Manual identidade visual P1

Page 1




Desenvolvido por: Beatriz Sobral Tavares Gabriel Dau Isadora Ione Mathias Netto Mayra Vaz Carneiro Orientação Identidade Visual – Professora Gisela Costa Pinheiro Monteiro SENAI CETIQT Bacharelado em Design Coordenador – Professor Marco Aurelio Lobo Junior Turma 2018-1 – 4o período, manhã Campus Riachuelo


Sumário

A. Apresentação 1. Sobre este manual 2. Posicionamento da marca 3. O briefing 4. O conceito 5. O processo criativo (símbolo e logotipo) B. A marca 1. Elementos primários 1.1 Versões Assinaturas em cores sobre fundo positivo Assinatura em cores sobre fundo negativo Assinaturas a traço sobre fundo positivo Assinaturas a traço sobre fundo negativo Assinaturas sobre fundos fotográficos (claros e escuros) Área de proteção Comportamento (com outras marcas) 1.2 Redução máxima (mm) 1.3 Aplicações incorretas 2. Elementos secundários 2.1 Cor Cores principais Cores de apoio 2.2 Alfabeto de apoio 3. Elementos acessórios 3.1 Grafismo (opcional) 3.2 Mascote (opcional) 3.3 Fotografias (diretrizes para produção de imagens) 3.4 Padronagem e/ou estampa localizada C. Aplicações da marca 1. Papelaria (livre) 2. Embalagem (livre) 3. Tag 4. Coleção (fotos dos produtos no estilo de editorial) D. Fichas técnicas dos produtos Presente 1. Ecobag com estojo (incluir detalhamento das etiquetas) Presente 2. Mochila (incluir detalhamento das etiquetas)



A.

Apresentação



A.

Este manual é um documento técnico que possui informações de como utilizar corretamente a marca VEREDA. O objetivo das informações aqui reunidas é uniformizar a comunicação visual da marca através da sua padronização, para fortalecê-la e evitar que ela perca suas características principais. O diferencial desta publicação está na aplicação da marca em uma coleção exclusiva presentes para os funcionários do SENAI CETIQT.

APRESENTAÇÃO

A.

1. Sobre este manual|

9


2. Construção da marca

A APRESENTAÇÃO 10

Slogan Experimente novos rumos Sobre a marca Viemos propor atalhos, veredas, soluções inteligentes e práticas para quem se desloca, diariamente, à pé ou em transportes públicos, e busca algum conforto nesse trajeto. Somos uma marca moderna e inovadora de pocket solutions. Posicionamento A vida urbana é corrida e cheia de imprevistos. Buscamos caminhos diversos, e que ao mesmo tempo sejam práticos e confortáveis. Nossos produtos são pensados visando facilitar o deslocamento em meios coletivos ou alternativos de transporte. Propósito A mobilidade nos centros urbanos precisa ser repensada de forma sustentável. Nossa proposta é estimular formas alternativas de deslocamento menos poluentes e mais inclusivas, que possam ser aliadas aos conceitos de conforto e dinamismo. Somamos a isso a utilização de materiais de origem ecológica na confecção de nossos produtos.


3. Missão; Visão; Valores

Missão Fazer com que as pessoas se sintam amparadas e parte de uma nova proposta de cidade, inclusiva e sustentável. Nossa missão é provar que novos rumos, veredas que aliviem a aridez dos meios urbanos e despertem para novas experiências, são possíveis.

APRESENTAÇÃO

A.

Visão Nosso desafio é atrair cada vez mais adeptos à mobilidade urbana sustentável, investindo no desenvolvimento de produtos e soluções inovadoras para a promoção de uma vida melhor e mais saudável a todos que se deslocam diariamente pela cidade. Valores - Atuar ativamente na redução de impactos ambientais. - Incentivar o uso de transportes coletivos e alternativos. - Estimular novos hábitos e fomentar o consumo consciente. - Utilizar matérias-primas eco-friendly . - Agir com transparência e coerência com os princípios que norteiam nossa marca.

11


4. Marca l 4.1 Conceito

A APRESENTAÇÃO

Vivemos em uma época em que há cada vez mais o que ser feito em um curto espaço de tempo. A marca Vereda foi pensada ao observar a mobilidade urbana ineficiente que temos no Brasil e o tempo obrigatoriamente utilizado nos inúmeros trajetos do nosso dia-a-dia atarefado. Assim, associamos a praticidade no uso dos produtos com o objetivo de agregar conforto e funcionalidade aos deslocamentos diários.

O

m

o 12


4. Marca l 4.2 Processo Criativo: marca individual Beatriz Sobral Tavares

A. APRESENTAÇÃO

O

design da marca apresenta duas vias em sentidos opostos representando diversidade de caminhos possíveis. As vias se entrelaçam e tomam rumos distintos, passando a ideia de movimento e mobilidade. As linhas finas e simples e a fonte sem serifa obedecem un design mais minimalista, transmitindo sensação de praticidade. Os tons de verde escolhidos remetem ao caráter sustentável da mobilidade que a marca propõe, enquanto a opção com cor de terra remete à aridez atravessada por uma alternativa verde.

13


4. Marca l 4.2 Processo Criativo: marca individual Gabriel Dau

P

A APRESENTAÇÃO

V E R E D A

14

V E R E D A

ensando na mobilidade diária urbana, Vereda proporciona eficiência e conforto para seus clientes. Sendo sinônimo de “atalho”, o conceito da logomarca foi trabalhado em cima de referências como os próprios centros cosmopolitas, a sofisticação contemporânea, o modernismo e a temática regionalista da segunda fase do movimento.


4. Marca l 4.2 Processo Criativo: marca individual Isadora Ione Mathias Netto

A. APRESENTAÇÃO

A

marca Vereda foi inspirada nos milhares de quilômetros de estradas e faixas de trânsito existentes, que infelizmente, não são proporcionais às suas funcionalidades. O ondulado da marca sugere às curvas, o preto ao asfalto e as duas listras às faixas de trânsito. O meio de transporte rodoviário segue sendo o mais utilizado no mundo, e mesmo com seus contras, auxilia à chegada do destino de todos os seus usuários. Por isso, propomos confortar esses percursos com a praticidade dos nossos produtos.

15


4. Marca l 4.2 Processo Criativo: marca individual Mayra Vaz Carneiro

A APRESENTAÇÃO 16

A

imagem da marca foi pensada tanto em relação ao ambiente urbano, remetendo a arranha-céus, quanto nas diversas possibilidades de caminhos, expressas nas linhas que vêm e vão, provocando sensação de mobilidade. A fonte foi eleita de forma a passar a ideia praticidade. Ela se estica, acompanhando o movimento ascendente dos prédios. Na versão com cor, as letras E e R que se unem recebem uma coloração esverdeada, apresentando também elas opções diversas de caminhos a serem percorridos. O verde foi eleito para representar a preocupação sócio-ambiental característica da marca Vereda.


4. Marca l 4.3 Processo Criativo: marca do grupo Conceito

O processo criativo da marca foi pensado para se atingir um conceito visual imediato que pudesse agradar o público que a marca busca atingir: pessoas que de deslocam diariamente por centros urbanos multifacetados e precisam de praticidade e conforto em seus trajetos. Vereda foi a palavra escolhida para nomear a marca, e significa atalho, caminho alternativo e mais eficiente. A opção por um vocábulo nacional e de pouco uso contemporâneo teve o propósito de trazer alma ao produto, sentimento de pertencimento e interesse nas questões que envolvam a busca de mobilidade sustentável nos centros urbanos brasileiros. O espaçamento entre os caracteres e a fonte escolhida, clean, sem serifa e alongada, transmitem uma simplicidade minimalista, que representa essa busca de ideias simples, mas práticas, para tornar o deslocamento diário mais agradável.

A. APRESENTAÇÃO

A ideia da marca sempre foi a de transmitir os conceitos de praticidade e mobilidade, tendo sido concebida para dar identidade a produtos facilitadores da vida urbana.

17


4. Marca l 4.3 Processo Criativo: marca do grupo Infográfico

O

A APRESENTAÇÃO

“X” manipulado, com um lado inteiro e outro partido em dois, foi projetado para representar veredas, atalhos que cortam caminhos. Também faz referência ao livro “Grande Sertão: Veredas” de Guimarães Rosa, obra que influenciou a escolha das cores para a marca colorida. Na versão a cores, foram trabalhadas as ideias de soluções alternativas sustentáveis (verdes) em meio ao « sertão » (tom terroso) que são os nossos centros urbanos.

18

V E R E D A


Estar aberto a novas possibilidades. Arriscar novos caminhos. Promover mudanças em si mesmo e no mundo, em benefício da natureza e dos seres humanos. É tempo de compartilhar, de respeitar o nosso próprio ritmo. Em meio ao caos da cidade grande, uma nova forma de se relacionar com os outros, consigo mesmo e com o ambiente que nos cerca é possível.

A. APRESENTAÇÃO

s,

5. Coleção l 5.1 Conceito

a

A mini-coleção Mutações, mais que um um convite à reflexão, é um desafio de mudança. Ao experimentarmos diferentes formas de relacionamento com o mundo, nos transformamos, tal qual uma lagarta em sua metamorfose. Os acessórios que compõem a coleção foram pensados de forma a conferir praticidade e conforto nos deslocamentos do dia-a-dia, sendo eles à pé, de transporte público ou em cima de uma bicicleta. Seja como for, que nos arrisquemos sempre em novas Veredas na direção de constantes aprendizados.

19


5. Coleção l 5.2 Processo Criativo Beatriz Sobral Tavares

B

olsa acoplável em bicicleta. Para aqueles que vivem de forma sustentável e lançam mão da bicicleta como meio de locomoção, esta bolsa estilo carteiro pode ser acoplada ao guidão da bicicleta, passando às vezes se cestinha e permitindo fácil acesso ao conteúdo, mesmo pedalando. As tiras da frente passam a prender a bolsa com segurança na bicicleta, havendo ainda outra tira nas costas da bolsa, para fixação vertical.

A APRESENTAÇÃO Scanned with CamScanner

Scanned with CamScanner

20

Scanned with CamScanner

Scanned with CamScanner

M

e

p c


o.

a

A. APRESENTAÇÃO

a

M

ochila com capa de chuva e meia para sapatos. A mochila foi pensada para quem se locomove pelos centros urbanos e busca segurança. Todos os acessos são escondidos, com zíper principal nas costas e zíper na parte escondida da frente da mochila. Neste compartimento, encontra-se um par de meias longas impermeáveis para proteger o sapato em dias de chuva. Nas costas da mochila há ainda uma bolsa destacável, que guarda uma capa de chuva para os momentos de imprevistos.

5. Coleção l 5.2 Processo Criativo Beatriz Sobral Tavares

Scanned with CamScanner

21


5. Coleção l 5.2 Processo Criativo Beatriz Sobral Tavares

A

lmofada. Este produto foi projetado para o conforto de quem se locomove de ônibus, metrô, trem, e mesmo avião, por ser uma almofada em forma aproximada de um triângulo, com 3 ventosas em cada ponta, permitindo a boa aderência ao vidro, sem perigo de cair. Há ainda um compartimento para celular na parte de trás do produto e orifícios para passagem dos fones de ouvido, garantindo ainda maior comodidade e segurança.

A APRESENTAÇÃO 22

Scanned with CamScanner

Scanned with CamScanner

Scanned with CamScanner

M

d um

t

m

b


m

a

s

M

A. APRESENTAÇÃO

o -

ochila-cesta de bicicleta. O último acessório diário desta coleção se baseia em um conceito neoconcretista, que visa propor uma estética mais rígida e fora dos padrões de modelagem de mochilas. As alças se transformam em extensões que prendem-se no guidão de bicicleta, transformando-se em uma cesta natural.

5. Coleção l 5.2 Processo Criativo Gabriel Dau

23


5. Coleção l 5.2 Processo Criativo Gabriel Dau

A APRESENTAÇÃO 24

M

ochila com partes especiais. Inspirada no minimalismo artístico da primeira metade do século XX e, consequentemente, nas obras de Richard Serra e Amilcar de Castro, a mochila apresenta um formato inovador e sóbrio, perfeito para pessoas que prezam pelo básico e pelo utilitário. Acompanha o produto uma capa de chuva e um par de meias impermeáveis.

T

A uti A

d


o

A. APRESENTAÇÃO

-

T

ravesseiro. Inspirado no formato das hemácias do corpo humano, a fim de proporcionar um conforto para as viagens urbanas, o travesseiro é ideal para aqueles que fazem longos percursos diariamente. Além disso, o item pode ser utilizado em carros e aviões. A ventosa acoplada no hack flexível permite que o produto seja mais versátil e útil para o cliente.

5. Coleção l 5.2 Processo Criativo Gabriel Dau

25


5. Coleção l 5.2 Processo Criativo Isadora Ione Mathias Netto

A APRESENTAÇÃO 26

B

olsa-cesta de bicicleta, que tem um design inovador e eficiente, caso você use a bicicleta como meio de transporte, pois facilita o deslocamento de objetos indispensáveis no dia-a-dia, como carteira e chaves. Quando a bolsa está aberta, há dois espaços que se encaixam no guidão, transformando a bolsa em um compartimento como uma cesta.


A. APRESENTAÇÃO

M

ochila com partes especiais. Uma mochila compacta com um espaço interno pensado pra quem se previne para as oscilações do tempo. O produto contém duas meias antiderrapantes e impermeáveis que são usadas como compartimentos menores e dentro de uma delas contém uma capa de chuva dobradinha em caso de emergência!m.

5. Coleção l 5.2 Processo Criativo Isadora Ione Mathias Netto

27


5. Coleção l 5.2 Processo Criativo Isadora Ione Mathias Netto

A APRESENTAÇÃO 28

T

ravesseiro triangular é anatomicamente pensado para que de encaixe entre o ombro e a cabeça, tendo a parte maior como base para apoiar em uma superfície reta, como uma parede de aeroporto ou janelas de qualquer meio de transporte.


5. Coleção l 5.2 Processo Criativo Mayra Vaz Carneiro

A. APRESENTAÇÃO

B

olsa carteiro com fecho em fivela. Feita em material impermeável e resistente, como a lona, para que o modelo que se assemelhe a uma caixa. Laterais sanfonadas que se abrem para que a bolsa se transforme num cesto de bicicleta. As fivelas se prendem ao guidão, enquanto o tampo da bolsa passa para a parte de trás ou permanece cobrindo a abertura superior. As cores escolhidas são as mesmas da logomarca.

29


5. Coleção l 5.2 Processo Criativo Mayra Vaz Carneiro

A APRESENTAÇÃO 30

M

ochila em material impermeável e resistente, como a lona, em formato retangular com as extremidades arredondadas. Em estampa exclusiva da coleção Mutações e cores da logomarca principal. Possui dois atributos decorativos que se transformam em objetos úteis no caso de uma chuva. Às laterais da mochila se prendem um par de espécies de galochas com amarração na perna, enquanto a aba externa se transforma numa capa de chuva. Embora a aba aparente o acesso ao interior da mochila, o mesmo é realizado, na verdade, por um zíper.


5. Coleção l 5.2 Processo Criativo Mayra Vaz Carneiro

A. APRESENTAÇÃO

T

ravesseiro portátil para ser utilizado no transporte público. Em tecido macio e recheio de fibra de silicone. Recoberto por estampa exclusiva da coleção Mutações. Possui quatro ventosas, que permitem melhor fixação em janelas ou encostos. Possui uma alça que se prende a uma fivela, para que possa ser carregado com maior praticidade, prendendo-o ao corpo como uma espécie de bolsa ou pochete, ou até mesmo pendurando-o em bolsas, malas e mochilas.

31



B.

A marca



B. A MARCA

B.

1. Elementos primĂĄrios| 1.1 VersĂľes Assinaturas em cores sobre fundo positivo

35


1. Elementos primĂĄrios | 1.1 VersĂľes Assinaturas em cores sobre fundo negativo

B. A MARCA 36


1. Elementos primários| 1.1 Versões Assinaturas a traço sobre fundo positivo

A MARCA

B.

37


1. Elementos primários | 1.1 Versões Assinaturas a traço sobre fundo negativo

B. A MARCA 38


1. Elementos primários | 1.1 Versões Assinaturas sobre fundos fotográficos (claros e escuros)

A MARCA

B.

39


1. Elementos primários | 1.1 Versões Área de proteção

B. A MARCA 40


1. Elementos primĂĄrios | 1.1 VersĂľes Comportamento com outras marcas

A MARCA

B.

41


1. Elementos primários | 1.2 Redução máxima (mm)

B. A MARCA 42


1. Elementos primários | 1.3 Aplicações incorretas

A MARCA

B.

43


2. Elementos secundรกrios | 2.1 Cor Cores principais

B. A MARCA 44


2. Elementos secundรกrios| 2.1 Cor Cores de apoio

A MARCA

B.

45


2. Elementos secundรกrios | 2.2 Alfabeto de Apoio

B. A MARCA 46


3. Elementos acessรณrios| 3.1 Grafismo (opcional)

A MARCA

B.

47


3. Elementos acessรณrios| 3.2 Mascote (opcional)

B. A MARCA 48


3. Elementos acessórios| 3.3 Fotografias (diretrizes para produção de imagens)

A MARCA

B.

49


3. Elementos acessรณrios| 3.4 Padronagem e/ou estampa localizada

B. A MARCA 50


A MARCA

B.

51



C.

Aplicações da marca



C. APLICAÇÕES DA MARCA

C.

1. Papelaria (livre)

55


2.Embalagem (livre)

C. APLICAÇÕES DA MARCA 56


APLICAÇÕES DA MARCA

3. Tag

C.

57


4.Coleção (fotos dos produtos no estilo de editorial)

C. APLICAÇÕES DA MARCA 58


APLICAÇÕES DA MARCA

C.

59



D.

Fichas tĂŠcnicas dos produtos



D. FICHAS TÉCNICAS DOS PRODUTOS

D.

Presente 1. Ecobag com estojo (incluir detalhamentos das estiquetas)

63


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.