Avante novembro / dezembro / 2013

Page 2

ME TO D I S MO N O MU N D O

E DITO RIA L

Missão em todo o tempo

Metodista na Conferência Mundial pela Paz

T

endo missão integral como tema central, o 4º Congresso Regional de Missões, que recebeu cerca de 130 líderes, confirma a visão missionária da Primeira Região. Convidado para ministrar durante o evento, pastor Carlos Queiroz, da Igreja de Cristo no Brasil, Ceará, declarou que "a missão acontece a partir do envolvimento com o Espírito Santo". Ele destacou em sua ministração, entre outras coisas, a necessidade de usar Jesus como modelo de ministério, usando como referência Mateus 4.23-24. Esse evento, que fez parte da Campanha Missionária Jesus Meu Maior Tesouro, foi realizado pela Secretaria Regional de Expansão Missionária, coordenada pelo pastor Ronan Boechat. Segundo ele, o objetivo do congresso é fazer com que todos se sintam missionários e ao mesmo tempo desafiados a investir e contribuir com projetos nessa área. Oficinas visando à orientação e capacitação de líderes também fizeram parte da programação (página 7). Uma programação interessante também integrou a comemoração dos 40 anos desta publicação. A data foi celebrada com a realização do primeiro fórum promovido pelo Jornal Avante. Sob o tema A Mídia e a Comunicação do Evangelho, profissionais cristãos ligados à área refletiram sobre o uso dos meios de comunicação, inclusive a internet, pela Igreja. "Temos sido eficazes na proposta de levar vidas a Cristo?" Esse foi um dos questionamentos (página 6). Além desses assuntos, está edição traz informações sobre diversos trabalhos da Região. Entre eles, o Encontro de Música e Arte, realizado em Cascadura; o Encontro das Esposas de Pastores, na Escola de Missões; e os 135 anos da Catedral Metodista, que foi comemorado durante todo o mês de setembro. Fechamos a última edição do ano na esperança de que, assim como os exemplares anteriores, cada linha publicada neste número, além de informar, possa edificar vidas. Aproveitamos a oportunidade para desejar aos leitores Feliz Natal e um 2014 repleto de boas realizações. Boa leitura.

n O bispo Paulo Lockamnn, presidente do Concílio Mundial Metodista, participou recentemente da Conferência Anual da Comunidade de Santo, na Itália. Com base no tema A Coragem da Esperança, lideranças mundiais dialogaram sobre religião e cultura, a fim de buscar e orar pela paz. Estiveram presentes bispos luteranos, anglicanos, representantes do Concílio Mundial de Igrejas, Patriarca de Antioquia, Patriarca de Atenas e vários outros líderes da Igreja Ortodoxa, judeus e mulçumanos.

Debate pedagógico da Alaime

n A Associação Latino-americana de Instituições Metodistas de Educação (Alaime) promoveu, no Peru, o Debate Pedagógico da Alaime – Desafios Pedagógicos para o Século XXI. Cerca de 80 participantes marcaram presença do evento, representando instituições Metodistas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Panamá, Peru, México e

Uruguai, além de representação da Junta Geral de Educação Superior e Ministério (GBHEM), CIEMAL e da Igreja Metodista do Peru. Ao final do encontro, foi aprovada a Carta de Lima, que traz uma síntese do pensamento desse debate pedagógico.

Conferência Mundial Metodista de 2016

n Durante a reunião do Conselho Metodista Mundial, na Capela de Wesley, em Londres, o tema e logotipo para a Conferência Mundial Metodista 2016 foi apresentado aos membros do Conselho e convidados. O tema será "One". O logotipo, que foi projetado por Cathryn Wooton, um designer gráfico de Virginia, também resume o objetivo da Conferência Mundial Metodista, de as pessoas de todo o mundo que compartilhem das tradições de fé filiados ao Conselho Metodista Mundial de convocar, comemorar e discernir dentro das linhas comuns de sua fé em Jesus Cristo. A Conferência Mundial Metodista 2016 acontecerá entre 31 de agosto e 4 de setembro, em Houston, Texas.

C omunicado do C ol é g io E pisco pal

Igreja Metodista divulga Carta Pastoral do próximo biênio Discípulas e discípulos no caminho da missão formam uma comunidade de fé; comunhão e serviço. Esse é o tema da Igreja Metodista brasileira para o biênio (2014-2015). O Colégio Episcopal, cumprindo determinação do Concílio Geral e buscando pastorear a Igreja, publica essa Carta Pastoral. Esse material busca oferecer subsídios para que o povo metodista possa aprofundar o tema através de reflexão, estudo e oração. O presidente da Igreja Metodista, bispo Adonias Pereira do Lago, destaca a importância do documento. “Os bispos e bispa da Igreja se empenham para cumprir as determinações do 19º Concílio Geral. Esse documento chega às mãos da Igreja para instruí-la e capacitá-la para o serviço”, destaca o bispo. Formar uma comunidade de fé, comunhão e serviço foi um grande desafio para os primeiros cristãos e continua sendo em pleno século 21. Nesse viés, uma Igreja histórica, fundamentada na teologia cristã e wesleyana tenta superar esses desafios, por meio dos documentos e pastorais, para proporcionar aos membros e sociedade uma transformação de vida pautada na Palavra de Deus e nos princípios do cristianismo. Conteúdo – A carta é subdivida em três capítulos. 1) Estudo para aprofundar o tema geral da Igreja para o sexênio: “Discípulas e discípulos nos caminhos da missão”; 2) O tema deste biênio (2014-2015) – dividido em três capítulos. Cada um deles enfatiza uma palavra-chave do tema: fé, comunhão e serviço; 3) As seis ênfases missionárias da Igreja Metodista. História da Igreja Metodista – Movido pela paixão da fé salvadora, o rev. John Wesley inicia o movimento metodista na Universidade de Oxford – na Inglaterra – no século 18. O cres-

cimento foi rápido. Várias pessoas se juntavam aos “metodistas” para experimentarem a alegria da fé e da confiança em Deus. Em 24 de maio de 1738, Wesley deixou registrado em seu diário à experiência religiosa em ter o coração estranhamente aquecido. Essa data é lembrada como um marco para os metodistas. A igreja precisa estar apta a servir a sociedade e fazer a diferença na mesma. “É preciso de homens e mulheres com uma visão de Deus, uma visão humanizadora para aqueles que sofrem o caos da pobreza e das injustiças sociais”, deixou registrado na obra “Momentos Decisivo do Metodismo” o historiador metodista, rev. Duncan Alexander Reily. Brasil – a Igreja Metodista no Brasil inicia em 1867, quando chegam aqui os primeiros missionários norte-americanos, oriundos da região sul dos Estados Unidos da América do Norte. Eles se instalaram no litoral fluminense, no Rio de Janeiro. A partir de 2 de setembro de 1930 a Igreja Metodista do Brasil proclama a sua autonomia. Ela passa a administrar os seus interesses sem a interferência da Igreja norte-americana, e passa a fazer parte, juntamente com as outras igrejas autônomas, do Conselho Mundial do Metodismo. Atualmente, a Igreja Metodista no Brasil está subdividida administrativamente em seis Regiões Eclesiásticas e duas Missionárias. Cada uma delas possui um bispo ou bispa designado pelo Colégio Episcopal, que coordena os trabalhos das igrejas e distritos de sua região. Este bispo ou bispa é eleito pelo Concílio Geral da Igreja Metodista, que se reúne dentro do período regular de cinco anos. José Magalhães Assessoria de Comunicação da Igreja Metodista

Nádia Mello Acontece Jogo beneficente

A Igreja Metodista em Inhoaíba será a sede do 2° Jogo Beneficente – Artista X Jogadores. O evento, promovido pela Secretaria Executiva de Ação Social por meio da Coordenação Regional de Esportes, acontecerá em 21 de dezembro, às 9 h.

Publicação bimestral da Igreja Metodista na 1ª Região Eclesiástica Fundado em maio de 1973 Ano XXXVIII nº 438 Rua Marquês de Abrantes, 55 – Flamengo 22.230-061 – Rio de Janeiro – RJ Tel.: (21) 2557-3542 / 3509-1074 Fax: (21) 2557-7048 avante@metodista-rio.org.br www.metodista-rio.org.br

2

BISPO DA 1ª REGIÃO ECLESIÁSTICA

Paulo Tarso de Oliveira Lockmann Os artigos são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal ou da Igreja Metodista.

Vigília dos Juvenis

No dia 6 de dezembro, acontece a 2ª Vigília Regional de Juvenis, no templo da Igreja Metodista em Cascadura, promovida pela Federação Metodista de Juvenis (Femeju).

Luciano Vergara e Nádia Mello

Filipe Pereira Mesquita

EDITORA E JORNALISTA RESPONSÁVEL

Fotografias

Nádia Mello (MTb 19.333)

Henrique Moraes

REDAÇÃO E REVISÃO

Evandro Teixeira

DIAGRAMAÇÃO

www.estudiomatiz.com.br

CONSELHO EDITORIAL

Ronan Boechat de Amorim (coordenador), Selma Antunes da Costa, Deise Luce de Sousa Marques, Pablo Massolar, Giselma Matos,

REVISÃO DA PALAVRA DO BISPO

ASSISTENTES DE REDAÇÃO

Camila Alves e Carla Tavares

TIRAGEM: 10.500 exemplares ASSINATURA INDIVIDUAL: R$ 20,00


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.