[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Setembro

Page 4

Escola de Dança

Alunas no Pró-Dança na 3ª Gala Clássica Internacional Acontecerá entre os dias 24 e 27 de outubro, em SP, na cidade de Paulínia, 3ª edição da Gala Clássica Internacional, organizada e dirigida pela bailarina Priscilla Yokoi. O evento reunirá importantes nomes nacionais e internacionais do ballet clássico e seu objetivo é “ser uma grande vitrine de novos talentos e mostrar para o Brasil e o mundo os nossos bailarinos”, afirma a bailarina. Priscilla Yokoi é uma das mais premiadas e conhecidas bailarinas clássicas do país e a Gala nasceu de seu sonho de realizar uma mostra de ballet de alta qualidade, para criar a cultura desse tipo de evento no Brasil e promover o intercâmbio entre bailarinos renomados e estudantes com reconhecido potencial. O evento é totalmente gratuito, patrocinado através de projetos e é o maior do gênero no Brasil. Além das mostras de coreografias clássicas, acontecem workshops e palestras. Paralelamente, a Gala se propõe a abrir caminhos para estudantes que se destacam. Assim, há uma parceria com a Escola de Ballet do Teatro Bolshoi, que aproveita o evento para realizar audições para seu próximo ano letivo. Priscilla Yokoi esteve no Pró-Dança no ano passado, quando foi solista convidada na montagem de Lagos dos Cisnes. Em suas visitas, ministrou aulas para nosso Corpo de Baile e, durante os ensaios, identificou duas alunas a quem destinou bolsas para a Gala de Paulínia. Luana Ramalho (aluna do Pró-Dança) e Ana Carolina Falk (aluna do Projeto Ballet Cultura de Pomerode) foram escolhidas diretamente por Priscilla Yokoi para participarem da Gala. As alunas estão se preparando para o importante evento e deverão ser acompanhadas por suas professoras, Jeane Franz Civiero e Andrea Hradec.

Aluna do Pró-Dança recebe menção de destaque em Londres

Pais prestigiaram as aulas do Pró-Dança

Um grupo de sete alunas retorna de Londres com muitas novidades na bagagem. Eloísa Colzani, Gabriela Ferreira, Helena Henn, Julia Karina Dias, Maria Antonia Fachini, Paola Allora e Sarah Marschlek participaram da Summer School na sede da Royal Academy of Dance. Em duas semanas de cursos, as jovens bailarinas tiveram 68 horas-aula em diversos gêneros: ballet clássico, repertório clássico, dança criativa, canto, drama, jazz, hip hop e musical. Com professores renomados e técnicas inovadoras, as alunas vivenciaram momentos inesquecíveis. Além das aulas, assistiram a espetáculos e visitaram pontos turísticos da cidade. Ao final da segunda semana de curso, uma das meninas do grupo recebeu menção por haver mostrado

grande desenvolvimento em todas as disciplinas do curso: Sarah Noriler Marschalek. “A jovem diz que se empenhou muito e trabalhou disciplinadamente em todas as modalidades, pois sonhava em receber o destaque”, comenta a diretora artística do Pró-Dança Maria Beatriz Niemeyer. Sarah também ressalta que se identificou muito com o gênero Musical e pensa em buscar mais conhecimento e experiência nessa área. Todas as meninas se saíram muito bem tecnicamente e foram elogiadas pelo corpo docente da RAD, o que foi motivo de orgulho para as professoras que as acompanharam, Beatriz Niemeyer e Jeane Franz Civiero. O sucesso da iniciativa já está encorajando os alunos que pretendem fazer a mesma experiência em 2014.

Destaque em Chapecó Professora do Pró-Dança, Andrea Ianetta Hradec, é também professora de Ballet em Pomerode, onde realiza o Projeto Ballet Cultura. Nos últimos dias 14 e 15 de setembro, um grupo de 20 de suas quase 200 alunas esteve em Chapecó, no Festival 8º Chapecó em Dança. Tendo levado 15 coreografias, o grupo alcançou 13 premiações e, inclusive, um prêmio em dinheiro no valor de R$ 5.000,00 como melhor grupo do festival. A cidade de Pomerode está vivendo seu momento de glória no Ballet através do trabalho da professora Andréa, gênero que poucos anos atrás, era inexpressivo por lá. Parabéns ao grupo!

Premiadas Os grupos de sapateado do Pró-Dança receberam quatro prêmios no Festival Desterro, que aconteceu em Florianópolis no último mês. Os primeiros lugares foram dos espetáculos Contrastes (de Steven Harper, que recebeu também o prêmio de melhor coreografia) e Wicked (de Michelle Silveira Nicoletti). Também receberam segundos lugares as coreografias Sinapses (de Michelle Nicoletti e Bruna Oechsler) e Tarde demais (Michelle Nicoletti e Giga).

Aprovados com mérito Os 22 bailarinos que prestaram exames entre os graus 2 e 6 da Royal Academy of Dance em junho, foram aprovados com mérito e distinção. A examinadora deste ano foi Renée Callis e como todos os anos, o acompanhamento musical pela pianista paulista Maria Inês Vasconcellos.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.