efeitos Visuais” (“Manchild”).

O prêmio de Artista Revelação foi para Alex Warren, por “Ordinary”. ROSÉ e Bru-

NOVELAS

Samuel confessa a Ryan que não quer Sofia convivendo com ele, e Leo o apoia. Nina aconselha Filipa a aceitar a ajuda de Jaques. Davi e Ayla concordam em deixar Leo cuidar de Sofia. Após o juiz negar o pedido de guarda de Samuel, Leo pede para obter o direito de responder pelos cuidados com Sofia.

HORÓSCOPO

• Áries

Divulgação

no Mars levaram o de “Música do Ano”, por “Apt”. Ainda houve estatuetas para Mariah Carey (“Melhor R&B”, com “Type Dangerous”), Coldplay (“Melhor Rock”, com “All My Love”) e Shakira (“Melhor Latino”, com “Soltera”), entre outros.

Fique por dentro: Confira mais notícias no LE BLOG MARIA ANTONIA:

• midiamax.com.br/blog/maria-antonia-naegele

• instagram.com/leblogmariantonia

• facebook.com/leblogmariantonia

Aderbal e Marilda comemoram por terem enganado Samir. Celso conta a Estela que Ernesto enganou sua irmã e a ex-esposa de Candinho. Maria Divina foge do sítio para proteger as galinhas. Zé dos Porcos dança com Francine. Ernesto foge do hospital, e Estela se desespera. Candinho encontra Ernesto.

Marco Aurélio enfrenta Odete, exigindo uma parte maior nos lucros da TCA. Odete se preocupa ao ver uma matéria sobre os homens com quem se relacionou, temendo impacto no conselho da TCA. Marina vende informação da mansão para Maria de Fátima, contando que Olavo tem um caso com Celina. Maria de Fátima se humilha para César.

Suas palavras poderosas não passarão despercebidas. Você é dinâmico e eficaz na busca de seus objetivos. Sua acuidade mental está em ótimas condições de funcionamento e suas palavras são cheias de emoção.

• Touro

Seja você mesmo e não poderá fazer nada de errado. Encontrará poder à disposição e confiança em si. Sinta-se à vontade para expressar suas opiniões. Suas palavras e pensamentos serão altamente carregados.

• Gêmeos

Uma sensação dinâmica exige que você se mova. Leve adiante algumas novas ideias. Dê passos em direção à conclusão de seus objetivos. Não deixe que suas emoções atrapalhem seus processos mentais.

• Câncer

Você tem perspicácia mental, o que pode ajudar em qualquer quebra-cabeça. Novos começos estão em andamento em muitas áreas. Aproveite para viver todo o seu potencial e fazer as coisas acontecerem.

• Leão

A sensibilidade às emoções e problemas de outras pessoas é nobre, mas pode deixá-lo esgotado. Pense racionalmente sobre suas emoções e tenha a coragem de dizer não às pessoas de vez em quando.

• Virgem

Orgulhe-se de quem você é e do que você acredita. A autoconfiança irradiará de você. Esta é uma oportunidade boa demais para ser desperdiçada passivamente. Assuma o controle da situação e lidere o ataque!

www.coquetel.com.br

Embarcaçãotanque

Infidelidade conjugal Consoante de "anão"

56, em algarismos romanos

O bambu, por seu interior

Ferramenta do jardineiro

Objetivo de liquidações no comércio

Tenente (abrev.) O maior dos macacos

(?) Cavalcanti, pintor Prefixo de "multinacional"

Demorar; atrasar

Para o (Gram.)

Indígena brasileiro

Regina (?), atriz

Civilização andina Educa; instrui

Classificação dos verbetes no dicionário

Pancada com sapato Falha; engano

Saudável; sã Rutênio (símbolo)

Cada integrante da sala de aula

Vitamina do amendoim (?) qual: idêntico

(?)-hotel, tipo de moradia

Estojo com utensílios diversos

Confirmar o que foi dito

Mira; contempla

"Vida" em "biologia" Adormecer Poema lírico (pl.)

Vexame (gíria)

Taís Araujo, atriz

"Física", em CPF Princesa indiana

2/in. 3/kit.

• Libra

Grande parte do seu foco é interno, mas seria melhor direcionar um pouco dessa energia para fora. Não subestime seu poder e bravura. Só tome cuidado para não começar discussões sobre questões mesquinhas.

• Escorpião Não há necessidade de andar por aí com a testa franzida num dia como este. Você tem faíscas nos olhos. Entre em ação com vigor e comunique seus pensamentos. A mudança é importante e necessária.

• Sagitário

Você pode se sentir um pouco rude neste dia. Pode parecer que ninguém te entende. Ao se abrir com os outros, permitirá que se abram com você. Você tem muita sabedoria pessoal para compartilhar.

• Capricórnio

Você tem muito conhecimento à disposição e não tem medo de fazer drama só por diversão. Seu talento dramático o levará longe em um dia como hoje. Não hesite em conseguir exatamente o que quer.

• Aquário

O frenesi acelerado do dia é o que você precisa para fazer seu cérebro se mover na direção certa. Poderá pensar de forma mais racional sobre suas emoções. Coração e cabeça estão trabalhando bem juntos.

• Peixes

Enquanto está em uma cruzada pela paz e pela diplomacia, pode descobrir que outras pessoas parecem estar em uma cruzada pela guerra. As palavras delas serão carregadas de uma paixão difícil de ignorar.

Sílaba
Letra que o Cebolinha troca pelo "L" (HQ)
(?) Caymmi, cantor e compositor
Correio Aéreo Nacional (sigla)
Porém; todavia Neste lugar Dentro, em inglês
Lady Gaga deixou o VMA com quatro prêmios

ELIMINATÓRIAS DA COPA

Brasil faz jogo melancólico na altitude e perde da Bolívia

AgênciA EstAdo

A seleção brasileira foi derrotada nesta terça-feira (9) por 1 a 0 pela Bolívia, na 18.ª e última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. Em El Alto, o Brasil realizou um jogo apático e fez uma despedida melancólica da competição. Miguelito, jogador do Santos emprestado ao América-MG, fez o único gol do duelo e classificou sua seleção para a repescagem intercontinental.

Um jogo em uma altitude de 4.070 metros impede que haja parâmetro claro de comparação entre a partida desta terça e exibições anteriores da seleção brasileira. Mas é fato que o Brasil teve uma atuação limitada e nada empolgante.

A chegada de Ancelotti ainda não foi capaz de reverter o ce-

nário dentro de campo. A equipe vai melhor na defesa do que no ataque. O que preocupa é o tempo escasso para alterações sensíveis até o Mundial.

A seleção teve seu pior desempenho desde que as Eliminatórias passaram para o atual formato de pontos corridos (adotado em 1998 e com participação brasileira a partir de

2002). O Brasil termina na modesta quinta colocação, que em outras edições, levaria o país para a repescagem. A equipe, que teve três treinadores na competição (Fernando Diniz, Dorival Júnior e Carlo Ancelotti), somou apenas 28 pontos. Encerradas as Eliminatórias, a seleção brasileira voltará a se reunir em outubro. No dia 10,

às 8h (de Brasília), enfrenta a Coreia do Sul, em Seul. Quatro dias depois, visita o Japão, em Tóquio, às 7h30. O Brasil ainda deve fazer mais seis amistosos até a Copa (dois em novembro, dois em março de 2026 e outros dois em junho de 2026).

O jogo

A seleção brasileira começou se lançando ao ataque, mas logo o ritmo do jogo mudou.

A Bolívia se fez mais presente no setor ofensivo e arriscou finalizações de média e longa distâncias.

A defesa do Brasil mostrou consistência e conseguiu agir na maioria das ações ofensivas bolivianas, dificultando as finalizações. Faltou critério nas tomadas de decisão dos atacantes brasileiros. Houve oportunidades para concluir a gol que foram desperdiçadas.

No acréscimo do primeiro tempo, finalmente a partida ganhou seu primeiro momento de tensão. Quando Venezuela e Colômbia empatavam por 2 a 2, o VAR recomendou, em El Alto, a revisão de um pênalti para a Bolívia. Bruno Guimarães teria pisado levemente a ponta do pé de Roberto Fernández. O árbitro chileno marcou a penalidade. Miguelito cobrou, acertou o canto direito de Alisson e colocou a Bolívia em vantagem, aos 48 minutos.

O Brasil voltou para o segundo tempo em câmera lenta. Quando chegava ao ataque, não conseguia impor velocidade e via as jogadas serem sequencialmente interceptadas.

O Brasil não demonstrava ímpeto de buscar o empate. O resultado pôs fim a um jejum de 16 anos sem triunfos da Bolívia sobre o Brasil.

Venezuela leva virada da Colômbia em casa e perde vaga na repescagem da Copa para a Bolívia

Não será em 2026 que a Venezuela vai disputar sua primeira Copa do Mundo. Nesta terça-feira (9), em Maturín, o time vinotinto ficou duas vezes em vantagem no placar, mas perdeu de virada, por 6 a 3, para a Colômbia, desperdiçando a oportunidade de disputar a repescagem internacional para o Mundial do ano que vem.

Em Guayaquil, o Equador derrotou a Argentina, que não contou com Lionel Messi, por 1 a 0, gol do atacante Enner Valencia, do Internacional, em seu centésimo jogo pela seleção. Com a vitória os equatorianos terminam as Eliminatórias com 29 pontos, em segundo lugar, atrás dos argentinos (38).

Em Lima, o Paraguai enfrentou o eliminado Peru e venceu por 1 a 0, gol de Galarza, aos 33 minutos do segundo tempo. Em sexto, os paraguaios somaram 26 pontos, contra apenas 13 dos peruanos.

Em Santiago, Chile e Uruguai ficaram no empate sem gols. Os uruguaios terminaram as Eliminatórias em segundo lugar (28 pontos), enquanto os chilenos amargaram a última colocação (11). (AE)

Seleção feminina de MS disputa Campeonato Brasileiro

A seleção feminina de voleibol Sub-16 de Mato Grosso do Sul viajou, nesta terça-feira (9), a Saquarema (RJ) para a disputa do Campeonato Brasileiro de Seleções da categoria. As atletas do Estado competirão na 1.ª divisão, dos dias 10 a 13 de setembro, em torneio que vale vaga na divisão especial de 2026.

São 10 Estados competidores, divididos em dois grupos:

• Grupo A – Maranhão, Goiás, Espírito Santo, Rondônia e Tocantins

• Grupo B – Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Alagoas, Amazonas e Sergipe.

As seleções se enfrentam em formato todos contra todos, contra os adversários de seus próprios grupos. Ao final das quatro rodadas, as duas me-

lhores avançam às semifinais, enquanto os times que ficaram na 3.ª e 4.ª posições disputam o 5.º ao 8.º lugar geral. Já os dois últimos de cada grupo jogam a disputa do 9.º lugar. Após as semis, as duas finalistas estarão garantidas na divisão de elite da modalidade do próximo ano. Além delas, a seleção vencedora da dispu-

ta do 3.º lugar também estará classificada. A seleção sul-mato-grossense estreia nesta quarta-feira (10), contra Sergipe, às 7h (de MS). Na quinta-feira (11), encara o Amazonas, também às 7h, e Alagoas, às 19h. Por fim, encerra a fase classificatória na sexta-feira (12), contra o Rio Grande do Norte, às 11h.

Vitória boliviana na altitude carimbou ida do time para repescagem da Copa
Conmebol/Divulgação
Jogadoras da seleção Sub-16 de MS estreiam nesta quarta-feira no torneio
FVMS/Divulgação
SUB-16

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.