Geração Z- TCC

Page 19

19

virtual, onde podem ser quem desejam ser, que demonstram otimismo e propostas inovadoras de comunicação. Ao mesmo tempo em que são virtuais e reais, urbanos, coloridos e contemporâneos (CETIQT 2009). Estudos levantados por Oswald (2010), em um ensaio sobre a personalidade e características desta nova geração no mercado de trabalho, apontam como sendo uma das grandes dificuldades da geração Z a permanência no ambiente corporativo, uma vez que o dinamismo e o grande volume de informações os tornam superficiais. Ou seja, muita informação recebida, sem capacidade cognitiva de filtros e aplicações na vida real, bem como a dificuldade interpessoal destes jovens podem prejudicar seu desenvolvimento profissional. Da mesma foram em que apresentam grande potencial multifuncional, precisam ser guiados para cumprir suas tarefas diárias. Outro ponto importante levantado neste estudo ressalta a hipersensibilidade, o que requer maior preocupação com feedbacks para estes jovens. Como explica Oswald (2010), essa geração Z é classificada como EMO, termo relacionado ao estado emocional destes adolescentes, devido sua sensibilidade aflorada. Esta será avaliada no mercado de trabalho não só pelo C.H.A., definido por Rabaglio (2001) como Competência como o saber, Habilidade como o saber fazer e Atitude que consiste no querer fazer. Sendo estes significados muito utilizados durante o processo de seleção para cargos em empresas, uma vez que auxiliam na percepção das características pessoais do candidato. Com o crescimento da geração Z, e sua penetração no mercado de trabalho, e seguindo o pensamento de Oswald (2010), o C.H.A sofre uma pequena alteração, que consiste na inclusão da letra “O” significando Outros. Desta forma, o novo C.H.A.O. consiste na análise de outros aspectos que possam contribuir para a permanência ou não do jovem no mercado de trabalho. [Os jovens da geração Z] irão escolher a empresa na qual farão uma "estadia" mais ou menos longa, em conformidade com seus valores e seu projeto pessoal; o desafio dos futuros recrutamentos será descobrir estas características... Enquanto hoje a maioria das entrevistas de seleção por competências (CHAO) focam nos Conhecimentos e Habilidades, para selecionar os Emos o principal fator de sucesso e permanência será na determinação do O, este famoso Outros que completa tão bem os Conhecimentos, Habilidade e Atitudes e permite tranquilamente conviver com as competências sem exigir defini-las, do mesmo jeito que o fator G fez com a inteligência. (OSWALD, 2010)

Outro estudo realizado (Tecmundo, 2009) ainda levanta outro ponto importante sobre a falta de expressividade destes jovens. A geração Z apresenta


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.