20140207_pt_lisbon

Page 7

www.readmetro.com SEXTA-FEIRA, 7 DE FEVEREIRO DE 2014

MUNDO | 07

Escritores dão as mãos contra diploma antigay Rússia. Mais de 200 autores famosos de 30 países assinaram uma carta aberta, ontem divulgada, que condena as leis russas recém-aprovadas e contrárias à liberdade de expressão. Em causa estão duas leis em específico, aprovadas no parlamento russo, em junho de 2013. Uma delas, antigay, proíbe a “propaganda a relações sexuais não tradicionais, incluindo a distribuição de materiais sobre os direitos dos homossexuais”. A lei introduz multas para indivíduos e grupos de comunicação social considerados culpados de a violar, e prevê também multas especiais para estrangeiros. A outra lei, de cariz religioso, prevê penas de prisão até três anos para os autores de “ofensa a sentimentos religiosos” – iniciativa lançada na sequência do julgamento contra uma banda antiKremlin, as Pussy Riot.

A missiva denuncia que as leis “põem especificamente em risco os escritores”, que por isso não podem “ficar parados enquanto assistem ao silenciamento, perseguição e, frequentemente, punição drástica de escritores e jornalistas pelo mero ato de comunicarem pensamentos”. Entre os signatários estão os Nobel da Literatura Gunter Grass (1999), Wole Soyinka (1986), Elfriede Jelinek (2004) e Orhan Pamuk (2006). O anglo-indiano Salmon Rusdhie e a romancista contemporânea russa Lyudmila Ulitskaya, primeira mulher a receber o equivalente russo ao Booker Prize, também R.A.C. subscreveram a carta.

Divulgação do protesto contra leis do país governado por Putin coincidiu com primeiras provas dos Jogos de Inverno, em Sochi. © EPA

Itália. Mais de mil imigrantes resgatados no Mediterrâneo Cerca de 1.100 imigrantes, a maioria de origem subsaariana, foram resgatados na quarta-feira e na madrugada de ontem pelas autoridades italianas perto da costa da ilha de Lampedusa, no mar Mediterrâneo, informou a Marinha Militar italiana. Navios da marinha e helicópteros do dispositivo de socorro Mare Nostrum participaram na operação de resgate dos 1.123 imigrantes, entre os quais 47 mulheres, incluindo quatro grávidas, e 50 menores, indicou-se em comunicado. Os imigrantes estavam distribuídos por oito barcaças e um navio, que foram localizados numa área entre as 120 e as 130 milhas a sudeste de Lampedusa, considerada a porta de entrada da imigração africana na Europa. Os resgatados receberam assistência no navio “San Marco”, que deverá chegar hoje de manhã à Sicília. PUB

Refugiados sírios já vão às compras Foram abertos os dois primeiros hipermercados no campo de refugiados de Zaatari (Jordânia), que alberga mais de 100.000 sírios em fuga da guerra civil no seu país. Também ontem, Damasco e a ONU acertaram a entrada de ajuda humanitária na cidade de Homs (centro) e a saída de civis. © GETTY IMAGES

Ucrânia

Cabo Verde

Obrigado a dizer que espiava para os EUA

Ministro aponta falhas a universidades africanas

O opositor ucraniano de 35 anos Dmitro Bulatov, sequestrado e torturado em Kiev e atualmente em tratamento na Lituânia, disse ontem que os seus raptores o “crucificaram” para o obrigar a dizer que espiava para os EUA.

O ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação de Cabo Verde afirmou, na Cidade da Praia, que as universidades africanas não produzem profissionais com conhecimento e que não respondem às necessidades económicas.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.