
5 minute read
Travessia sobre córrego começa a ser trocada
Obra tem prazo de entrega em até 90 dias
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) iniciou, nesta quarta-feira (16), uma obra de substituição de mais uma travessia sobre o córrego no Jardim Piratininga, na zona leste. Desta vez, a intervenção ocorre em um trecho no entroncamento das ruas Sizina Azevedo Schrepel e Luiz Vicente Verlangieri, executada com mão de obra técnica do Saae.
Advertisement
A obra, que tem prazo de entrega em até 90 dias, consiste na troca de tubulações sob a ponte, da mesma forma como foi feito na outra travessia no bairro, mas nas proximidades das ruas Doutor Gabriel Rezende Passos e Luiz Vicente Verlangieri, cujas intervenções foram finalizadas em abril deste ano.
“Estamos com equipe e máquinas no local para remover a antiga travessia. Nos próximos dias, estando o local limpo, já será executado o preparo da base para receber as aduelas, que estão em processo final de fabricação, e que deverão ser entregues e instaladas até meados de setembro”, explica o diretor-geral do Saae, Tiago Suckow.
No lugar da antiga travessia, serão instaladas 56 aduelas de concreto arma- do, cada uma medindo 2,5 metros de largura por 2,5 metros de altura e um metro de comprimento. Cada peça tem peso aproximado de 10 toneladas e será instalada por meio de guindaste hidráulico, após concluída a preparação da base de sustentação.
Durante as obras, o trecho estará momentaneamente interditado para o trânsito e os motoristas que precisarem efetuar a saída do Jardim Piratininga e estiverem na Rua Sizina Azevedo Schrepel deverão desviar pela Rua José Balera até a Avenida José Benedito de Lima, seguindo pela Rua Pedro de Góes e entrando, à direita, na Rua Rodrigues do Prado até a Avenida São Paulo. Para quem entra no bairro, o acesso será pela Rua Belmira Loureiro de Almeida, Rua Doutor Gabriel Rezende Passos ou Rua Antônio Monteiro.
“Esta obra é mais um desafio que está sendo solucionado, em que foram realizados estudos e projetos até a definição da melhor solução para as melhorias do sistema de drenagem do bairro. Trata-se de uma ação que permitirá aumentar a vazão do sistema e evitar alagamentos, decorrentes de chuvas intensas e aumento do leito do córrego”, complementa o diretor-geral do Saae.
Homem é detido na região central após atacar GCMs
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba deteve um homem de 31 anos que atacou uma equipe da Corporação a pedradas, ferindo um dos guardas, na noite de segunda-feira (14). O caso ocorreu na Praça Frei Baraúna, na região central da cidade. O homem, que tem passagens pela polícia, foi preso em flagrante.
A guarnição da GCM dava apoio a uma equipe do programa “HumanizAção”, que fazia o serviço de abordagem social a pessoas em situação de rua. Ao notar um homem próximo ao obelisco da praça, resolveu abordá-lo, inicialmente para prestar auxílio.
Porém o desconhecido se exaltou e atirou pedras contra os guardas. Inclusive, usando uma das pedras na mão, acertou um dos GCMs com um golpe no rosto, causando ferimentos. O agressor ainda tentou pegar a arma do GCM, não teve êxito e correu.
A GCM acionou reforço e o suspeito foi localizado e detido logo a seguir, na região central. Natural da cidade de Conchas (SP), ele foi identificado e confirmou-se que tem passagens pela polícia, pelos crimes de furto e roubo.
O caso foi apresentado na Delegacia Participativa de Polícia (DPP) Zona Norte, para registro da ocorrência. O homem detido foi indiciado por lesão corporal, resistência e desacato, sendo recolhido ao sistema prisional e permanecendo à disposição da Justiça.
Quanto ao GCM ferido, foi socorrido ao Hospital Samaritano para atendimento. Foram constatadas fraturas na face e o guarda foi medicado. Ele passou por exames, seu quadro de saúde é estável e precisará ser submetido à cirurgia.
Sorocaba lidera ranking nacional de Cidades Sustentáveis
Sorocaba foi eleita 1ª cidade do Estado de São Paulo e 2ª do Brasil no ranking do Programa de Cidades Sustentáveis (PCS) da Organização das Nações Unidas (ONU), na categoria que abrange os municípios brasileiros signatários à iniciativa com população entre 501 mil e um milhão de habitantes.
O resultado foi divulgado nesta semana pelo órgão internacional e tem co- mo base, sobretudo, o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR), entre outros indicadores.
As cidades signatárias ao PCS são aquelas responsáveis em apresentar plano de metas, ou seja, instrumentos de planejamento e gestão, além de auxiliar a administração pública a definir as prioridades de governo, objetivos, prazos e compromissos do Execu- tivo Municipal; base de dados (respostas para as 466 variáveis relacionados diretamente à Agenda 2030 da ONU) e boas práticas, tais como exemplos de políticas públicas que produziram resultados concretos e que servem de inspiração para outras cidades.
Londrina (PR) foi a primeira colocada entre as cidades com população entre 501 mil e um milhão de habitantes. Na
THIAGO WILLIAN BUENO DA SILVA
37 anos. Deixou os filhos, Heloá, Erick e Gustavo. O sepultamento ocorre hoje, dia 17, e o féretro sai às 10h30 do Velório Ofebas para o Cemitério Santo Antônio.
HELENA CLEMENTE TERUEL
88 anos. Casada com Domingos Teruel Gimenez. Deixou as filhas, Maria e Lucimara. Foi sepultada dia 16 no Cemitério Pax.
JOSÉ BENEDITO BERNARDO
70 anos. Foi sepultado dia 16 no Cemitério Santo Antônio.
JOSÉ FRANCISCO TORRES 55 anos. Foi sepultado dia 16 no Cemitério São João Batista, em Votorantim.
Ossel
EUGÊNIO APARECIDO RIBEIRO
61 anos. Casado com Vilma Rosa dos Santos Ribeiro. Deixou os filhos, Mayara, Mariana, Mayana e Kaique. O sepultamento ocorre hoje e o féretro sai às 9h30 do Velório Votorantim para o Cemitério São João Batista.
APARECIDO RICARDO
64 anos. Deixou os filhos, Anderson e Aline. O sepultamento ocorre hoje e o féretro sai às 8 horas do Velório Vila Assis para o Cemitério Santo Antônio.
KARINA COELHO CECCOCI
43 anos. Deixou os filhos, Diogo, Handrey, Miguel, Lucas, Mateus e Kimberly. O sepultamento ocorre hoje e o féretro sai às 10 horas do Velório Vila Assis para o Cemitério Santo Antônio.
TEREZA PONTES DA SILVA
81 anos. Casada com Gedier da Silva Botelho. Deixou os filhos, Fábio e Arlete. O sepultamento ocorre hoje e o féretro sai às 8h30 do Velório Votorantim para o Cemitério São João Batista.
EDSON DE JESUS XAVIER
44 anos. O sepultamento ocorre hoje e o féretro sai às 9 horas do Velório Vila Assis para o Cemitério Municipal de Pereiras (SP).
VALTER LUIZ SANTIAGO mesma categoria, Sorocaba, em segundo lugar, ficou à frente de outras importantes cidades, como Santo André (SP), Florianópolis (SC), João Pessoa (PB), Cuiabá (MT), Natal (RN), Maceió (AL) e Teresina (PI). Atualmente, há no Brasil 292 cidades signatárias ao PCS e, levando em conta todas elas, inclusive as capitais, Sorocaba foi a 17ª melhor do Estado e a 25ª no País.
74 anos. Casada com Marta Regina Mendes Santiago. Deixou os filhos, Fernanda e Ronaldo. Foi sepultado dia 16 no Cemitério Pax.
MARCOS ANTÔNIO VAZ DE ALMEIDA
68 anos. Deixou os filhos, Fernando, Marcos Antônio e Jéssica. O sepultamento ocorreu dia 16 no Cemitério Santo Antônio.
VERA LÚCIA MENDES
66 anos. Deixou os filhos, Jefferson e Francine. Foi sepultada dia 16 no Cemitério Consolação.
MARIA ELENA CAMARGO CORREA
73 anos. Deixou os filhos, João, Valdir, Luciano e Jairo. Foi sepultada dia 16 no Cemitério São João Batista, em Votorantim.