Metropole

Page 8

8

| Quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014 |

Opinião

Adelino Venturi

Ninguém é de ferro Somos todos pessoas normais que trabalham, estudam e, também, se divertem. Não há melhor receita para o sucesso pessoal e profissional do que o trabalho organizado associado a variadas formas de lazer e entretenimento. Afinal, ninguém é de ferro. Por enquanto, o homem de ferro só aparece nas telas do cinema. O preâmbulo tem uma relação direta com o período do Carnaval, que começa neste fim de semana e se estende até a terça-feira. É um período relativamente longo para uma economia que necessita com urgência de produção para dar lastro aos demais segmentos de comércio e serviços. Nesta última área ainda se tem um bom rendimento, considerando-se o aumento do turismo, mas de maneira localizada nos grandes centros e cidades do Nordeste do país. Em nome das folias de Momo, o país terá, sem dúvida, um retrocesso na sua já combalida economia. Se, é inevitável, que seja um momento de real entretenimento e encantamento para a população. A diversão também deve obedecer a regras da moral e de bom senso. Algumas pessoas confundem alhos com bugalhos. Para eles, diversão é bagunça. Acham que está tudo liberado e que estão acima do bem e do mal. Todavia, devemos tomar certos cuidados. Em todos os lugares, nas cidades e nas praias algumas situações são comuns. Há exposição ao sol, com cuidados para a pele, principalmente dos idosos e crianças. O câncer de pele é hoje uma das patologias mais comuns. Houve uma mudança drástica no clima e na temperatura.

Então, a melhor arma é a sombra e o protetor solar. As festividades acontecem em pleno verão. E, com os dias mais longos e as altas temperaturas da estação, as pessoas ficam mais tempo expostas aos raios UV, que podem causar sérios danos à saúde. Apenas para se ter uma idéia a respeito do assunto, basta observar que o convívio nesse ambiente saudável de contato com o sol exige um cuidado especial para proteger a pele e evitar o surgimento do câncer de pele, doença que ataca 576 mil brasileiros ao ano, segundo o Ministério da Saúde. A mais grave forma de câncer de pele, o melanoma, pode levar à morte a partir de uma simples e pequena pinta. No mundo, sete milhões de pessoas morrem por melanoma ao ano. Outro aspecto é a segurança. O carnaval é a oportunidade para todo tipo de marginal também achar que está liberado e que pode tudo e mais um pouco. Devemos ter cuidado com nossos pertences pessoais, como bolsas, carteira, jóias e relógios. Da mesma forma, quem viajar terá de montar um bom esquema de segurança residencial e patrimonial. Enfim, todo cuidado ainda é muito pouco. Mas, é possível se divertir sem perder de vista os valores morais e as questões de saúde e de segurança. Adelino Venturi é professor, empresário e membro do Conselho Deliberativo da Associação Comercial, Industrial, Agrícola e de Prestação de Serviço (Aciap), de São José dos Pinhais


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.