Grupo de Igualdade de Gênero

Com objetivos gerais de conectar pessoas, escutando, entendendo e debatendo sobre as causas que geram a desigualdade de gênero na empresa, proporcionando um ambiente de troca, realizando ações de sensibilização internas e ações para engajamento.
Igualdade aliada ao senso de justiça social
Se baseia no equilíbrio dos desiguais
Oportunidades iguais considerando as diferenças entre os indivíduos
Você conhece o tema Igualdade de Gênero?
Ação realizada entre os dias 12 a 16 de julho de 2021 nas plantas de Cruzeiro e Resende.
Público: Supervisores e Gestores:
Data: 25/08/2022
Horário: 09h00 às 10h15
Horário: 20h00 às 21h15
Público: Supervisores e Gestores:
Data: 26/08/2022
Horário: 09h00 às 10h15
Muito mais que uma data comemorativa, representa um dos grandes transformadores sociais no mundo.
A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu, em 2014, o dia 19 de novembro como Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, para celebrar, discutir e evidenciar a importância do papel da mulher e o combate às desigualdades no ambiente empreendedor.
Com o trabalho milhões e milhões de mulheres saem da condição de vulnerabilidade, tanto aqui no Brasil como no mundo inteiro, passando a ter mais liberdade, financeira e pessoal, e colaborando ou mesmo sustentando o orçamento doméstico.
Segundo um levantamento do Banco Mundial realizado em 2021, o Brasil em 124º lugar no ranking dos países com melhor ambiente de negócios. O relatório levou em conta aspectos como a abertura de empresas, obtenção de alvarás de construção, registro de propriedade, pagamento de impostos e execução de contratos e concluiu que a burocracia no Brasil é um grande entrave para a abertura e avanço das empresas.
Quando quem se propõe a empreender é uma mulher, a situação é ainda mais delicada. Segundo dados do Relatório Especial de Empreendedorismo Feminino no Brasil, divulgado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em 2019, as donas de negócios têm um nível de escolaridade 16% superior ao dos homens, mas, apesar de mais qualificadas e representarem a maioria no setor, as mulheres empreendedoras ganham cerca de 22% a menos que os homens.
Fato é que, se as dificuldades e desigualdades são tantas no mercado de trabalho e na sociedade, no que tange a força de vontade para empreender e mudar o mundo, revela-se que a presença feminina será cada vez maior e mais influente.
Ainda há um caminho muito longo a ser percorrido para que as mulheres alcancem o patamar de igualdade, o que é absolutamente justo e compreensível, não porque querem ser iguais, mas porque querem direitos iguais.
Então, se você mulher quer empreender, quer ter sua independência financeira, apoie-se neste importante incentivo: o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino e aposte em si mesma.
https://portal.al.go.leg.br/noticias/128411/protagonismodelas#:~:text=Comemorado%20no%20%C3%BAltimo%20s%C3%A1bado%2C %2019,criada%20em%202014%20pela%20ONU.
https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2021/11/19/19-denovembro-e-o-dia-mundial-do-empreendedorismo-feminino
https://gestaoclick.com.br/blog/dia-mundial-do-empreendedorismofeminino/
https://exame.com/pme/veja-iniciativas-gratuitas-de-capacitacao-paraempreendedoras/