Issuu on Google+

etembro S Boletim oficial de informação

21, 2013 nãoSábado, falhamos!!

Proibido ler na diagonal Queres mais? Vai à net!

71 , 4000-099 PORTO PORTUGAL Telf.: +351 225 505 863 Telm: + 351 934 833 137 motoclubedoporto.pt

Rua Aurélia de Sousa, ○

mcp@motoclubedoporto.pt sede: 4ª e 6ª, 21h ○

Domingo, 15 de setembro

Passeio Fácil para Trails no Minho litoral - MC Porto Dedicada aos estreantes nos percursos fora de estrada com as suas trails, desde a pesadona 1200 à agradável 125, esta passeata relaxada de cerca de 50 km pelo Alto Minho litoral oferece um dia bem passado, com convívio sobre a moto e à mesa, para além da contemplação das paisagens minhotas a norte de Viana do Castelo.

Simples e descontraída, a parte mais interessante do passeio começará verdadeiramente (após a indispensável ligação da sede do MC Porto ao Minho) na Praia Norte de Viana do Castelo para daí bordejar o Atlântico com passagem pela Gelfa e Vila Praia de Âncora. Começam então os estradões a empinar monte acima – pouco – surgindo as belas paisagens sobre a praia no Monte de Santo Antão (onde será servido um reforço alimentar) e Senhora das Neves. O itinerário aqui rolará pelas serras onde já raramente se vê um carvalho, nas faldas da de Arga, ora na de Sta Luzia, ora no vale do Âncora. O final será em S. Lourenço da Montaria com a tainada no já celebre Caçana com

1

o indispensável champarrion, uma misturada minhota de vinho, cerveja e sabe-se lá que mais.

Programa: 8.30h: Encontro na sede e ligação até Viana do Castelo (80km, +/- 60min.) 10.00h: Encontro em Viana do Castelo, na Praia Norte, para o início da vertente não pavimentada. - Início do passeio, sempre junto ao mar em direcção a Norte e depois monte acima até chegarmos ao Monte de Santo Atão. Cerca de 30km que serão percorridos em 2 horas - Reforço alimentar oferecido pelo MC Porto, para se aguentar até ao lanche

almoçarado no final, servido por simpáticas assistentes. - Continuação do passeio pela Srª das Neves, rumo ao já famoso Café Caçana em Montaria. Cerca de 25 km que serão percorridos em 2 horas. - Aconselha-se moderação no lanche. O regresso ao Porto obriga a 90km - O custo do lanche no Caçana é a dividir pelos presentes.

Inscrições: Sede, 934 833 137 ou ErnestoBrochado@motoclubedoporto.pt Preços: Sócio 9 euros; Não sócio: 14 euros;


Sábado, 21 de Setembro Sabrosa – Alto Douro Vinhateiro

Passeio à Lagarada MC Porto – Motoboxe O Moto Clube do Porto e a Motoboxe tem o prazer de te apresentar esta oportunidade irrecusável: O Passeio à Lagarada!

Nem mais, nem menos. Vamos passear de moto até ao Alto Douro Vinhateiro, percorrer algumas das suas estradas mais bonitas, almoçar bem e confortavelmente, conhecer a vida e obra de Miguel Torga e visitar uma das quintas mais charmosas da região: a Quinta do Crasto. E é aí que acontecerá o momento do dia, da semana, do mês ou do ano: mudaremos de roupa, vestindo calções e t-shirts velhas para, sem hesitar, saltarmos para dentro dos lagares, pisando as uvas ao som de muita cantoria. Podem já começar a ensaiar o cancioneiro! A lagarada terminará com lanche na própria quinta, para recuperar energias para o regresso, calmo e de barriga cheia de bons momentos. Percurso: facílimo e bem pavimentado, avivará a memória da velhinha N15 que sobe e desce o Marão. Sossegada, elevanos suavemente por troços muito panorâmicos e de onde até se vê bem as obras do futuro túnel. A paragem matinal será nos cafés da aldeia de Boavista. Mas as estrada mais bonitas serão já no concelho de Sabrosa: a que desce ao Pinhão, que percorre uma margem sossegada do douro e nos eleva de novo a S. Martinho de Anta (terra de Miguel Torga), percebendo-se perfeitamente a

2

transição do granito para o xisto, com o vale do Douro a abrir-se à nossa frente. Pelo meio, a aproximação e entrada na Quinta do Crasto. Esta Quinta, grande produtora de vinhos de qualidade, é um espaço fechado ao público, para usufruto exclusivo da família Roquette. Somos uns privilegiados em poder usufruir dela.

Programa (300 km): 9.00h: Encontro na Motoboxe (Rua de Camões) com os habituais café (só até às 9.20h) e briefing oferecidos; - Arranque em caravana pela A4 até Amarante e N15 por Candemil e Alto do Espinho;; 10.45h: Paragem em Boavista (cafés à face da N15); 11.15h: De novo na estrada pela N15, IP4, Vila Real e N322 até S. Martinho de Anta; 12.15h – 12.45h: Visita ao Espaço Miguel Torga ; 13.00h: Chegada a Sabrosa e almoço no Restaurante Solar 1; 15.00h: Partida em caravana pela N323, descendo até ao Pinhão e continuação por Chanceleiros, Covas Douro e Ferrão; 16.10h: Chegada à Quinta do Crasto; 16.30h: LAGARADA e lanche; 18.30h: Regresso ao Porto em caravana por Paradela de Guiães, S. Martinho de Anta (reabastecimento), Vila Real e IP4 .

Inscrições até 4ª feira, dia 18 Sede, 934 833 137, stand Motoboxe ou ErnestoBrochado@motoclubedoporto.pt, Passeio limitado a 80 pessoas Preços: Sócio ou cliente Motoboxe: 18 euros; Não sócio: 23 euros; Após dia 18: mais 2 euros e sujeito a vagas; A inscrição inclui o almoço, visita ao Espaço Miguel Torga, LAGARADA e lanche na Quinta do Crasto e Sorteio Motoboxe. NÃO ESQUECER: Calções e t-shirt velha para pisar as uvas no lagar Durante a lagarada, partilharemos os lagares e festa com os mototuristas do Moto-rali Turístico de Barcelos, evento de âmbito nacional. A festarola está garantida. O Moto Clube do Porto agradece o apoio da Motoboxe, Quinta do Castro, Associação Douro XXI e Câmara Municipal de Sabrosa!


Sábado, 5 de Outubro, 14h na sede Em 2012 foi assim. Uma sede nova e maior apinhada de equipamentos motociclisticos... e tralhas dos mais diversos tipos. Somos como a Exponor: Grandes feiras, grandes negócios

12ª Motofeira da Ladra MC Porto Como continuamos a apertar o cinto e o capacete, nada como ganhar uns trocos com aquilo que já não nos serve, que estorva em casa e comprar quase grátis o que nos faz jeito. Onde? Na Motofeira do MC Porto, claro! É assim há mais de uma década e só duvida quem nunca lá foi. É divertido vermo-nos na pele de “marroquinos” a marralhar e a apregoar e a disputar a melhor negociata. E há já vários anos que os artigos para vender não se cingem ao motociclismo. Podes trazer candelabros, sofás, roupa, rádios e TVs, o periquito e a patroa. Vendese tudo na Motofeira! ○

O bar estará aberto, haverá muita bifana a sair, e quem chegar primeiro fica aos melhores lugares de venda.

Programa:

Domingo, 15 de Setembro

14.00h: Abertura para vendedores. 14.30h: Abertura para público

Meia-Maratona do Porto (colaboração)

Preço das “bancas”: sócios: 1 euro meia mesa; 2 euros mesa completa. Não sócios é a duplicar. O espaço exterior diante da sede também será cobrado. 1 euro cada metro quadrado Não precisa pré-inscrição. É aparecer, com toneladas de tralhas ○

Lá estará o Moto Clube do Porto a trabalhar com 14 motos nesta grande prova da Invicta, talvez em directo na RTP como nos últimos anos. Teremos de fazer a barba e lavar as motos…

Mais para Outubro 5 – Corrida Nocturna no Parque da Cidade Uma estreia e que ainda nem sabemos bem como vamos participar. A RunPorto quer o MC Porto a abrir esta nova prova, sábado à noite, nos caminhos do Parque da Cidade. Mas não podemos ir para lá com as nossas motos…

12 – Jantar das Vindimas Que bem que sabe a feijoadinha da D. Lurdes… Já estamos a salivar. Esta nova sede é bem maior e cabemos mais à mesa. Os voluntários do trial da Bonjóia, no dia seguinte, são convidados para este jantar.

13 – 7º Trial da Bonjóia O MC Porto voltará a organizar uma prova de Campeonato Nacional de Trial na Cidade do Porto. Para este outdoor precisaremos de cerca de 30 voluntários. O jantar de véspera é oferta!

26 e 27 – Passeio ao Rio Sil (Galiza) MCP – Antero & Filhos Continuamos a sugerir que metam mais uns trocos no mealheiro para esta passeata inédita, aos desfiladeiros e soutos galegos, pelo vale onde corre o Sil, afluente do Rio Minho. Dormiremos em A Pobra de Trives, num percurso que escolheu as estradas mais bonitas desta região desconhecida da maioria. As inscrições abrirão no início Miradouro de Outubro e serão limitadas sobre o Rio Sil. à pouca hotelaria existente.

Tão perto e tão desconhecido

27 – Passeio TT em Valongo MCP - Motoboxe Será um TT fácil, apesar do Outono poder fazer das suas, complicando os trilhos. Bom para iniciantes.

4


Agosto é mês de acalmar e descansar neurónios. Após o Trial de Esposende, dia 3, o MC Porto colocou na estrada o “Dekarta” e manteve a sede aberta e foi até Góis:

11. Dekarta tórrido no Minho Os 407 km deste ano foram idealizados pelas bonitas e retorcidas estradas do Alto Minho e Galiza com o ponto obrigatório de passagem mais a norte ser a atlântica e espanhola Baiona.

A Festa da Moto pegou de estaca!

A moto do Miguel Ângelo a provar a passagem em Vilar de Mouros. O Dekarta é assim Com o papel dos nomes de terras e terreolas a ser entregue de manhã cedo no clube aos 21 condutores onde se destacavam 3 valorosas senhoras, este grupo começou logo a estudar no mapa a melhor rota para passar – entre outras localidades menos conhecidas e que impediam o uso de autoestradas – a Barcelos, Lanheses, Cerveira, Baiona, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Campo do Gerês, Póvoa de Lanhoso e Santo Tirso. Calor, alguns domingueiros e o velho e bom hábito de juntar os amigos à mesa fez com que ninguém completasse o percurso em menos de 10 horas. Alguns até levaram mais de 14. Outros ainda nem chegaram! Sempre sorridentes, arribaram ao clube, com as fotos que provavam a passagem no percurso, cheios de episódios para contar e ainda com mais fome para o jantarconvívio final.

18 a 20. Góis é um fenómeno O MC

4

Porto esteve presente na 20ª Concentração de Góis, graças á simpatia e hospitalidade de Góis MC, clube que nos honra com a sua amizade. Vários elementos dos corpos sociais do MCP, ajudados por outros sócios, marcaram presença no evento e montaram uma campanha de recolha de fundos para o Ilídio Neto.

Continuam a chegar, vindos de todo o lado, os elogios à 3ª Festa da Moto Henisa. Nas revistas, dos motoclubes, das entidades participantes, do público anónimo…O maior e melhor evento que o Moto Clube do Porto já conseguiu organizar na Cidade do Porto, marca pelo conceito diferente e pela imagem extremamente positiva que dá da Moto ao público em geral. Obrigado, uma vez mais, a todos os que nela colaboraram!

Tu e o clube ganham com o Cartão BP 6 cêntimos por litro não é de recusar. Há postos que fazem mais desconto, sem dúvida, mas nem sempre estão a jeito quando precisamos. Aproveita o teu cartão BP/MCP. Anda com ele a postos na carteira e confirma que funciona mesmo. Não acumula com campanhas que a bomba já esteja a fazer. Mas, com campanhas ou não, passa sempre o cartão MCP para o teu clube receber 0,075 euros por litro, o que dá 15 cêntimos por cada 20 litros. O cartão tem o teu nome mas podes emprestá-lo a quem quiseres.

Conta Solidária para o Ilídio Neto Aproveitamos para relembrar que estás bem a tempo de apoiar o teu consócio e clube. A transferência, por Multibanco, nos balcões das instituições bancárias ou através da internet, deve ser feita para a conta com o NIB:

0010 0000 3859 5020 002 64. É que o Agosto também parece ter sido de férias para o espírito solidário. A conta mantém-se nos 6.712 euros, muito distante da verba gasta no resgate de emergência efectuado.

Motícias na hora Actualiza o teu e-mail Continuamos a pedir para actualizares o teu contacto de e-mail para sergiocorreia@motoclubedoporto.pt É que cada vez mais utilizamos newsletters para, rapidamente, promover um passeio ou evento que surja de páraquedas. Não queres ficar de fora, pois não? Aproveita para pedir o boletim mensal por e-mail Obrigado pela direcção

Ernesto Brochado (director executivo)


Boletim mcp setembro 2013