E&M_Edição 30 Outubro 2020 • As Marcas que Marcaram 2020

Page 9

com uma crise humanitária que já matou mais de mil pessoas e causou cerca de 250 mil deslocados. A verba é destinada ao fornecimento de assistência alimentar para aproximadamente 23 mil pessoas, kits de abrigo de emergência e kits de higiene para aproximadamente 2500 famílias e à construção de estradas e drenagem nos acampamentos, reparação de edifícios públicos e gestão de acampamentos para cerca de 50 mil pessoas.

Inspecção. A Inspecção Nacional de Actividades Económicas (INAE) retirou do mercado três marcas de água engarrafada e fechou as respectivas fábricas após detectar microrganismos prejudiciais à saúde, disse o porta-voz da instituição, Tomás Timba. Segundo o INAE, os exames laboratoriais indicaram que três marcas de água mineral eram impróprias para o consumo devido à presença de microrganismos vivos, como coliformes fecais de minhocas e baratas, “pelo que encerrámos as unidades e retirámos os produtos do mercado”. A instituição não revelou quais as marcas em causa. Transporte e Logística. No Relatório e Contas de 2019, da empresa pública Portos e Caminhos-de-Ferro de Moçambique (CFM), o Conselho Fiscal mostra que o activo da companhia continua a cair, tendo se situado em 48,5 mil milhões de meticais, uma queda de 3% face a 2018. Ao msmo tempo www.economiaemercado.co.mz | Outubro 2020

que o activo total apresentou um decréscimo, ao passar de 52,3 mil milhões de Meticais para 49,9 mil milhões de Meticais, de 2017 para 2018, tal cenário continuou a verificar-se em 2019.

EXTRACTIVAS Emprego. O ministro dos Recursos Minerais e Energia, Max Tonela, garantiu, recentemente, que a empresa mineira Vale vai manter todos os postos de trabalho no País, cumprindo uma promessa que assumiu logo após a eclosão da pandemia do covid-19. “As actividades da empresa tiveram uma redução, em virtude da retracção dos principais mercados, sobretudo o europeu e o indiano, mas a administração da empresa tomou decisões para proteger o emprego e não houve redução de mão-de-obra”, frisou o ministro dos Recursos Minerais e Energia. “Desde o primeiro dia, a Vale assegurou-nos que iria proteger os postos de trabalho. Hoje voltou a deixar essa promessa”, sublinhou. Poluição. A mineradora Vale Moçambique assume que a emissão de poeiras continua a ser um “grande desafio ambiental” para a empresa. “É (a poluição) um dos nossos grandes desafios ambientais e a empresa está ciente disso”, afirmou Maurício Simbine, do departamento de Ambiente da mineradora brasileira. O responsável não deu detalhes sobre a quantidade de emissões que a empresa produz, mas assegurou que a mesma instalou uma rede de monitorização de qualidade do ar ao redor das suas instalações. Simbine avançou que os meses de Setembro, Outubro e Novembro foram os “mais críticos” em termos de emissões de poeiras.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.