Revista Mais Matéria 16ª Edição

Page 1

Copa do mundo

Ano II - 16ª Edição Julho de 2014 Distribuição Dirigida Cachoeirinha e Gravataí

A Copa das Copas

Solidariedade Aqueça o seu coração

Frederico Mombach

Sabor que encanta O casal Mauro e MonaliSe comemoram o primeiro ano de atividades do Empório de Chocolates com grande aceitação da clientela e lançamento de novos produtos no mercado, como AS mesas de doces personalizadas para eventos. mais matéria | 1


2 | mais matĂŠria


|EDITORIAL|

O acesso à livre informação A palavra que mais sintetiza o momento atual é precaução. Apesar da Copa do Mundo ter sido um sucesso, os brasileiros estão mais incrédulos sobre o futuro. A onda do consumismo estagnou e o emprego a todo o vapor já estabilizou. O custo de vida aumenta todo mês, baseado principalmente no aumento da comida e serviços essenciais, como luz, condomínio, escola. Por outro lado, o país caminha para um amadurecimento geral da sua população focado no livre acesso à informação. Posso ter o total conhecimento de um fato sob vários pontos de vista ou ângulos. Pode ser a opinião daquele que estava vivenciado o fato ou até da minha vizinha da esquina, que com toda sua experiência de vida sabe das coisas. Essa revolução de sabermos da notícia ao mesmo tempo, seja em Cachoeirinha ou na cidade mais longe da Capital do Estado com seus míseros 500 habitantes é um pouco intrigante, ao mesmo tempo que é socialmente correto. A informação não passa mais necessariamente pelos veículos de comunicação, que na sua essência devem filtrar e selecionar o que será pauta. Hoje são as mídias digitais que pautam os jornais. É a sociedade, onde todo mundo pode ser notícia, com seu carrinho de mão ou com sua foto amamentando seu filho. É o acesso a livre informação. A Revista Mais Matéria já nasceu com a premissa de levar a informação de Gravataí e Cachoeirinha livremente para as comunidades com a distribuição gratuita da edição. Essa sistemática garantiu a grande inserção das Revistas Matéria Prima e Matéria de Saúde, e hoje leva a Mais Matéria para todos os recantos do Vale do Gravataí. Enfocamos assuntos, tendências, eventos sociais e disponibilizamos uma revista de alto padrão editorial e gráfico gratuitamente. Somos vistos pela nossa mala direta, pontos de circulação, consultórios médicos, órgãos públicos, entidades, indústria, comércio e serviços. Queremos reforçar nosso compromisso de que todo o cidadão pode ser notícia e abrir espaço para todas as bandeiras. Nesta edição temos algumas reportagens especiais sobre o pessoal daqui que participou de perto da Copa do Mundo, um guia para quem adora comida japonesa e às vezes não entende o que é cada tipo de cardápio, uma matéria especial sobre a campanha do agasalho, a importância de falar outro idioma, além de várias dicas e informações sobre negócios, emprego, saúde, educação. Nossa capa desse mês fala do Empório de Chocolates, suas delícias e novidades no primeiro ano de abertura da loja.

Julho - 2014 - Ano II - 16a Edição Circulação: 5 mil exemplares Impressão: Gráfica Odisséia Jornalista Responsável: Roselaine Vinciprova (MTB 11043) Coordenação: Roselaine Vinciprova roselaine@trcomunicacao.com Tadeu Battezini tadeu@trcomunicacao.com Contato: (51) 3041.2333 redacao@revistamaismateria.com.br Comercial: Sandra Santos - sandra@trcomunicacao.com Tadeu Battezini - tadeu@trcomunicacao.com Redação: Denise de Oliveira Milbradt - jornalismo@trcomunicacao.com Rita Trindade - redacao@trcomunicacao.com Diretor de Arte: Fernando Junges - criacao@trcomunicacao.com Mateus Delazeri - criacao2@trcomunicacao.com

Mais Matéria é uma publicação mensal da TRCOM. - Av. Flores da Cunha, 1050 / 604 - Centro - Cachoeirinha/RS Fone (51) 3041.2333 www.revistamaismateria.com.br Facebook - Revista Mais Matéria Todos os direitos reservados. Os artigos assinados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Mais Matéria e são de inteira responsabilidade dos autores.

Boa leitura e até agosto!

mais matéria | 3


|SUMĂ RIO| Frederico Mombach

24

Entrevista

Sabor que encanta

4 | mais matĂŠria


52

32

22

30. Solidariedade

06. Comércio Sindilojas promove 1o Curso da Escola do Varejo

15. Direito Apologia ao Direito

22. Copa do mundo A Copa das Copas

28. Viagem Jovem participa de intercâmbio

Este é o momento de

32. 15 de julho Dia do Homem

36. Evento Do analógico ao digital

38. Matrimônio O sim ao amor do

52. Alimentação Os benefícios da comida japonesa

54. Saúde Doenças autoimunes

58. Inauguração Ceot Graças inaugura suas novas instalações

29. Educação numa nova era de inclusão digital

A bebida dos deuses

aquecer o seu coração

reencontro Rede Municipal ingressa em 2015

48. Vinho

46. Gastronomia Mais sabores

60. Coluna Vertebral Dor nas costas, quando se preocupar

mais matéria | 5


|COMÉRCIO|

I

Sindilojas promove Primeiro curso da Escola do Varejo

Iniciou no final de junho o primeiro curso da Escola do Varejo do Sindilojas Gravataí. Com a participação de 28 empresários do comércio e colaboradores, o curso de Atendimento e Vendas – Relações Interpessoais está sendo ministrado pela professora e coach Giovana Kulzer, do Senac, em um dos auditórios do Sindilojas. São 15 horas de treinamento distribuídas em cinco noites. “Resolvi aproveitar a oportunidade, porque gosto muito de trabalhar com pessoas”, conta Roselaine Azevedo, 29 anos, que trabalha no comércio há 12 anos, mas só agora está recebendo qualificação para melhorar seu desempenho no trabalho. Não são só os colaboradores que buscam se qualificar. A empresária Elisandra Santos Queiroz, da Smart Gráfica, também é aluna da professora Giovana. “Me matriculei no curso em busca de motivação e atualização. É importante rever conceitos, porque no dia-a-dia vamos nos acomodando e deixando de praticar o que aprendemos”, explica Elisandra. Na segunda aula da semana, a professora Giovana promoveu uma avaliação sobre perfis de comportamento. A iniciativa revelou a importância de cada um conhecer a si próprio e aos clientes, como forma de obter o melhor desempenho de suas funções e melhorar o atendimento na empresa.

os cursos ATENDIMENTO E VENDAS 24/06 – Atendimento – Vendas e Relações Interpessoais 15/07 – Dicção, Desinibição e Oratória – Básico 28/07 – Ações Eficazes em Vendas 12/08 – Estratégia de Negociação 09/09 – Técnicas de Fidelização – Fazendo o Cliente Voltar GESTÃO 22/09 – Gestão Financeira na Medida 06/10 – Gestão Visual de Loja 10/10 – Gestão de Pessoas e Equipes na Medida Sobre a Escola do Varejo – a Escola do Varejo é um projeto do Sindilojas Gravataí voltado à busca de melhoria da qualificação dos empresários representados pelo sindicato e dos empreendedores em geral. Como esse processo passa também pelos colaboradores das empresas do comércio e serviços, eles são contemplados nos cursos, palestras, workshops e demais ações da Escola do Varejo, que engloba todas as atividades do Sindilojas no campo educacional, em parceria com o Senac e o Sebrae.

Presidente da FIERGS reforça a Necessidade de reindustrializar o Brasil e o rs Divulgação

Presidente da Fiergs, Heitor José Müller palestrou na Acigra

6 | mais matéria

“Temos aqui um polo industrial importante para a economia gaúcha e brasileira. A qualidade das empresas que aqui se estabeleceram inspira novos desafios e um deles, certamente, é o de avançar em um novo processo de industrialização, pois não há desenvolvimento sustentado sem indústria. O caso de Gravataí é emblemático pelo polo que se formou em função da vinda da General Motors”. Com essa frase, o presidente da FIERGS, Heitor José Müller, abriu a palestra no evento Almoçando com a Acigra, promovido pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Gravataí. Ele defendeu ser necessária uma política de desenvolvimento industrial de curto, médio e longo prazo, que requer uma atenção especial às potencialidades já existentes e um estímulo às atividades que formam a Nova Economia do Rio Grande do Sul. “O melhor programa social de longo prazo é a reindustrialização. Precisamos de uma agenda de impacto pela reindustrialização do Brasil e do Estado, essa é a bandeira da FIERGS em 2014”, completou. O

presidente da FIERGS informou que a pauta exportadora do País e do Estado reflete a necessária mudança no modelo e na realidade produtiva. “A participação de produtos industrializados nas exportações brasileiras vem caindo. Se em 2000 representava 59%, em 2012, caiu para 37%”, exemplificou. Antes da palestra, Müller e o presidente da Acigra, José Luís Silveira, se reuniram com empresários, que abordaram algumas das principais demandas da região. Entre as questões e preocupações levantadas estiveram a implementação do eSocial, sistema que pretende unificar em um ambiente online a prestação de informações fiscais, trabalhistas e previdenciárias das empresas e seus funcionários para o governo federal; a necessidade de ampliar os setores inclusos na desoneração da folha de pagamento e as exigências da Norma Reguladora 12. “Um dos grandes problemas do nosso País é o fato de as leis serem criadas e exigidas sem que haja tempo para adaptação por parte das empresas”, afirmou Müller.


mais matĂŠria | 7


ÚLTIMOS INGRESSOS PARA A FEIJOADA A Associação Comercial de Cachoeirinha, promove a 7ª Feijoada do Comerciante, evento criado para homenagear o dia do comerciante e promover a integração dos empresários associados e a comunidade. Estão sendo comercializados os últimos ingressos para a 7ª Feijoada do Comerciante promovida pela Associação Comercial de Cachoeirinha, no dia 26 de julho. Nas edições anteriores o evento reuniu cerca de 500 pessoas no CTG Rancho da Saudade, que saborearam um delicioso cardápio com muita alegria, descontração e música.

motivos para não perder a FEIJODA DO COMERCIANTE •

É o evento mais esperado do ano;

Show de abertura com a Invernada Artística do CTG Rancho da Saudade;

Homenagem da entidade aos 10 associados destaques de 2014 e aos dois destaques inovação ACC;

Integração entre comerciantes, associados e entidade

Imperdível Baile com a Banda Locomotion;

Delicioso cardápio com a autêntica feijoada

CONVITES LIMITADOS garanta já o seu em nossos pontos de vendas.

Informações pelo fone 51 3471-2000 ou pelo e-mail acc@acccachoeirinha.com.br

8 | mais matéria


mais matĂŠria | 9


|ECONOMIA|

Mercado reduz previsão de crescimento da economia brasileira Previsão de crescimento do PIB para 2015 passou de 1,73% para 1,5%. A indústria deve ser um dos principais fatores que puxarão a desaceleração da economia

Trabalhadores podem sacar o abono do PIS/ Pasep a partir deste mês Os trabalhadores com carteira assinada que recebem até dois salários mínimos terão um dinheiro extra a partir de julho, quando começa o cronograma de pagamento do abono do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Para os trabalhadores da iniciativa privada, o pagamento é feito conforme a data de aniversário. Quem tem conta na Caixa terá o dinheiro depositado antes. Já para os servidores públicos, o Pasep pode ser sacado no Banco do Brasil, e o pagamento é realizado com o número de inscrição. Correntistas também têm o benefício creditado. Têm direito ao abono de um salário mínimo (R$ 724) os cadastrados no PIS-Pasep há pelo menos cinco anos que tenham recebido até dois salários mínimos nos meses trabalhados. Outro requisito é ter trabalhado pelo menos 30 dias durante o ano-base do benefício. Para sacar, é necessário apresentar carteira de identidade, carteira de trabalho ou o cartão do PIS/Pasep.

10 | mais matéria

P

Pela quarta semana seguida, as instituições financeiras reduziram as estimativas de crescimento da economia brasileira neste ano. Segundo o boletim Focus, pesquisa semanal com analistas de mercado divulgada pelo Banco Central, a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) — a soma das riquezas produzidas no país — caiu para 1,16% em 2014, contra 1,24%. As projeções para o próximo ano também pioraram. A previsão de crescimento do PIB para 2015 passou de 1,73% para 1,5%. A indústria deve ser um dos principais fatores que pu-

xarão a desaceleração da economia. De acordo com a pesquisa, a estimativa de variação da produção industrial ficou em -0,14% para 2014. No boletim anterior, as instituições financeiras projetavam alta de 0,51%. Para a inflação, a estimativa do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi mantida em 6,46%. Em relação à Selic (juros básicos da economia), as instituições apostam que a taxa continuará em 11% ao ano até o fim de 2014. Fixada pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central, a taxa Selic está nesse nível desde abril.

Redução de ipi para veículos é mantida até dezembro O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou no final de junho, a manutenção da alíquota reduzida do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Com isso, a alíquota para carros com motor 1.0, que deveria voltar a 7%, vai continuar em 3%. Para veículos como motor flex até 2.0, a alíquota retornaria para 11%, mas será mantida em 9%. As alíquotas deveriam voltar ao normal em 1º de julho. A manutenção das atuais tarifas foi prorrogada até dezembro. A continuidade da tarifa menor foi anunciada após o ministro se reunir com representantes da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). As montadoras têm sofrido com alto nível de estoques e reduziram em 18% a produção de veículos nas linhas de montagem em maio, na comparação com o mesmo mês de 2013. Segundo Mantega, na reunião, que também contou com a participação da Fenabrave, foi feito uma avaliação sobre o setor neste primeiro semestre. De acordo com o ministro, “uma série de motivos, entre os quais, a questão do crédito”, influenciou negativamente o setor. “Houve uma

diminuição de crédito e um encarecimento nesse período e também no período mais atual”, disse Mantega. O ministro afirmou ainda que a Copa, “apesar de estar sendo um sucesso” e de ser boa para o país, tem impactos negativos no setor: “Foram sete dias úteis a menos, o que influenciou as vendas. Temos que tomar as medidas para viabilizar um segundo semestre melhor”, enfatiza. Com a manutenção da alíquota reduzida do IPI, o governo vai deixar de arrecadar R$ 800 milhões e a renúncia fiscal no ano deverá ser de R$ 1,6 bilhão. Mantega ressaltou, no entanto, que não é uma renúncia propriamente dita, pois o governo já não estava arrecadando o tributo e já não contava com esse valor. O presidente Anfavea, Luiz Moan, afirmou que a perda da arrecadação do governo só acontecerá se as vendas continuarem no mesmo patamar — e a expectativa é de que haja elevação nas vendas. Moan afirmou ainda que no ano passado, quando a alíquota do IPI passou a ser menor, “houve aumento de vendas e de arrecadação de PIS/Cofins e de emplacamentos,” declarou.


INDO para a COPA DE SAPATOS Prof. Saul Sastre Diretor da Atitude3 Desenvolvimento em Gestão. Doutorando em Administração

U

Uma grande dúvida que faz parte do pensamento popular é sobre as oportunidades. Uma boa oportunidade, geralmente aparece espontaneamente ou pode ser criada? Para muitas pessoas, existe a crença cega que as oportunidades aparecem e que a sorte é o seu grande catalizador, inclusive, aqui no sul permeia a velha crença “o cavalo só passa encilhado uma vez”... Porém, quando começamos a prestar mais atenção nas pessoas de sucesso, começamos a nos dar conta que as melhores oportunidades são criadas a partir do trabalho e da inteligência, e quanto maior a habilidade de buscar oportunidades, mais “sorte” a pessoa tem. Enfim, oportunidades aparecem, mas também podem ser criadas. A Copa do Mundo foi uma oportunidade criada, houve campanha inclusive por parte da presidência do país, isso sete anos atrás, entendendo que seria uma bela chance de melhorar a qualidade de vida dos brasileiros. Tudo bem, entendo que nem todos pensam assim.... Mas é incontestável que, o evento “Copa”, mesmo onde muita coisa não foi “Padrão Fifa”, está proporcionando muitas oportunidades para os negócios, as cidades sedes dos jogos estão sendo exibidas para todo o mundo, a enxurrada de estrangeiros está lotando nossos

hotéis, restaurantes e deixando dinheiro na nossa economia. Enfim, é nossa oportunidade de mostrar o Brasil para o mundo e a partir disso, muita coisa boa poderá vir nos próximos anos em forma de turismo, instalação de empresas e mais facilidades no mercado internacional. Porém a Copa também, como tudo na vida, mostra seu lado negativo e o que pode ser uma bela oportunidade para alguns, pode ser um grande desafio para outros. Faltava um dia para a Copa do Mundo estrear e eu estava no aeroporto de Porto Alegre, por motivos profissionais, prestes a embarcar para uma cidade do Mercosul. Resolvi como sempre engraxar os sapatos e lá estava o Alexandre, conhecido e competente lustrador do local. Geralmente sorridente, desta vez estava com uma expressão fechada de mau humor. Para distencionar, perguntei como estava o movimento e ele disse, com uma voz brava: “muito mal doutor”. Perguntei no mesmo instante: “como assim Alexandre, com toda essa gente passando pra cima e pra baixo, com várias pessoas do mundo visitando Porto Alegre?” A resposta foi contundente, para não deixar dúvidas. “Doutor, executivos não viajam nestas datas e tu já viu alguém ir no estádio de sapato?”

mais matéria | 11


|NEGÓCIOS|

A honra em assumir como Consultor Nacional do Sebrae (credenciado) em Brasília No último dia 11 de junho participei em Brasília junto ao Sebrae Nacional de uma Audiência Pública sobre inúmeros temas vinculados ao mundo do empreendedorismo, inclusão social, o Super Simples Nacional, o REFIS da Crise e os inúmeros Projetos que o Sebrae Nacional. Deputado Federal Marco Maia, Presidente Nacional do Sebrae, Luiz Barreto Filho, e o consultor Volnei Borba

Volnei Borba Diretor da WCI Consultoria

N

No último dia 11 de junho participei em Brasília junto ao Sebrae Nacional de uma Audiência Pública com o Presidente Nacional do SEBRAE Luiz Barreto Filho e o Deputado Federal Marco Maia (PT), além do Assessor da Presidência, Barbosa Santos. Tratamos de inúmeros temas vinculados ao mundo do empreendedorismo, inclusão social, o Super Simples Nacional, o REFIS da Crise e os inúmeros Projetos que o Sebrae Nacional, e, em seus Estados vem priorizando como forma de formalizar, induzir e fomentar as boas práticas no mundo das micro-pequenas e média empresas. Na ocasião foi apresentado o balanço do resultado do projeto realizado junto aos beneficiários do Bolsa Família que já atingem mais de 150.000 famílias enquadradas e beneficiadas na categoria do MEI – Micro Empreendedor Individual, mostrando que projetos dessa natureza contribuem para a ascensão social e o progresso daqueles que fazem parte do programa, e com o decorrer do tempo não se torna mais necessária o subsídio do governo e os beneficiários acabam pescando com o próprio “caniço” ou “rede própria” às suas próprias oportunidades de uma nova vida com mais progresso e dinamismo. São costureiras, padeiros, confeiteiros, pedreiros, serventes, pintores,

12 | mais matéria

artesãos, e tantos outros Micro Empreendedores Individuais. São pessoas que trabalham por conta própria e que se legalizam como pequeno empresário. Para ser micro empreendedor individual é necessário faturar no máximo até R$ 60.0000,00 por ano, e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. O MEI também pode ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou piso da categoria. Além disso, o MEI será enquadrado no Simples Nacional e ficará isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, COFINS, IPI e CSLL), assim, pagará apenas o valor fixo mensal de R$ 37,20 (comércio e indústria), R$ 41,20 (prestação de serviços), ou R$ 42,20 (comércio e serviços), que será destinado à Previdência Social e ao ICMS ou ao ISS. Conta ainda com a Cobertura Previdenciária. A Cobertura Previdenciária para o empreendedor e sua família (auxílio-doença, aposentadoria por idade, salário-maternidade após carência, pensão e auxílio reclusão), com contribuição mensal reduzida em porcentagem do salário mínimo. Na ocasião fui convidado a compor a equipe de Consultor Nacional Credenciado do Sebrae, recebi o convite com muito orgulho e paixão, pois nas palavras no Presidente do Sebrae Na-

cional Luiz Barreto, “é o momento de estabelecer e intensificar o foco num trabalho teórico, mas essencialmente prático pelas experiências que reúnem o consultor e administrador Volnei Borba, que desde os 12 anos de trabalho exerce atividades profissionais, e sempre priorizou o conhecimento com o mundo prática das organizações. Reunindo um curriculum acadêmico de excelência e ótimos casos concretos de sucesso ao longo da carreira”. O Deputado Federal Marco Maia (PT), reforçou que “é essencial para a consolidação de uma nação rica e próspera o devido respeito e equilíbrio das forças produtivas no mundo do trabalho, afirma ele que a valorização do trabalhador com o fomento das boas práticas do mundo empreendedor contribuem para uma nação mais justa, solidária e igualitária. Tendo à frente consultores de alto nível como o administrador Volnei Borba, Diretor da WCI Consultoria”. Luiz Barreto Filho, Presidente do Sebrae deu as boas vindas e informou que trabalho não faltará para que o empreendedorismo seja disseminado Brasil à fora em cada canto e recanto desse Brasil, mostrando e evidenciando o que temos de melhor na cultura brasileira de fazer negócios.


ADMINISTRADOR: Amplie suas vendas e reduza a inadimplência

T

Todo administrador sabe - vender é apenas parte do processo. Em meio à gestão do negócio, imerso em processos, gestão de pessoas, fluxo e outras funções, ampliar o volume de vendas parece ser a solução para aumentar o faturamento. Em meio à rotina, muitas vezes, passa despercebida a importância de verificar para quem se vende, afinal, vender e não receber é pior do que simplesmente não vender. Num cenário econômico em que o índice de inadimplência pode chegar a 7,3%, é importante saber para quem se pode vender. A boa notícia é que é possível ampliar suas vendas e reduzir os índices de inadimplência através de consultas cadastrais ao maior banco de dados da América Latina. Há quatro anos a FLB Consultas Cadastrais, uma das maiores distribuidoras do Serasa Experian do País, oferece através de seus consultores soluções sob medida para cada cliente, fornecendo consultas cadastrais que agilizam os processos de sua empresa e reduzem o risco de inadimplência, demonstrando a situação cadastral de clientes e futuros clientes. Com as ferramentas disponíveis no site www.flbsolucoes.com.br é possível prospectar clientes e verificar a situação cadastral.

mais matéria | 13


|RECURSOS HUMANOS|

O levantamento, realizado com 800 profissionais de diferentes níveis hierárquicos em maio deste ano, indica que 92% dos executivos que atuam em cargos de média e alta gerência têm a intenção de se movimentar no mercado de trabalho nos próximos dois anos.

A

Profissionais mais experientes trocam de emprego a cada dois anos

Até mesmo os profissionais com mais de dez anos de experiência no mercado de trabalho manifestam vontade de trocar de emprego a cada dois anos. É o que revela pesquisa do PageGroup, grupo líder mundial em recrutamento executivo especializado. O levantamento, realizado com 800 profissionais de diferentes níveis hierárquicos em maio deste ano, indica que 92% dos executivos que atuam em cargos de média e alta gerência têm a intenção de se movimentar no mercado de trabalho nos próximos dois anos. De acordo com Sérgio Sabino, diretor de marketing do PageGroup para a América Latina, a vontade de trocar de emprego em um período de até dois anos não é mais exclusividade dos profissionais mais novos. “Mesmo os mais experientes buscam aprendizado contínuo e desafios em suas cadeiras. A busca é mais estudada já que normalmente este profissional já tem uma série de obrigações e responsabilidades familiares. Apesar disso, a busca por melhores oportunidades

continua forte neste nível profissional”, explica Sabino. Ainda de acordo com a pesquisa, a rotatividade no mercado se justifica principalmente por três fatores: pela falta de oportunidade de crescimento, a vontade de trabalhar em uma empresa maior ou atuar em outra. • Profissionais Técnicos - Já os profissionais que ocupam posições técnicas e de suporte à gestão, também estão dispostos a se movimentar em um curto período de tempo: 94% dos entrevistados nesse nível hierárquico manifestaram interesse. A movimentação desses profissionais tem a mesma razão de executivos mais sêniores, principalmente pela falta de oportunidade de crescimento que encontram nas atuais empresas (22%). Desejo de ir para uma empresa maior (18%), descontentamento com seus salários atuais (17%) e receber mais benefícios (12%) são outros motivos para se trocar de emprego.

Como se portar em eventos de networking A comunicação é mesmo um dos ingredientes mais necessários dentro de um ambiente empresarial e fora dele também, principalmente para quem está envolvido com negócios. Tendo isto como base, pode-se afirmar que o networking é uma das melhores ferramentas existentes atualmente no mundo dos negócios. Quando usada de maneira correta consegue resultar em bons frutos. É uma ferramenta que você pode utilizar para promover a si mesmo e ter sucesso e reconhecimento em sua carreira. Mas você sabe como se portar em um evento de networking? Confira a seguir 10 toques sobre a etiqueta do evento. • Mente aberta: Entenda os eventos como uma chance de conhecer gente. Fale com desconhecidos. A conversa pode não render um negócio, mas talvez propicie uma ideia diferente. • Leve cartões de visita: Em reuniões, cartões devem ser entregues no início da conversa. Mas, em

14 | mais matéria

eventos, o ideal é deixar a troca para o fim. Primeiro é preciso despertar. • Comece por seu nome: Ao se apresentar, diga seu nome de forma clara e pausada, para facilitar a compreensão. Deixe o crachá do evento visível, para que os outros possam ler o que está escrito. • Tom amistoso: Após se apresentar, inicie a conversa de modo amistoso, falando sobre o evento ou do mercado. Quando sentir que o vínculo está se estabelecendo, aí, sim, trate com delicadeza de temas relacionados a seu interesse. • No alvo: Certifique-se de que o profissional em questão é realmente quem você precisa conhecer. Um cargo alto nem sempre significa que a pessoa é a mais indicada para ajudá-lo. • De leve: Pegar leve é mais interessante do que constranger uma pessoa com pedidos de ajuda muito explícitos. Prefira pedir conselhos. Se o interlocutor quiser tomar alguma iniciativa (como convidá-lo para uma entrevista), fará isso

espontaneamente. • Como apresentar uma pessoa a um grupo: Diga o nome de todos que estão presentes lentamente, a fim de que o novato consiga memorizar. Se não lembrar o nome de alguém, pergunte na hora, admitindo não saber. • Para gravar um nome: Pergunte o nome. Caso não tenha entendido ou memorizado, pergunte outra vez sem ter vergonha. Repita em voz alta para memorizar. Olhe o crachá do interlocutor. Escreva algo no verso do cartão de visita que o ajude a lembrar da pessoa. • Conte rápido: Crie uma maneira de descrever em 30 segundos o que você e sua empresa fazem. Aperfeiçoe essa apresentação ao máximo. Ensaie antes do evento. • Não interrompa: Tente não interromper seu interlocutor, já que ele pode desejar fazer as próprias aproximações. Não apresente produtos nem catálogos — trata-se de um primeiro contato.


APOLOGIA AO DIREITO Elvis Valcarenghi Gestor financeiro

N

Nossa conduta como seres humanos vivendo em sociedade é tempestivamente modificada. Ouvimos algo aqui ou acolá, uma reportagem ou uma propaganda e lá estamos nós revendo conceitos e nos reposicionando face a situações diversas. Para o bem e para o mal não existe um Manual de Conduta genérico que diga para as pessoas: deste jeito é bom ou desta forma está errado. A pouco tempo atrás era quase PROIBIDO fazer xixi no velho e bom vaso sanitário. O bombardeio da mídia praticamente nos obrigava a fazê-lo junto ao banho inclusive com declarações de celebridades se unindo a causa. Os manuais do POLITICAMENTE CORRETO praticamente tentam nos transformar em andróides impedindo muitas vezes manifestação de afeto, carinho, desprezo, tristeza. Neste cenário tem algo muito latente acontecendo neste nosso Brasil sem identidade definida. Instituído pela LEI 8078 de 11 de setembro de 1990, o Código de Defesa do Consumidor é um marco relevante no País enquanto regulador das atividades das empresas e seus clientes. Anteriormente a implantação do Código não era incomum levarmos para casa equipamentos que nunca funcionariam e acabar tendo que absorver o prejuízo, pois o fabricante não se responsabilizava, a loja que vendeu dizia que não era com ela e como o Bispo andava muito ocupado nem com ele, muitas vezes, poderia se reclamar. Com a implantação do regramento, os consumidores ganharam força e as empresas considerando o prejuízo iminente se dispuseram a melhorar as qualidades de suas assistências técnicas e garantias. Pois há algum tempo tenho notado efeitos maléficos desta nova postura do consumidor outrora um prejudicado.

O comprador esquece-se de ler o código que tanto lhe beneficiou achando que este instrumento é via de mão única, que só protege quem compra. A frase atual deveria ser: O CLIENTE NEM SEMPRE TEM RAZÃO. Na contramão disto observamos que o comportamento de quem compra uma mercadoria ou contrata um serviço é sempre ameaçativo, no sentido de tornar a loja, o banco, o lavador de carro, o médico, reféns de outro profissional: o advogado. Aliás, tenho percebido que ninguém mais tem um só advogado, pois a interjeição mais conhecida do cliente que só tem direitos é a seguinte: VOU FALAR COM O(S) MEU(S) ADVOGADO(S), ou seja, é mais de um! O mercado parece sofrer de uma amnésia coletiva dos DEVERES. Temos apenas DIREITOS e se o meu contratado não fizer do jeito que eu quero eu vou pronunciar aquela frase acima. Em muitos casos pode-se observar que mesmo com direitos assegurados e conduta correta as instituições preferem ceder aos “gritos” e “berros” dos clientes insatisfeitos a fim de evitar um mal maior, ou seja, não se trata mais de quem tem razão e sim de quem tem o poder de causar maior prejuízo ao outro. Como, via de regra o fornecedor tem mais a perder, acaba concordando com a injustiça Imagine a recepção de um hotel lotada e um cliente que tendo bebido todos os champanhes do frigobar na noite anterior se espanta ao vê-las em sua conta e questiona o atendente: -Eu não tomei champanhe, porque estão me cobrando No que o atendente responde, respeitosamente: -Na vistoria de seu quarto pela manhã foi observado o consumo de três champanhes.

Em muitos casos podese observar que mesmo com direitos assegurados e conduta correta as instituições preferem ceder aos “gritos” e “berros” dos clientes insatisfeitos a fim de evitar um mal maior, não se trata mais de quem tem razão e sim de quem grita mais. O cliente então disposto a dar início a um escândalo começa a proferir todo o “abcedário” de despautérios até que o gerente então pra evitar um mal estar com o restante dos clientes informa mentirosamente: -Ok, foi um engano, desculpe Por sua vez o Judiciário ajudou a criar esta ilusão tratando o consumidor na maioria das vezes como “coitadinho”. Mas ultimamente isto tem mudado e a indústria da indenização não tem encontrado guarida nas recentes decisões de nossos juízes. Numa sociedade justa nem o consumidor e nem o fornecedor deveriam estar autorizados ao descumprimento de suas obrigações podendo e devendo se utilizar da legislação para fazer valer seus créditos. Cidadãos em ambos os lados deveriam estar cientes que são credores de DIREITOS e na MESMA MEDIDA devedores de DEVERES. Então, no cabedal das sugestões de formas mais adequadas de comportamento social acredito que caiba mais esta no sentido de não banalizarmos um direito tão sofridamente conquistado.

mais matéria | 15


|INDÚSTRIA|

Cidade recebe obras de mobilidade urbana com investimento de R$ 52 milhões Divulgação

Devem iniciar neste mês de julho as obras para recapeamento, construção de ciclovias e alargamentos de várias ruas da cidade, principalmente de acesso ao Distrito Industrial de Cachoeirinha. Serão 22 quilômetros de repavimentação e 15 quilômetros de ciclovias, além de intervenções em alargamento das ruas e passeio público. Chamado de Programa de Qualificação das Vias Urbanas o montante de obras tem um investimento de cerca de R$ 52 milhões e é uma continuação de obras como a duplicação da Avenida Frederico Ritter, Papa João XXIII, repavimentação da Avenida Flores da Cunha e Conduto Forçado. O prefeito Vicente Pires reuniu as forças industriais do município, vereadores, secretários e a imprensa para fazer o anúncio oficial da ordem de serviço do início das obras de mobilidade urbana. Obras iniciam no mês de julho com previsão de 22 quilômetros de repavimentação e 15 de ciclovias

CONFIRA AS MUDANÇAS A SEREM IMPLEMENTADAS Av. Fernando Ferrari (trecho 1 - entre Flores da Cunha e Frederico Ritter) Retirada das torres de alta tensão e colocação de postes (semelhante ao que foi feito na avenida Assis Brasil, em Porto Alegre), recapeamento e execução de passeios públicos.

Alargamento e asfaltamento desse novo trecho da via, com construção de ciclovia e passeios públicos.

Av. Fernando Ferrari (trecho 2 – entre Frederico Ritter e Fritz Beiser) Asfaltamento e construção de passeios públicos. A via manterá a duplicação do trecho inicial, tornando-se uma alternativa à Ritter.

Rio Branco Recapeamento e execução de ciclovia e passeios públicos.

Av. Caí Recapeamento, construção de ciclovia execução dos passeios públicos. Fritz Beiser

16 | mais matéria

Clemente Cífali Recapeamento e execução de ciclovia e passeios públicos.

Rua Iguaçu Recapeamento, ciclovia e confecção dos passeios públicos. Princesa Isabel Recapeamento, ciclovia e confecção dos passeios públicos.

Ari Rosa dos Santos Alargamento da via e construção de ciclovia com duas faixas, mais passeios públicos. Av. das Indústrias Recapeamento da via e execução de ciclovia e passeios públicos. Av. Frederico Ritter (trecho 1 - da Av. Flores da Cunha até a Av. das Indústrias) Recapeamento e construção de ciclovia e passeios públicos. Av. Frederico Ritter (trecho 2 - da Av. das Indústrias até a ERS-118) Construção de ciclovia com duas faixas e dos passeios públicos.


Recursos humanos no caminho do desenvolvimento sustentável O caminho para o desenvolvimento sustentável tornou-se mais claro para o mercado corporativo nos últimos anos. Antes prematuro, o tema ganhou força e hoje mobiliza profissionais e empresas de diversos segmentos. Uma pesquisa realizada pela United Nations Global Compact e pela Accenture Sustainability Services ouviu 766 executivos de diferentes setores em todo o mundo para saber de que forma eles enxergavam a sustentabilidade em suas companhias. O levantamento revelou que 93% dos CEOs vêem a sustentabilidade como fator preponderante para o sucesso empresarial. O dado contrasta com a primeira pesquisa realizada em 2007, que na época apontava para um cenário embrionário de mudança. Embora exista uma mobilização global em torno da questão, o processo de desenvolvimento sustentável no Brasil ainda está um pouco atrasado. Poucas são as organizações com um nível de maturidade elevado quando se trata do assunto. A Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS) trabalha para aproximar a iniciativa do RH das

empresas. Em workshop recente voltado para o público interno da entidade, o tema foi discutido com a presença de especialistas da Fundação Espaço Eco, reconhecida por medir e avaliar a sustentabilidade por meio de metodologias científicas desenvolvidas e reconhecidas internacionalmente. “A sustentabilidade precisa ser vista como uma competência, que pode ser medida e trabalhada. Nesse contexto, podemos ligar o tema com o RH a fim de torná-lo multiplicador dentro das organizações, seja em qual for o âmbito: econômico, ambiental ou social”, afirma o vice-presidente de Desenvolvimento Sustentável da ABRH-RS, Álvaro Dilli. No encontro foram destacados dentre os papéis do RH no processo de sustentabilidade aspectos como: o preenchimento das lacunas do conhecimento, abordagem estratégica, atração/retenção de talentos, seleção/captação e o ambiente organizacional. A reunião, realizada na sede da ABRH-RS, foi o primeiro passo de uma iniciativa da entidade, que busca a formação de um corpo gerencial que atuará como disseminador do tema para o público externo da entidade.

Tráfico da fauna e flora gera cerca de US$ 200 bilhões por ano Uma forma coordenada de combate ao crime ambiental e ao tráfico de espécies silvestres foi um dos temas da primeira Assembleia sobre Meio Ambiente das Nações Unidas, que foi realizada de 23 a 27 de junho, em Nairóbi, capital do Quênia. O tráfico da fauna e da flora gera cerca de US$ 200 bilhões por ano, como explicou o chefe do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Achim Steiner. A assembleia em Nairóbi debateu uma forma de controlar o crime ambiental de maneira coordenada com medidas legislativas, de implementação da lei e de cooperação entre países, além da polícia internacional (Interpol). Segundo Steiner, os produtos mais contrabandeados atualmente são madeira, marfim e chifres de rinoceronte. Para o chefe do Pnuma, o crime ambiental está empobrecendo nações, minando os sistemas de governo e ameaçando a fauna e a flora de vários países.

Maio foi o mês mais quente no planeta desde 1880 O mês de maio foi o mais quente no planeta desde que se começaram a registrar temperaturas, em 1880, divulgou em comunicado a agência norte-americana responsável pelos oceanos e pela atmosfera. A temperatura média do planeta chegou a 15,54 graus centígrados, 0,74 grau acima da média do século 20, de acordo com a National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA). O recorde anterior tinha sido estabelecido em 2010. “A maior parte do mundo teve temperaturas mais quentes que a média mensal, com temperaturas altas recorde no leste do Cazaquistão, em partes da Indonésia, e no centro e noroeste da Austrália”, comunicou a NOAA. A temperatura dos meses de maio dos últimos 39 anos tem sido superior à média de todo o século 20. Abril também é um mês historicamente quente por todo o globo, e a temperatura média registrada igualou os valores de 2010, os mais altos desde 1880, divulgou a NOAA. O aumento da temperatura é consequência do aquecimento global. A última vez que as temperaturas de maio ficaram abaixo da média do século 20 foi em 1976, de acordo com a agência norteamericana.

mais matéria | 17


|REGIÃO |

News Cachoeirinha Cachoeirinha é reconhecida como Município Livre do Analfabetismo A secretária municipal de Educação, Elisamara Roxo, escolheu uma das turmas do Brasil Alfabetizado, programa federal desenvolvido em parceria com a Prefeitura, para divulgar oficialmente que a cidade recebeu do Ministério da Educação o selo Município Livre do Analfabetismo. A distinção é dada aos municípios que atingem o percentual de 96% de alfabetização de sua população. Os 18 alunos da turma visitada pela secretária, em sua maioria da terceira idade, frequentam as aulas na igreja Ressurreição, no Bairro Monte Carlo. Uma das estudantes, Noemi Mendes, valoriza muito a troca de experiências com os colegas de sala. “Além de aprender, aqui a gente conversa, se distrai, não fica em casa com a mente parada”, comentou. Outro aluno, Neri Nunes, falou sobre os passeios que a turma realiza. “Eu nunca tinha ido ao cinema. A vida toda me dediquei ao tra-

balho e não tive oportunidade”, contou. Já Valdecir José da Silva estava completando 84 anos no dia, e recebeu os parabéns dos colegas. A coordenadora do Programa Brasil Alfabetizado no município Luciana Freitas, valorizou estes momentos da turma. “A aprendizagem se dá também nestas oportunidades. Ela vai além do ato de copiar a lição”, falou. Para a secretária Elisamara, este programa é importante porque resgata e valoriza o ser humano. “É um espaço de escuta, de novas experiências, de conhecer diferentes espaços. Parabéns aos alunos e à professora pelo trabalho.” A professora Maria Carmelinda Borlina não deixou de elogiar os educandos. “São muito dedicados, esforçados, querem aprender. Fico muito feliz com esta notícia. Aconteça o que for, vou continuar lecionando. Quero ver todos lendo e escrevendo”, contou.

Brasil Alfabetizado O Programa Brasil Alfabetizado se destina aos cidadãos analfabetos que estão acima da idade para frequentar o ensino regular. Atualmente, o município tem 13 turmas participando do programa, em diferentes locais espalhados pela cidade, entre escolas, igrejas e associações de bairro. Cada turma tem, no mínimo, 14 estudantes.

Calçada Legal visa melhorar a acessibilidade dos pedestres de Cachoeirinha

Fernando Planella

Iniciada em 2010, a campanha da Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAN) realizou cerca de 4.900 notificações até maio deste ano, sendo que em 50% delas os moradores estão regularizando ou já concluíram a sua calçada. O objetivo da campanha Calçada Legal é conscientizar a população sobre a importância da mobilidade urbana, acessibilidade e segurança do pedestre, além de contribuir para a melhoria do paisagismo das ruas e avenidas da cidade. A SEPLAN realiza a fiscalização diariamente, que visa principalmente as calçadas irregulares, não pavimentadas, com a declividade acima da permitida (3%), e com degraus ou obstáculos em desacordo com as Leis Municipais n° 1172/1991 e 1772/1999; as Leis Federais n° 10048/2000 e 10098/2000; o Decreto Federal n° 5296/2004 e a NBR 9050/2004. O diretor de Planejamento e Gestão, Marcos Goulart (Kalunga), explica que o contribuinte que for notificado tem o prazo de dez dias para comparecer à Prefeitura, onde será orientado quanto ao reparo necessário a sua calçada. “É possível solicitar um prazo maior para a construção ou conserto da calçada, que pode ser de até 90 dias, dependendo da situação”, avisa o diretor. Caso o morador não realize o reparo, é aplicada multa de quase R$ 700 (240 URMs - Unidade de Referência Municipal, atualmente fixada em R$ 2,86). Em alguns locais de Cachoeirinha já é possível verificar as melhorias nas calçadas. A fiscalização da SEPLAN notificou recentemente diversas residências no Bairro Nova Cachoeirinha. Nas Ruas Holanda, Áustria, Espanha, Dinamarca, Canadá e na Avenida Marechal Rondon, os moradores exibem suas calçadas novas ou em construção.

18 | mais matéria

Além da notificação a cada proprietário individualmente, a SEPLAN também atua na notificação de empresas construtoras e detentoras de terrenos no município. Um exemplo é a Bolognesi, que até o final de junho entregou 90 calçadas em lotes e terrenos baldios nos Bairros Chácara das Rosas, Moradas do Bosque e Jardins do Bosque. Para denunciar calçadas irregulares ou para obter informações, basta ligar para a SEPLAN, nos telefones 3041-7103 e 3041-7156 ou através do e-mail seplan.fiscalizacao@ cachoeirinha.rs.gov.br. Também é possível denunciar através da ouvidoria da Prefeitura, pelo telefone 0800 648 7100, ou pelo e-mail ouvidoria@cachoeirinha.rs.gov.br.


Prefeito dialoga com categorias de táxi e vans escolares para mudança na legislação Com o objetivo de dialogar com as categorias de transporte escolar e do serviço de táxi no município e construir de forma democrática a elaboração de uma nova legislação que dê conta das demandas atuais, o prefeito Marco Alba, em conjunto com a equipe da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semurb), realizou nos dias 14 e 15 de junho, no CTG Aldeia dos Anjos, reuniões de trabalho para apresentar a minuta da nova legislação aos prestadores de serviço e receber as propostas para possíveis alterações. Nos dias 19 e 20 de julho serão feitas novas reuniões para definir e enca-

atendimento em agências bancárias Com o objetivo de auxiliar os consumidores gravataienses, a Prefeitura, através do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), alerta para os prazos de espera em filas de bancos. A Lei Municipal n° 3.379/2013, que prevê os limites máximos de tempo para serviços bancários, é válida para todos os bancos da cidade. A fiscalização fica a cargo do Procon, onde podem ser realizadas reclamações e denúncias caso a legislação não seja cumprida. A coordenadora do Procon, Luana Krumberg, salienta a importância da lei. “Essa legislação é fundamental, pois é parte integrante dos direitos dos consumidores, estando as instituições bancárias subordinadas as normas do Código de Defesa do Consumidor”, afirmou. Segundo Luana, todas as agências devem oferecer serviços adequados e eficientes De acordo com a Lei Municipal n° 3.379/2013, o limite máximo legal para atendimento em bancos é de 30 minutos para os dias de maior movimento e 15 minutos para os demais, reduzindo-se pela metade o prazo em casos de atendimentos preferenciais. Essa nova legislação compreende todos os serviços bancários, como caixas e atendimento pessoal ao cliente.

minhar o projeto à Câmara de Vereadores num prazo máximo de 60 dias. Conforme o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro, as leis municipais 590/1990 e 2054/2003 serão revogadas e darão lugar a novas leis que apresentem regras mais claras e busquem atender às necessidades que o município precisa daqui para frente. “Nosso esforço é justamente para atualizar estas leis que já estão defasadas. Queremos deixar claro que pretendemos contemplar as duas categorias, de táxi e vans escolares, destacando nas leis as obrigações de cada parte”, afirma.

as leis municipais 590/1990 e 2054/2003 serão revogadas e darão lugar a novas leis que apresentem regras mais claras e busquem atender às necessidades que o município precisa daqui para frente.

apresentação de peças teatrais educativas para alunos A Secretaria Municipal da Saúde, através do Grupo de Educação em Saúde da Vigilância em Saúde (Viemsa), informa que está aberta a agenda para apresentação das peças teatrais “Chapeluda Vermelha contra a Dengue” e “ Barnabé e sua turma”. As apresentações são realizadas de forma gratuita e tem como público-alvo os alunos das escolas da rede de ensino sendo elas municipais, estaduais e particulares. Segundo o titular da Saúde, secretário Laone Pinedo, as peças têm cunho educativo e auxiliam a promoção e prevenção contra doenças. “Os estudantes e professores são propagadores das mensagens abordadas e ensinadas nos espetáculos, o que contribui para que a população aprenda desde cedo o que são as doenças e saibam como preveni-las”, alega o secretário. A coordenadora da Viemsa, Patrícia Silva Rosa, explica que existem pré-requisitos para as escolas que quiserem solicitar a apresentação das peças teatrais no segundo semestre deste ano. “É preciso que a escola já aborde o assunto de alguma maneira e encaminhe os projetos e ações que executa sobre o tema para avaliarmos, de forma que o teatro seja uma exemplificação e complementação para o aprendiza-

do e a educação em saúde”, alega Patrícia. Portanto, as escolas da rede pública municipal e estadual e as particulares que desejarem solicitar e agendar as datas para estas apresentações durante o segundo semestre de 2014, devem atender aos seguintes requisitos: • Apresentar ao Núcleo de Vigilância dos Riscos e Agravos Ambientais Biológicos ações ou projetos desenvolvidos em sala de aula envolvendo temas como dengue, cuidado com o meio ambiente, importância da água, reciclagem do lixo. A apresentação do teatro posteriormente complementará esta atividade. • Que o público seja formado por alunos do ensino fundamental, além de professores e orientadores da Escola que participaram de alguma forma das atividades propostas. • Que preferencialmente a peça solicitada ainda não tenha sido apresentada nesta instituição anteriormente. Dúvidas sobre a forma de envio dos projetos e divulgação das ações realizadas pelas Escolas devem ser encaminhadas ao Núcleo de Vigilância dos Riscos e Agravos Ambientais Biológicos pelo telefone 3488.4969 de segundas à sextas das 8h às 17h ou pelo e-mail endemias.sms@gravatai.rs.gov.br.

News Gravataí mais matéria | 19


|LITERATURA|

28ª Feira do Livro terá Saul Sastre como patrono

E

TEXTO POR RITA TRINDADE | fotoS DIVULGAÇÃO

Ele tem 44 anos, nasceu em Porto Alegre, mas reside em Cachoeirinha desde os 16. Morou até os 30 anos na Rua Anápio Gomes, no bairro Veranópolis, casou-se e continuou morando na cidade. Define a cidade como “a capital do Estado” e se diz muito orgulhoso em morar no município. Administrador, ele divide seu tempo entre o curso de doutorado em administração, que realiza em uma universidade no Uruguai, a sua empresa de consultoria em gestão, localizada em Porto Alegre e as aulas de graduação e pós-graduação que leciona desde 1995. Orgulha-se ao contar que trabalha na faculdade Cesuca desde o seu primeiro dia de aula. Este é Saul Sastre, o cachoeirinhense escolhido para ser patrono da Feira do Livro 2014 de Cachoeirinha. Saul começou sua relação com a literatura cedo, desde muito pequeno já lia e

escrevia. Aos 22 anos começou a escrever profissionalmente e com 25 lançou seu primeiro livro. Já têm seis livros como autor individual, dois como co-autor e seis participações em coletâneas. Saul conta que esta é a fase em que ele está se dedicando mais integralmente a literatura. Por ter essa afinidade tão intensa com o ato de ler e escrever, Saul foi escolhido pela comunidade de Cachoeirinha para ser o patrono da Feira do Livro deste ano. O novo patrono se diz muito orgulhoso e feliz por ter sido escolhido entre os cinco patronáveis. “Fico extremamente alegre pelo carinho das pessoas que votaram e se preocuparam em votar em mim. Quero poder retribuir esse presente. Muitos livros que li, mudaram o rumo da minha vida. Gostaria que as pessoas lessem mais e quero ajudar na feira com esse objetivo”,

conta. Sobre as novidades para a Feira deste ano, o patrono conta que a programação ainda não está completa, mas que já está trabalhando, em conjunto com a SMC, para a realização do evento. “Minha função junto a comissão organizadora, que está cuidando de tudo com primazia, será ajudar a promover a feira, o que farei com muita satisfação. Particularmente para mim essa será a ‘feira das feiras’, declara animado. Saul realizará duas palestras nesta edição do evento, uma será voltada para os adolescentes e ocorrerá na parte da manhã e outra para os adultos que acontecerá à noite. “Ainda não sabemos as datas, mas fica o convite. Não percam, estão todos convidados, a Feira será de 9 a 19 de outubro no Parcão de Cachoeirinha”, revela o patrono.

Bibliografia do patrono

Foram 720 votos, 374 só para Saul Sastre que foi eleito recentemente pela comunidade cachoeirinhense

20 | mais matéria

Livros lançados Individuais: Marketing para um vereador vitorioso – 3ª edição Empreendedorismo Teoria x Prática – 1a edição Planejamento e educação Financeira – 2a edição Planejamento estratégico pessoal com o uso do Balanced Scorecard – 1a edição Os segredos que um empreendedor inteligente deve saber – 1a edição Volare – 1a edição. Co-autor: Vivências, convivências e outras reflexões – com Dr. Carlos Panni; O que se faz em um templo maçônico (organizador) Participação em coletâneas: Três coletâneas do século XXI; Fantasias; Prêmio Buriti 2011; Olhar andarilho; In Verdades; Vitórias, poesias, contos, crônicas e artigos.


lANÇAMENTO DA FEIRA será em agosto A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) realizou no mês de maio uma votação com cinco escritores da região. Foram registrados 720 votos, sendo 374 para Saul Sastre. Os demais patronáveis, Jane Tutikian, Cláudia Tajes, Caio Riter e Airton Ortiz, somaram 346 votos. Para o secretário de Cultura, Nérisson Oliveira, o processo de votação foi bastante positivo. “A ideia era ouvir a opinião da comunidade. Acredito que tenha pesado o fato do Saul ser da cidade”, afirmou Nérisson. A urna de votação passou pela Biblioteca Monteiro Lobato, pela Prefeitura da cidade, pelo Complexo Administrativo Adão da Silveira Pires, pela Câmara de Vereadores, pelo Cesuca e pelo SESC/Cachoeirinha, além de rece-

ber o voto dos regentes de todas as escolas municipais. A bibliotecária Simone Medeiros comentou ser importante a comunidade se envolver desde já com a Feira do Livro. “A receptividade da população foi tão grande, que provavelmente faremos o mesmo processo para escolher o patrono na Feira do ano que vem”, disse Simone. Está previsto para o dia 20 de agosto um café da manhã para marcar o lançamento oficial da Feira do Livro 2014, com local ainda a ser definido. Uma novidade já confirmada para a Feira deste ano é a comemoração do dia do comerciário, que será realizada em parceria com o SESC. “A ação será no dia 19 de outubro, último dia da Feira. Pretendemos trazer algum show musical”, completou a agente do SESC.

Saul Sastre foi eleito entre cinco patronáveis

mais matéria | 21


|COPA DO MUNDO |

A COPA DAS Texto por RITA TRINDADE | fotos ARQUIVO PESSOAL

A Copa do Mundo 2014 acabou e deixou muitas histórias e emoções. Turistas e brasileiros se surpreenderam com a organização e hospitalidade do nosso povo. O bordão que marcou todo o processo de preparação para o evento futebolístico, “imagina na Copa”, foi esquecido e substituído por “a Copa das Copas”. Porto Alegre foi palco de muitos gols, dentro e fora do campo. As nove equipes que estiveram na capital deram um espetáculo de bom futebol e a avalanche de “todos os povos e todas as cores” que as acompanhou encantou a todos que presenciaram esses dias inesquecíveis para Porto Alegre. A cidade respirou futebol, cultura e emoção. Confira a seguir alguns depoimentos de apaixonados por futebol que foram aos estádios, assistiram aos jogos e sentiram toda essa comoção bem de perto.

“Na minha casa todo mundo é fã de futebol, de Copa ainda mais, nós tentamos comprar ingressos para vários jogos, mas conseguimos apenas para Holanda x Austrália, eu adoro esse clima de Copa, fui várias vezes a fan fest só para viver isso, acho impressionante a paixão que o futebol desperta nas pessoas. Adoro ir ao estádio e sentir a emoção de um jogo de perto, por muitos anos fui ao Olímpico e agora, na Arena, então participar de uma Copa era um sonho, aqui no Brasil então, nem se fala. Uma emoção que não vai se repetir na vida, quero contar isso aos meus filhos. O jogo foi sensacional, além da partida ter sido boa o clima no estádio estava lindo, o pessoal empolgado, muitos turistas cantando, dançando e fazendo festa, estava muito divertido. Normalmente não se vê turistas andando nas ruas de Porto Alegre, foi muito empolgante ver algo novo, diferente na cidade, que ficou com outra cara. Limpa, organizada, segura e em festa, pelo menos por alguns dias e eu tirei proveito de tudo isso que a Copa proporcionou. O estádio ficou lindo (não tão lindo quanto a Arena), confortável, os acessos super fáceis, tudo identificado, os voluntários super simpáticos e bem instruídos, a única coisa ruim era o preço das coisas, bebidas e comidas, estavam caras”. Pâmela Oliveira Cássio Santos de Oliveira, Pâmela Santos de Oliveira e José Augusto Hiller de Oliveira no jogo Holanda x Austrália

22 | mais matéria


COPAS “Realmente foi maravilhoso, ganhei de presente dos meus filhos a passagem e o ingresso para assistir França x Honduras. A cidade estava uma festa, gente de todas as nacionalidades, parecia que o estrangeiro era eu, pois em todos os lugares só se falava inglês, alemão, francês, árabe, espanhol. Quanto a organização, estava muito boa, pegamos o metrô em Ipanema sem pagar passagem, era só apresentar o ingresso, e desembarcamos no Maracanã e na volta fizemos o sentido contrário. Havia muita segurança e a festa dentro do estádio foi indescritível”. Ardêmio Ricardo Sffair

Os irmãos Lucas Alano Sffair, Rodrigo Alano Sffair e o pai Ardêmio Ricardo Sffair assistiram França x Equador no Maracanã

“Assistir um jogo da Copa é simplesmente fantástico. O sentimento de saber que você está fazendo parte de algo histórico e único, uma oportunidade que dificilmente se repetirá, nos faz valorizar cada minuto desse dia. O jogo é um espetáculo a parte, pois em campo estão os melhores jogadores do mundo, e observá-los de perto é emoção garantida. A torcida é formada por pessoas do mundo todo, cada um com seu jeito diferente de ser, mas todos juntos, pois não existe divisão de torcedores, e sim, uma energia contagiante. Todos souberam respeitar o próximo. Achei excelente a organização do evento, tive a oportunidade de entrar no gramado e acompanhar um pouco de como funciona a organização, tudo muito rigoroso. Fácil acesso ao jogo e muita gente trabalhando para tudo dar certo, na minha opinião, saiu tudo perfeito. Só tenho a agradecer, pois foi um dia pra guardar na memória”. Thiago Corrêa

Família Estrella no jogo França e Honduras, o primeiro em Porto Alegre

“Sem palavras, é assim que a família Estrella pode descrever a emoção de ter assistido quatro jogos da Copa do Mundo em Porto Alegre. Conviver com pessoas de várias nacionalidades, fazer a ‘ola’ e gritar gol com franceses, hondurenses, holandeses, australianos, argentinos, nigerianos, argelinos e alemães foi uma experiência que vai ficar guardada para sempre. Utilizamos o transporte público duas vezes para fazer o caminho do gol, que foi uma inovação na Copa do Mundo. Visitamos a Fan Fest, aprendemos a coreografia original da Argélia e tantas outras coisas que só uma Copa pode nos proporcionar. A organização estava impecável, segurança super eficiente, voluntários e profissionais da FIFA educados e prestativos. Porto Alegre está de parabéns. O estádio Beira-Rio está maravilhoso”. Fernanda Estrella

mais matéria | 23


|ENTREVISTA|

sabor que encanta O casal Mauro e MonaliSe comemoram o primeiro ano de atividades do Empório de Chocolates com grande aceitação da clientela e lançamento de novos produtos no mercado, como mesas de doces personalizadas para eventos.

C

TEXTO POR ROSELAINE VINCIPROVA | fOTOS Frederico Mombach

Com uma linha de mais de 300 itens, o Empório dos Chocolates comemora o seu primeiro ano de atividades com lançamento de novos produtos e uma excelente aceitação da clientela que cresce a cada dia. Com a confiança do mercado, a aposta é a mesa de doces personalizada para 15 anos, aniversários, casamentos e formaturas. A história do empreendimento surgiu quando o casal Mauro Webber e Monalise Scopel optaram por deixar as empresas em que trabalhavam e investir em um negócio próprio. “Sempre gostei de servir e de receber pessoas. E sou um chocólatra assumido. Então decidimos apostar em um empreendimento que nos desse essa satisfação. Afinal nada melhor do que trabalhar com chocolate”, revela Mauro. Ele é formado em Administração de Empresas e ela é Contadora, com pós graduação em Controladoria e Finanças. A especialização foi o caminho para aprender mais sobre o chocolate. Cursos, leitura e experimentação foram os primeiros passos para Mauro se tornar um chocolatier. A principal matéria-prima utilizada é o chocolate da Nestlé, entretanto são feitas composições para chegar ao sabor, textura e composição ideal de cada produto. Também existem opções com chocolate Belga ou pedidos especiais sem lactose ou diet. Apreciado por 95% das pessoas, hoje o chocolate é a matéria-prima para uma infinidade de doces e possibilidades que misturam recheios, frutas, aromas e sabores que fazem toda a diferença seja no consumo diário ou em momentos especiais com amigos e família. Apesar de o primeiro ano ser de aprendizado e conhecimento, o casal apostou em várias novidades para conquistar o público. O chocotone trufado fez sucesso

24 | mais matéria

no natal e deverá ser um grande atrativo novamente. Os Festivais de Trufas com mais de 40 sabores e valores diferenciados têm repercutido positivamente. Outra novidade foi a tele-entrega de sorvetes artesanais no verão e chocolate quente no inverno em empresas conveniadas. Conforme Monalise, os pedidos de chocolate quente são realizados inclusive em dias onde a temperatura não é tão baixa. A loja Empório de Chocolates está estrategicamente localizada na Rua Imbuí, 69, na parada 51, onde é possível encontrar diversos produtos a pronta entrega como trufas, barrinhas, cestas com chocolates personalizados que são sempre uma boa pedida para não errar no presente. “A aceitação e indicação de produtos para mesas de doces tem sido frequente por parte dos clientes”, revela Monalise. A mesa de doces é sem dúvida a parte mais

Hoje o chocolate é a matÉria-prima para uma infinidade de doces e possibilidades que misturam recheios, frutas, aromas e sabores que fazem toda a diferença seja no consumo diário ou em momentos especiais com amigos e família.


“Parabéns Empório dos Chocolates pelo seu primeiro Aniversário! O sucesso representa a dedicação de pessoas maravilhosas, empreendedoras e criativas como a Monalise e o Mauro. Que seus gostosos chocolates continuem a transmitir carinho, vitalidade, energia entre os consumidores. Desejo muitas datas especiais compartilhadas ao lado do Empório dos Chocolates.”

Eloá Costa

Secretaria de Responsabilidade Social do Cesuca Com uma linha de mais de 300 itens, o Empório dos Chocolates comemora o seu primeiro ano de atividades

“O Empório dos Chocolates é a novidade que faltava em Cachoeirinha, pois une qualidade

desejada de uma festa. A beleza, os detalhes e principalmente o sabor fazem toda a diferença durante um evento. Para a sua elaboração é feito um estudo, desde a decoração utilizada até o investimento a ser feito. “Temos algumas opções, mas cada uma é tratada de forma individual, sempre priorizando pela qualidade, pois prezamos pelos detalhes e apresentação dos produtos”, comenta Monalise. A composição da mesa encanta pela personalização de cada projeto que vai desde uma festa infantil até um casamento. Completar o primeiro ano de atividades é motivo de comemoração. Nesta caminhada o

apoio que receberam de empresas parceiras e amigos foi fundamental para a construção da marca Empório dos Chocolates. Desde a faculdade onde se formaram, até parceiros que foram surgindo durante a caminhada. “Ficamos surpresos porque tivemos alguns ‘anjos’ como a Marlene Menchick (Bem Chick Ateliê & Locação) e a Daniela Almeira (Álea Corretora de Seguros) que nos ajudam nesta caminhada. O casal que soube há poucas semanas que serão pais, também projeta o futuro. “Estamos em um mercado que se renova a cada dia, temos que estar atentos. As perspectivas futuras são muito boas”, revela Mauro.

e sofisticação em seus produtos aliando a experiência profissional e dedicação de seus mentores Mauro e Monalise.”

Luiz e Marco Goulart

Diretores da Abrasser

“É muito bom contar com empresas que buscam atender o cliente de forma personalizada e célere. Empório dos Chocolates é com certeza sinônimo de inovação, pois além de criar opções de presentes, personaliza o mesmo, com criatividade, bom gosto e muito sabor!!! Parabéns pelo primeiro aniversário de muitos que virão, que vocês possam colher os frutos da vitória, pois tem batalhado para isso.”

Elisete Feijó e Waldir

Elisete Feijó Advogados e Gráfica Eficaz Mauro Webber e Monalise Scopel investiram em um negócio próprio buscando soluções para seus clientes

mais matéria | 25


|PROFISSÃO|

Dominar o idioma Uma coisa é conhecer um idioma, outra é dominá-lo. A competitividade e concorrência exigem muito do profissional, e a comunicação correta e assertiva do inglês é essencial. Algumas frases são praticamente padronizadas no mundo dos negócios. Termos e expressões como feedback, networking, core business e uma série de outras, são diariamente utilizadas dentro das corporações brasileiras e tornaram-se essenciais para a comunicação entre colaboradores, empresas e parceiros. “Ainda que não use outra língua imediatamente, a conexão mundial promovida pela internet e assuntos de âmbito global, como sustentabilidade e responsabilidade social, requerem dos profissionais conhecimentos em outras línguas, especialmente o inglês, para discutir tais tópicos em relações de trabalho”, aponta John Rogers, professor de inglês “in company” e que já lecionou para CEOs de grandes empresas brasileiras. Ainda para Rogers, como muitas expressões no mundo dos negócios são em inglês, muitas reuniões profissionais acabam tendo uma quantidade enorme dessas expressões, mesmo que a reunião toda seja feita em português. “Nos dias de hoje, é necessário ter uma noção básica da língua de qualquer maneira”, completa.

26 | mais matéria

Inglês: saber o idioma é cada vez mais importan te A im po rtâ nc ia de sa be r ou tro s id io m as no m un do do s ne gó cio s se to rn ou vi ta l. Ap ós a gl ob al iza çã o, fic ou di fíc il te r pl en o su ce ss o na ca rr ei ra pr of iss io na l sa be nd o ap en as um id io m a. A ca da an o qu e pa ss a o do m ín io de lín gu as es tra ng ei ra s, pr in cip al m en te o in gl ês , to rn ou -s e re qu isi to pr im or di al pa ra evol ui r na pr of iss ão e pa ra al ca nç ar m ai or es pa ta m ar es pr of iss io na is. Co m a pa dr on iza çã o da pr át ica do in gl ês na s co rp or aç õe s do m un do to do , as cu ltu ra s, te rm os té cn ico s e lin gu ag en s se fu nd em ca da ve z m ai s e to da s as co m pa nh ia s fa la m pr at ica m en te a m es m a lín gu a, in de pe nd en te m en te da lo ca lid ad e no pl an et a. Pa ra iss o, é ne ce ss ár io um co nh ec im en to pr of un do do in gl ês qu e po de se r ut iliz ad o em co nv er sa s co m pa rc ei ro s in te rn ac io na is ou em vi ag en s ao ex te rio r. Se gu nd o pe sq ui sa re al iza da pe la Ca th o On lin e, in tit ul ad a “A Co nt ra ta çã o, a De m iss ão e a Ca rr ei ra do s Ex ec ut ivos Br as ile iro s” , qu e co nt ou co m a pa rti cip aç ão de 16 .2 07 pr of iss io na is de di ve rs as ár ea s, ap en as 7, 7% do s en tre vi st ad os in fo rm ou te r o do m ín io da lín gu a in gl es a. Ai nd a de ac or do co m o le va nt am en to da Ca th o, os pr of iss io na is de ní ve is hi er ár qu ico s m ai s al to sã o os qu e po ss ue m m ai s co nh ec im en to no id io m a, co m o pr es id en te s (1 8, 2% ), vi ce -p re sid en te s (1 6, 1% ) e di re to re s (1 8, 6% ). O ní ve l hi er ár qu ico de tra in ee ta m bé m m os tra m ai or co nh ec im en to na lín gu a in gl es a. Na pe sq ui sa de 20 07 , 22 ,4 % do s re sp on de nt es fa la va in gl ês , en qu an to na ed içã o de 20 09 , es se nú m er o su bi u pa ra 24 ,5 % . O pr of iss io na l qu e qu er es ta r pr ep ar ad o de ve te r a vi sã o de qu e é fu nd am en ta l bu sc ar o co nh ec im en to de ou tra lín gu a pa ra nã o fic ar de fo ra da s op or tu ni da de s do m er ca do de tra ba lh o. O pr oc es so de re la cio na m en to en tre em pr es as de to do o m un do te m se in te ns ifi ca do a ca da an o, e as em pr es as de pa íse s em er ge nt es já tê m a po ss ib ilid ad e de co m pe tir em um m er ca do gl ob al . Co ns id er an do qu e o in gl ês fo i es co lh id o pa ra se r o id io m a of ici al no m un do do s ne gó cio s no âm bi to in te rn ac io na l, é pr ec iso qu e o pr of iss io na l es te ja ap to a se co m un ica r no id io m a co m di ve rs as na cio na lid ad es .


der

que Apre r n Po

Por que falar Inglês é tão indispensável? •O inglês é a primeira língua de mais de 400 milhões de pessoas; •O inglês é a língua oficial ou tem um status especial em mais de 75 países; •Uma em cada seis pessoas do mundo fala inglês; •80% das instruções, dos materiais eletrônicos que se vendem em todo o mundo vêm escritas em inglês; •2/3 de todos os científicos do mundo leem e publicam em inglês; •Cerca de 600 milhões de pessoas falam inglês como segundo idioma. Existem alguns termos que, pelo uso diário, já fazem parte do glossário corporativo brasileiro. Saiba quais são os termos mais falados pelos brasileiros, independentemente de sua área de atuação. * Branding: trabalho de construção de uma marca no mercado; * Briefing: todas as informações necessárias para realização de uma determinada ação; * Budget: orçamento; * Business plan: plano de negócios; * Case: estudo de caso, normalmente abordado em empresas; * Coaching: projeto com início, meio e fim, definido em comum acordo entre o coach (profissional) e o coachee (cliente), conforme a meta desejada por este. O coach apoia o cliente na busca de realizar metas de curto, médio e longo prazos, por meio da identificação e do uso das próprias competências desenvolvidas, como também do reconhecimento e da superação de suas fragilidades; * Deadline: prazo final; * Expertise: conhecimento técnico; * Interface: ferramentas que possuem um design fácil de ser usado, geralmente com ícones indicando o que representa cada função; * Feedback: trata-se de informar o colaborador sobre o seu desempenho, conduta ou a respeito de uma eventualidade, buscando estimular e reorientar ações, com o objetivo de maximizar o seu desempenho; * Follow up: dar prosseguimento a uma discussão ou debate, retomando temas para atingir soluções. * Headhunter: caçador de talento;

mais matéria | 27


|VIAGEM|

Jovem participa de um mês de intercâmbio na Alemanha

O

TEXTO POR Roselaine vinciprova | FOTO Arquivo pessoal

O Brasil está entre os 10 primeiros países do mundo que mais realizam intercâmbio. A experiência propicia uma troca cultural incrível, além da conquista de amigos de todas as partes do mundo. Além disso, o intercâmbio é visto com bons olhos pelo mercado de trabalho agregando valor ao currículo. Existem inúmeras opções para quem quer embarcar nessa aventura. A jovem Laura Teixeira Borba conseguiu uma vaga através de um processo seletivo para fazer um mês de intercâmbio em Frankfurt, na Alemanha, através de uma parceria entre a UFRGS e o Instituto Goethe. Laura cursa o 2o ano do ensino médio no Colégio Aplicação da UFRGS e escolheu o alemão como complementação. Após dois anos de estudos foi selecionada pelo bom desempenho, histórico escolar e por um texto elaborado em alemão. A viagem aconteceu em janeiro deste ano, e Laura foi a única gaúcha sele-

cionada. “Foi um sonho. Aproveitamos todo o tempo com muitos estudos e passeios. Fiz novas amizades, conheci pessoas tão diferentes e ao mesmo tempo com tantas afinidades, não só da Alemanha como de outros países também”, revela Laura. A jovem dividiu quarto com quatro indonésias (sendo uma muçulmana e a outra budista) e uma peruana. O aprendizado da língua também foi outro ponto positivo. “Em um curto período aprimorei o estudo da língua germânica, o que aqui levaria mais de um ano da maneira tradicional”, conta. Laura ficou em Frankfourt, uma cidade linda, arborizada e muita atraente, segundo ela. Após a experiência, Laura garante que a vida mudou. Quer seguir a carreira do avô, Ciências Jurídicas e Sociais, aprimorar o estudo de outras línguas, como o francês, e conhecer outros países. “Quero continuar viajando pelo mundo”, finaliza.

Laura Teixeira Borba (à esquerda) fez muitos amigos

Nova etapa do Programa Ciência sem Fronteiras Em nova etapa, o Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) deve oferecer mais 100 mil bolsas em instituições de ensino estrangeiras, de 2015 a 2018, de acordo com anúncio, feito no final de junho pela presidente Dilma Rousseff. Lançado em 2011, o programa tinha por meta a concessão de 101 mil bolsas - 75 mil bancadas pelo setor público e 36 mil por empresas. Até o momento foram efetivadas 83.174 bolsas. De acordo com Dilma, a meta será cumprida com as chamadas que serão lançadas em setembro deste ano. Hoje, foram assinadas 5,2 mil bolsas por empresas, das quais 5 mil pela Petrobras. “Cada vez mais esse programa vai ter uma interface com todos os demais programas de formação educacional e produção científica e tecnológica do Brasil. Foi feito para garantir ao Brasil condições de gerar, aqui, inovação”, disse. Ela destacou a importância do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no contexto do programa, uma vez que para participar do Ciência sem Fronteiras é preciso tirar no mínimo 600 pontos no exame. “Essa é uma das portas

28 | mais matéria

dos caminhos abertos pelo Enem”, ressaltou. Para participar, é preciso também proficiência em uma segunda língua. O ministro da Educação, Henrique Paim, apresentou um balanço do programa, e disse que do total de bolsas ofertadas, 52% são nos diferentes ramos de engenharia. “É um avanço para o País, que muitas vezes não consegue avançar nessas áreas”. O programa é desenvolvido pelo Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O MEC distribui 65% das bolsas, via seleções da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O objetivo do programa é promover a mobilidade internacional de estudantes e pesquisadores, e incentivar a visita de jovens pesquisadores altamente qualificados e professores sêniors ao Brasil. O Ciência sem Fronteiras oferece bolsas, prioritariamente, nas áreas de ciências exatas, matemática, química e biologia, engenharias, áreas tecnológicas e da saúde.


Rede Municipal ingressa em 2015 numa nova era de inclusão digital

A

TEXTO POR Roselaine Vinciprova | FOTO Fernando planella

A partir de 2015 Cachoeirinha deverá ser a primeira cidade do país a contar com lousa interativa em todas as salas da aula da rede municipal. Através de uma emenda parlamentar do ex-prefeito de e Deputado Federal José Luís Stédile, Cachoeirinha recebe cerca de R$ 2 milhões para compra e substituição de equipamentos para as escolas de educação infantil e fundamental. Além da instalação de classes e cadeiras, o investimento vai inaugurar uma nova era da educação na cidade com acesso as tecnologias móveis, interatividade e inclusão digital. O prefeito Vicente Pires não escondeu a sua satisfação com a implantação de mais um projeto pioneiro na área da educação assim como o Música, Ação e Inclusão (que está completando 10 anos de atividade), psicomotricidade na água, Catavento e distribuição de uniformes e kits escolares. “A educação é a área que hoje mais recebe investimentos do governo. No primeiro quadrimestre do ano chegamos a 35% da receita, e devemos fechar o ano em 31%”, revelou o prefeito Vicente Pires. Stédile, que propôs a maior emenda individual para a educação da Câmara dos Deputados, afirmou que só é possível ter um futuro melhor com o investimento em educação e leitura. A Secretária de Educação, Elisamara Roxo reforçou dizendo que o aprendizado só é possível leitura e inserção dos alunos em um projeto concreto de estudo e desenvolvimento na escola. “Todos os alunos aprendem, o segredo é achar o caminho certo para que ele assimile o conhecimento”, revelou. Os materiais e equipamentos devem chegar até o final do ano. Ainda deverão ser adquiridos tabletes para os alunos com a verba do leilão dos materiais que normalmente são utilizados. Atualmente são atendidos 12 mil alunos atendidos pela rede municipal.

Anúncio dos R$ 2 milhões para educação

Serão adquiridos: • • • • • • •

7094 conjuntos de classes e cadeiras para estudantes 180 conjuntos para professores 180 conjuntos para cadeirantes 182 projetores multimídia com lousa interativa 150 computadores 5 kits de instrumentos musicais (para o projeto Música, Ação e Inclusão) 41 notebooks

mais matéria | 29


|SOLIDARIEDADE

Este é o momento de aquecer o seu coração

O

TEXTO POR rita trindade | FOTOS DIVULGAÇÃO

O inverno já chegou por aqui e trouxe com ele as baixas temperaturas que já estamos acostumados e conhecemos bem. Temos o privilégio de ter uma casa aconchegante, uma cama quentinha. Podemos abusar de sopas, fondues, vinhos e até mesmo aquele café quente para nos aquecer. Nessa perspectiva, o inverno não é tão ruim assim, a não ser pelo outro lado da moeda. Pelas pessoas que não podem desfrutar de maneira tão feliz a estação. Para quem mora na rua ou em comunidades carentes, o inverno é um verdadeiro pesadelo. Enfrentar as temperaturas, muitas vezes negativas, torna a estadia das pessoas que têm o céu como teto de suas moradas ainda mais complicada. Assim como provoca grandes transtornos para quem não tem condições dignas de moradia. De acordo com a ONU, cerca de cem milhões de pessoas vivem nas ruas das grandes cidades do planeta. Trabalhadores, mas desempregados, usuários de drogas, alcoólatras, pessoas abandonadas pela família: são algumas das realidades dos moradores de rua das grandes metrópoles do Brasil.

Quem mora na rua improvisa, a laje fria serve como colchão para sossegar o corpo cansado e na tentativa de se aquecer um pouco, os jornais e folhas de papelão se tornam cobertores. A pinga é a melhor amiga de muitos moradores de rua, pois, segundo eles, “ela ajuda a esquentar o corpo”. Apesar dessas pessoas carentes serem marginalizadas e esquecidas por governos e governantes, felizmente elas contam com a ajuda de seres que se sensibilizam com tal situação. Podemos chamar de empatia, caridade, amor ao próximo, solidariedade. Na verdade acredito que seja um pouco de tudo isso. O que é fato, e quem é solidário sabe, é que dedicar um tempo em benefício de outra pessoa proporciona uma imensa sensação de prazer e bem estar. Quem recebe um ato solidário conquista benefícios, é claro. Mas quem oferta momentos de afago, carinho e doação aos outros, ganha ainda mais. Pesquisas indicam que trabalhos voluntários altruístas estimulam a alegria, aliviam as tristezas e aumentam a imunidade, evitando doenças.

Voluntariado

30 | mais matéria

São muitos os grupos que se reúnem para ajudar, pessoas que não se conformam com essa realidade de diferenças sociais e miséria. Altruísmo e solidariedade são valores morais socialmente constituídos vistos como virtude no indivíduo. Não se deve esquecer o quão transformador o ato de ajudar o próximo pode ser para cada pessoa, seja para a que recebe ou a que doa. E nada melhor neste momento em que enfrentamos as baixas temperaturas, do que deixar o espírito solidário aquecer o seu coração. Aproveite e dê “uma limpa” no seu guarda-roupa, separe tudo aquilo que você não usa mais e mande para doação. Isso vai deixar o seu guarda-roupa com mais espaço, você feliz por ter realizado uma boa ação e alguém aliviado por encarar este inverno um pouco mais aquecido. Mãos a obra. Essa é a sua chance de sentir uma imensa sensação de prazer e bem estar. Ficou com vontade de ajudar? Confira a seguir informações sobre alguns grupos e instituições que fazem a diferença e estão realizando ações de solidariedade. É só entrar em contato e fazer a sua parte. Seja solidário você também.


Prefeitura de Cachoeirinha

A Campanha começou oficialmente dia 17 de junho e segue até dia 22 de setembro. É possível doar nos postos de coleta, tais como a Prefeitura e demais sedes do Executivo, nas escolas, postos de saúde, CRAS, comércio local, associações comunitárias, clubes de mães, igrejas, Cesuca, Stadbus e Transcal. Mais informações ligue para a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS), fone (51) 3471.5939.

Prefeitura de Gravataí

Turma do Bem A Turma do Bem é um grupo de amigos que realiza diversas ações de solidariedade durante o ano. O grupo entrega roupas, cobertores, alimentos, produtos de higiene pessoal e leite para as comunidades carentes. Nas noites frias eles percorrem a cidade e entregam cobertores e roupas para os moradores de rua. Cerca de 660 membros compõem o grupo e de alguma forma colaboram com as ações. A Turma do Bem está arrecadando doações de roupas e mantimentos até dia 18 de agosto. Quem tiver doações pode entrar em contato com os membros do grupo. Davia Severgnini: (51) 9300.2956, Aline Raupp: (51) 9677.0338, Kabeça: (51) 8183.4430, Jeferson: (51) 8108.1981 e Liciane: (51) 9857-7994. A loja Yamô também será ponto de coleta das doações da campanha. A loja fica na Rua Dona Cecília, 79.

Esta campanha é uma promoção conjunta do Gabinete da Primeira-Dama, da Secretaria Municipal de Família, Cidadania e Assistência Social e da Defesa Civil do Município. A meta da Campanha do Agasalho SOS Inverno Gravataí 2014 é superar a marca do ano passado, quando foram arrecadados 40 mil itens, entre roupas, calçados e roupas de cama. A Campanha este ano se estenderá até 15 de agosto e entre os itens solicitados para doação estão roupas, calçados, cobertores, lençóis, acolchoados, colchões, travesseiros, meias e, principalmente, vestuários infantis. As empresas e entidades que desejarem ter um posto de coleta de agasalhos podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Família, Cidadania e Assistência Social. Mais informações pelo fone (51) 3432.3103 ou através do email: smfcas@gravatai.rs.gov.br.

Rotaract O Rotaract Club Cachoeirinha iniciou a campanha de agasalho ‘Eu curto ser solidário’ no dia 20 de maio, a arrecadação de roupas e cobertores segue até o final do inverno. Esse ano a campanha visa auxiliar os moradores do bairro Canarinho. Entre os pontos de coleta estão: Supermercados Rissul e Asun, Centro de Formação de Condutores Cachoeirinha e Ritter e academia Usina do Corpo. Informações pelo email: rotaractcachoeirinha@gmail.com.

mais matéria | 31


15 de julho: dia do homem Thiago Xavier de Oliveira tem 22 anos e foi eleito o Mister Cachoeirinha 2015

A criação do Dia Internacional do Homem foi sugerida pelo ex-presidente russo Mikhail Gorbachev para homenagear os grandes homens de seu país que tiveram destaque no mundo. O dia foi Instituído por Jerome Teelucksingh e é apoiado pela Organização das Nações Unidas - ONU e diversos grupos de defesa dos direitos masculinos da América do Norte, Europa, Ásia e África.

32 | mais matéria

TEXTO POR rita trindade | FOTOS Sidnei Schirmer e Taís Abel

No dia 15 de Julho, comemorou-se o Dia do Homem no Brasil. Já em outros países, a data firmada para tal comemoração é 19 de novembro, a data comemorativa foi criada em 1999, por Dr. Jerome Teelucksingh, em Trinidad e Tobago. Hoje, em caráter internacional, a data é celebrada na Jamaica, Austrália, Índia, Itália, Estados Unidos, Nova Zelândia, Moldávia, Haiti, Singapura, Malta, África do Sul, Gana, Hungria, Canadá, China e Reino Unido. A criação da data teve como objetivo principal a promoção da saúde dos homens e a busca por igualdade entre gêneros, destacando a discriminação sofrida e enfatizando as conquistas e melhorias trazidas por eles em diversos aspectos que envolvem sociedade e família. Desde o início da celebração, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) apoia a iniciativa. No Brasil, a data é comemorada desde 1992, por iniciativa da Ordem Nacional dos Escritores. Um dos co-fundadores, Edson Marques, ambiciona que se altere o nome para Dia + Noite do Homem Livre. O Dia do Homem tem igual importância ao Dia da Mulher, pois ambos têm o seu espaço na sociedade e buscam objetivos semelhantes como a promoção da vida, o bem-estar da família, o cuidado com

o meio ambiente e a busca pela saúde física e mental. Um novo homem com novos hábitos Neste dia 15 de julho quem tem muito a comemorar é a indústria de cosméticos e beleza. O mercado está de olho na vaidade masculina, que, a cada dia, ganha novos clientes preocupados com a aparência e bem estar físico. Uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), revela que o uso de cosméticos por homens aumenta a cada ano. Estima-se que o consumo masculino tenha sido acima de R$ 9 bilhões no Brasil em 2013 de acordo com projeção divulgada. Isso indica que os homens não estão satisfeitos apenas em cortar o cabelo e fazer a barba. Eles querem muito mais. O Brasil é o segundo maior mercado de beleza masculina do mundo, perde apenas para os Estados Unidos conforme o ranking 2010 do Euromonitor - agência líder mundial em pesquisa estratégica em mercados consumidores. O Brasil movimenta hoje uma lucrativa indústria, envolvendo produtos e serviços voltados ao bem estar dos homens. A cada dia, eles dedicam mais e mais cuidados em relação à aparência e à saúde - requisitos indispensáveis para atender à crescente exigência do


mercado de trabalho e também das mulheres. Com a indústria cosmética investindo fortemente em produtos masculinos, o mercado disponibiliza atualmente diversas opções para este público, que vão desde produtos para pele, cabelos e os tradicionais itens para barbear. “Hoje, os homens se sentem mais confortáveis em usar produtos específicos para eles. Além disso, fatores como a poluição e constantes mudanças climáticas, contribuem para a necessidade de cuidados com cada tipo de pele”, afirma Luis Fernando Quintero, gerente de grupo de produtos da Gillette do Brasil Os homens atuais procuram por produtos que ofereçam benefícios para sua pele antes e depois de barbear e buscam também itens exclusivos como cremes para as mãos e para o rosto, entre outros cosméti-

cos. “Esta tendência já acontece nos Estados Unidos e na Europa e está chegando agora na América Latina”, diz ele. “Hoje em dia os homens conhecem suas necessidades. Por exemplo, ao se barbear, eles sabem o tipo de pele que possuem e procuram por produtos que sejam apropriados, como para pele sensível, normal ou oleosa”, explica Quintero. Para André Abreu, gerente da categoria ´Homem´ da Natura, existem dois vetores que impactam fortemente no crescimento desse mercado. A expansão da participação das mulheres no mercado de trabalho é um dos pontos que influi para que eles queiram estar bem apresentáveis. Outro fator é a independência feminina no campo afetivo, o que estimula o homem a cuidar mais da beleza para estar pronto para a conquista.

Beleza masculina Assim como os homens estão se cuidando mais e igualmente preocupados com saúde e estética, eles também estão se rendendo aos concursos de beleza, metiê antes dominado pelo público feminino. São muitos os concursos e eventos da área destinados exclusivamente para o grupo masculino. Como por exemplo, o Mister RS, um dos eventos mais tradicionais e sérios do estado e que terá sua etapa final no término de 2014. Conheça a seguir os representantes de Gravataí e Cachoeirinha para o concurso de beleza. João Paulo Balbi Vargas tem 25 anos é auditor contábil e foi eleito o Mister Gravataí 2015. O rapaz, que nasceu em Porto Alegre, participa de concursos de beleza desde 2013 e agora está se preparando para o seu próximo concurso, o Mister RS 2015, que ocorrerá no final deste ano. João conta que cuida muito do seu corpo e não descuida da alimentação. “Vou à academia cinco ou seis vezes por semana e cuido bastante da alimentação. Toda a manhã preparo a minha ‘marmita’ do dia e faço uma refeição a cada 3 ho-

ras. Geralmente, deixo para comer o que gosto em uma ou duas refeições ao longo da semana”, afirma. O Mister Gravataí garante que este novo comportamento masculino - o ato de se cuidar mais, está cada vez mais comum entre os homens. “A maioria dos meus amigos também se preocupa bastante com a parte física e com a alimentação, alguns mais, outros menos. O fato é que todos querem estar bem”, assegura. João diz que não se considera metrossexual e apenas tem alguns cuidados básicos de beleza. “Não sou metrossexual, somente me cuido. Às vezes eu e o meu cabelo não nos entendemos muito bem, então procuro sempre ter algum creme específico para ele”, revela. Sobre o tipo de homem que as mulheres preferem, o Mister, que é solteiro, opina. “Isso é bem relativo, já conheci mulheres que preferem do Shrek ao mais vaidoso, mas acredito que cuidados básicos são essenciais e toda a mulher gosta de um cara que se cuida”, finaliza o representante de Gravataí.

Thiago Xavier de Oliveira tem 22 anos é solteiro e foi eleito o Mister Cachoeirinha 2015. O jovem é conferente de expedição e começou a participar de concursos de beleza há pouco tempo, entrou neste mercado em abril deste ano. Thiago irá representar Cachoeirinha no concurso Mister RS 2015. O Mister Cachoeirinha conta que se preocupa muito com a sua forma física. “Procuro estar sempre em forma com o corpo, pratico musculação na academia e tento evitar gorduras e refrigerantes”, comenta. Thiago diz não se importar em ser chamado de metrossexual. “Me considero metrossexual sim e não vejo problema nenhum nisso. Na minha casa não pode faltar perfume e um bom creme para o cabelo”, declara. Segundo o Mister, os homens estão cada vez mais vaidosos e essa é uma realidade que tende a aumentar. Thiago concorda com o Mister Gravataí e acredita que as mulheres realmente preferem os homens que se cuidam aos famosos Shreks.

A faixa que mais consome cosméticos possui de 25 a 35 anos e, independentemente de serem solteiros ou casados, são mais antenados e têm bastante acesso à informação. Eles não têm vergonha de usar produtos cosméticos e também não se preocupam apenas com a aparência, mas com o seu bem estar. João Paulo Balbi Vargas tem 25 anos e foi eleito o Mister Gravataí 2015

mais matéria | 33


15 ANOS | WORKSHOP| |

Envie seu momento marcante para redacao@revistamaismateria.com.br

Laura A linda Laura Rosa festejou seu debut cercada por familiares e amigos. Seus pais, André e Lucimar e sua irmã Ingrid, estavam felizes e orgulhosos pela passagem da data tão especial. Laura estava muito animada e feliz. A festa foi realizada no dia 21 de junho, no salão do Sindilojas, em Gravataí.

Fotos: Bruno Bergmann

Karen e Paulo No dia 12 de abril Karen de Souza Zucatti e Paulo Cesar Silveira Ribeiro se uniram em matrimônio em uma emocionante cerimônia. Ao lado dos filhos Gabriel, Laura e Otávio, familiares e amigos, o casal disse o tão aguardado sim. A festa ocorreu no Salão Ana’s Grando, em Cachoeirinha.

Fotos: Luis Gustavo Estúdio Fotográfico

34 | mais matéria


|ANIVERSÁRIO|

Momentos marcantes

Juliana A bela Juliana Holeva comemorou a chegada dos seus 15 Anos no dia 10 de maio. A jovem estava deslumbrante e encantou a todos convidados com seu charme e simpatia. A festa aconteceu no Salão Rosa dos Ventos, em Cachoeirinha.

Fotos: Luis Gustavo Estúdio Fotográfico

Ana Clara No dia 5 de abril aconteceu uma linda festa para comemorar o aniversário da pequena Ana Clara Pedersen Rosa e também de seu pai, o simpático Fabio Pedersen Rosa. Pai e filha nasceram no mesmo dia, ele, em 1973 e ela em 2009. A festa ocorreu na sede do Cabanha Butuquara, localizado na cidade de Glorinha. Mais de 300 convidados participaram da dupla comemoração. A festa foi marcada por muita alegria e animação.

Fotos: Sergio Morais

mais matéria | 35


|EVENTO|

Do analógico ao digital

A

Texto por RITA TRINDADE | fOTOs Sidnei Schirmer

A fotografia é um dos itens mais importantes do casamento, pois eterniza momentos marcantes e especiais. O curioso é perceber o quanto a forma de fotografar mudou e a tecnologia evoluiu. Enquanto há algumas décadas era privilégio das noivas mais ricas da sociedade, agora a fotografia faz parte da maioria dos casamentos. As primeiras câmeras eram enormes e muito pesadas, isso sem falar da portabilidade, que limitava o desempenho dos fotógrafos. Fotos espontâneas não existiam. Foi a época dos retratos posados, que se tornaram um clássico. A fotografia em casamentos mudou muito nos últimos anos. Passaram de posadas e repetitivas para criativas e divertidas. Os fotógrafos aderiram ao estilo do fotojornalismo, que consiste em cliques de momentos únicos da festa ou da cerimônia: aquela lágrima caindo no rosto da noiva ou o noivo ajeitando a gravata. Para Sidi Schirmer, fotógrafo que está há oito anos no mercado, a cobertura de eventos evoluiu muito nos últimos tempos com a possibilidade da foto digital. “A foto analógica tinha condições bem limitadas, já a digital nos possibilita diversos motes: Podemos trabalhar mais a qualidade da foto, o tratamento, temos a possibilidade de sermos mais criativos e ousar mais”, declara. Sidi confessa que o evento que prefere fotografar é o casamento. “Captar a emoção das pessoas é muita satisfação, contar uma história de amor através das fotos é algo incrível e comovente”, conta o fotógrafo que revela ainda que prefere as fotos mais tradicionais quando se trata de eternizar o matrimônio. “Gosto da fotografia mais clássica e na hora da edição, trabalho dentro das tonalidades para manter o padrão para o cliente. Uso programas de tratamento de fotos, mas com muita cautela e equilíbrio. Procuro não mudar a essência das pessoas”, explica. Segundo o fotógrafo, o mercado de fotografia cresceu muito em Cachoeirinha e Gravataí. “Hoje temos ótimos profissionais na região. Os fotógrafos estão trabalhando mais no “pós-foto”, na qualidade e finalização do trabalho. O que diferencia a proposta de cada profissional é o olhar atento de cada um, a técnica e a maneira diferente de perceber cada momento”, esclarece. Sidi está se destacando no mercado da região, o fotógrafo é reconhecido por ter um olhar especial e particular sobre os eventos que cobre. Segundo Sidi, o segredo para se ter uma carreira bem sucedida no mercado fotográfico é se dedicar e realizar o ofício com amor. “É preciso se preocupar em não transformar o trabalho em uma linha de produção. Não me importo com quantidade e sim com qualidade. Minha equipe e eu trabalhamos para entregar o melhor para o nosso cliente”, finaliza.

36 | mais matéria

Casamento de Karen e Lucas realizado em 3 de maio de 2014


Mais estilosa! Trench-coat Por Eliete Amorim

O sobretudo e o trench - coat são as peças mais representativas do inverno, que combinam com saias, vestidos e calças, tendo a vantagem de dar ao visual feminino uma sofisticação e elegância única. Inspire-se nos exemplos que apresentamos para escolher o casaco perfeito para usar na estação mais fria e estilosa do ano.

Cliente: Lúcia Recus Fotos: Anália Oliveira Deivid Amorim

Cl ie nt e: M ar ile ne Di hl

Cl ie nt e: Ed in a Pa ch ec o

Cl ie nt e: Au re a Ce li

Cl ie nt e: Cl au di a So ar es

Looks da loja Gatus e Gatas. Loja 1 - Rua Anápio Gomes,1455 - Gravataí. Fone: (51) 3488.6592 Loja 2 -Rua Cel. Sarmento Leite, 1475 - Gravataí. Fone: (51) 3431.0262


O sim ao amor do reencontro Texto por RITA TRINDADE | fOTOs frederico mombach Os noivos Nélio Evandro Maraschin (37) e Helen Gomes de Souza (34) se uniram em matrimônio em uma linda cerimônia. Nélio, Analista de Sistemas e Helen, sócia-gerente da academia IAR, se conheceram em 1999. Helen conta que a história do casal é antiga. “Namoramos na nossa adolescência e nos reencontramos novamente no réveillon de 2013, foi tudo lindo. O pedido de casamento veio como um presente de Natal, com as nossas famílias reunidas”, relembra. A festa aconteceu no dia 10 de maio no Recanto das Hortênsias, em Cachoeirinha. Em torno de 200 convidados presenciaram o sim dos noivos.

38 | mais matéria


A noite de brenda

Texto POR rita trindade | FOTOS FREDERICO MOMBACH

Brenda Biron comemorou ao lado dos pais Juliano Biron e Jaqueline Rodrigues, dos padrastos Alexandre Moraes e Aline Pereira Silva e do irmão Wesley Pereira Silva, a chegada dos seus 15 anos. A festa ocorreu no dia 17 de maio, no salão de festas Ana Marley, localizado em Cachoeirinha.

Em torno de 300 convidados participaram do evento. Segundo Brenda, o momento mais marcante da noite foi quando ela realizou uma linda homenagem para seus pais. Familiares e amigos ficaram encantados com o jeito carismático da aniversariante.

mais matéria | 39


|15 ANOS|

Uma grande emoção Texto POR rita trindade | FOTOS frederico mombach A noite de 24 de maio foi especial para a bela Mariana Pereira Tillwitz. A jovem comemorou seu debut ao lado dos pais, Jadir e Magda e da irmã caçula Júlia. 300 convidados estiveram presentes na festa que ocorreu no Rosa dos Ventos, localizado em Cachoeirinha. Mariana mora em Gravataí e estuda

40 | mais matéria

em Cachoeirinha na escola São Francisco. A debutante conta que o momento mais marcante da festa foi quando ela adentrou ao salão. “Quando eu entrei no salão com o meu vestindo longo e vi que todos os meus amigos e familiares estavam presentes na festa tive uma sensação indescritível. Foi emocionante”, conta.


|15 ANOS|

uma noite de alegria

Texto POR rita trindade | FOTOS Richard Vieira Fotografia

No dia 17 de maio Thalia Pereira comemorou seus 15 anos juntamente com seus pais Carlos Fernando Pereira e Lucimar Gonçalves e sua irmã Tamara Pereira. A festa ocorreu no salão de eventos D´Cor Festas Encanto, no centro de Gravataí. O evento contou com a presença de 250 convidados, a linda debutante teve uma festa muito badalada e cheia de amigos. Um dos pontos marcantes da noite foi uma homenagem que seu pai fez cantando a música Filha da dupla sertaneja Rick e Renner, não teve quem não se emocionou com o momento.

mais matéria | 41


|PESQUISAS|

Estudo indica que chocolate amargo reduz risco de infarto

Estudo nos EUA liga carne vermelha a risco de câncer de mama Pesquisadores de Harvard dizem que substituir a carne vermelha por uma combinação de feijões, ervilhas e lentilhas, aves, nozes e peixe pode reduzir o risco de câncer de mama em mulheres mais jovens. Mas especialistas britânicos pedem cautela, dizendo que outros estudos não mostraram ligação clara entre carne vermelha e câncer de mama. Pesquisas anteriores demonstraram que a ingestão de grande quantidade de carne vermelha e processada provavelmente aumenta o risco de câncer de intestino. Os novos dados vêm de um estudo realizado nos Estados Unidos acompanhando a saúde de 89 mil mulheres com idades entre 24 a 43. A equipe, liderada pela Escola de Saúde Pública de Harvard, analisou a dieta de quase 3 mil mulheres que desenvolveram câncer de mama. Os próprios cientistas de Harvard, porém, descreveram o risco como “pequeno”. O epidemiologista da Universidade de Oxford Tim Key disse que o estudo americano descobriu “apenas um elo fraco” entre comer carne vermelha e câncer de mama, o que não era forte o suficiente para mudar a evidência apontada em estudos anteriores de que não há ligação definitiva entre a dois. “As mulheres podem reduzir o risco de câncer de mama mantendo um peso saudável, ingerindo menos álcool e praticando exercícios, e não é uma má ideia trocar um pouco de carne vermelha que está ligada ao câncer de intestino - por carne branca, feijão ou peixe”, acrescentou. Segundo a diretora da Unidade de Epidemiologia do Câncer da mesma universidade, Valerie Beral, dezenas de estudos já investigaram o risco de câncer de mama associado com a dieta. “A totalidade da evidência disponível indica que o consumo de carne vermelha tem pouco ou nenhum efeito sobre o risco de câncer de mama, por isso os resultados de um único estudo não podem ser considerados isoladamente”, disse ela. Evidências demonstram que provavelmente há uma relação entre comer muita carne vermelha e processada e o risco de câncer de intestino. O Ministério da Saúde britânico recomenda que pessoas que comem mais do que 90 gramas (peso cozido) de carne vermelha e processada por dia devem reduzir a porção para 70 gramas.

42 | mais matéria

Um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual de Louisiana, nos Estados Unidos descobriu que o chocolate amargo reduz o risco de infarto porque tem efeitos antiinflamatórios. Os resultados deste trabalho foram apresentados no 247º Encontro da Sociedade Americana de Química realizado esta semana em Dallas. O diretor da pesquisa, John Finley detalhou que quando os componentes do chocolate preto são absorvidos pelo corpo “diminuem a inflamação do tecido cardiovascular e reduzem o risco de infarto em longo prazo”. Para realizar esta pesquisa, os cientistas simularam a digestão do cacau em pó, contido neste tipo de chocolate, em um modelo de tratamento digestivo. Esse modelo foi criado empregando diferentes tubos de ensaio, e, depois, os cientistas submeteram os materiais não digeridos à

fermentação anaeróbica (sem oxigênio) usando bactérias humanas. Segundo Finley, o cacau em pó contém vários polifenóis e antioxidantes, como catequinas e epicatequinas, assim como fibras, que são escassamente digeridas no estômago, mas que são absorvidos ao passar ao cólon. “Em nosso estudo descobrimos que a fibra é fermentada e que os polímeros polifenóis são metabolizados e se transformam em moléculas menores, mais fáceis de absorver. Estes polímeros menores têm ação antiinflamatória”, ressaltou Finley. O diretor da pesquisa também explicou que os benefícios para a saúde do chocolate amargo podem ser acentuados se sua ingestão for combinada com a de alimentos prebióticos (carboidratos que se encontram, por exemplo, no alho) ou de frutas.

“Pílula de tomate” traz benefícios contra doença cardiovascular Um suplemento diário retirado de uma substância encontrada no tomate pode melhorar a função dos vasos sanguíneos em pacientes com doença cardiovascular. É o que revela um estudo realizado na Universidade de Cambridge, no Reino Unido, e publicado na revista PLOS One. A pesquisa avaliou seus efeitos na função dos vasos sanguíneos localizados no antebraço, que dão indícios se o paciente desenvolverá problemas vasculares. Trinta e seis pacientes com doenças cardiovasculares e 36 voluntários saudáveis participaram do estudo. Os voluntários receberam um suplemento com sete miligramas de licopeno ou um tratamento com placebo. Os pacientes com doença cardiovascular tomaram estatinas, medicamentos com a função de baixar o colesterol. No entanto, eles ainda apresentaram a função prejudicada do endotélio - o revestimento interno

dos vasos sanguíneos - em comparação com os voluntários saudáveis. Ter um endotélio saudável é um fator importante para prevenir a evolução das doenças cardíacas. Os pesquisadores descobriram que a suplementação oral com sete miligramas de licopeno melhorou a função endotelial dos pacientes com doenças cardiovasculares, mas não fez efeito algum nos voluntários saudáveis. O licopeno melhorou em 53% o alargamento dos vasos sanguíneos em comparação com os pacientes que foram tratados com o placebo. O resultado foi considerado pelos estudiosos como positivo, já que a constrição dos vasos sanguíneos é um dos principais fatores que pode levar a ataques cardíacos e derrames. O estudo constatou que o suplemento não teve qualquer efeito sobre a pressão arterial, a rigidez arterial e os níveis de lipídios.


mulheres são mais afetadas pelo Câncer de Tireóide

A

A glândula tireóide é um órgão do sistema endócrino do corpo humano. Ela se localiza na porção central e inferior do pescoço, logo abaixo do “Pomo de Adão” (que é uma cartilagem da laringe). A tireóide é produtora dos hormônios tireoidianos (T3 e T4) responsáveis pelo controle de diversas partes do metabolismo dos órgãos do corpo humano. Sua atividade é controlada pela hipófise, através de uma substância chamada TSH. A tireóide pode sofrer de doenças que acometam sua forma (aumento difuso ou nodular), sua função (hipertireoidismo ou hipotireoidismo) ou ambas. Os nódulos de tireóide podem ser únicos ou múltiplos, benignos ou malignos, produtores de hormônio ou não. A maioria dos nódulos tireoidianos são benignos e não produzem hormônios. Geralmente a presença dos nódulos não interfere na produção global de hormônios, pela glândula, mas alguns nódulos podem produzir hormônios

em excesso, independentemente do controle da hipófise. Devido à presença dos nódulos, a glândula pode adquirir grandes dimensões, causando sintomas compressivos cervicais (falta de ar ou dificuldade para engolir). Porém, nem todas as tireóides aumentadas têm nódulos, uma vez que a glândula pode estar difusamente aumentada (em geral devido à deficiência de Iodo ou às doenças auto-imunes). O que é bócio? Bócio é definido como um aumento da glândula tireóide. Este aumento pode ser devido à nódulos, doenças inflamatórias (tireoidites) ou aumentos difusos da glândula. A frequência de bócio multinodular acomete 30% da população mundial. No Brasil, em 1955, 20,7% das crianças, em idade escolar, apresentavam bócio endêmico. Este número caiu para 14,1% em 1974 devido às medidas de acréscimo de Iodo ao sal de cozinha.

Como o câncer de tireóide se apresenta? A típica apresentação do câncer de tireóide se dá em paciente feminino de 30 a 50 anos com um nódulo palpável cervical que representa um nódulo tireoidiano ou um linfonodo cervical. A frequência em mulheres é duas vezes maior que nos homens. É pouco frequente o câncer de tireóide estar causando rouquidão ao ser descoberto. O câncer de tireóide não é um câncer comum, ele representa 1 a 2% de todos os cânceres. Todavia é o tipo de câncer endócrino mais comum e é um dos tipos de neoplasia que tem aumentado sua incidência com o tempo. Em parte, este fenômeno é explicado pelo aumento do diagnóstico precoce através de exames de tireóide, por exemplo. Estimase que anualmente, 18 em cada 100.000 mulheres desenvolvem câncer de tireóide no Brasil. A proporção da incidência de câncer de tireóide na população ocorre em um homem para cada três mulheres.

mais matéria | 43


|ESTÉTICA|

Os riscos dos “sinais de pele” Existem sinais que se tornam marcas nas pessoas, mas a grande maioria deles acaba escondendo a beleza. São marcas do tempo que vão ficando feias. Como funciona o tratamento para retirada de sinas e quando eles são preocupantes? Dr. Ricardo Lodeiro: Existem vários tipos de “sinais de pele”, todos chamados de tumores. Dividem-se de uma forma geral entre benignos e malignos. Entre os benignos, encontramos lesões superficiais (como as ceratoses), que podem ser tratadas com “raspagens”, cauterizações ou técnicas similares, sem que gerem qualquer marca residual. E existem os tumores benignos mais profundos, como os nevus, cuja cor pode ser escura até mesmo mais clara que a pele da pessoa. Esses necessitam ser retirados de forma mais profunda para sua extinção (o que deixará algum tipo de marca na pela). Essas lesões, se cauterizadas, impedem que seja dado um diagnóstico definitivo sobre sua origem e a retirada por cauterização, para que seja completa, também deixará marcas. Dentre os tumores malignos, existem os de baixo risco, como o carcinoma basocelular e os de alto risco, como o melanoma. Esse último tem sua gravidade ligada à profundidade em que se encontra, portanto seu reconhecimento e retirada precoces são as únicas formas de tratamento aceitáveis e seguras. Há, na cultura popular, uma impressão de que o câncer de pele seria um bicho dormindo que não está fazendo mal e se mexermos nele, ficará bravo e nos atacará. Esse pensamento acaba levando pessoas à morte, pois não há nada de dorminhoco em um câncer que está sempre em crescimento. Se pessoas vieram a falecer após a cirurgia para retirar o câncer, isso se deve à cirurgia que foi realizada tarde porque o médico não foi procurado a tempo (algumas vezes porque o paciente não quis, às vezes porque o câncer não se deixou perceber a tempo) Os outros cânceres (tumores malignos) de pele em geral têm um comportamento menos agressivo e velocidade de crescimento mais lenta. Para o Melanoma existe um A-B-C-D que nos ajuda identificar mais cedo a lesão. A - Assimetria (formato irregular, não apenas arredondada) B - Bordos irregulares, como se fossem denteados ou um borramento (como gota de tinta em papel poroso) C - Cor: alterações de cor (clareamento ou escurecimento) ou várias cores na mesma lesão D - Diâmetro maior que 0,5 cm

44 | mais matéria

Além desses, ainda temos: sangramentos, lesões em locais de atrito ou trauma constante, lesões embaixo das unhas, e outras. Para os outros tipos de câncer de pele, deve-se observar uma característica muito frequente: uma ferida que vai e vem, descama-se, parece que cura e retorna. Com o tempo, vira uma ferida que não cicatriza. Os procedimentos de retirada podem ir da simples cauterização por congelamento até cirurgias muito complexas, com reconstruções em várias fases. A natureza das lesões, a precocidade da descoberta e o encaminhamento rápido ao recurso definitivo possibilitam melhores resultados e muitas vezes a cura. É fundamental a busca por tais lesões por quem possui pleno conhecimento das doenças de pele: os dermatologistas. O encaminhamento ao cirurgião ocorre de forma natural e técnica.


Barulho demais pode causar doença cardíaca e ganho de peso

E

Estamos cercados pelos sons de máquinas, do trânsito e tantos outros que fazem parte da vida moderna. Mas ouvir esses ruídos por muito tempo ou na hora errada pode causar danos silenciosos à saúde. Estudos mostram que os problemas não são somente nos ouvidos, mas também nos vasos sanguíneos e coração. Recentemente, especialistas se reuniram no Japão para discutir a relação da poluição sonora com o ganho de peso. Pesquisadores da Universidade de Karolinska, na Suécia, descobriram ainda no ano passado que quanto mais alto e ruído do tráfego as pessoas eram expostas, maior era a circunferência de suas cinturas. As informações são do Daily Mail. A descoberta dos pesquisadores da universidade foi ainda mais dramática em relação ao barulho emitido por aviões. Após acompanhar a vida de 5 mil pessoas por 10 anos,

relataram que as cinturas aos mais expostos ao ruído das aeronaves aumentaram, em média, 6 centímetros. Pesquisadores do Imperial College de Londres descobriram que altos níveis de exposição ao ruído ainda pode elevar em 20% o risco de hospitalização por doenças cardíacas. Os efeitos da poluição sonora são ainda sentidos por bebês no útero. Pesquisadores da Universidade de Utrecht, na Holanda, examinaram dados de mais de 68 mil nascimentos e descobriram que, para cada aumento de seis decibéis do ruído do tráfego, houve uma queda de 15g a 23g no peso do bebê no nascimento. O baixo peso ao nascer está associado a uma série de problemas de saúde a longo prazo, como pressão arterial alta, diabetes e doenças cardíacas. Uma análise aprofundada da pesquisa publicada na Lancet em outubro de 2013 mos-

trou que o barulho também pode perturbar o sono e aumentar o risco de hipertensão e doenças cardiovasculares. Nos alunos, afeta o desempenho acadêmico. “Estamos reunindo mais evidências de que o ruído no ambiente pode ter um efeito direto sobre a saúde”, disse Adrian Davis, um dos autores da pesquisa. O mais intrigante, porém, é que a poluição sonora pode afetar o individuo mesmo sem ele conscientemente ouvi-la. À noite, o tráfego pesado é uma das principais causas de insônia, com todas as repercussões ruins, tais como depressão, ganho de peso, aumento dos níveis de açúcar no sangue e sonolência diurna. E, para isso, a pessoa não precisa acordar. Quando os pesquisadores do Imperial College, monitoraram voluntários dormindo, registraram aumento da pressão até mesmo em resposta de ruídos baixos, que não despertaram o indivíduo.

Combate ao diabetes Caminhar durante a manhã no inverno ajuda no combate ao diabetes e a obesidade porque ajuda a regenerar a gordura parda ou tecido adiposo marrom, segundo um estudo na Austrália. Os pesquisadores viram que a gordura parda ou gordura de bebê, que ajuda os recém-nascidos a manter a temperatura corporal, pode queimar energia com maior rapidez do que a gordura comum ou branca, que armazena energia e provoca aumento da massa corporal. Os cientistas descobriram que se uma pessoa é exposta a temperaturas de cerca de 19ºC, ela é capaz de regenerar a gordura parda em quatro semanas. O chefe da equipe investigadora, o endocrinologista australiano Paul Lee, disse que este descobrimento pode ser uma das chaves para combater a obesidade, que afeta grande parte da população. “A gordura branca ordinária armazena energia, mas quando há muita, pode causar diabetes, pressão alta e uma série de desordens no metabolismo”, disse Lee. Por outro lado, “a gordura parda não armazena a energia, mas sim promove a queima, e é por essa razão que os animais que possuem muito

gordura parda estão protegidos contra o diabetes, a obesidade e uma série de desordens metabólicos”. Para efeitos do estudo, Lee recrutou cinco homens em bom estado de saúde para que passeassem a cada noite, durante quatro meses, em um quarto na qual a temperatura era de 19ºC. Durante esse período a quantidade de células de gordura parda aumentou em 40%, assim como o metabolismo também acelerou. Mas quando estas pessoas foram expostas a uma temperatura de 27ºC, a quantidade de células de gordura parda diminuiu e o metabolismo ficou mais lento. Apesar da temperatura representar uma chave no crescimento da gordura parda, esta por si só não garante a perda do sobrepeso já que requer um treino especial, explicou o médico. Lee recomendou sair para caminhar durante as manhãs de inverno com um traje mais leve que permita sentir o frio, mas sem sofrer, para motivar a regeneração do gordura parda, embora também lembrou que o ser humano está cada vez mais acostumado a ambientes mais quentes devido ao uso dos sistemas de calefação.

mais matéria | 45


|GASTRONOMIA|

MAIS SABORES Divulgação

INGREDIENTES • 2 tabletes de caldo de legumes • 3 colheres (sopa) de creme vegetal • 1 xícara (chá) de arroz integral • 1 pitada de açafrão • 1 cenoura em cubos • 1 xícara (chá) de brócolis pré-cozidos • 1 caixinha de creme de leite • Meia xícara (chá) de linhaça

Os grãos integrais são uma ótima opção para consumir fibras nas refeições. O arroz integral ganha cada vez mais espaço no dia-a-dia, enriquecendo a alimentação com sabor e saúde. A linhaça é uma semente oleaginosa proveniente da planta do linho. A qualidade nutricional da linhaça se deve ao seu perfil lipídico e protéico. Cerca de 50% de sua gordura é composta por ácidos graxos, tipo ômega 3.

Risoto vegetariano Preparo Em uma panela, coloque 4 xícaras (chá) de água. Quando iniciar fervura, dissolva o caldo de legumes e mantenha-o em fogo baixo, enquanto prepara o risoto. Em outra panela, derreta 2 colheres (sopa) de creme vegetal e refogue o arroz e a linhaça. Junte o

açafrão, a cenoura e, pouco a pouco, vá despejando o caldo quente, mexendo o risoto até terminar todo o caldo. Quando o arroz estiver al dente e úmido, retire do fogo, junte a margarina restante, o brócolis e o creme de leite. Sirva imediatamente.

Sobre a receita • Rendimento: 6 porções • Categoria da Receita: Acompanhamentos • Tipo de Prato: Cereais e Leguminosas • Tempo Total de Preparo: 30 min • Nível de Dificuldade: Fácil

46 | mais matéria


Boa Alimentação ajuda a prevenir doenças Com a chegada do inverno, a combinação entre o frio, baixa umidade do ar e concentração de poluentes cria um ambiente favorável para a ocorrência de várias doenças, em especial as respiratórias. Segundo médicos, doenças típicas da estação mais fria do ano, como gripe, faringite, resfriados e pneumonias, exigem cuidados redobrados. A proliferação dessas doenças também é maior nessa estação porque as pessoas costumam permanecer mais em ambientes fechados, sem ventilação e com aglomeração de pessoas, facilitando sua transmissão. Medidas simples podem ajudar a prevenir a ocorrência dessas enfermidades. Segundo especialistas, tudo começa pela alimentação, que deve ser balanceada, com sopas e caldos ricos em verduras e legumes. As frutas são essenciais para prevenir as doenças, principalmente as que contêm vitamina C, como a laranja, pois ajudam na prevenção de gripes e resfriados.

Outra recomendação é manter a hidratação para evitar o ressecamento das vias aéreas e consequentemente feridas, que podem servir como porta de entrada para essas doenças. E ainda manter o ambiente arejado, pois as bactérias ficam concentradas em ambientes fechados, e por isso é importante sempre ventilar o ambiente. Outras dicas importantes são cobrir a boca e narina ao espirrar, lavando as mãos em seguida, inclusive após a higiene nasal. Veja outras dicas para a prevenção das “doenças do inverno”: • Não fume e evite se expor a ambientes com muita poeira ou fumaça. • Mantenha a respiração sempre pelo nariz e não pela boca, pois as narinas têm a função de filtrar o ar e aquecê-lo. • Lençóis, edredons e roupas devem ser expostos ao sol e lavados sempre que necessário. Eles devem ser passados com ferro quente. • Mantenha o organismo hidratado.

mais matéria | 47


A bebida DOS DEUSES

Q

texto por kAMYLA JARDIM | fotoS divulgação

Que o vinho é a bebida dos deuses, não é novidade para ninguém. Estudos recentes comprovam que o vinho sempre esteve de alguma forma vinculado à história do homem por ser uma bebida com sabor e personalidade próprios ou pelos benefícios que traz à saúde. O vinho é considerado um alimento funcional, pois quando ingerido na quantidade adequada, contribui para a saúde do organismo humano, aumentando a qualidade e o tempo de vida no que diz respeito às doenças cardiovasculares, à quimioprevenção de vários tipos de câncer, e mesmo a doenças hepáticas e senilidade. Produzido pela natureza como antibiótico natural, as ações terapêuticas se dão através dos compostos conhecidos como fenólicos. Dentre eles, pode-se destacar o resveratrol, um antioxidante natural que provém da casca das uvas mais escuras e que tem se destacado como um anti-envelhecedor e benéfico para o coração. Para escolher a bebida pela quantidade de resveratrol, deve-se dar preferência aos tintos franceses feitos com uva Tannat, onde se concentra grande parte desta substância. A variação de uvas Shiraz também oferece uma elevada concentração de resveratrol. Consumo - “Nem muito e nem pouco”, é o que afirmam os especialistas e parece ser o princípio para se realçar os efeitos benéficos do vinho sobre a saúde. O consumo moderado tem influência benéfica na saúde do coração. Vários são os fatores que influenciam este consumo dito moderado, e os limites variam com o sexo, idade, constituição física, genética, tendência ao alcoolismo, condições de saúde e uso de outras substâncias (drogas e medicamentos). Estudos comprovam que os antioxidantes têm importante papel para evitar patologias, como, por exemplo, doença coronariana e diversos tipos de câncer. O consumo moderado do vinho é capaz de reduzir os níveis de LDL (Lipoproteína de Baixa Densidade - colesterol ruim) e aumentar os níveis do HDL (Lipoproteína de Alta Densidade - colesterol bom), evitando-se assim o risco de ateriosclerose e infarto do miocárdio. No que diz respeito à coagulação sanguínea, o vinho torna as plaquetas menos aderentes e reduz os níveis de fibrina, evitando que o sangue coagule em locais não adequados, prevenindo o infarto do miocárdio. Já nas doenças do cérebro, os efeitos mais conhecidos do álcool sobre

O vinho reduz as chances de morte por infarto do miocárdio em pacientes com diabetes tipo II. Os antioxidantes também desempenham importante papel para se evitar as doenças cancerígenas

48 48 || mais mais matéria matéria

o sistema nervoso são a embriaguez e a dependência alcoólica. Entretanto, quando consumido com moderação, o vinho parece reduzir o risco de demência, incluindo o Mal de Alzheimer. Os polifenóis presentes nele (principalmente nos tintos e secos) são os responsáveis por evitar o envelhecimento das células cerebrais. A ação antioxidante dos polifenóis dos vinhos brancos é superior a dos tintos. Entretanto, a quantidade de polifenóis dos tintos é muito superior à dos brancos, tornando-se mais interessantes para as células cerebrais. Além da ação antioxidante, os vinhos melhoram a circulação cerebral, assim como a circulação coronariana. Nutricionistas revelam que o vinho consumido de forma moderada melhora a sensibilidade das células periféricas à insulina, sendo interessante nos pacientes com diabetes não insulino-dependentes. Além disto, o vinho reduz as chances de morte por infarto do miocárdio em pacientes com diabetes tipo II. Os antioxidantes também desempenham importante papel para se evitar as doenças cancerígenas, bloqueando a evolução dos processos neoplásicos e atuando nos três estágios do câncer (iniciação, promoção e progressão). Malefícios - Assim como qualquer bebida alcoólica, o vinho também causa problemas à saúde quando ingerido em demasia. Em 100ml encontra-se de 8 a 10g de etanol. Quem ingere quantidades excessivas de vinho (mais de meio litro), independente de sua qualidade, está sujeito aos desagradáveis efeitos de intoxicação etanólica. Entre outros efeitos nocivos, o vinho gera desidratação do organismo. O álcool, quando absorvido, cai rapidamente na corrente circulatória, provocando vaso dilatação periférica, responsável pela cefaleia. Além disso, já está comprovado que o álcool, em doses mais elevadas, em vez de atuar como estimulante, age como depressor do sistema nervoso central, deixando o indivíduo sonolento, letárgico e sem nenhuma disposição para qualquer tipo de atividade, além do risco de se tornar dependente. Médicos afirmam que está contra-indicado o uso de qualquer tipo de bebida alcoólica para os hipertensos, pois doses exageradas provocam alterações na pressão arterial. Não é indicado também para os pacientes que sofrem de problemas digestivos como úlceras, gastrites, distúrbios no pâncreas e no fígado.


alimentos que combinam com cada tipo de vinho:

Shiraz: é o mais pesado dos tintos. Sua tanicidade, característica de enxugar a boca, é alta. Estudiosos afirmam que seus antioxidantes superam os da vitamina E. Beba com carnes encorpadas e de sabor forte. O Shiraz faz uma boa limpeza nas papilas e deixa a boca preparada para saborear carnes untuosas. Pinot Noir: a uva desse vinho é mais clara e delicada. O resultado é uma bebida com taninos de baixa intensidade. Um copo por dia corta pela metade o risco de infartos. A dica é servir com carnes delicadas, como galinha e codorna, mas coloque pouco tempero para não apagar o gosto do vinho. Merlot: conhecido pelo alto teor alcoólico, sabor suave e aroma de cacau e especiarias. As uvas Merlot são ricas em resveratrol. Acompanha bem carnes com molhos elaborados, como os picantes feitos com mostarda. Também vai bem com queijos. A quantidade de ácidos láticos propicia uma ótima degustação com o vinho.

Malbec: típico da Argentina,o Malbec apresenta acidez leve. Os vinhos que não passam por barris de carvalho são mais frescos e de cor mais forte. Suas uvas contêm bastante resveratrol. Experimente com carne vermelha. Churrasco é a pedida. Carmenère: vinho encorpado e com baixa acidez. Os taninos são agradáveis ao paladar. A dica é ingerir carne bovina, massas e risotos à base de funghi vão bem. Cabernet Sauvignon: contém bastante tanino, polifenóis responsáveis pela sensação de adstringência na boca. Vai bem com feijoada e pratos fortes de inverno. Tannat: seus taninos são mais rústicos e o vinho é mais encorpado e ácido. A uva tem muitas proantoniacinidinas (quatro vezes mais do que o Cabernet), antioxidantes naturais que fazem bem para o coração e as artérias. Sirva com pratos rústicos e de personalidade.


|VINHOS|

A qualidade dos Vinhos Marson A Cave Marson dispõe de nove linhas de produtos, dentre elas destacam-se os espumantes e os vinhos que compõem a linha Premium. Além dos vinhos e espumantes a Vinícola incorporou à sua linha de produtos o suco de uva tinto integral, que está tendo uma boa aceitação dos consumidores. A empresa investe em alta tecnologia, procedimentos enológicos, equipamentos sofisticados, acompanhamento de enólogos capacitados, além de um supervisionamento no campo agronômico com vistas à produção de vinhos finos com denominação de origem controlada. Os investimentos na área comercial buscam atingir novos mercados de forma global, com capacidade para satisfazer os mercados mais exigentes, devido à qualidade que a marca vem demonstrando com seus vinhos e espumantes de safra a safra. Com o passar dos anos a Vinhos Marson tem participado de uma série de concursos nacionais e internacionais, com o intuito de melhor apresentar os produtos nacionais e também promover a cultura do vinho. No total, a empresa tem 87 premiações. As medalhas mais recentes foram nos seguintes concursos: Medalha de Prata com o

50 | mais matéria

vinho Vinhas D’Encruzilhada Cabernet Sauvignon no VII Concurso Internacional de vinhos do Brasil que ocorreu em abril deste ano e Medalha de Ouro para o Espumante Brut Charmat - este muitas vezes premiado internacionalmente - no VIII Concurso do Espumante Brasileiro realizado em outubro de 2013. Os interessados nos produtos da Marson podem entrar em contato com a Matriz que fica em Cotiporã na Serra Gaúcha e também no escritório de vendas em Porto Alegre, na Rua Pirajú, 275, Bairro Santa Maria Goreti. Fone: Matriz (54) 3446 1318 – Porto Alegre: (51) 3341 5674 ou ainda pelo site: www.cavemarson.com.br.

Por volta de 1887, os primeiros membros da família Marson, originária da região de Vêneto, na Itália, estabeleceram-se na colônia de Monte Vêneto, hoje município de Cotiporã, Sul do Brasil, tendo o objetivo de desenvolver um projeto de vitivinicultura focado na produção de vinhos com padrão de qualidade internacional, expressando o terroir local. Iniciava a história dos Vinhos Marson, herança e tradição milenares trazidas da Europa para o sul do Brasil. Em 1970, a vinícola atingia as atuais características, reunindo netos e bisnetos do pioneiro italiano Antônio Marson.


Proteja-se Da Pneumonia Por Patrícia Panni | Médica | CRM/RS 27244 E Ketlin Fritzen | Enfermeira | Coren: 243856

A

A pneumonia é a primeira complicação decorrente de gripe, mas pode ocorrer sem a mesma. É causada por uma bactéria, o Streptococcuspneumoniae, ou pneumococo, que também acarreta otites, sinusites e é o segundo agente causador de meningite bacteriana em todas as idades, com altos índices de óbito devido à infecção generalizada ou septicemia. Dentre as meningites, a pneumocócica carreta maior índice de sequelas neurológicas graves e perenes. Considerada a primeira causa de morte no mundo devido a doenças que podem ser evitáveis por vacinas, a pneumonia tem se manifestado cada vez mais frequente na população humana e ocorre mesmo em ambiente doméstico, apresentando um alto índice de complicações, como derrame pleural. A Agência Nacional de Vigilância SanitáriaANVISA liberou a vacina contra pneumonia para adultos acima de 50 anos idade, a PVC13. Até então, esta vacina era indicada para crianças menores de 6 anos, mas devido ao aumento de casos de pneumonia e outros tipos de doença pneumocócica em adultos, principalmente acima de 50 anos, a vacina passou a ser estudada nesta faixa etária, mostrando-se segura e eficaz. Vacina Pneumocócica 13V (Prevenar 13) Produzida pelo laboratório Pfizer, a Prevenar 13 fornece a mais ampla cobertura na imunização contra doenças que são as principais causas de morte em crianças menores de 1 ano e internações hospitalares na fase adulta . A vacina é indicada para a prevenção de doença pneumocócica invasiva, que inclui sepse e bacteremia (infecção

da corrente sanguínea); meningite (inflamação da membrana que cobre o cérebro e a medula espinhal); pneumonia bacterêmica e empiema (acúmulo de pus na cavidade em torno dos pulmões). A vacina Prevenar 13 contém os sete sorotipos de Prevenar (4, 6B, 9V, 14, 18C, 19F e 23F) e mais outros seis (1, 3, 5, 6A, 7F e 19A) que estão entre os que mais atingem as crianças em todo o mundo, incluindo o Brasil. “Trata-se da primeira vacina disponível no mercado a prevenir contra um dos tipos mais agressivos da bactéria pneumococo, o 19A, além de ser a única a abranger 100% dos sorotipos, atualmente associados à chamada resistência bacteriana”, afirma João Fittipaldi, diretor Médico da Pfizer. Prevenar 13 deve ser administrada na criança em quatro doses, aos 2, 4, 6 meses e entre 12 e 15 meses de idade. Crianças que receberam uma ou mais doses de Prevenar 7 podem completar o processo de imunização com Prevenar 13. Crianças com mais de 15 meses, que já foram imunizadas com as quatro doses de Prevenar 7, também podem receber uma dose adicional de Prevenar 13 para obter resposta imune aos seis sorotipos adicionais. As doenças pneumocócicas acometem tanto crianças como adultos e podem causar casos graves de meningite, pneumonia, otite média, bacteremia e septicemia. Segundo a OMS, essas doenças são as principais causas de morte em crianças menores de 1 ano (a cada hora, 2 crianças morrem) entre os males que podem ser prevenidos com a vacinação. Embora tenha sido aprovada para qualquer

pessoa saudável acima de 50 anos, também está indicada para todas as idades a portadores de doenças crônicas como cardiopatia, diabetes, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), asma, insuficiência hepática e renal crônica, bem como alcoolismo e tabagismo pois possuem maior risco de desenvolver doenças pneumocócicas – incluindo a pneumonia. Pessoas que tiveram de retirar o baço ou têm uma função diminuída deste órgão, também devem receber a vacina. Pneumonia e viajantes A doença pneumocócica tem ocorrido na população geral saudável, mas fatores como a globalização também têm contribuído para sua maior transmissibilidade. Pessoas que viajam a trabalho, estudo e turismo também podem ter maior predisposição a contraírem o pneumococo, sendo viagem, um fator de risco relativo. Felizmente, a vacina Pneumócócica 13 V pode colaborar com uma menor incidência da doença pneumocócica, melhorando a qualidade de vida e maior longevidade. A vacina Pneumocócica 13 valente está disponível nas clínicas particulares. Consultórios médicos, geralmente não são fiscalizados pela ANVISA e as vacinas podem ser mal conservadas, comprometendo sua eficácia. Para maiores informações entre em contato com a nossa equipe por telefone – 3111-3559 ou e-mail - contato@clinicapanni.com.br.

mais matéria | 51


Leve, saborosa, nutritiva e equilibrada, ela é sinônimo de alimentação saudável

os benefícios da comida japonesa A culinária japonesa traz muitos benefícios à saúde. As preparações levam pouca ou nenhuma gordura saturada (o tipo que é nocivo ao organismo) tornando os pratos mais leves, os alimentos crus preservam 100% dos nutrientes e, além disso, são ricos em substâncias importantes para preservar a saúde, como o ômega 3 do salmão, que previne doenças cardiovasculares, ou o lentinan dos cogumelos, que reforça o sistema imunológico. Até mesmo quem está de regime pode colher as vantagens e prazeres da culinária sem peso na consciência. Basta evitar versões fritas ou com cream cheese e maionese, que acrescentam mais calorias aos pratos. No restaurante, prefira os pratos à la carte, já que no rodízio é bem mais fácil extrapolar nas porções. A seguir, você confere uma lista de benefícios obtidos com os carros-chefes nutricionais da alimentação japonesa. Se você ainda não se rendeu a ela, veja o que a sua saúde está perdendo. Algas: elas enxugam a gordura Presentes, principalmente nos sushis e temakis, estes vegetais marinhos são excelentes

52 | mais matéria

texto POR rita trindade | FOTOS divulgação fontes de iodo, necessários para a tireoide e o sistema imunológico trabalharem melhor. Esta turma dos mares também garante dias mais felizes, pois carregam vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B6, B12), que são importantes reguladores da serotonina, hormônio neurotransmissor que nos confere a sensação de prazer e bem-estar. Um estudo recente da Universidade de Newscastle, na Grã-Bretanha, provou que as algas são capazes de reduzir a absorção de gordura pelo organismo em até 75% - mais que o dobro dos medicamentos com a mesma função. Além disso, os minerais e oligo-elementos raros presentes nelas também são importantes para regular o funcionamento do metabolismo. Peixes: amigos do peito Atum, salmão e truta são espécies largamente utilizadas na culinária japonesa. Esse trio é o verdadeiro aliado do coração. Isso porque os três peixes são ricos em ômega 3, um ácido graxo poli-insaturado que faz uma verdadeira faxina nos vasos sanguíneos, dissolvendo as placas de gorduras que se fixam nas paredes das artérias. Com o sangue fluin-

do sem barreiras, reduzem-se os riscos de doenças cardiovasculares, como hipertensão, infarto e derrames. Outra função importante do ômega 3 é aumentar os níveis de HDL (o chamado colesterol bom) e diminuir os de LDL (colesterol ruim) do sangue, equilibrando as taxas de colesterol. Uma pesquisa recente da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) apontou que o ômega 3 também é importante para a manutenção do sistema nervoso central, prevenindo doenças cerebrais degenerativas, como o Mal de Azheimer. Com a turma dos mares, a fadiga e o desânimo também não tem vez. O salmão contém tirosina, um aminoácido que o organismo usa para produzir dopamina e noripinefrina, dois neurotransmissores que mantém o cérebro em alerta. Já o atum é excelente fonte de vitamina B6, um nutriente importante para a produção de serotonina, o hormônio da felicidade. Pepino: xô inchaço! Ele é um dos vegetais mais usados na culinária oriental, compondo saladas, temakis e sushis. O pepino é composto por 95% de água,


o que faz dele um alimento de baixa caloria e que garante hidratação do organismo. Também é um diurético natural, que auxilia na diluição dos cálculos renais, e tem potássio, que favorece a flexibilidade muscular, afastando as cãibras do caminho. Além disso, é um ótimo aliado para o ritual de beleza. Ele contém vitamina C e ácido caféico, ótimos para tratar irritações e diminuir o inchaço da pele. Gergelim: o intestino agradece É considerado um dos vegetais mais ricos em lecitina, um poderoso emulsionante, que facilita a dissolução das gorduras. Uma de suas funções na corrente sanguínea é dissolver os lipídios presentes, regulando os níveis de colesterol e triglicérides, evitando doenças cardiovasculares. A lecitina também auxilia na lubrificação do intestino, que junto com as fibras contidas na semente mantém a prisão de ventre bem longe. Suas fibras insolúveis também são ótimas para controlar as taxas de glicemia, o açúcar do sangue, afastando males como a diabetes. E ainda proporciona maior duração da saciedade, o que vai fazer com que a pessoa sinta menos fome. Gengibre: ele desintoxica geral Rico em fibras, o gengibre tem ação desintoxicante, favorece a digestão e alivia a constipação intestinal. Com propriedades antiinflamatórias e bactericidas, também trata inflamações, principalmente na garganta. Além disso, o gengibre tem a capacidade de aumentar a temperatura corporal e acelerar a queima de gorduras, contribuindo para o emagrecimento. Cogumelos: eles blindam o organismo Shitake e shimeji são duas espécies que incrementam o cardápio da culinária japonesa e blindam o organismo. Esta dupla é um verdadeiro exército de defesa contra doenças graças a uma substância chamada lentinan, capaz de estimular o sistema imunológico. Estudos apontam que o lentinan também é um bom combatente das altas taxas de colesterol. Tofu: equilíbrio hormonal Pesquisadores da dieta japonesa atribuem o consumo dele como um dos fatores para a baixa incidência de algumas doenças como certos tipos de câncer (mama, próstata e cólon), doenças cardiovasculares e osteoporose nas populações orientais, principalmente da China e do Japão. Por ser um derivado da soja, o tofu contém as mesmas propriedades da leguminosa. É uma excelente fonte de proteínas, além de ser rico em minerais como cálcio, fósforo e magnésio. Wasabi: boa digestão A pasta feita da planta wasábia (ou rabanete japonês) contém potássio, cálcio, magnésio, fósforo e vitamina C. Usada como condimento, ela ajuda na digestão, principalmente de comidas gordurosas. Trata-se de um alimento tão termogênico como o gengibre, que ajuda a acelerar o metabolismo. Porém, deve ser ingerido com moderação, por causa da sensibilidade de cada um ao ardor que a raiz provoca.

Tipos de sushi Agora que você já conhece todos os benefícios da comida nipônica, que tal saber mais sobre cada tipo de prato? O ingrediente comum em todos os diferentes tipos de sushis é o arroz de sushi. A variedade aparece na escolha dos recheios e coberturas, na escolha de outros condimentos e na maneira em como são montados. Os mesmos ingredientes podem ser preparados de formas diferentes para a obtenção de efeitos totalmente distintos. A seguir confira as diferentes formas de construir o sushi, independentemente dos tipos de recheio e cobertura. Você, que é fã da culinária japonesa, sabe diferenciar os tipos de sushis? Que tal o Niguirizushi, ou Oshizush ou ainda o Hossomaki? Calma! Se esses nomes são estranhos para você, vamos te ajudar. Não passe aperto na hora de pedir comida japonesa. Confira: Makizushi (sushi enrolado) - Um pedaço cilíndrico, formado com a ajuda de uma esteira enrolável de bambu, chamada makisu ou sudare. O makizushi é geralmente embrulhado em nori, uma folha de alga marinha desidratada que abriga o arroz e o recheio. Futomaki (rolinhos grandes) - Cilíndrico e grande, é um dos sushis mais populares. Possui como recheio uma variada combinação de peixes, folhas e raízes. Hossomaki (rolinhos finos) - Um pedaço cilíndrico fino, com o nori na parte externa. O hosomaki típico tem por volta de dois centímetros de espessura e dois centímetros de largura. Eles são geralmente feitos com apenas um recheio, simplesmente porque não há espaço suficiente para mais de um. Kappamaki - Recheado apenas com pepino em tiras é um dos mais tradicionais sushis. Foi batizado dessa forma em homenagem ao Kappa, figura folclórica japonesa, que tinha o pepino como seu alimento preferido. Tekkamaki - Tendo como recheio o atum, é uma das variantes mais conhecidas de hossomaki. Temaki (rolinhos de mão) - Um pedaço grande em formato de cone, com o nori na parte externa e os ingredientes até à boca da extremidade larga. Um temaki típico tem por volta de dez centímetros de comprimento, e é comido com as mãos.

Uramaki (enrolado ao contrário) - Um pedaço cilíndrico médio, com dois ou mais recheios. Ele diferencia-se dos outros maki porque o arroz está na parte externa e o nori na interna. O recheio fica no centro, rodeado por uma camada de nori, uma camada de arroz e uma cobertura de outro ingrediente, como ovas de peixe ou sementes de gergelim torradas. Oshizushi (sushi prensado) - Um pedaço em forma de bloco usando um molde de madeira, chamado oshibako. O chef alinha o fundo do oshibako com a cobertura, cobre-o com arroz de sushi e pressiona a tampa do molde para baixo para criar um bloco compacto e retilíneo. Nigirizushi (sushi feito à mão) - Pequenos pedaços ligeiramente similares ao sushi prensado ou sushi enrolado, mas feito sem a utilização de makisu ou oshibako. É muito difícil de montar um nigirizushi da forma correta. A forma mais simples é um pequeno bloco de arroz de sushi com uma lasca de wasabi e uma camada fina de uma cobertura colocada sobre ele, possivelmente amarrada com uma tira fina de nori. Gunkanzushi (sushi “navio de guerra”) - Também conhecido como gunkanmaki, é um sushi pequeno, ovalado, similar em tamanho e aparência ao hossomaki. Um punhado de arroz é embrulhado à mão em uma tira de nori, mas, ao invés do recheio ficar no centro, tem alguns ingredientes - como ovas de peixe - empilhados no topo. Inarizushi (sushi recheado) - Um pequeno pacote ou bolsinha cheia de arroz de sushi e outros ingredientes. O pacote é confeccionado de tofu bem frito (abura age), uma omelete fina (fukusazushi), ou folhas de repolho (kanpyo). Chirashizushi (sushi espalhado) - Uma tigela de arroz de sushi com outros ingredientes misturados. Também conhecido como barazushi. Edomae chirashizushi (sushi espalhado no estilo Edo) - Ingredientes crus arranjados de forma artística em cima do arroz na tigela. Gomokuzushi (sushi no estilo cansai) - Ingredientes cozidos ou crus misturados no meio do arroz na tigela.


|DOENÇAS AUTOIMUNES|

doenças autoimunes: Vitiligo

V

Vitiligo ou hipopigmentação é uma doença cutânea não contagiosa caracterizada pela falta de pigmentação, que deveria ser normalmente produzida pelos melanócitos (células responsáveis pela produção de melanina – substância que produz a cor da pele) em algumas regiões do corpo, normalmente extremidades dos membros superiores e inferiores (pés e mãos), genitais, rosto, cotovelos e joelhos. Trata-se de um distúrbio que atinge 1% da população e, em 30% dos casos a transmissão é genética. Em alguns casos pode ocorrer despigmentação do cabelo. Ainda não se sabe por que a doença acontece, mas há três teorias possíveis, são elas: a teoria neural que sustenta ser um mediador neural o responsável pela distribuição dos melanócitos ou, de alguma forma, este mediador impediria a fabricação de melanina. A teoria citotóxica defende a idéia de que os melanócitos entram em contato com substâncias tóxicas e, assim, produzem o vitiligo. A teoria imunológica diz que o próprio organismo ataca os melanócitos com a produção de anticorpos antimelanócitos. Geralmente, o diagnóstico é feito atra-

54 | mais matéria

vés da observação das manchas na pele e da solicitação de exames laboratoriais específicos para determinar se as lesões são mesmo de vitiligo ou se as manchas brancas estão associadas a outras doenças, visto que micoses podem causar, em alguns casos, manchas semelhantes às causadas pelo vitiligo. Não há forma de prevenir o vitiligo, mas existem formas de tratá-lo, embora dificilmente ocorra a total cura das manchas. Quando a despigmentação está presente em mais de 50% do corpo (vitiligo universal) o tratamento pode ser a total despigmentação da pele. A utilização de um filtro solar adequado é fundamental, visto que as lesões queimam facilmente e os limites da mancha sofrem grande pigmentação, isto aumenta o contraste entre a pele normal e as manchas de vitiligo. Existe também outra forma de tratamento chamada de fotoquimioterapia. Na fotoquimioterapia é feita a aplicação (sobre a pele com vitiligo) de substâncias que tornam a pele mais sensível à luz (como o psoraleno, por exemplo) para posterior exposição à radiação ultravioleta. Em quadros onde a despigmentação está estável podem ser feitos peque-

Não há forma de prevenir o vitiligo, mas existem formas de tratá-lo, embora dificilmente ocorra a total cura das manchas. Quando a despigmentação está presente NA MAIOR PARTE DO CORPO (vitiligo universal) o tratamento pode ser a total despigmentação da pele. nos enxertos com razoáveis resultados estéticos. A ingestão de alimentos ricos em caroteno (cenoura e mamão, por exemplo) também contribui para não deixar as manchas tão brancas, visto que o caroteno tem cor alaranjada.


Fotos Divulgação

Importante • Se notar o aparecimento de mancha branca na pele procure um dermatologista para diagnóstico e tratamento. • Não há como prevenir as lesões de vitiligo ou a progressão da doença. • Tome sol com cuidado, por períodos curtos, usando protetor solar, evitando a exposição entre 10h e 16h. • Reaplique o protetor solar a cada duas horas, especialmente se estiver na praia ou na piscina. • É importante levar em conta que o estado psicológico do paciente, visto que fatores emocionais podem agravar o aparecimento e evolução das lesões. • Hidrate a pele normalmente. O portador de vitiligo não precisa de hidratantes nem sabonetes especiais.

Geralmente o diagnóstico é feito através da observação das manchas na pele e da solicitação de exames laboratoriais específicos para determinar se as lesões são mesmo de vitiligo ou se as manchas brancas estão associadas a outras doenças

Michael Jackson Michael Jackson tinha vitiligo. O rei do pop apresentava manchas brancas especialmente no peito, abdome, rosto e braços. A imprensa mundial era responsável pelos maiores ataques a Michael, pois muitos acusavam que o cantor estaria fazendo tratamento para clarear a pele, o que foi desmentido mais tarde, com a sua morte e o resultado da necrópsia realizada em 2010, que comprovaria que Michael realmente sofria com a doença cutânea.


|SAÚDE|

Acupuntura médica, uma visão contemporânea Divulgação Por Renato Bender Castro | Especialista em acupuntura médica | CRM 16838

A

A acupuntura é uma técnica de tratamento que surgiu na China há aproximadamente 5000 anos. Nos últimos 50, a acupuntura vem se integrando com a medicina ocidental, principalmente após pesquisas que estabeleceram as bases científicas deste tratamento. Hoje ela é reconhecida como uma técnica de neuromodulação do sistema nervoso, que utiliza agulhas muito finas, estéreis e descartáveis. Sua ação é relacionada com a liberação de várias substâncias químicas (neurotransmissores, endorfinas, encefalinas, cortisol), levando a um efeito analgésico, antiinflamatório e melhora da regeneração tecidual. Vários trabalhos da literatura especializada demostram que a acupuntura alivia a dor aguda ou crônica na maioria dos casos e que, a repetição do procedimento, resulta em elevação do índice de resultados satisfatórios. A eletroacupuntura também pode ser usada e consiste no uso de corrente elétrica aplicada nas agulhas ou em eletrodos com objetivo de modulação do sistema nervoso central e periférico, bem como para potencializar o efeito da acupuntura. Os impulsos elétricos atuam sobre os nervos sensoriais, provocando estímulos que poderão desencadear desde analgesia até regulação autônoma reflexa, com ajuste da fisiologia corporal. A acupuntura é particularmente eficaz para tratar a dor e acelerar a cura de doenças do sistema musculoesquelético como: tendinites, bursites, epicondilites, dores musculares e contraturas, lombalgia, cervicalgia, cefaléia tensional, distúrbios de ATM, entre outras. É importante ressaltar a importância do diagnóstico correto das patologias a serem tratadas, bem como a utilização de abordagens multidisciplinares para a obtenção de melhores resultados e segurança. Outro ponto de grande importância é a segurança do método, não apresentando efeitos colaterais, não interferindo com medicações utilizadas pelos pacientes e com índice muito baixo de complicações. Em razão destes fatores, a acupuntura médica vem apresentando um grande crescimento e conquistando lugar de destaque nos últimos anos, atuando individualmente ou em conjunto com outras especialidades médicas no tratamento de várias patologias.

56 | mais matéria


Da discalculia para sabedoria

Divulgação

Por Cristina de Oliveira Medeiros | Psicopedagoga |

A

Apresentam-se, atualmente, inúmeras dificuldades que as crianças encontram para resolver problemas matemáticos e pensamentos lógicos. Ganhando destaque em salas de aula e consultórios, a discalculia, termo utilizado para a criança que tem comprometimento nas realizações de operações matemáticas, é um distúrbio neurológico que afeta a habilidade com números. Precisamos de diagnósticos entre os profissionais: psicopedagogos, fonoaudiólogos, psicólogas e neurologistas, para um levantamento mais específico de qual é o transtorno. A discalculia é um dos transtornos que mais impede o desempenho com os números, a criança confunde-se em operações matemáticas, conceitos matemáticos, fórmulas, sequência numérica, ao realizar contagens, sinais numéricos e até na utilização da matemática no dia-a-dia. As crianças não sentem preguiça nas aulas como pensam pais e professores, elas realmente não entendem o que está sendo proposto e arrumam pretexto para não participar das aulas. É possível classificar a discalculia em seis subtipos, podendo ocorrer em combinações diferentes e com outros transtornos: • Discalculia Verbal - Dificuldade para nomear as quantidades matemáticas, os números, os termos, os símbolos e as relações. • Discalculia Practognóstica – Dificuldade para enumerar, comparar e manipular objetos reais ou em imagens matematicamente. • Discalculia Léxica - Dificuldades na leitura de símbolos matemáticos. • Discalculia Gráfica – Dificuldade na escrita de símbolos matemáticos. • Discalculia Ideognóstica – Dificuldades em fazer operações mentais e na compreensão de conceitos matemáticos. • Discalculia Operacional – Dificuldades na execução de operações e cálculos numéricos.

Em unanimidade os autores pesquisados, deixam claro que a discalculia é um transtorno que não é causado por deficiência mental. E de acordo com Johnson e Myklebust, a criança com discalculia é incapaz de: • Visualizar conjuntos de objetos dentro de um conjunto maior; • Conservar a quantidade, o que a impede de compreender que 1 quilo é igual a quatro pacotes de 250 gramas; • Compreender os sinais de soma, subtração, divisão e multiplicação; • Sequenciar números, como, por exemplo, o que vem antes de 11 e depois de 15 ( antecessor e sucessor ); • Classificar números, montar operações e entender os princípios de medida; • Lembrar as sequências dos passos para realizar as operações matemáticas; • Estabelecer correspondência um a um, ou seja, não relaciona o número de alunos de uma sala à quantidade de carteiras; • Contar através de cardinais e ordinais.

Nos processos cognitivos a discalculia apresenta-se como: • Dificuldade na memória de trabalho; • Dificuldade de memória em tarefas não-verbais; • Dificuldade na soletração de não-palavras ( tarefas de escrita); • Ausência de problemas fonológicos; • Dificuldade na memória de trabalho que implica contagem; • Dificuldade nas habilidades visuo-espaciais; • Dificuldade nas habilidades psicomotoras e perceptivos-táteis. A solução está no raciocínio lógico, precisamos ter atenção com as crianças que hoje apresentam algum tipo de dificuldade de aprendizado para que amanhã não sejam adultos frustrados. Essas dificuldades podem ser mental ou emocional, basta o educador estar preparado para identificar a criança que apresenta alguma situação diferente das outras. Para alcançarmos o sucesso de aprendizagem com discalculia, precisamos da união e empenho da família, instituição de ensino, professor e profissionais capacitados para ajudar na construção de seus conhecimentos. Devemos em nossa vida escolar e social, somar e multiplicar nossos conhecimentos, compartilhar e dividir com outras pessoas, para assim, diminuir nossas dúvidas e solucionar nossos problemas.


|CEOT|

CEOT Graças inaugura suas novas instalações

O

Texto POR roselaine vinciprova | FOTOS FREDERICO MOMBACH

O Centro de Especialidades Ortopédicas do Hospital Nossa Senhora das Graças, em Canoas, inaugurou seu novo espaço com uma moderna e acolhedora estrutura na noite do dia 25 de junho com a presença da Diretoria do Hospital, colaboradores, parceiros e corpo clínico. Antes do descerramento da fita de inauguração, as autoridades se pronunciaram sobre essa importante conquista para saúde de Canoas e região. Para o Diretor Técnico do Hospital Nossa Senhora das Graças, doutor Adriano Venturini, a inauguração representa o trabalho e a dedicação para que o hospital seja a primeira opção em saúde do município de Canoas. A Superintendente do Hospital, Marlis Bergmann, expressou sua felicidade ao ver a qualidade e o cuidado com o espaço físico do CEOT Graças. “Vemos um projeto com alma que representa toda a dedicação e esforço desta conceituada equipe de técnicos do CEOT. Estou muito orgulhosa porque vocês acreditam e incentivam o Hospital. Juntos conseguiremos fazer o Graças ainda melhor”, revelou. O CEOT contabiliza 2.300 consultas e 150 cirurgias por mês, representando 20% da capacidade do Hospital Nossa Senhora das Graças. Marlis lembrou que no dia 29 de maio o Hospital completou 52 anos, com uma história que prioriza tratar bem, especialmente aqueles que mais precisam. O Diretor Técnico do CEOT Graças, doutor Fernando Sanchis, agradeceu a con-

58 | mais matéria

fiança da Direção hospitalar no projeto e garantiu que o esforço será retribuído pelo oferecimento de um serviço mais qualificado aos usuários. O CEOT Graças oferece seus serviços através do Pronto-Atendimento, consultas ambulatórias e cirurgias disponíveis para os usuários de convênios e particulares todos os dias da semana das 8h às 22 horas. A nova estrutura oferece conforto, comodidade, equipamentos modernos e toda a tecnologia necessária para atender rapidamente os usuários de traumato e ortopedia, além de oferecer especialistas médicos em mão, ombro, cotovelo, joelho, pé, tornozelo, microcirurgia, ortopedia pediátrica, quadril, acupuntura e cirurgias minimamente invasivas.

Um coquetel marcou a inauguração oficial das novas e modernas instalações do CEOT Graças na noite do dia 25 de junho.


Visão e DIREÇÃO Por Fabia Pereira

DURANTE O DIA

Óculos com grau atualizados melhora a percepção de profundidade, mas não restauram por completo a visão funcional, ou seja, em média há 50% de limitação periférica, por isto devem estar atentos à velocidade para evitar acidentes. No Brasil, a maioria das pessoas só faz exame de visão quando vai renovar a CNH e neste período podem ocorrer mudanças na visão como também o surgimento de doenças, algumas irreversíveis. Na verdade, o objetivo da renovação é fazer com que os condutores efetuem a utilização dos exames clínicos (psicológico e médico), que devem ser realizados, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em até cinco anos. Já para os motoristas com idade superior a 65, o prazo varia de um a três anos.

Óculos escuros diminuem a acuidade visual e percepção de contrastes. O ideal é um solar com graduação, ou seja, com o mesmo grau que o motorista já usa nos seus óculos. Também há a disponibilidade das lentes fotossensíveis, que escurecem de acordo com a incidência de raios ultravioletas. Mas quem gosta de lentes muito escuras para dirigir, o ideal são os óculos de sol “com grau”, pois as fotossensíveis não escurecem muito devido à proteção que existe nos vidros do automóvel.

As melhores lentes para os motoristas Enxergar bem, para quem exerce a atividade de dirigir como profissão remunerada é um fator decisivo para se manter ativo e competitivo no mercado. Para usuários de multifocal, o foco principal está sempre na parte superior da lente que é reservada para a visão de longa distância e/ou na parte central, corresponde à visão um pouco mais próxima. Se não observar a graduação, o usuário fica comprometido de enxergar com nitidez. Torna-se assim vulnerável a sérios problemas no trânsito, principalmente ao realizar ultrapassagens perigosas, riscos com o “ponto cego” do retrovisor e, inclusive, a não percepção da distância dos veículos e pedestres.

Motoristas com menor acuidade e campo visual devem ter acompanhamento médico periódico e usar lentes que melhoram a visão

DIRIGINDO À NOITE Com a pouca iluminação e o efeito das luzes encontramos dificuldades para dirigir à noite. Para isso, temos as lentes sem reflexo (ou antirreflexo), que são muito transparentes e que facilitam a nitidez das cores e de objetos, principalmente distantes.

Quando o medo atrapalha O medo de dirigir traz uma sensação de impotência e derrota na vida da maioria das pessoas. Em nossa sociedade, saber dirigir sempre trouxe a sensação de liberdade, autonomia e independência. Em alguns casos, o fato de ter alguma dificuldade ao volante pode ser indício de que não consegue enxergar adequadamente à longa distância, sendo esta dificuldade já uma realidade na vida desta pessoa. Quando é colocada diante do desafio de dirigir, surgem os sintomas do nervosismo: tremedeiras, coração alpitante, respiração ofegante e

a tão temida visão obscurecida. Meu conselho para quem teve sua visão reprovada na renovação da CNH é que não deixe para fazer seus novos óculos às vésperas do teste. Faça com antecedência, tenha tempo para adaptação, pois os nossos olhos precisam se acostumar com a nova visão. Mais importante que ter a consciência de enxergar bem é saber que além de proteger a si mesmo, estará salvando vidas. Portanto, cuide da sua visão hoje, tendo assim perspectivas de um futuro melhor, garantindo a segurança e qualidade de vida de todos!

mais matéria | 59


|COLUNA VERTEBRAL|

Dor nas Costas, Quando se Preocupar? Por Fernando Sanchis | Especialista em Coluna Vertebral | CRM 25665

A

A dor nas costas não é uma doença por si só, mas sim um sintoma. Seu aparecimento indica que algo está errado em algum lugar, embora nem sempre seja claro exatamente o quê. Sintomas de dor nas costas são extremamente comuns, aparecendo em 70 a 80% da população em algum momento da vida. Essa incidência aumenta bastante após os 50 anos de idade, geralmente relacionada à obesidade, tabagismo, falta de atividade física (sedentarismo), trabalhos pesados, entre outros fatores.

Na maioria dos casos, a causa exata do problema não é importante. A dor nas costas é um sintoma que desaparece na grande maioria dos casos e o objetivo do tratamento é aliviar a dor e garantir que você se recupere o mais rapidamente possível. Ocasionalmente, pode haver uma causa subjacente mais grave, que requer investigações detalhadas para que se decida pelo tratamento mais adequado.

teste para avaliar os sinais de alerta A Sociedade Norte Americana de Coluna Vertebral indica 7 (sete) sinais de alerta para que o paciente procure um médico ortopedista. Se você responder que sim a qualquer uma destas questões abaixo, você deve procurar um médico ortopedista. • Você teve dor significativa nas costas com duração maior que 3 semanas? Muitas vezes a dor desaparece com tratamentos simples, entretanto, se a dor persistir, você deve procurar um especialista em coluna. • A dor na perna piora se você tentar erguer o joelho, bater o tórax ou girar a cintura? Se isso acontece, há uma boa chance de você ter uma hérnia de disco. • Você teve dor forte nas costas após algum traumatismo recente? Uma queda pode lesionar sua coluna. As chances de lesão aumentam se você sofrer de osteoporose. • A dor está se irradiando (“caminhando”) para a perna? Se, além disso, a

60 | mais matéria

dor é persistente e severa, é sinal de que algo está comprimindo uma raiz nervosa que emerge na coluna e distribui-se na perna. • Você tem fraqueza ou dormência nas pernas quando caminha? Isso pode ser causado por um estreitamento do canal onde passam os nervos, mais comum em pessoas acima dos 60 anos. Isso chama-se estenose espinhal. • Você está com problemas para evacuar ou urinar que já duram algum tempo? Esse tipo de problema pode ter várias causas, mas algumas doenças da coluna podem provocar esses sintomas. • A dor nas costas piora quando você se deita ou lhe faz acordar durante a noite? Isso pode ser sinal de uma infecção ou outro problema, principalmente se, além disso, você tiver febre.


Fotos Divulgação

os Sintomas de dor nas costas são extremamente comuns, aparecendo em 70 a 80% da população em algum momento da vida. Essa incidência aumenta bastante após os 50 anos de idade, geralmente, relacionada à obesidade, tabagismo, sedentarismo, trabalhos pesados, entre outros fatores.

mais matéria | 61


|CULTURA|

Espaço de lazer LIVRO

FILMES Philomena A obra narra a história de Philomena Lee, na Irlanda em 1952. Philomena é uma jovem que dá a luz a um bebê. A recém-mãe é mandada para um convento, deixando seu filho também recém-nascido para a adoção. Quando sai do convento, Philomena com a ajuda do jornalista Martin, tenta encontrar seu filho, que fora adotado por americanos. O filme retrata a história de uma mãe que não desiste de seu filho tão facilmente.

Azul é a cor mais quente Um filme francês que conta uma história de amor linda e envolvente. Não se trata de apenas beijos e cenas explícitas e sim da descoberta do sentimento e como isso se dá. O entrave do filme não é pela confusão que isso provoca na protagonista, em seu íntimo, e sim como é visto pela sociedade e principalmente pela família em que está inserida. A obra conta a história de duas meninas que se apaixonam e enfrentam uma relação difícil. Mas ninguém tem culpa. Quando o amor acontece, simplesmente acontece.

Código de Conduta Clyde Shelton (Gerard Butler) é um dedicado pai de família que testemunha o assassinato de sua esposa e filha. Um dos culpados pelo crime pega uma pena de apenas 5 anos graças a um acordo costurado pelo promotor Nick Rice (Jamie Foxx), que acredita que é melhor ter alguma justiça do que a chance de não obter alguma. Dez anos depois, o assassino é encontrado morto. Mesmo sem ter provas suficientes contra si, Clyde é preso pelo ocorrido. Seu grande objetivo é denunciar a incoerência do sistema judicial, que permite que assassinos sejam libertados ou obtenham penas brandas, nem que para tanto precise eliminar todos os envolvidos.

62 | mais matéria

Adultério De Paulo Coelho Como o título já entrega, trata-se de uma história de traição, com pitadas de erotismo soft à “50 Tons de Cinza”. O livro consegue atingir reflexões abrangentes sobre assuntos relevantes acerca de proximidades, relacionamentos, confiança e felicidade. Paulo Coelho consegue atingir pontos intensos em cada momento decisivo ou nas mais simples ações. As decisões da personagem interferem em cada ato, dúvidas e anseios, o que pode gerar arrependimentos, medos ou apenas calmaria.


mais matĂŠria | 63


64 | mais matĂŠria


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.