Jornal Mexa-se Novembro 2008

Page 16

16

S

;

SAÚDE

;

MEXA-SE

O que é Shiatsu?

Sanduíche do bem

Rosani Porto e José Rubens G. Carvalho

Ellen Cristina Rampini

hiatsu é uma palavra de origem japonesa, onde SHI significa dedo e ATSU, pressão, formando, assim, pressão com o dedo. A definição adotada pelo ministério japonês de saúde é a seguinte: “A terapia conhecida por Shiatsu é uma forma de manipulação administrada pelos polegares, dedos e palmas, sem o uso de qualquer instrumento mecânico ou de outro tipo, para aplicar pressão à pele humana, corrigir definições internas, promover e manter a saúde e tratar doenças específicas”. Assim como todas as técnicas que têm por base a filosofia oriental, o Shiatsu propõe uma forma de tratamento cuja ênfase é o agente (paciente) e não suas manifestações (sintomas), e entende o homem como um ser integral, parte do Universo, cuja expressão é a somatória de componentes físicos, mentais e espirituais em constante relação com a natureza e com todos os seres humanos. A massagem foi, durante muito tempo, visualizada pelo mundo ocidental somente como forma de prazer, sem fins terapêuticos. Hoje, com o conhecimento da filosofia oriental e a descoberta de uma nova qualidade de vida, estamos mudando esse conceito. O doin (auto-massagem) e o Shiatsu estão classificados como massagens terapêuticas, abrangendo o relaxamento e tratamento das disfunções do corpo.

A massagem com a técnica do Shiatsu desperta no paciente uma nova consciência de si, integrando corpo-espírito. Não estamos apenas “apertando pontos” como se estivéssemos oferecendo um medicamento para o alívio de sintomas. Cada vez que um ponto de energia bloqueada é tocado, nossa atenção se volta para ele e aí se estabelece a integração com o propósito de reverter o processo, e o bloqueio começa a ser dissolvido. A terapia não substitui, de maneira nenhuma, o tratamento médico, mas auxilia bastante na recuperação do paciente. O seu principal objetivo é a consciência corporal e o equilíbrio energético. Utilizando a massagem Shiatsu, podemos fazer as pessoas se conhecerem melhor. Toda Medicina Tradicional Chinesa tem como fundamento a Teoria dos Canais de Energia (meridianos). Ela engloba técnicas de moxabustão, do-in , Shiatsu, acupuntura, fitoterapia e nutrição. Apesar das diferentes formas de intervenção, todas essas técnicas têm por princípio básico o equilíbrio energético. Canais energéticos (Meridianos) têm em seu conteúdo a energia. Denominada KI pelos japoneses e CHI pelos chineses, a energia é considerada pela filosofia oriental como a unidade básica de toda a matéria. A energia não pode ser apalpada, ela pode ser apenas sentida. Sua manifestação se dá em tudo que é vida e forma. Rosani Porto (11-9766-0456) e José Rubens G. Carvalho (11-9716-9435) são terapeutas do Espaço Saúde Reiashi (R. Henfil, 65)

E

xistem situações que estão cada vez mais comuns em nosso cotidiano. Por exemplo: que mulher que, no caminho do trabalho ou de algum compromisso para casa, já não ficou com a cabeça fervilhando imaginando o que fazer para o jantar? Tão cansada, tudo o que quer é chegar, tomar um bom banho e relaxar, mas o que as crianças e o marido vão comer? Outra vez aquele cachorro quente cheio de purê de batata, batata palha, catupiri, bacon etc. – não, preciso de algo prático e saudável para minha família... E aquele rapaz que mora sozinho e passa a semana inteira intercalando os sabores do lanche que pede – hambúrguer, ovos, bacon, queijo superamarelo –; enfim, uma competição de ‘qual gordura acabará com minhas artérias coronárias primeiro’? Situações em que precisamos de opções práticas são muitas, o que não pode é deixar que nossa ‘falta de tempo’ prejudique nossa saúde. Fast-foods nos oferecem muitas coisas: colesterol elevado, problemas cardíacos, obesidade, hipertensão, e isso é muito sério. Pare para pensar na sua semana, quantos deles estiveram presentes? Mas é possível, sim, nos dias em que não tiver tempo de preparar uma refeição saudável, montar sanduíches que, além de práticos, oferecem nutrientes e saúde. O que você acha de escolher pães mais saudáveis? Há várias opções: integral, de aveia, de centeio, de cenoura, de iogurte, sete grãos, light, sírio, sem glúten. A parte do pão

já ficou fácil, vamos pensar então no recheio. Tomate seco, rúcula, ricota e milho parecem sugestão de chef. Pode ser também maionese de leite, atum, agrião, cenoura ralada; dá água na boca, né? E por que não peito de peru, queijo branco, alface, tomate, beterraba ralada e azeitonas ou frango desfiado, requeijão light, milho, repolho ralado? O mais gostoso é poder usar a criatividade. Deixe vários ingredientes separados e cada um monta o seu sanduíche do modo que mais lhe agrada; assim você terá opções nutritivas, coloridas e práticas. Isso vale também quando você vai passar o dia todo fora e não tem opção de uma refeição saudável. Em vez de parar em uma padaria e comer um salgado com refrigerante, prepare o seu lanche com toda a sua criatividade, embrulhe em papel alumínio, coloque em uma lancheira térmica com uma caixinha de suco de frutas ou de soja e uma fruta ou barrinha de cereais, e pronto: seu kit saudável está completo. Pense nisso: sua vida pode estar repleta de compromissos, mas deve principalmente estar repleta de saúde. Ellen Cristina Rampini é nutricionista (11-3446-4883, 4607-8770)


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.