2 edição do guardian

Page 10

10 COMPORTAMENTO

GUARDIÃO NOTÍCIAS

BRASÍLIA, 11 À 17 DE FEVEREIRO DE 2013

DIVULGAÇÃO

CURIOSIDADES

 Jaqueline Mendes redacao@guardiaonoticias.com.br

U

DIVULGAÇÃO

sar a mão esquerda para escrever, comer ou manusear objetos, para uns é estranho, já para outros um charme. Os canhotos representam de 5 a 15% da população mundial, e a proporção de mulheres que usam a mão esquerda é duas vezes menor que de homens. Os canhotos podem levar vantagem em certas áreas como, pilotar um avião a jato ou falar e dirigir ao mesmo tempo. Um estudo recente publicado pelo jornal Neuropsychology (site em inglês) sugere que os canhotos são mais rápidos no processamento de múltiplos estímulos que os destros. Eles também se destacam em alguns esportes com tênis, beisebol, natação e esgrima, tanto que, cerca de 40% dos melhores tenistas profissionais são canhotos. Uma crença comum sugere que os canhotos são

mais inteligentes ou criativos do que os destros. Há um debate entre a comunidade científica como a inteligência e a criatividade são operadas, alguns estudos demonstram uma correlação positiva entre canhotos e criatividade/inteligência. Pesquisas apontam que entre crianças com QI acima de 131, grande parte é formada por canhotos. Mas, esse grupo de pessoas nem sempre foram vistos desta forma. Nos séculos 18 e 19, os canhotos eram severamente discriminados. Escrever com a mão esquerda era passível de pena de morte. Atualmente os canhotos ainda enfrentam algumas dificuldades no dia a dia, como por exemplo, manusear uma tesoura, abrir uma lata de ervilha e até mesmo tocar um instrumento de cordas, já que esses são feitos em adequação aos destros. Mesmo assim, o grupo tem se adaptado a esta realidade. No seu Livro “Right-Hand, Left-Hand” Chris McManus ,

da Universidade de Londres, argumenta que a proporção de canhotos está aumentando e que são um grupo que historicamente produziu um montante de realizações e feitos acima da média. Ele diz que o cérebro dos canhotos são estruturados diferentemente, em um modo que aumenta a gama de habilidades deles, e os genes que determinam o canhotismo também governa o desenvolvimento dos centros de linguagem do cérebro. McManus diz que um aumento poderia produzir um avanço intelectual correspondente e um salto no número de gênios matemáticos, esportistas e artistas, eles tendem a terem maior representação em ambos os lados da escala intelectual, assim como gênios. Infelizmente, o grupo produz um número de pessoas com dificuldade de aprendizado. Houve sugestões de que há ligações entre canhotismo e dislexia, autismo, entre outras dificuldades.

PERSONALIDADES CANHOTAS

CONHEÇA ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE OS CANHOTOS:

• A maioria dos canhotos desenha figuras voltadas para a direita. • Em muitas culturas, crianças canhotas eram obrigadas a usar a mão direita. • Canhotos recuperam-se mais rapidamente de derrames do que destros. • Estatisticamente, as mães mais velhas têm maior probabilidade de dar è luz a crianças canhotas. • Especula-se que, anualmente, morram em torno de 2500 canhotos usando produtos feitos para pessoas destras. • De modo geral, canhotos são melhores em percepção tridimensional e pensamento. • Pessoas canhotas possuem excelente capacidade para processar informações simultâneas. • Canhotos tem uma tendência maior a serem gênios criativos. • Destros vivem mais do que canhotos. • Canhotos alcançam a puberdade de 4 a 5 meses depois dos destros.

Além do brilhantismo em diferentes áreas, o que será que Albert Einstein, Ayrton Senna, Jimi Hendrix, Kurt Cobain e Napoleão Bonaparte teriam em comum? Todos eles eram canhotos. E a lista de pessoas famosas que têm mais habilidade com a mão esquerda não para por aí: Tom Cruise, Julia Roberts e Keanu Reeves também tiveram maior facilidade em usar o lado esquerdo para escrever.

PROJETO M.L.B REVELA MODELOS DO DF PARA O MUNDO

O Mundo dos canhotos  Jaqueline Mendes redacao@guardiaonoticias.com.br

A

s modelos de Brasília agora tem um novo aliado para divulgar seus trabalhos. Um projeto idealizado pelo atleta e engenheiro de softwares, Kadu Ramos, ajuda meninas talentosas da capital a exporem seus trabalhos, Bookssem nenhum custo, por meio de uma página na rede social, o facebook, a M.L. B (Mulheres Lindas de Brasília). Tudo começou no ano de 2005, graças a iniciativa de Kadu. De acordo com ele a ideia surgiu como uma brincadeira. Cansado de ouvir as pessoas de outras cidades dizerem que em Brasília só havia mulheres feias e “metidas”, resolveu criar uma comunidade no Orkut para provar o contrário. “A brincadeira deu ideia a algo mais sério e útil”, afirma Kadu. No Orkut as modelos disputavam por meio de votos dos membros para ser a capa da comunidade. “houve até quem conseguisse trabalho enquanto era capa”, lembra. A comunidade chegou a ter cerca de 10 mil membros. Recentemente o trabalho e conteúdo da M.L. B foi transferido para o facebook , tornando assim a divulgação ainda mais eficiente. Com a mudança Kadu também pode contar com parcerias como a da empresa de eventos Dasluli, e do fotógrafo Danyel Monteiro. Hoje a M.L. B promove e divulga o trabalho das principais modelos de Brasília. Todo trabalho de edição, seleção e coordenação são feitos por Kadu. De acordo com ele cada modelo tem direito a um álbum atualizado, onde são divulgados seus trabalhos. “As modelos nós envia as fotos e nós montamos o álbum”. Ainda segundo o moderador, a divulgação corre de forma progressiva e geométrica. “Quem vê mostra a outros e assim por diante, com isso, o alcance da M.L. B já atinge outros países, graças às modelos internacionais oriundas de Brasília”. Ramos afirma também, que mesmo com pouco tempo para se dedicar a página, os resultados tem sido satisfatórios e espera que futuramente o trabalho seja expandido.

M.L.B*Mulheres Lindas de Brasília* Moderador: Kadú Ramos


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.