M&E 296 - 2ª quinzena de Maio

Page 27

Feiras e eventos HSMAI

“Profissionais de turismo e hotelaria devem pensar estrategicamente” Larissa Siqueira

Olimpíadas: uma oportunidade De acordo com Michael Nagy, diretor do Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB), um dos desafios do convention é a divulgação da cidade no período pós-olimpíada, pois, de 26 mil quartos em 2012, chegou-se a 29 mil na Copa do Mundo de 2014 e, agora, a 42 mil. Somando ainda as opções de estadia em pousada e hostels, por exemplo, esse número pode chegar a 62 mil quartos nas Olimpíadas. Para Osmar Fonte, diretor comercial do Hotel Urbano, criatividade no pós-olimpíada vai ser primordial para os profissionais de turismo da cidade. “Eu diria que o que devemos ter muito no pós-olimpíada é criatividade, é atrair esse viajante para o Rio de Janeiro. Fazer com que sejamos criativos para mostrar o Rio de uma maneira diferente para essas pessoas no mundo

Palestrantes reunidos: Tomás Ramos, Paula Rebouças, Tatiana Costa, Gabriela Otto, Osmar Fonte e Michael Nagy

querendo viajar, porque é inaceitável termos um número de turistas menor que em cidades como Amsterdã, por exemplo”, disse. OTAs não são inimigas A superintendente de Vendas do Marina Palace, Tatiana Costa, destacou o papel das OTAs como aliadas dos hotéis. Ela defende que os hoteleiros entendam a dinâmica de cada um. “Eu não vejo como uma briga entre si. Por isso é importante ter um controle de inventário e conhecer o cliente final. Saber por que ele está comprando em X ou Y e saber como chegar até ele”, disse. Tatiana acredita que mais importante que o

pós, é o pré-olimpíadas, ou seja, o momento atual. O importante é o que vem sendo feito desde que a cidade foi escolhida como sede dos Jogos Olímpicos. “É saber vender o Rio de Janeiro, entregar uma Olimpíada de sucesso e depois continuar fazendo nosso negócio como fazemos no dia a dia”, concluiu. Fidelização, palavra de ordem Para Paula Rebouças, COO do Mundi, os hoteleiros devem aproveitar esse momento para fidelizar seus clientes. “A minha dica é fidelização. Aproveitem quem estiver ali e ofereçam o melhor serviço possível”, orientou a executiva.

Rio de Janeiro vai ganhar sua própria “OTA” em junho O Rio vai ganhar sua própria OTA. Será um canal de distribuição com foco no destino Rio de Janeiro a ser lançado em junho deste ano, através do Visit.rio. A novidade foi anunciada por Michael Nagy, diretor Comercial do Rio CVB, durante o Power Breakfast no Rio de Janeiro. “Nesse primeiro momento o foco é o Rio de Janeiro e, no futuro, a ideia é que possa ser um portal”. O diretor do Rio CVB explica que será um canal de vendas online através do Visit.rio.Não apenas estadias em hotéis, como outros serviços listados pela Prefeitura do Rio serão vendidos através do novo canal. “Hoje não existe um retorno para o destino, não existe imposto. Com esse canal, vai haver uma porcentagem de uma comissão gerada e que será aplicada em promoção”, disse.

Próximos eventos Com seis eventos no país anualmente, esse ano a HSMAI ainda realizará mais quatro encontros: 10 de junho - Sales Conference no Intercontinental de São Paulo; 11 de agosto - ROC (Revenue Optimization Conference) no Maksoud Plaza, São Paulo; 15 de setembro - Breakfast no Mercure Recife Navegantes; 10 de novembro - Conferência anual no Hilton de São Paulo.

Maio de 2016 - 2ª quinzena

Educar as pessoas envolvidas na cadeia do turismo e hotelaria para que estes pensem estrategicamente e aproveitem as oportunidades de mercado. Esse é o objetivo da HSMAI, segundo a diretora no Brasil, Gabriela Otto. Trabalhando com três pilares – revenue management, vendas e marketing digital -, a entidade busca promover a atualização dos profissionais. Veja a seguir lições deixadas pelo Power Breakfast realizado pela HSMAI no Sofitel Copacabana, no Rio de Janeiro.

Tomás Ramos espera tornar a BHG a “rede do brasileiro” “Espero que a rede BHG seja a rede do brasileiro.” Com essa intenção e o desejo de gerar maior visibilidade para rede de hotéis, Tomás Ramos assumiu o cargo de diretor Comercial e Marketing do grupo. Há cerca de um mês na empresa, após deixar a rede Othon, o executivo conta que está começando a conhecer os produtos da marca BHG e que ficou impressionado com as possibilidades de trabalho. “Estou muito feliz nesse momento. Para a minha carreira é um momento muito importante, um desafio bastante grande. São 50 hotéis em todo o Brasil, é uma estrutura de distribuição, vendas e comercial. Está sendo impressionante ver o potencial que existe dentro do Brasil. Como temos hotéis de Belém a Porto Alegre, existe a estratificação da comercialização, a segmentação que é feita, a inteligência de mercado para alavancar resultados. Tem sido um desafio muito legal”, falou o executivo. “Estamos abrindo no dia 20 de maio a nova unidade que é o hotel em Itaguaí, no Rio de Janeiro. E até o final desse ano vão ser abertas mais três unidades no Brasil, no segundo semestre. Recentemente, abrimos o hotel na Lapa da bandeira Soft Inn, que reúne toda a boemia da Lapa”. Com um novo desafio em mãos, Tomás Ramos diz que espera focar na parte de distribuição e nas mídias e conteúdo para dar visibilidade à BHG.

27


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.