SEQUÊNCIA DIDÁTICA 5º ANO | UNIDADE 3 SEQUÊNCIA DIDÁTICA 7 - SENTENÇAS MATEMÁTICAS INTRODUÇÃO As sentenças matemáticas estão presentes em muitos cálculos que realizamos; são frases matemáticas com mensagens a serem decifradas envolvendo igualdades. No entanto, existem critérios para resolvê-las, de modo que o resultado final seja alcançado. O cálculo em sentenças matemáticas depende do domínio das quatro operações e dos conceitos de igualdade. Esta sequência didática iniciará com expressões numéricas e se desenvolverá com sentenças matemáticas que envolvam igualdades e com a construção do conceito de equivalência. HABILIDADES (EF05MA10) Concluir, por meio de investigações, que uma igualdade não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir seus dois membros por um mesmo número, de modo a construir a noção de equivalência. (EF05MA11) Resolver e elaborar problemas cuja representação em sentença matemática seja uma igualdade composta por operação em que um dos termos é desconhecido.
OBJETIVOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM Resolver sentenças matemáticas conforme critérios convencionais de resolução. Associar sentenças com parênteses de forma a deixá-las com a sequência correta de resolução. Representar simbolicamente a resposta de um problema. Solucionar sentença com termo desconhecido. OBJETO DE CONHECIMENTO Propriedades da igualdade e noção de equivalência. PROCEDIMENTOS E RECURSOS •
Dinâmica.
•
Jogo de tabuleiro.
•
Grupo.
•
Dupla.
DURAÇÃO •
Quatro aulas.
AULA 1 PROBLEMATIZAÇÃO Escreva a expressão numérica na lousa, sem determinar como resolver ou o que deve ser feito primeiro. 4 3 12 1 15 4 3 2 7 3 4 48 1 5 2 28 53 2 28 25 Desafie os alunos a resolvê-la. Observe que os resultados podem variar. Pergunte: qual o resultado certo? Como chegar a esse resultado? Explique que, para encontrar o resultado correto de uma expressão numérica, há critério de resolução, há uma ordem a ser seguida. Descreva as regras de prioridade entre as operações de multiplicação e divisão e desafie novamente os alunos a resolver a expressão numérica, de modo que todos cheguem ao mesmo resultado. Pergunte: por que chegaram todos ao mesmo resultado? (Porque seguiram os critérios de resolução.) Desenvolva com a turma um registro no caderno com os critérios para a resolução de uma expressão numérica.
97 |
MATEMÁTICA | 5 o ano
SEQUÊNCIA DIDÁTICA