Cartilha

Page 1

Cartilha - Sustentabilidade

6ยบ ano/2012 v.1,nยบ1, ano 1.


Cartilha sobre Sustentabilidade 6º ano. v.1, ano1, nº1 About the booklet

The objectives of this booklet are to transmit information, to share what we learned and to describe how everybody can be sustainable. The students that elaborated this booklet are from 6th grade and our goal is to teach everyone how to be sustainable and how to make a better world.

Camilla Nagasawa Maitland

Laura Daré Braga

Daniel Pagliaricci

Leonardo dos Santos Alvarez

Edmundo Oberg Net

Lucídia Melo Nogueira

Gabriel Gimenes Pires

Luis Henrique Gonçalves Alvares

Gabriela Brega Alvares

Maria Elisa Bochichi Caetano

Giovanni Capoani Mondelli

Mayara Cristine Percides dos Santos

Giulia Berro da Cunha Rêgo

Michelle Zeitel

Guilherme Duarte de Matos

Pedro Henrique Santos Pires

João Luis Anrain Trentini

Rafaela Cristovão Matile

João Pedro Piccino Marafiotti

Taís Lima Carvalho

Julia Albuquerque Tarsitano

Victor Toledo Soares Cintra

Karen Elisa Kunzel


Cartilha sobre Sustentabilidade 6º ano. v.1, ano1, nº1

Poluição das águas Nós não podemos desperdiçar água porque se desperdiçarmos, os organismos morreriam de forma direta e indireta. A fabricação do açúcar e do etanol; o consumo de agrotóxicos e fertilizantes, o despejo do rejeito industrial na terra, dentre outros são fatores que comprometem a qualidade da água. Além desses fatores, o despejo de esgoto elimina na água uma série de patogênicos, comprometendo a saúde do ambiente e de quem tem contato com ela, ingerindo a água ou os alimentos regados por ela. Tem muitos fatores malignos que compromete a água e o meio ambiente e se isso continuar não teremos vida na terra.

“Nós não podemos desperdiçar água...”


Cartilha sobre Sustentabilidade 6º ano. v.1, ano1, nº1

Produção de lixo cresce seis vezes mais que a população Em 2010, o panorama de resíduos sólidos no Brasil, apontou que a produção de lixo no país cresceu seis vezes mais do que a população. A quantidade de resíduos com destinação inadequada também aumentou quase dois milhões de toneladas, em relação a 2009. Produzido, anualmente, pela Abrelpe, o panorama de resíduos sólidos no Brasil referente ao ano de 2010 não trouxe boas notícias aos brasileiros: o estudo mostrou que, no ano em que foi criada a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), a produção e destinação final do lixo brasileiro sofreram retrocessos. O volume de RSU (resíduos Sólidos Urbanos) gerado em 2010 pela população é 6,8 superior ao registrado pelo panorama em 2009. Foram 60 milhões de toneladas de lixo produzidos nos últimos doze meses e o aumento populacional no país não é desculpa para esse crescimento: o que significa que cada brasileiro, produziu, sozinho uma média de 338 kg de lixo no último ano. A região que apresenta o maior índice de destinação inadequada é o Centro-oeste, que encaminha mais de 71% do lixo que produz. O volume de lixo coletado pelos serviços públicos de limpeza e a quantidade de iniciativas de coleta seletiva do país cresceram 7,7% em relação a 2009. Cerca de 80% das cidades do Sudeste possuem tais iniciativas, contra menos de 30% no centro-oeste. Continua...

“Reciclar de forma adequada os materiais.”


Cartilha sobre Sustentabilidade 6º ano. v.1, ano1, nº1 Rodrigo Augustinho encaminhou à Câmara Municipal o projeto de lei que autoriza o Executivo a conceder o uso do aterro sanitário para a exploração do biogás. Soluções   

Consumir de forma consciente. Reciclar os materiais de forma adequada. Recuperar os recursos dos aterros e lixões.

Gás metano 

Reutilizar os materiais mais de uma vez. Reduzir 3R`s Reciclar Reutilizar Promover campanhas para diminuir o consumo.


Cartilha sobre Sustentabilidade 6º ano. v.1, ano1, nº1

Agua do subsolo em Bauru/SP, pode estar contaminada com chumbo. Agua do subsolo de Bauru pode estar contaminada por elementos químicos capazes de prejudicar a saúde humana. Apesar desse problema no aterro de Bauru o Departamento de Água e Esgoto, DAE, da cidade informou que a água fornecida aos moradores não está contaminada por metais pesados tais como: cádmio e enxofre. A água é captada do aquífero Guarani que fica bem de baixo do aquífero de Bauru, onde existe a suspeita de contaminação.

“Apesar de todos esses problemas no aterro de Bauru o Departamento de Água e Esgoto (DAE) da cidade informou que a água fornecida aos moradores não está contaminada...”


Cartilha sobre Sustentabilidade 6º ano. v.1, ano1, nº1 A preservação do cerrado em Bauru O cerrado em Bauru precisa ser preservado. Ele é o segundo bioma brasileiro e cobre 25% da área de nosso território. Em nosso estado, o cerrado recobria 14%, mas hoje está reduzido a menos de 1%. Exemplos disso podem ser vistos no Jardim Botânico Municipal e na reserva ecológica da Sociedade Beneficente Anéas de Aguiar. Se nossa cidade possui reservas, por que muitas pessoas estão preocupadas com a preservação do cerrado? SOLUÇÕES: # Conscientizar a população sobre a importância da biodiversidade do cerrado. # Recuperar o cerrado, praticando o replantio na s áreas desmatadas. # Aumentar a fiscalização dos APAS. # Consumir apenas o necessário.

“Consumir apenas o necessário!!!”


Cartilha sobre Sustentabilidade 6º ano. v.1, ano1, nº1 Poluição com agrotóxicos O uso de agrotóxicos na agricultura está contaminando diretamente o agricultor e indiretamente o consumidor final quando este ingere tais produtos. Na zona tropical do planeta, outros impactos sérios são causados pela agricultura e a erosão do solo. Nos últimos anos, milhares de toneladas de solo agricultivo estão sem minerais e chuva. A solução para a erosão é fazer uso de três técnicas: terraceamento, curvas de nível e associação de culturas. Terraceamento: consiste em fazer cortes formando degraus nas encostas das montanhas. Curvas de nível: esta técnica consiste em arar o solo e depois fazer a semeadura seguindo as cotas de altimetrias do terreno. Associação de culturas: em cultivos que deixaram boa parte do solo exposto à erosão, é comum plantar entre uma fileira e outra.

“O uso de agrotóxicos na agricultura está contaminando diretamente o agricultor e indiretamente o consumidor final quando este ingere tais produtos.”


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.