Mas que droga é essa?! Uma cartilha sobre Redução de Danos

Page 1

MAS QUE É ESSA?! DROGA

O que é Redução de Danos? 1

A Redução de Danos (RD) é uma estratégia de saúde pública e uma perspectiva ético-clínico-política que en fatiza a dignidade, os direitos humanos e incorpora ações voltadas à defesa da vida, visando a redução dos riscos e danos sociais, econômicos e à saúde das pessoas que optam ou não conseguem se abster do uso de substâncias psicoativas.

E é também uma luta an tiproibicionista, de caráter antirracista, que valoriza a diversidade, a reparação histórica, a redução de desigualdades, e defende o cuidado em liberdade e promovendo a cultura de paz.

A

RD foca na prevenção aos danos relacionados ao uso de drogas, sejam eles físicos, psicológicos ou sociais!

Entendendo a Roda das Drogas 2

A Drug Wheel foi desenvolvida em conjunto com a UK and Ireland Drugwatch, uma Rede de Informação Profissional online, informal e cooperativa criada por um grupo de profis sionais que atuam no setor de medicamentos.

Seu objetivo é estabelecer padrões para informações, aler tas e advertências sobre os medicamentos e simplificar o cenário das drogas e, como as drogas psicoativas afetam pessoas diferentes de maneiras diferentes.

Tabela de Combinações 3

Como usar um Teste de Reagente? 4

Anualmente, surgem centenas de novas variações de substâncias psicotrópicas pelo mundo, porém ainda são pouco estudadas, não se têm informações confiáveis sobre os componentes, a toxicidade, os efeitos a curto e longo prazo, e em muitos casos, as drogas podem estar adulteradas.

Então, com os reagentes você pode testar e desco brir de maneira prática, ráp ida e segura qual substân cia você está consumindo.

A testagem colorimétrica permite que você teste MD, LSD, DMT, THC, CBD, cana binoides ácidos, cocaína, ketamina, psilocybi e esteróides.

Você pode comprar reagen tes para testar em casa ou testar suas substâncias em festas e festivais que ten ham ações de RD.

Algumas marcas que vendem reagentes: Reaja | @reaja.br Rainbow Reagentes
Cuidados para se ter Em Festas! 5 Informe-se! Procure sempre saber o que está usando Vá Acompanhado! Esteja próximo de um amigue de confiança Cuide de seus amigues! Esteja atento caso alguém precise de ajuda Conheça o local! Saiba a localização da festa previamente Hidrate-se! Beba sempre bastante água Leve camisinhas! Sempre se proteja e proteja os outros Não Misture! Caso for usar uma droga, não misturá-la com outras Cuidado na dose! Caso for usar uma droga, não ingerir grandes quantidades Alimente-se bem! Não vá de barriga vazia Durma bem! Esteja bem descansado Se chapar, não dirija!!! Nunca dirija alterado, peça ajuda para alguém!

E quando alguém Precisa de Ajuda? 6

Caso você ou alguma pessoa esteja passando por uma experiência difícil com substâncias:

Se estiver em Festivais, procure: Espaço de Acolhimento; Stand de Informações; Testagem de substâncias; Intervenções e ações de coletivos de RD em festas.

Se estiver em locais sem um redutor:

Crie um espaço seguro; Cuide, não guie; Converse sobre a experiência; Considere que “difícil não é sinônimo de ruim”.

Classificação:

Substância depressora do Sistema Nervoso Central

Formas de consumo: Líquida via oral.

Como reduzir os danos: Hidrate-se e alimente-se antes e depois do uso.

Duração:

Uma dose padrão dura geralmente 1 hora, com seu ápice entre 15 e 30 minutos. Mas isso depende do peso, fre quência que bebe, quais substâncias estão sendo combinadas, a veloci dade do consumo e se teve alimentação prévia.

Riscos:

Dor de cabeça, boca seca, tontura, desidratação, cansaço e náusea.

Efeitos:

Torna a pessoa mais sociável, desinibida e alegre.

Em maior quantidade: dificuldade na fala, equilíbrio, enjoo, perda de memória, visão dupla, coma alcoólico e morte.

Cuidado!

O álcool dá a falsa im pressão de esquentar o corpo, então man tenha-se aquecido. Jamais deixe a sua bebi da desacompanhada!

Misturas: Álcool + energético: mis tura muito perigosa pois mascara a embriagues e faz o coração trabalhar num ritmo maior.

Álcool + paracetamol: so brecarrega o fígado.

Redução de Danos Na Prática! 7 Álcool

Classificação:

Psicodélico, substância perturbadora do Sistema Nervoso Central.

Formas de consumo: Líquida (em gotas) e em blotters (papel).

Como reduzir os danos: Saiba se há histórico de doenças mentais na família; Use óculos de sol; Teste sua substância com reagentes colorimétricos

Faça intervalos de pelo menos dois dias entre as doses para descansar o corpo e a mente; Se pos sível, esteja com amigues que já tenham experiência; Use num local onde sinta-se confortável e com pessoas confiáveis; Fraci one suas doses; Concen tração média nos blotters: 50-150µg

Duração:

Os efeitos iniciam entre 20 à 60 minutos após a ingestão e podem durar até 12 horas, com picos de até 4 horas.

Efeitos:

Positivos: aumento da criatividade, energia, ri sadas. Neutros: dilatação da pupila, distorções visuais e sinestesia. Negati vos: ansiedade, confusão e loops de pensamento. “Efeitos terapêuticos”: re gressão de personalidade e “dissolução do ego”.

Cuidado! LSD não tem gosto nem cheiro!

Misturas: LSD + álcool: evite a mis tura, pois podem poten cializar os efeitos estim ulantes, trazendo riscos de problemas cardíacos, aumento da pressão arterial e síndrome serotonérgica

Riscos: Se o usuário ter pre disposição a doenças mentais, a substância atua como um gatilho ou efeitos intensos que podem por o corpo do usuário em risco. E pode ser NBOMEs, que é mais recente e mais incerto dos riscos a longo prazo.

LSD

Classificação

:

Empatógeno, substância perturbadora do Sistema Nervoso Central.

Formas de consumo: Comprimidos, pó, ou cristal, pode ser engolido ou cheirado.

Efeitos

:

Como reduzir os danos: Beba água ou isotônico! Faça um intervalo entre as danças para não so brecarregar os músculos. Alimente-se antes do uso e coma algo leve duran te os efeitos. Teste a sua substância! Use óculos de sol.

Duração:

Depende da dose, mas geralmente os efeitos começam entre 20 a 60 minutos e duram cerca de 5 horas, se houver re dose, durará mais. Riscos: O uso excessivo e a longo prazo pode resultar em prejuízos de memória, principalmente a verbal, desequilíbrios emocio nais e podem favorecer o desenvolvimento de transtornos depressivos, além de bruxismo.

Positivos: maior sensi bilidade tátil, sonora ou visual, euforia, aumento de energia e da sensação de prazer, diminuição da ansiedade, elevação do humor, da autoestima, da sociabilidade, da confi ança. Sensação profunda de empatia, amor e con exão com as pessoas e o ambiente.

Negativos: desidratação, aumento da temperatura corporal e da frequência cardíaca, dificuldade em urinar, náusea, vômito, visão embaçada ou foca de foco, dores muscu lares, dificuldade em manter ereção durante o sexo, tensão maxilar, diminuição do sono e do apetite.

Cuidado!

O MDMA eleva a tem peratura corporal, então cuidado com o calor! Não beba grandes quan tidades de água, 150ml é o suficiente a cada meia hora! Modere a quantidade e a frequência de uso!

Misturas: Ecstasy + Álcool: sobrecarregam os rins, fígado e aumentam a temperatura corporal, além de mascarar os efeitos do álcool.

Ecstasy + cocaína, anfe taminas, energéticos e estimulantes: aumen tam a pressão arterial, os riscos cardíacos e de derrame. Não use se tiver problemas cardíacos. Ecstasy + antidepressivos ou psicodélicos: risco de síndrome serotoninérgi ca, por conta do aumen to da produção de sero tonina no corpo.

ECSTASY

Classificação:

Canabinoide.

Formas de consumo: Fumada, vaporizada, ingerida. É encontrada prensada, solta, em con centrados como haxixe e óleo, além dos mais variados princípios ativos (THC, CBD, CBN e etc).

Como reduzir os danos: Use piteiras longas! Use papel fino para bolar. Não fume pontas porque há um concentrado de resíduos tóxicos. Limpe seu bong! Lave seu prensado. Vaporizar é mais seguro e evita danos pulmonares.

Duração: De 1 a 4 horas, se fuma das e de 4 a 10 horas se ingeridas.

Misturas: Maconha + álcool: maiores chances de queda de pressão, vômitos e tontura. Maconha + psicodélicos: potencializa os efeitos, podendo torná-los mais imprevisíveis.

Efeitos: Positivos: relaxamento, criatividade, riso, instrospecção, Negativos: boca seca, olhos vermelhos, larica, confusão mental, ansiedade, diminuição dos reflexos, queda de pressão.

Cuidado! Não segure a fumaça por muito tempo, os canabinóides são absorvidos pelo corpo em pou cos segundos. Quanto mais tempo segurando a bola, mais o pulmão é exposto ao alcatrão. Em usuários crônicos, a memória de curto prazo pode ficar prejudicada até algumas semanas depois do último uso.

MACONHA

Riscos: Algumas pessoas expe rienciam sensações de extrema ansiedade, além de queda da pressão arterial. Pessoas com histórico de doença men tal na família ou que consomem maconha numa idade muito precoce podem ter maior sus cetibilidade à desencade amentos de transtornos psiquiátricos, como a esquizofrenia.

Classificação:

Substância estimulante do Sistema Nervoso Central.

Formas de consumo: Mais comum sendo cheirada, mas pode ser utilizada via oral, anal e intravenosa.

Como reduzir os danos: Use canudo de uso in dividual. Se atente a superfície que for colocar a substância, caso esteja suja, use álcool para a limpeza. Alimente-se an tes do uso. Teste sua substância! Avalie seus senti mentos, pensamentos e as situações ao seu redor para não tomar atitudes impulsivas. Lave as narinas após cheirar.

Duração:

Quando cheirada, os efeitos começam em cerca de 15 minutos, com seu ápice entre 20 e 30 minutos, e duração média entre 1 à 2 horas.

Cuidado! Não use notas de din heiro para aspirar porque elas são absurdamente sujas! Não compartilhe canudo!

Efeitos:

Positivos: aumento na disposição física, no foco, no humor e na energia. Negativos: perda de apetite, sensações de paranóia (como de es tar sendo vigiado, ou de que vai morrer etc), im pulsividade, aumento da pressão arterial, da tem peratura corporal e dos batimentos cardíacos. Após o fim dos efeitos, a pessoa pode sentir que não voltou ao seu estado “normal”, e pode sen tir-se mais irritável, lenta, indisposta e deprimida.

Misturas:

Cocaína + álcool, ketam ina ou inalantes: dá falsa impressão de sobriedade, aumenta a sensação de poder, o que pode aumentar as chances de comportamentos de risco.

Riscos:

É comum a adição de adulterantes como ben zocaína, lidocaína, an fetaminas, aspirina, e levamisol, um remédio vermífugo usado em gados que enfraquece o sistema imunológico e que é cada vez mais en contrado na cocaína. A falta de controle de qual idade aumenta os riscos de overdose, porque se uma pessoa está acostu mada a usar uma cocaína com baixa pureza, quan do experimenta uma com alta pureza poderá ter sintomas de overdose. Além disso, a substância atua fortemente na área de recompensa do cére bro e pode levar a um uso problemático se não forem considerados os outros aspectos da vida dessa pessoa.

COCAÍNA

Classificação:

Dissociativo, substância depressora do Sistema Nervoso Central.

Formas de consumo: Cheirada (na forma de sal), injetada no músculo ou oralmente (líquida).

Como reduzir os danos: Evite alimentos pesados ao menos 1h30min antes da experiencia para evi tar náuseas e vomitos. O ideal é ingerir algo leve. Lave as narinas após cheirar. Opte por uma quantidade pequena e espere 20 minutos antes de redosar, vist que os efeitos são cumulativos. Caso precise deitar, de ite-se de lado ou de bruços para evitar aspirar o próprio vômito. Prepare a dose sob uma super fície higienizada. Não compartilhe canudos! Esteja em um lugar se guro e com pessoas de confiança. Teste sua sub stância com reagente colorimétrico!

Efeitos:

Positivos: sensação de flutuação, relaxamento dos músculos, euforia. Negativos: sensação de embriaguez, vertigem, fala arrastada, dificul dade em manter ereção durante o sexo, confusão mental, diminuição da visão periférica aluci nação e náusea.

Duração:

Quando aspirada, os efeitos começam a par tir de 10 a 15 minutos, duram por aproximadamente 1 hora e podem ter efeitos amenos por até 3 horas. Se for con sumido oralmente, esses números dobram, mas depede da alimentação antes da ingestão da subtsância. Se for in tramuscular, os efeitos aparecem em cerca de 5 minutos, e tem a mesma duração de quando aspirada.

Riscos:

Em doses alta pode ex perienciar o efeito k-hole ou buraco, onde há uma forte dissociação com o mundo externo, uma grande dificuldade ou impossibilidade de se mexer, uma distorção dos sentidos, experiência fora do corpo, experiên cia de quase morte, além de uma redução da respi ração e perda de con sciência. Além de deixar a pessoa mais vulnerável, porque pode afetar a visão, os músculos e o equilibrio.

Misturas: Ketamina + álcool, GHB, benzodiazepínicos (al prazolam, diazepam): causam tontura, náusea, e podem afetar o sistema respiratório e cardiovas cular, podendo levar a uma diminuição perigosa de suas funções, que podem levar a morte.

Cuidado!

Ao aspirar, lembre-se que as carreiras devem ser muito mais finas e pequenas do que as de cocaína, pois os efeitos são diferentes. A ketamina aumenta a pressão ocular, então fique aento caso já tenha feito operação nos olhos. Evite fortemente nadar sob efeito de keta! Causa problemas no trato urinário, então beba água.

KETAMINA

Classificação:

Dissociativos, substância depressora do Sistema Nervoso Central.

Formas de consumo: Inaladas ou baforadas.

Como reduzir os danos: Permita intervalos entre as doses e evite o uso contínuo. Não use em pé ou próximo a máquinas e objetos pontiagudos pois isso minimiza as chances de quedas e impactos perigosos. Evi tar longos tragos e não segurar no pulmão por muito tempo. Evitar uti lizar em compartimentos de alumínio (como latas de bebidas) ou mesmo em recipientes plásticos.

Tenha alguém de confiança por perto. Use camisinha se for ter relações sexuais.

Duração:

Efeitos rápidos e breves que iniciam-se em poucos segundos, cerca de 2 minutos de duração total.

Efeitos:

Positivos: amplia sen sações sexuais e o prazer sexual, relaxamen to, sensação de bemestar, aumenta a libído, a sensibilidade ao toque, Negativos: euforia, au mento da frequência cardíaca, queda de pressão, fraqueza, tontu ra, desmaio, dificuldade em manter ereção du rante o sexo e pode causar dores de cabeça posteriormente.

Misturas:

Inalantes + álcool: aumenta as chances de sofrer com enjoos, tontu ras e desmaios; já o uso com estimulantes pode sobrecarregar o coração.

Riscos:

Poppers: poucos riscos físicos e psíquicos a longo e curto prazo, se comparados com os demais, entretanto há o fator de dependência se está muito presente no ato sexual por conta da diminuição do prazer pela ausência da substância.

Lança, loló e demais solventes: perda de equilíbrio, sobrecarga nos rins, fígado, coração, medula óssea e cérebro, podendo danificar esses órgãos à longo prazo, e dependendo da quantidade e da qualidade pode levar à morte por parada cardiorespiratória ou mesmo um acidente vascular.

Cuidado! Poppers e inalantes à base de nitritos não devem ser misturados com medicamentos como viagra e cialis, pois pode levar a uma parada cardíaca. Não encoste o frasco da substância nos lábios ou nariz, visto que são corrosivos. Não deixe a droga próxima de locais com chamas e brasas pois são inflamáveis. O uso regular de poppers tem sido associado a danos na retina e perda visual, que podem ser reversíveis ou não. Nunca engula, pode levar a intoxicação severa e até morte!

INALANTES

Coletivos de RD que atuam em festas! Lótus – Porto Alegre - RS | @coletivolotus / ResPire – São Paulo - SP | @ projetorespire_rd / Brisa – Rio de Janeiro - RJ | @brisa.reducaodedanos / Cai Junto RD – São João del-Rei - MG | @coletivocaijunto / Fique Legal – SC | @rdfiquelegal / Balanceara – Fortaleza - CE | @balanceara / Bem Te Vi – Bauru - SP | @bemtevi.rd / Metanoia – Ubá - MG | @rdmetanoia / Acalma – Ribeirão Preto - SP | @coletivoacalma / Repense – PR | @ repense.rd / Mentalis – SP | @coletivomentalis / Livre – São Carlos - SP | @coletivolivrerd / SobreViver | @sobreviver.rd / Aspira – PR | @cole tivoaspirard / Bateu – Brasília - DF | @rd.bateu / Se Palnte – Salvador - BA | @seplanterd / Massunim – AL | @massunimrd / Recifree – Recife - PE | @recifree.rd / Tribo de Luz – PE | @tribodeluzrd / CoNéctar - PB | @conectarjp / CelebraTe UtP – SP, RN | @celebrateutp

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.