Page 1

ME

TRÓPOLE

GUARULHOS


2

METRÓPOLE GUARULHOS

De 14 a 21 de Junho de 2018


ME Ano III | Edição 197 Distribuição Gratuita

De 14 a 21 de Junho de 2018

TRÓPOLE

METRÓPOLE GUARULHOS

3

GUARULHOS

De 14 a 21 de Junho de 2018

A informação essencial

Nova alça do Trevo de Bonsucesso em Guarulhos permite retorno direto à capital pela Dutra Pág. 6

Guaruseg oferece serviços há quase 30 anos na cidade Págs. 4 e 5

Escola, mais que uma instituição por Márcio Nakashima Pág. 6


4

METRÓPOLE GUARULHOS

De 14 a 21 de Junho de 2018


De 14 a 21 de Junho de 2018

METRÓPOLE GUARULHOS

5


6

METRÓPOLE

De 14 a 21 de Junho de 2018

GUARULHOS

{política}

{educação}

Refletindo intervenção militar - Dra Marcia Taschetti

Escola, mais que uma instituição- Márcio Nakashima

Advogada OAB/SP 257.463

Refletindo sobre a Intervenção Militar. Em que pesem algumas pessoas se manifestar favorável à referida Intervenção militar, se baseando no Parágrafo único do artigo primeiro da Constituição Federal do Brasil, que descreve que todo Poder descrito na Constituição emana do povo, não analisaram corretamente, eis que esse poder que “emana do povo” descrito na CF É exercido através dos representantes eleitos pelo Voto Democrático. Portanto ao “povo” resta eleger bem seus representantes, que são, seus VEREADORES, DEPUTADOS ESTADUAIS E FEDERAIS, SENADORES, PREFEITOS, GOVERNADORES E PRESIDENTE DA REPÚBLICA, a arma do “povo” contra qualquer desmando dos nossos representantes governamentais ainda É O VOTO.

vernantes, se temos o direito de expressão reivindicatória nas redes sociais e acima de tudo podemos LUTAR por melhorias e condições de trabalho, e, nesse caso salutar lembrar da luta feminina por igualdade de condições, devemos isso a DEMOCRACIA, diga-se, conseguida através do sofrimento do nosso povo para instituir uma Constituição Federal de Garantias ao povo brasileiro. Portanto vamos REIVINDICAR MELHORIAS, HONESTIDADE e COMPROMETIMENTO dos nossos representantes Governamentais, e, para aquele que Agir ilegalmente haverá punição legal, mas VAMOS continuar dizendo NAO a qualquer forma de Autoritarismo e SIM A jovem DEMOCRACIA e manutenção dos direitos e Garantias Constitucionais, adquiridos a duras penas.

Vale lembrar, que não é somente em época eleitoral que devemos cobrar representatividade de nossos representantes, pois aquele que foi eleito de forma democrática pela maioria, deve satisfação a toda população, ainda que tenha vencido sem o seu voto, pois isso é DEMOCRACIA, foi eleito pela escolha da maioria para TRABALHAR POR TODOS.

Podemos dizer ainda sem sombra de Dúvidas, que temos alguns artigos na Constituição Federal que Declaram a TOTAL INCONSTITUCIONALIDADE da INTERVENÇÃO MILITAR, como os artigos 90, 91, 142 e 144 e outros dispositivos da Constituição, mas, para não se escrever um livro vou optar por descrever aqui, o artigo 142 da Constituição Federal que, embora muitos de forma equivocada alegam a constitucionalidade da Intervenção Militar, é o mais esclarecedor da INSCONSTITUCIONALIDADE da Intervenção militar;

O Voto é secreto, candidato eleito por um, é representante de todos. O representante Governamental eleito tem o dever de estar de mãos dadas com o “povo”, aliás por exemplo um vereador, não foi eleito para trabalhar para o prefeito, foi eleito pelo povo para trabalhar em beneficio de toda sociedade. Vivemos atualmente um dos piores momentos políticos e financeiros do Município, Estados e País, porém, não devemos deixar de acreditar e buscar bons representantes. O radicalismo em lugar nenhum funciona, haja vista que Países que vivem de forma radical, vivem em tormentosas guerras, e, nós brasileiros temos uma cultura que além de solidária, também cultivamos a PAZ. A Intervenção Militar, Além de NÃO ser o Caminho, é Inconstitucional, inclusive contraria tudo e todo sofrimento que passaram nossos antepassados em tempos que imperava o Militarismo, onde sequer tinham o direito de reivindicar algo contra o Governo. Se hoje podemos ir às ruas expressar nossa indignação com go-

ME

“Art. 142. As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.” (grifei). Vejam, que o artigo 142 da Constituição Federal é claro no sentido de que as forças armadas, destinam-se a proteção da Pátria, mas, “SOB A AUTORIDADE SUPREMA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA”, Presidente esse, eleito democraticamente pela soberania dos votos para representar todo País. Ordem e Progresso e que possamos eleger representantes Governamentais que respeitem o mandato democrático a eles outorgados, bem como a vontade de seu POVO.

Diretor Geral: Ary Esperidião / Jornalista Responsavel: Ary Esperidião MTB 0085500/SP / Distribuido por: Editora Esperidião, Rua Ludovico Casadei, nº 233 - Bom Clima, Guarulhos/SP - CEP: TRÓPOLE GUARULHOS 07122-150 - Fones: (11) 4965-2745 - (11) 97205-7504 / Impressão: Mar Mar Gráfica e Editora Ltda. / Tiragem: 50 mil exemplares Os artigos e colunas assinados são de responsabilidade de seus autores.

A escola deveria ser vista e tratada como uma fábrica de sonhos. Lembro bem do meu primeiro dia de aula, estava muito ansioso para conhecer a professora, fazer novos amigos e com uma grande vontade de aprender a ler e a escrever. Percebe-se que as crianças possuem ao menos um pequeno sonho no início do processo de alfabetização, tanto que basta perguntar a uma delas: “o que você quer ser quando crescer?”. Infelizmente, o sistema educacional brasileiro está matando os sonhos da maioria de nossas crianças. Aos poucos, elas vêm se tornando jovens frustrados e sem perspectiva de futuro, devido à educação precária – especialmente nas escolas públicas. A evasão escolar chega a um índice superior a 50% no ensino médio. É um dado alarmante! Por que desistiram e onde andam esses jovens que deveriam estar concluindo uma etapa importante da vida acadêmica e construindo estrutura básica para viver em sociedade? As autoridades devem se debruçar sobre o assunto de modo sério e urgente, adotando efetivas medidas para modificar esse quadro. De modo geral, as instituições de ensino e seus professores ensinam de maneira arcaica, deixando, por exemplo, de acompanhar a evolução tecnológica e tornando o ensino desinteressante. Nas escolas deveria ocorrer a troca de saberes entre mestres e alunos, com participação ativa das famílias e forte incentivo ao esporte – cujos pilares guiam os jovens a caminhos virtuosos. Sobre a importância do esporte para a criança, preocupante saber que o atual modelo de gestão política cogita até mesmo a retirada da matéria de educação física da grade escolar, Ora, além de ser um momento de lazer para o aluno, o esporte é importante não apenas para o desenvolvimento físico e motor, mas também para o desenvolvimento social das crianças. A partir de suas regras e condições, elas conseguem compreender formas de relacionarem-se

Diagramação:

em sociedade, trocando experiências, competindo e ajudando uns aos outros, desviando do caminho da delinqüência. É necessário motivar, valorizar e capacitar os profissionais de educação, proporcionando um ambiente construtor de conhecimento. Ao pesquisar como os países desenvolvidos chegaram ao “topo”, observamos que isso se deve a uma educação de qualidade oferecida à nação. Não basta um sistema que ensina somente a ler, escrever e quantificar, mas ele deve também ensinar e incentivar o pensar, o sonhar, o respeitar, criando cidadãos críticos e participantes ativos no progresso da sociedade. Em relação ao ensino público, deve-se corrigir a falta de oportunidades suficientes àqueles que nele se formam. Sabemos que alunos da rede pública dificilmente ingressam em universidades igualmente públicas, por vezes devido ao rigoroso processo seletivo de ingresso. As vagas acabam sendo destinadas aos alunos de escolas particulares e que tiveram um ensino de melhor qualidade. Ora, é sensato esperar de um aluno, formado pelo ensino público, que seja aprovado em vestibulares de universidades estaduais ou federais, se estas aplicam rigorosas provas classificatórias e exigem o conhecimento de matérias que não foram devidamente ensinadas nas escolas públicas? Aos jovens formados na rede pública restam cursos profissionalizantes, que em sua grande maioria não fornecem garantia de qualidade e bom espaço no mercado de trabalho. Se este jovem der a “sorte” de arrumar um emprego, o salário mensal dificilmente será bastante para o custeio concomitante de suas necessidades básicas e de uma universidade particular. Enfim, como ficarão aqueles sonhos da infância? Se quisermos um Brasil forte e próspero, livre de miséria e violência, o povo deve ser valorizado pelos governantes já na primeira idade. Caso contrário, não haverá esperança de um futuro melhor.

Agência É Digital, R. Salvador, nº 34 - Tupinambá - Guarulhos/SP - CEP: 07263-320 / Fone: (11) 96527-7698 / Site: www.agenciaedigital.com

Para anunciar ou obter mais informações:

(11) 4965-2745

ary.metropole@gmail.com

Não jogue este impresso na via pública. Preserve o meio ambiente


De 14 a 21 de Junho de 2018

METRÓPOLE GUARULHOS

7

{metrópole}

á está liberada para o tráfego a nova alça de acesso do Trevo de Bonsucesso, em Guarulhos, que permite o retorno direto para São Paulo, pela Rodovia Presidente Dutra. Inaugurada pela Prefeitura de Guarulhos na manhã desta quinta-feira, dia 14, a nova alça resolve um antigo gargalo no trânsito da região do Pimentas e Bonsucesso, que concentra uma população de aproximadamente 600 mil pessoas, e facilita a chegada do motorista à Dutra, tanto para quem vem do bairro, como para quem segue pela própria rodovia no sentido contrário: São Paulo – Rio de Janeiro.

da obra, que tem prazo para ser finalizada no próximo mês de dezembro. As intervenções em andamento estão relacionadas a obras de arruamento e sinalização.

“Estudos do trânsito mostram que 70% das pessoas que trafegam no sentido Rio de Janeiro têm a necessidade de voltar para São Paulo, o que explica o tráfego intenso nesse perímetro. A nova alça vai desafogar o trânsito na região e agilizar o retorno para o motorista, que vai gastar a metade do tempo para acessar a Via Dutra”, explica o prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, Guti.

Etapa 1: Trevo de Bonsucesso, com 56 mil m² de pavimentação, hoje com aproximadamente 80% de obra concluída e previsão de entrega para dezembro deste ano.

A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito estima que circulem pelo trevo 200 ônibus por hora, em períodos de maior movimento, transportando aproximadamente 13 mil pessoas. Diariamente, trafegam pelo local 2 mil ônibus, com cerca de 107 mil usuários do transporte público, além de 8 mil caminhões e 25 mil veículos. A entrega da nova alça representa a conclusão de 80%

A obra Iniciada em 2015, o trevo tem um custo atual na ordem de R$ 101 milhões, sendo R$ 83 milhões de repasse federal e o restante em contrapartida do município. O complexo do Trevo de Bonsucesso está dividido em três etapas:

Etapa 2: o Corredor de ônibus JK com aproximadamente 22 mil m² de extensão. Essa é uma obra que ligará o Terminal Pimentas ao Trevo de Bonsucesso e consiste no alargamento viário com a implantação de corredor junto ao canteiro central nos dois sentidos da via. Iniciada em fevereiro deste ano, tem previsão de entrega para 2020. Etapa 3: Terminal Bonsucesso, que será implantado nas proximidades do Trevo e servirá como ponto de integração e transferência para os usuários do transporte público. Está em fase de projeto e tem previsão para entrega em 2020.

{edital} Frasquim Indústria e Comércio Ltda. torna público que requereu à SEMA/SDU a Licença de Operação para Fabricação de Artefatos de Material Plástico para outros usos não especificados, na Rua Alexânia, 551, Cidade Industrial Satélite de São Paulo, através do Processo Administrativo 33.134/2018.

NA CINEMARK VOCÊ TEM DIVERSÃO GARANTIDA E BRINDES EXCLUSIVOS. na compra

do combo 1 balde de pipoca ‘, + 2 bebidas mé ‘, ’edias + 1 M&M s

GANHOU Balde exclusivo do filme SOMENTE NOS CINEMAS VERIFIQUE A CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA

Imagens meramente ilustrativas. Promoção válida enquanto durarem os estoques.

J

Nova alça do Trevo de Bonsucesso em Guarulhos permite retorno direto à capital


8

METRÓPOLE GUARULHOS

De 14 a 21 de Junho de 2018

Metrópole Guarulhos - Ed 197  
Metrópole Guarulhos - Ed 197  
Advertisement