CCVP

Page 78

Julio Andery

para ver como ela é boa mesmo.

Propaganda criativa são soluções diferentes para os problemas comuns. É como você se comporta diante do problema. Você tem que fazer com que as pessoas descubram que elas precisam de um determinado produto. Coisas que nem elas faziam idéia do quanto seriam necessárias para a vida delas.

É a propaganda do cara que, mesmo sabendo que ser criativo é ser claro e didático (porém não babaca e de uma maneira interessante, ela não é.

É contar uma história de uma forma diferente. O óbvio? O simples. É você trabalhar algo de verdade de uma maneira diferente, seguramente.

Leonardo Macias É aquela que sua mãe se lembra. Porque de alguma maneira, a propaganda foi criativa a fez se lembrar. Ela não vê muita coisa todos os dias? A gente não vê um monte de coisas todos os dias?

1

Somos invadidos por propaganda todos os dias e todas as horas, nas ruas, nos ônibus, no metrô, no sinaleiro, etc.

De repente fico vendo as Casas Bahia, que era sinônimo de propaganda de “merda”, e vejo uma campanha ótima. No mês passado, estava mostrando o dia-a-dia das pessoas nas casas delas com os produtos comprados nas Casas Bahia. Mostrando a humildade das pessoas e como esses produtos, que elas levaram para casa, viraram um membro a mais da família. Achei do “caralho”. Vejo na mesma categoria de varejo a Marabrás, que conseguiu encontrar um ícone interessante para ser lembrado, mas mesmo assim, não tem a simplicidade de assumir o ícone, aquela dupla sertaneja que bate palmas quando finaliza o comercial. Todo mundo se lembra disso. E começam a fazer Men In Black. Eles saem de preto com metralhadoras matando os preços, aí surge um carro de Batman e sai com uma metralhadora...

1

Isso faz com que a propaganda criativa seja o que é: um construtor de vendas.

Assim começa-se a inventar aquilo o que já foi inventado, que já estava feito. Quanto mais simples fosse, melhor. Isso é criativoso. Querer inventar onde não precisa disso. Não precisa de uma volta tão grande.

O que às vezes a gente concorda ou discorda do que é criativo numa peça vai do gosto pessoal de cada um.

Onde preciso ser popular e tento sofisticar de uma maneira imbecil, é estar fazendo uma propaganda criativosa.

Se o anúncio for diferente, vai conseguir que se lembrem dele.

A propaganda criativa foi aquela que de algum jeitinho conseguiu convencer e surpreender você. Aquela que convenceu você, que foi bom assistir um brake comercial. Aquela que quando você lê uma revista, desperta um sorriso e acaba despertando um desejo. Isso é a propaganda criativa. Propaganda não criativa é aquela de que não me lembro, que pulo a página ou mudo o canal. Só me lembro do preço, mas não me lembro de quem anuncia o preço. A propaganda criativa é fácil de reconhecer, pois basta você lembrar dela

Você crê que há um distanciamento entre a

Propaganda criativosa é uma divisão da propaganda criativa. É aquela idéia que quer ser boa, mas não é.

2 2

PROPAGANDA QUE GERA RESULTADOS

e a PROPAGANDA

CRIATIVA QUE GANHA PRÊMIO

?

Justifique sua resposta.

Eduardo Spinelli Infelizmente o que se tem visto é uma dissociação da propaganda criativa da que gera resultados. O ideal não seria isso. Vimos recentemente o episódio do KY, que venceu Cannes e foi produzido pela DPZ, o que considero o maior mico do ano (a agência não tinha a conta desse produto). Era um anúncio fantasma e o próprio cliente falou que aquele anúncio nunca havia sido veiculado. Acredito que dá para conciliar uma idéia criativa que todo mundo gosta e sai comentando na rua.

Gustavo Gobbato É bem complicado. Cada vez mais o cliente t4m em mente quatro coisas: A primeira é: resultados, a segunda é: resultados, a terceira é: resultados e a quarta bem lá longe, é resultado. Ele espera que suas vendas sejam alavancadas, que seus serviços sejam divulgados, que as pessoas lembrem-se do seu produto e que, conseqüentemente, gere lucro para o seu negócio. Não existe outro sentido na propaganda senão o de estimular o consumo.

A propaganda criativa deve ser ao mesmo tempo criativa e gerar resultados, não deixando de ser efetiva. Como o foco no cliente é a venda, ele cada vez mais vai procurar valorizar o que chamamos de “varejão”. Você valoriza o preço com o “IPI REDUZIDO”. Cada vez mais o cliente está buscando valores intrínsecos aos produtos. Um atributo ligado a ele e à propaganda criativa valoriza aquilo que está além do que você compra. Pegamos o exemplo do creme dental “Close Up”. Você não compra simplesmente aquele creme porque vai limpar mais seus dentes, e sim porque as pessoas estão na balada, beijando na boca. Portanto, você acaba comprando por esse algo mais. Nós, profissionais de criação, devemos tentar sempre aproximar a propaganda criativa e atingir resultados porque somente por meio da propaganda criativa é que os produtos irão se diferenciar. Infelizmente o que temos observado é o distanciamento da propaganda criativa da propaganda vendedora. O que você vê nas premiações são anúncios fantasmas. É um festival de assombração. Porque o publicitário tem uma

78


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.