Boletim EPIDEMIOLOGICO SARAMPO
O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática Max Freitas Mauro Filho Prefeito
Jorge Luiz Carreta Vice Prefeito
Jarbas Ribeiro de Assis Junior Secretário Municipal De Saúde
Stella Dias Sub Secretária de Atenção Primária a Saúde
Giovana Seabra Ramalho Coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal
Rafaela Cassiano Zamboni Referência Técnica das Doenças Exantemáticas
Waleska Fernandes Peruchi Referência Técnica do Programa Municipal de Imunizações
Luisa Gasperazzo Vigna Referência Técnica da Rede de Frio Municipal
Pollyana Marques Ferreira Referência Técnica do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações/SIPNI
aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. (Ministério da Saúde)
A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após. (Ministério da Saúde)
SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA
Nos últimos anos, casos de sarampo têm sido reportados em várias partes do mundo e segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os países dos continentes europeu e africano registraram o maior número de casos da doença. (Ministério da Saúde) Este ano, o setor de vigilância epidemiológica recebeu, 17 fichas de notificação compulsória de casos suspeitos de sarampo. Todos os casos foram investigados e monitorados. Do total de casos notificados, 16 foram descartados, nenhum foi confirmado e 01 está sob investigação. O caso que ainda permanece em investigação trata-se de uma criança do sexo masculino, 11 meses de idade e não vacinada contra o sarampo por não possuir idade mínima dentro do protocolo da rotina, para receber a vacina tríplice viral.
ESTRATÉGIAS ADOTADAS
Desde o ano de 2018, o município de Vila Velha, junto aos Rua Castelo Branco nº 1803, Olaria/Vila Velha 3388-4185 e 3388-4186 vigilancia.epidemiologica@vilavelha.es.gov.br
demais municípios do estado, vem se reunindo com a Secretaria Estadual de Saúde/SESA com o objetivo de intensificar as ações de vigilância dos casos suspeitos de sarampo, avaliar a situação epidemiológica e adotar