3 minute read

Segunda travessia sobre córrego no Jardim Piratininga será reconstruída

A obra tem prazo de entrega de até 90 dias

A obra de substituição de mais uma travessia sobre o córrego no Jardim Piratininga, na zona leste, foi anunciada nesta quinta-feira (6) pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Desta vez, a intervenção ocorrerá em trecho no entroncamento das ruas Sizina Azevedo Schrepel e Luiz Vicente Verlangieri, executada com mão de obra técnica do Saae, a partir da próxima semana.

Advertisement

A obra, que tem prazo de entrega de até 90 dias, consistirá na troca de tubulações sob a ponte, da mesma forma como foi feito em outra travessia no bairro, mas nas proximidades das ruas Doutor Gabriel Rezende Passos e Luiz Vicente Verlangieri, cujas intervenções foram finalizadas em abril deste ano.

“Esta é mais uma ação no Jardim Piratininga, para melhorias do sistema de drenagem. Em um ponto, a situação já foi resolvida e, agora, neste segundo local, será dada sequência aos trabalhos, a fim de atender à demanda da comunidade local, reivindicada há décadas, para colocar fim a alagamentos nesta região”, apontou o prefeito Rodrigo Manga.

Mais uma vez, a exemplo da primeira travessia, essa segunda contará com parceria da iniciativa privada, por meio da doação dos materiais pela empresa JCZ Empreendimentos Imobiliários. “É mais um desafio que está sendo vencido. Fizemos estudos, projetos e definimos uma solução. Trata-se de uma ação que permitirá aumentar a vazão do sistema de drenagem e evitar alagamentos, decorrentes de chuvas intensas e aumento do leito do córrego”, destacou o diretor-geral do Saae, Tiago Suckow, após a assinatura do termo de início das obras.

No lugar da antiga travessia, que será totalmente removida, serão instaladas 56 aduelas de concreto armado, cada uma medindo 2,5 metros de largura por 2,5 metros de altura e um metro de comprimento. Cada peça tem peso aproximado de 10 toneladas e será instalada por meio de guindaste hidráulico, após concluída a preparação da base de sustentação.

Durante as obras, que começam efetivamente no dia 12 de julho, os motoristas que precisarem efetuar a saída do Jardim Piratininga e estiverem na Rua Sizina Azevedo Schrepel deverão desviar pela Rua José Balera até a Avenida José Benedito de Lima, seguindo pela Rua Pedro de Góes e entrando, à direita, na Rua Rodrigues do Prado até a Avenida São Paulo. Para quem entra no bairro, o acesso será pela Rua Belmira Loureiro de Almeida, Rua Doutor Gabriel Rezende Passos ou Rua Antônio Monteiro.

Na reconstrução da primeira travessia, já liberada ao tráfego, foram instaladas 26 aduelas retangulares de concreto, de 5 metros, por 2,2 metros e 1 metro, além de construídos quatro muros de alas, dois em cada lado do sistema, além de feito todo o aterramento, as guias de concreto e a pavimentação asfáltica.

“Já está nos planos do Saae/Sorocaba, em um segundo momento, também canalizar parte do córrego do Jardim Piratininga. Já temos projeto e a obra está dimensionada. Será questão de tempo, depois das travessias prontas”, finaliza o diretor-geral da autarquia.

UBS São Guilherme inaugura brinquedoteca

As crianças que passam por exames ou consultas médicas ou acompanham seus pais ou responsáveis na UBS São Guilherme, agora, têm um cantinho todo especial para brincar. Na última semana, foi inaugurada a brinquedoteca “Cantinho da Alegria”, na unidade localizada na Rua Belmiro Moreira Soares, s/n, no Jardim São Guilherme, zona norte.

O espaço foi criado com o apoio da Escola Politécnica de Enfermagem Irmã Dulce. Os estudantes de enfermagem e a equipe da UBS or-

Estado de SP cria 50 mil empregos; região, mais de 4 mil

De acordo com dados da pesquisa Emprego Formal, da Fundação Seade, o emprego aumentou 0,4% no Estado de São Paulo em maio em relação a abril. A geração de 50.112 mil postos de trabalho decorreu de 617 mil admissões e 567 mil desligamentos. Com esse resultado, segundo o Caged, o estoque de empregos formais em São Paulo ficou em 13,3 milhões.

Por regiões, os destaques positivos de emprego em maio foram Capital (15.966), Campinas (10.419), Região Metropolitana de São Paulo (5.822) e Sorocaba (4.182). Os resultados apurados em maio mostraram variações positivas em todos os segmentos, agricultura (3,4%); constru- ção (0,6%); serviços (0,4%); indústria (0,2%) e comércio (0,2%). O aumento expressivo de 11 mil postos nas na agricultura em maio se deve às contratações nas lavouras permanentes de laranja (6,7 mil), café (1,3 mil) e atividades de apoio à agricultura e pecuária (2,9 mil). Em números absolutos, a economia de São Paulo criou em maio 11.161 mil empregos na agricultura, 4.461 mil na construção, 25.102 mil em serviços, 4.375 mil na indústria e 5.013, no comércio. No acumulado de janeiro a maio de 2023, foram gerados 240.331 postos de trabalho no estado de São Paulo. O saldo corresponde a quase 30% das 865.360 vagas ofertadas pelo país em comparação ao mesmo período. ganizaram o cantinho e disponibilizaram brinquedos e outros itens decorativos. Além disso, colaboram com a manutenção da ala e outras ações e atividades.

A coordenadora da UBS, Alexandra Alencar Chagas, explica que a brinquedoteca foi idealizada com a intenção de criar um espaço lúdico, no qual as crianças que passam por consulta ou acompanham seus pais ou responsáveis possam se divertir e socializar com as demais. “Enquanto aguarda a consulta, a criança pode brincar e se relacionar com outras presentes na unidade”, destacou.

Ainda segundo a coordenadora, esse espaço traz um olhar importante para o desenvolvimento infantil, enquanto os pequenos também têm a percepção da importância do cuidado com a saúde, desde cedo.

“São iniciativas que fazem toda diferença no atendimento diário da unidade. Isso mostra o carinho e a dedicação com a comunidade local”, elogiou o secretário da Saúde, Dr. Cláudio Pompeo.

This article is from: