Introdução ao estudo das funções

Page 1

Introdução ao estudo das funções A importância do estudo de funções não é específica da Matemática, fazendo parte também do universo de outras ciências, como a Física e a Química. Quando lemos um jornal ou uma revista, muitas vezes nos deparamos com um gráfico, que nada mais é que uma relação entre duas grandezas representada geometricamente.

Sistema de coordenadas O sistema cartesiano ortogonal de coordenadas é formado por dois eixos, Ox (eixo das abscissas) e Oy (eixo das ordenadas), perpendiculares entre si no ponto O (origem).

Domínio, contradomínio e conjunto imagem Dada uma função f: A p B:

(origem) O

x (eixo das abscissas)

Para localizar um ponto P no plano, traçamos por P as perpendiculares a Ox e Oy, obtendo nos eixos as coordenadas de P, que são dois números chamados de abscissa e ordenada do ponto P, respectivamente. y

y

P (x, y)

x

O

Imagem de x pela função f Se (x, y) pertence a uma função f, dizemos que y é a imagem de x pela função f. Indicamos esse fato por: y 5 f(x)

Gráfico de uma função O gráfico de uma função é a reunião de todos os pontos (x, y) do plano cartesiano que pertencem à função.

Raiz de uma função

x

Chama−se raiz (ou zero) de uma função real de variável real, y 5 f(x), todo número r do domínio de f tal que f(r) 5 0. Graficamente, a raiz de uma função é a abscissa do ponto em que o gráfico cruza o eixo Ox.

Se x é a abscissa de P e y é a ordenada de P, o par ordenado (x, y) representa P. Indicamos:

Reprodução proibida. Art.184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

O domínio da função é o conjunto D(f) 5 A. O contradomínio da função é o conjunto CD(f) 5 B. O conjunto imagem da função é o conjunto formado pelos elementos de B que têm correspondente em A, ou seja: Im(f) 5 {y 9 B | (x, y) 9 f}.

y (eixo das ordenadas)

y

P(x, y)

abscissa

ordenada

x raiz

raiz

raiz

O conceito de função Dados dois conjuntos não vazios, A e B, chama-se relação de A em B qualquer conjunto de pares ordenados (x, y) com x 9 A e y 9 B. Sejam A e B conjuntos não vazios. Uma relação f de A em B é função se, e somente se, qualquer elemento de A estiver associado, através de f, a um único elemento de B. Para indicar que f é uma função de A em B, adotamos a notação:

Suplemento de revisão

026_033_SR_MAT_PLUS_T_03.indd

26

Uma função f é positiva para um elemento x de seu domínio se, e somente se, f (x) . 0.

Uma função f é negativa para um elemento x de seu domínio

f: A p B

26

Estudo do sinal de uma função

se, e somente se, f (x) , 0. Uma função f se anula para um elemento x de seu domínio se, e somente se, f (x) 5 0. Nesse caso, x é raiz da função.

MATEMÁTICA

21.10.10

14:43:05


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Introdução ao estudo das funções by Prof° Everton Moraes - Issuu