MOS Magazine #7 PT

Page 1

Hábitos Saudáveis

Edição 7 Jan/Fev 2018

www.masterofsimplicity.com



Bem vindo 2018! Que este seja o ano mais saudável das nossas vidas! E é por isso que trazemos uma edição dedicada aos hábitos saudáveis! Eu estava lendo sobre a definição de hábito (tendência ou comportamento, geralmente inconsciente, que resulta da repetição frequente de certos actos) e refletindo sobre tantos comportamentos bem simples que fazem o nosso dia tão feliz. Lembro-me, em pequena, de colocar-me em bicos de pés todos os dias para olhar através da janela, apoiando os braços no parapeito e apreciando a natureza! Teve uma fase que preparava ao pequeno-almoço uma taça de iogurte com aveia e frutas diversas, incluindo framboesas e morangos! A nossa vida vai mudando e, com ela, a nossa rotina também. O tempo que temos muda, bem como as pessoas à nossa volta. Terminamos a escola, mudamos de emprego e constituímos família. Tantos novos costumes para deixar ou adquirir! É com muito carinho que nesta edição trazemos os segredos para você abandonar os vícios e começar a cultivar dentro de si todos os comportamentos que sempre desejou e que o ajudam a ir ao encontro de uma vida com significado. Cuidar de si e dos seus hábitos trará tempo, espaço e energia para o que realmente importa. Boas leituras e bons novos hábitos!

Fátima Teixeira

Master of Simplicity Magazine

3


Índice 10 Porquê mudar? 12 Quem disse que é tarde? 14 Mude os seus hábitos hoje! 16 Lidando com o menos positivo 18 Qual a sua palavra para 2018? 20 Introdução ao Minimalismo 22 Nossas Sugestões

25 Tesouros do Oceano por Susana Machado 30 Entrevista a Catherine Beard 34 Desenhando a sua Vida por Izabelle Azevedo 36 Auto policiamento no uso de tecnologias por Giovani Goulart 38 Ser consciente e feliz por Sara Pinto 40 MOS Magazine Playlist 41 Hábito de acordar cedo por Cibele Stephani 44 Escreva 750 palavras por dia por Juliana Prata 46 Agenda "somos todas super mulheres" por Carmen Ferreira 48 Criando Momentos por Catarina Agostinho 52 Três bons hábitos para a sua casa por Mariana von Kruger 54 Dicas para manter a sua cozinha funcional por Rosangela Aggio 60 Cultivando hábitos saudáveis desde o início por Gabriela Faria 66 Uma saudável rotina alimentar por Diana Pereira 68 Salada de Quinoa & Kale por Oksana Zagoruy



a revist : a c i m â in d l a t i dig ícones s o n u hado o n i l b u s no onado i c e r i Clique d amente t e r i d r nas! i g á para se p s spetiva e r s a a par

Junte-se à nossa comunidade de Minimalismo e Vida Simples em Português no Facebook! clique no ícone para ser direcionado

Também pode visualizar vídeos! Vamos cantar a nossa canção sobre minimalismo? :-)


Direcção e Edição: Fátima Teixeira Supervisão: Giovani Goulart Marketing: GGO Master of Simplicity Tradução para inglês: Acewriter7 Nota do Editor: Os textos são escritos em português lusobrasileiro, dando liberdade para cada autor se expressar de acordo com a formação gramatical e regionalismo. Contacto: Para questões ou sugestões por favor contacte: masterofsimplicity@gmail.com

Fátima Teixeira Fátima Teixeira, diretora da MOS Magazine, pianista, regente e professora de música, sempre em busca da simplicidade com resultados práticos aplicáveis à vida quotidiana.

Giovani Goulart Compositor, instrumentista, produtor e arranjador musical. Simpatizante do minimalismo e de formas de vida organizadas e conscientes. Disponibiliza os seus serviços musicais online.


Contribuidores nesta edição Carmen Ferreira Enfermeira de formação, apaixonada pela vida saudável e... bebés! Autora do blog Bebé Saudável, workshops e consultas no âmbito da saúde da mulher, criança e bebé.

Catarina Agostinho Trabalha na área da óptica, mas é através do yoga, meditação e todo o seu trabalho interior que tem alterado a sua visão acerca de si mesma e de tudo o que a rodeia.

Cibele Stefani Lifecoach, astróloga e professora de yoga, optou pelo minimalismo e hoje leva uma vida mais leve e muito mais produtiva. Autora do projeto Astro Yoga.

Diana Pereira Formadora e consultora de alimentação vegetariana e saudável, Amante da natureza e das coisas simples da vida. Autora do blog AlcachofraVeg.

Gabriela Faria Professora de inglês, apaixonada por culinária e co-fundadora da Homemade Cookies & Cia. Mãe da Beatriz e minimalista desde 2014.

Izabelle Azevedo Designer de Estilo de Vida, criadora de conteúdo e escritora da sua própria história. Fundadora do projeto Sua Vida Desenhada, onde ajuda pessoas comuns a desenharem suas vidas.

Juliana Prata Professora na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Brasil), coach de escrita e autora do blog Sua Vida Acadêmica. Ama o conhecimento. E por falar em amor, é mãe do Davi.


Mariana von Kruger Designer de interiores, atua no Brasil, Estados Unidos, Itália e Portugal. Ousada e criativa sempre à procura de soluções de design.

Oksana Zagoruy Blogger e formadora de eventos de culinária, mestre em psicologia clínica. Apaixonada por um estilo de vida (mais) saudável e sustentável.

Rosangela Aggio Fundadora da Organiza Sim, gestora ambiental, design de interiores, personal organizer e instrutora curso de organização e oficina jóias e bijuterias.

Sara Pinto Fundadora do Projecto Simply Sara, criadora e facilitadora do programa de desenvolvimento humano: Ser Consciente e Feliz, celebrante & wedding coach. Adora fazer a diferença na vida dos outros!

Susana Machado Geógrafa, professora, especialista em sustentabilidade, escreve para crianças e adultos com o propósito de educar para a sustentabilidade e solidariedade.

Caros Leitores A Equipe Master of Simplicity Magazine, por diversas vezes, recebe pedidos de leitores que querem ver gratuitamente artigos de colegas ou conhecidos que estão publicados em nossas edições. Por um lado achamos excelente o interesse e o apoio que querem dar aos vossos colegas, mas por outro lastimamos a falta de reconhecimento para com os profissionais que arduamente trabalham para cada edição. Esta revista tem um custo fixo e uma equipe que se esforça por trazer ao leitor excelentes informações, dicas, cursos, workshops, projetos e tantas outras informações que beneficiam de forma significativa a vida de quem lê. Por este motivo, vimos solicitar respeitosamente que, se for o seu interesse, ao invés de pedir gratuitamente artigos ou edições, faça como outros tantos que pagam, demonstrando o seu respeito pelo nosso trabalho. Muito obrigado a todos.


Porquê mudar? Muitos hábitos que adquirimos ao longo da vida conduzem-nos para felicidades momentâneas: compras por impulso, fumar, comer muitos doces… Arranjamos pretextos para justificar a ideia que temos de "cuidar de nós mesmos". Enganamo-nos. Isso são desculpas. Se verdadeiramente nos amamos, iremos cuidar de nós com consciência, e jamais precisaremos causar danos no nosso corpo para sermos genuinamente felizes.


"Tomar conta de si mesmo é uma forma de auto-compaixão, e quanto mais cedo começar, mais rápido você se sentirá bem sobre o modo como você se ama" uma das citações mais bonitas de Leo Babauta.


Quem disse que é tarde? Durante mais de dez anos lecionei música em escolas de ensino especializado. Todos os anos algum pai ou mãe perguntava-me qual a melhor idade para começar a aprender música. Alguns acrescentavam imediatamente, antes sequer de eu ter tempo de responder o que quer que fosse, que sempre quiseram tocar um instrumento porém, agora era tarde para eles e esperavam que os filhos tivessem as oportunidades que eles nunca tiveram. Há muitas elações a tirar desta experiência minha, mas a principal é que nunca é tarde. A nossas vontades, e saliento “nossas”, tornam-se algo distante se as afastarmos ou delegarmos. Não existe idade certa mas sim o mindset perfeito que concilia o nosso desejo com a nossa ação. Curiosamente, lecionei turmas de adultos. A maior diferença é que enquanto as crianças permitiam imersão musical e completa vivência sensorial, já nas mesmas aulas com

adultos haviam muitas perguntas teóricas e tentativas de justificação para qualquer tópico. Então não vamos falar de idade mas sim de mentalidade! Quando tentamos falar mais do que ouvir, ou decorar mais do que compreender, ou ainda explicar mais do que sentir, estamos inevitavelmente a complicar! :-) Quero ainda partilhar que, nos últimos anos, lecionei Formação Musical a uma turma sênior. Eram quase vinte alunos com idades compreendidas entre 60 e 75 anos e foi dos momentos mais proveitosos da minha vida! A força de vontade e as risadas são inesquecíveis! Sabe o que é tentar comparar música com vinho para falar a linguagem deles e ganhar um momento cultural sobre whisky e licor? Eram as aulas com mais vida! Os alunos ficavam tão contentes ao aprender algo, simplesmente por saberem que poderiam partilhar com os netos que, nalguns casos, também estavam inscritos em aulas de música!

Ainda acredita que é tarde demais para amar, fazer yoga ou mesmo aprender música?


Liberte-se dos preconceitos e inicie jรก. Procure aquele amigo que nunca mais contactou, realize aquele retiro que tanto sonhou ou inscreva-se no curso que sempre desejou. Viva a sua vida com toda a autenticidade!


Mude os seus hábitos hoje! Somos muitas vezes interrompidos por medos e incertezas. Temos medo de falhar ou da possibilidade de não ficar perfeito. Por vezes, achamos que estamos muito ocupados e usamos a falta de tempo como desculpa quando, na verdade, nos acomodamos e preferimos o garantido ao desconhecido. Estes motivos podem até ter algum fundamento de verdade em algum momento, porém todos nós lidamos com eles e não é por isso que deixamos de vencer. Ser mãe e tomar conta da minha

bebé a tempo inteiro inevitavelmente trouxe-me um enorme cansaço, falta de tempo, desorganização em algum ponto e uma esmagadora sensação de que deixei "muita coisa para trás". Mas, eu não deixei de produzir esta revista, nem o meu curso, nem de realizar as tarefas domésticas. Eu lidei com o medo, procurando as minhas motivações e aprendendo a priorizar. Por isso, partilho aqui as dicas para que você tome controle dos seus hábitos hoje também:


1. Identifique o motivo e a motivação

6. Fique atento aos gatilhos

Entenda-os e tenha-os sempre em mente, especialmente nos momentos de inquietação. Nós somos capazes de ir muito longe quando conhecemos a motivação para alterar um hábito ou mesmo a nossa missão.

Alguns hábitos que queremos mudar vão continuar surgindo devido a ações determinadas. Por exemplo, fazer compras quando se sente ansioso(a), fumar depois de tomar café, etc. Identifique estes estímulos e será mais fácil lidar com eles.

2. Entenda o seu propósito de vida Quando alinhamos o nosso propósito com uma vida mais significativa, conseguimos assimilar e manter uma série de novos hábitos em função daquilo que desejamos.

3. Comprometa-se Assuma a mudança que quer tomar. Conte para o melhor amigo, um coach ou um colega. Aponte na sua agenda como um compromisso muito importante.

4. Crie um ambiente propício. Rodeie-se de pessoas que o apoiam e de um ambiente favorecedor para os novos hábitos. Experimente entrar em grupos com pessoas de interesses afins e que, tal como você, também lutem para alcançar os seus resultados.

7. Substitua os recompense-se

estímulos

ou

Experimente, por exemplo, telefonar para uma amiga quando se sentir muito ansioso(a) ou tomar café lendo um blog ou livro que adora, ao invés de se deixar vencer pelo hábito antigo.

8. Atente os impulsos e não abra exceções. Seja mindful. Não permita dizer "é só mais desta vez", pois essa vez com certeza não será a última.

9. Acredite Se você não acreditar, ninguém acreditará por você. Toda a mudança começa dentro de nós mesmos. Seja positivo e não se deixe levar por comentários ou pensamentos negativos.

5. Ande pé ante pé Faça um pouquinho todos os dias, mesmo sabendo que pode não ter as circunstâncias necessárias. Um pequeno passo é melhor do que nenhum.

10. Escreva lembretes e não deixe para depois Pode ser num papel ou no seu telemóvel. Crie a rotina do novo hábito e comece já.


Lidando com o menos positivo Eu ainda não consigo ter uma alimentação 100% saudável, nem realizar exercício regularmente como gostaria. Mas eu não desisto, e isso faz a diferença. Por exemplo, eu não sou uma mãe perfeita, mas continuo tentando ser a melhor mãe que consigo. Procuro aprender com os meus erros e aceitar quando sei que não dá mais. Muitas vezes, tenho de aceitar que não é o momento, que não conseguirei cumprir aqueles planos e que estou exigindo demais de mim. Tenho também de aceitar que existe um momento para tudo e que tudo acontece a seu tempo. Nesses instantes parar, respirar e olhar para dentro ajuda. A intuição diz "faz uma pausa" e isso será o suficiente para recuperar a garra e voltar ao caminho que quero. Pedir ajuda quando possível é óptimo também. Muitos hábitos adquirimos com influência do exterior. Se alguém com quem vivemos toma café todos os dias, passamos a tomar também. Se a colega no trabalho faz uma pausa pelas 16h, passamos a fazer também. Com um pouco de reflexão percebemos que

muitos hábitos adquirimos com imensa facilidade ou por influência! Percebemos também que, se calhar, estamos pouco atentos e não mudamos algumas atitudes porque não estamos seguindo as dicas citadas anteriormente. Por exemplo, não lembramos os nossos motivos, não mudamos o nosso ambiente ou queremos resultados grandes e "confortáveis" rapidamente! Enchemonos facilmente de desculpas porque estamos cansados, tristes ou ocupados com outras coisas menos importantes. É indispensável ser realista e começar já a treinar o novo hábito! O que de mais importante tenho aprendido é que não devemos nunca deixar de nos amar. Esse é o maior segredo para tudo. Quando percebemos que com saúde somos tudo e que cuidar de nós mesmos influenciará a todos com quem convivemos, entendemos que somos muito mais fortes do que alguma vez imaginamos. Acredite, você consegue! Elimine os hábitos que você não gosta e comece já a criar novos, mais saudáveis e mais de acordo com a vida que deseja!



2018 Qual a sua palavra para este ano?

FÉ PAUSA

SIMPLICIDADE

SABEDORIA

AMOR

CONQUISTA

OUVIR

AÇÃO ESTABILIDADE

ARRISCAR

CORAGEM

PACIÊNCIA

BRILHAR ESSÊNCIA GRATIDÃO

REFLEXÃO

CLAREZA

CONEXÃO

ACREDITAR

ESPERANÇA VIDA

PROSPERIDADE

FOCO

EQUILÍBRIO MUDANÇA

LIBERDADE

PAUSA

LEVEZA HONRA

CONTENTAMENTO

FORÇA

MAIOR

OUVIR SERENIDADE

MINDFULNESS

CRESCIMENTO


Objetivos por área da vida: Pessoal

Espiritualidade

saúde

Família

Amigos

Lazer

Finanças

Casa

Viagem

Trabalho

Projetos

Estudo

Master of Simplicity Magazine

19


Introdução ao Minimalismo Como simplificar a sua casa e a sua vida por Fátima Teixeira

20

Master of Simplicity magazine


Curso online direcionado para todas as pessoas que querem simplificar e melhorar suas vidas através do minimalismo enquanto estilo de vida.

Este curso consiste em: Introdução: na qual falo um pouquinho de mim e do que é minimalismo enquanto estilo de vida. Podem pré-visualizar gratuitamente esta secção.

Os 10 passos: muitas pessoas me perguntam "por onde começo?". Estes 10 passos são uma orientação de modo a conseguir ter uma jornada consciente e consistente.

Conclusão e Bónus: você receberá gratuitamente uma edição da Master of Simplicity Magazine em formato PDF e poderá cantar comigo a canção que compus sobre Minimalismo!

Pretende-se que o estudante seja orientado de forma prática, conseguindo resultados com mais qualidade e rapidez. Em decorrência, irá adquirir mais tempo, mais espaço, menos stress, menos ansiedade, etc… características de um estilo de vida minimalista! Nível Iniciante: curso desenhado para quem quer iniciar esta jornada. Preço Promocional nesta edição: €12 (Euros) / R$24 (Reais)

Inscreva-se aqui


Nossas Sugestões As 5 Cores da Cozinha Saudável (PT) Vânia Ribeiro As 5 cores da cozinha saudável é um livro de receitas 100% vegetarianas e que pretende dar o devido destaque ao maravilhoso e colorido mundo dos vegetais. São mais de 75 receitas, simples e deliciosas. Todas sem ingredientes de origem animal, sem trigo e sem açúcar refinado. Existe ainda uma primeira parte mais teórica e pessoal. Pode comprar em: www.wook.pt/livro/as-5-cores-da-cozinha-saudavel-vania-ribeiro

Design de Estilo de Vida (PT) Izabelle Azevedo O e-book "Design de Estilo de Vida" traz um texto leve e rápido com insights e exercícios para todas as pessoas que procuram melhorar, descobrir e construir seu estilo de vida ideal. Tem distribuição gratuita e você pode baixar acessando: www.suavidadesenhada.com/ebook

The Mind, Body, Soul Balance Guide (ENG) Catherine Beard Este é um guia para o ajudar a alinhar a sua mente, o seu corpo e a sua alma. Os exercícios e a planificação ajudam a clarificar a sua visão de equilíbrio e a melhorar o seu dia a dia. Pode adquirir em: www.theblissfulmind.com/balanceguide/

22

Master of Simplicity magazine


Ser Consciente e Feliz Sara Pinto Ser Consciente e Feliz é um Programa de Desenvolvimento Humano para todos os que procuram o Auto-Conhecimento de Si e do Universo. Através da partilha de conhecimentos e ferramentas de Auto-Cura e Expansão de Consciência, pretende-se que, com este Programa, cada participante leve e aplique na sua Vida Pessoal os princípios para uma Vida Consciente e Feliz a todos os níveis. Para mais informações veja em: www.simplysara.pt/desenvolvimentohumano

Mapa dos Sonhos Cibele Stephani O Mapa dos Sonhos é um curso online baseado em uma técnica de autoconhecimento para identificação e dissolução de medos, crenças, bloqueios, através de terapias de cura e meditação. A limpeza das crenças limitantes do passado para a estruturação de um futuro de prosperidade. O curso foi estruturado para ajudar você a sair do modo automático e alcançar os seus sonhos. O curso é composto de várias técnicas são elas: técnicas de auto análise e cura; técnicas de Meditação e Pranayamas (Respiração); Ho’oponopono (ritual havaiano de cura através do perdão); mapa dos Sonhos (Ferramenta de visualização). Inscreva-se aqui: https://www.udemy.com/mapadossonhos

Minimalismo na Maternidade LIVE em Fevereiro!! Fique atento às datas!! Qual a diferença entre dizer aos nossos filhos "vai brincar" (enquanto eu arrumo a casa) ou "vamos brincar" (porque está tudo orientado?) IMAGINE: Menos limpezas! Casa sempre organizada! Mais tempo para si e para a família! Melhor produtividade!

Siga-nos para assistir!


Assine a Master of Simplicity Magazine por apenas €14,99

e receba gratuitamente: o curso online Introdução ao Minimalismo por Fátima Teixeira e ainda um vale de desconto de 5% em compras na loja Rebento www.rebento.pt

Promoção válida até dia 28/02/2018


Tesouros do Oceano

um conto exclusivo por

Susana Machado


Entre uma e outra onda do mar, o mesmo par de pegadas ficava, todos os dias marcado na areia, denunciando o rasto daquela figura enigmática que, ao final da tarde, percorria o areal. Quer fizesse chuva ou vento, pouco antes do pôr do sol era costume vê-lo caminhar naquela praia. Cabelo mal cortado e barba por fazer, roupas simples e gastas e, claro, pés descalços. Aos ombros carregava uma velha mochila e, nas mãos levava sempre um ou mais sacos. Ninguém o conhecia, propriamente. Ele, limitava-se a caminhar, não procurava conversar com quem quer que fosse. Nem sequer olhava muito atentamente para as pessoas. Esse era um hábito que houvera perdido, há anos atrás, ao perceber que nem tudo o que parece, realmente o é. Quando o sol cruzava a linha do horizonte, era habitual vê-lo parar e sentar-se, de pernas cruzadas, apenas para contemplar o momento, para ouvir as ondas a bater na areia, para meditar. Seria, em tudo, uma pessoa como tantas outras, que habitualmente caminha pela praia, não fosse pelo facto de fazer algo, que ninguém conseguia compreender: tinha o hábito de apanhar todo o lixo que encontrava ao longo do seu passeio. Apanhava-o e guardava-o no saco que sempre trazia ou na mochila que carregava.


As pessoas que com ele se cruzavam, olhavam-no com espanto e reprovação. Porque muitos até conseguiam compreender esse hábito “ecológico” de apanhar o lixo, mas poucos entendiam que o guardasse e o carregasse consigo. Porque ele levava-o para casa. Havia poucos, que sentiam compaixão dele, mas a maioria apenas conseguia sentir pena daquele homem, cuja idade começava a pesar. Corria o rumor que um dia, alguém lhe perguntara o que fazia com o lixo que apanhava, mas ele apenas respondera: “Lixo? Isto não é lixo, são tesouros que o oceano nos traz!” Era um daqueles acumuladores de lixo, tal como se vê na televisão. Ninguém o compreendia, ninguém sentia empatia. Na verdade, ninguém queria realmente saber. Era até útil que ele limpasse a praia do lixo, mas aquilo que acontecia na casa dele, só a ele dizia respeito. Um certo dia, parou por ali uma jovem fotógrafa. Mais habituada a observar do que a julgar, limitou-se a fotografar. Mas a curiosidade crescia nela, como em tantas outras pessoas que cruzavam o caminho daquele homem. Regressou. Uma e outra vez. Às vezes, pousava a objetiva, enquanto o homem meditava e juntava-se a ele, ainda que à distância, na contemplação da paisagem, do som do mar e do silêncio que por instantes encontrava na sua alma. As fotografias, partilhava-as no seu blog, nas redes sociais. Verdadeiras obras de arte que conseguiam captar a beleza dos momentos e da aparente solidão daquele homem. Em pouco tempo, à sua curiosidade juntava-se a dos muitos seguidores que tinha e que, tal como ela, desejavam saber um pouco mais sobre aquela figura e sobre o porquê de tão estranhos hábitos. Chegado, porém, o dia em que decidira finalmente pôr termo ao mistério e abordar o velho, soube que este houvera morrido. Sem se perceber muito bem como, nem porquê, a notícia da morte

Master of Simplicity Magazine

27


Chegado, porém, o dia em que decidira finalmente pôr termo ao mistério e abordar o velho, soube que este houvera morrido. Sem se perceber muito bem como, nem porquê, a notícia da morte daquele desconhecido, depressa correu no mundo virtual, onde este também não tinha amigos, mas muitos fãs. Reinava a bisbilhotice sobre o que seria encontrado em sua casa. Eram feitas incontáveis comparações com diversos casos, que ninguém conhecera, mas de que todos tinham ouvido falar e, por isso, no dia em que finalmente abriram as portas da casa daquele homem, o espanto e a surpresa foram gerais. Ao contrário do que todos haviam suposto, a casa não se encontrava atulhada de lixo. Antes imperava uma simplicidade quase minimalista. As divisões e as paredes praticamente vazias, apenas continham aquilo que de mais essencial existe para se viver. Não havia sinais do lixo, nem qualquer confusão em todos os aposentos da pequena e modesta casa. Apenas a garagem diferia deste cenário. Meticulosamente alinhadas e expostas, encontraram inúmeras obras de arte plástica feitas a partir do lixo diariamente recolhido, ao longo de anos. O homem, que ninguém conhecia e ninguém compreendia, era na verdade um artista, com o raro talento de transformar em beleza aquilo no qual toda a gente apenas via lixo. Inspirada, a jovem fotógrafa resolveu partilhar, uma última vez, a vida desta figura nas suas redes, postando as fotos das peças de arte que tinham sido encontradas. No entanto, foi com genuína surpresa que descobriu que alguém já o havia feito. Junto a dezenas e dezenas de fotos – talvez com menor qualidade do que as suas, mas certamente muito mais sentidas – encontrava-se a mais profunda e sincera homenagem que alguma vez já tinha lido: “Adeus Pai. Há 15 anos atrás, quando o médico disse que estavas


“Adeus Pai. Há 15 anos atrás, quando o médico disse que estavas doente, pensei que que te ia perder, mas ganhei-te. Mudaste os teus hábitos, a tua forma de ver o mundo, de te relacionares com a natureza, com os outros. Vi-te muito menos vezes, desde então, mas sempre que te vi, sei que estiveste verdadeiramente lá, que partilhamos profundamente cada segundo que estivemos juntos. Ensinaste-me a ver, a não julgar, a encontrar o belo em todas as coisas, em todas as gentes…a viver! Aos teus olhos era possível colher o positivo, mesmo naquilo que mais ninguém quer…e estas fotos são a prova disso…”.

Master of Simplicity Magazine

29


Entrevista com

Catherine Beard

Catherine Beard é blogueira sobre vida intencional, coach de mindset e criadora do projeto The Blissful Mind, um guia on-line para ajudá-lo a encontrar a calma na sua vida diária.

Ela acredita que a alegria é composta pelos pequenos momentos de nossa vida cotidiana, e cabe a nós reconhecê-los e apreciá-los. Provavelmente irá encontrá-la a ler livros sobre auto-desenvolvimento, beber chá e assistir episódios antigos de Parks & Recreation.


Master of Simplicity Magazine

31


MASTER OF SIMPLICITY: Conte-nos como começou na indústria do bemestar. CATHERINE BEARD: Tudo começou quando eu estava na faculdade e comecei a interessar-me mais pela minha saúde. Naquela época, eu estava cursando Sociologia, e embora eu amasse a idéia de fazer algo na indústria do bem-estar, eu não fazia a mínima ideia qual a opção tomar. Eu acabei obtendo um emprego numa empresa sem fins lucrativos fora da faculdade, e enquanto eu trabalhava lá, decidi começar um blog para compartilhar minha jornada de bem-estar (e qualquer outra coisa que passasse na minha mente!). Conforme ia escrevendo, eu sabia que queria continuar com algum tipo de formação na área do bem-estar, então acabei indo para a escola de pósgraduação e obtendo o meu mestrado em Coaching de Saúde e Bem-estar (Health & Wellness Coaching), o qual terminei

recentemente em Setembro de 2017. M.O.S.: Se não fosses coach de bemestar, o que gostarias de ser? C.B.: Honestamente, eu sinto que consegui criar o meu trabalho de sonho, então não posso dizer outra coisa que preferisse estar fazendo agora :) M.O.S.: Qual é o maior benefício de fazer coaching de bem-estar com você? C.B.: Um dos maiores benefícios de trabalhar com um coach é a responsabilidade semanal. Muitas vezes, estabelecemos metas para nós mesmos e ficamos ansiosos por iniciá-las, mas na verdade, cumprir os seus objetivos a cada semana pode ser um desafio. Ter um coach significa que você sempre tem alguém para ajudá-lo a manter-se no caminho certo e a atingir os seus objetivos em menos tempo do que se você tentasse ir sozinho.


M.O.S.: Qual o papel da música na sua prática? E quais são as suas principais músicas nos dias de hoje? C.B.: Eu amo ouvir música como forma de me acalmar quando estou me sentindo estressada ou sobrecarregada. Uma das minhas trilhas sonoras favoritas é do filme Amelie. Tem sido um dos meus filmes favoritos durante anos, e a música Comptine d'un Autre Été é minha favorita.

abrandar, aproveitar o momento presente e encontrar a sua calma interior. Eu criei este programa para ajudar as pessoas a encontrarem um pouco mais de paz em suas vidas agitadas e a dedicarem tempo para o que é realmente importante. As portas vão abrir novamente na Primavera (a partir de Março), e você pode se inscrever para receber notificações quando abrir novamente aqui.

Faça algo para se conectar com você mesmo M.O.S.: Se você pudesse recomendar uma coisa para se fazer pela manhã para começar bem o dia, qual seria? C.B.: Faça algo para se conectar com você mesmo antes de verificar mídias sociais ou e-mails! Eu gosto de começar o meu dia com meditação e yoga / pilates antes mesmo de ter a chance de olhar para o meu telefone porque, caso contrário, fico distraída e gasto o tempo para fazer essas coisas importantes. M.O.S.: Na sua opinião, quais são os 3 hábitos saudáveis que são essenciais na vida diária? C.B.: Eu diria tomar muita água, dormir o suficiente e mover o seu corpo de alguma maneira. Parece bem simples, mas ainda assim não fazemos o suficiente destas coisas! :) M.O.S.: O que podemos esperar do seu curso 21 Days of Calm? C.B.: 21 Days of Calm é um plano de mindfulness (plena atenção) de três semanas projetado para ajudá-lo

Siga Catherine:

Fotografias gentilmente cedidas pela entrevistada


34

Master of Simplicity magazine


Desenhando a sua Vida Ter uma vida mais simples, mais saudável ou mais produtiva... Seja lá qual for o estilo de vida que você esteja buscando construir, para isso você irá precisar trabalhar na mudança dos seus hábitos atuais e no desenvolvimento de novos. Porém, muitas vezes escolhemos introduzir novas práticas à nossa rotina, sem levar em consideração se as mesmas atendem ou não ao estilo que buscamos. Você sabia que existem práticas específicas, dependendo do seu objetivo, que podem facilitar a sua jornada e aumentar as suas chances de sucesso? Novamente, você precisará ter objetivos claros sobre as suas motivações para mudar e sobre onde quer chegar. Quando optar por construir um estilo de vida diferente, antes de tudo, busque o motivo (ou motivos). Faça perguntas como "o que estou buscando melhorar na minha vida com essa mudança?" e "onde quero chegar com isso?". Parece bobo, mas se você não tem as respostas para essas perguntas, fica difícil encontrar os pontos

que precisa trabalhar ou aderir, para que obtenha resultado. Fica difícil também se manter motivado(a), uma vez que você não tem razões sólidas e visão da linha de chegada. Vamos tomar como exemplo o minimalismo. Pessoas com esse estilo de vida, geralmente estão buscando uma vida mais simples, aumentar a sua produtividade, colaborar com o meio ambiente através da sustentabilidade, dentre outros objetivos que fazem parte do estilo minimalista. Para isso, é necessário desenvolver alguns hábitos, tais como o desapego, o controle em relação às compras que podem ser desnecessárias, o saber dizer não para coisas e pessoas, etc. Agora pense no estilo de vida que você quer construir. Levando em consideração as respostas das perguntas que citei acima, que tipos de práticas ou novos hábitos você acredita que podem fazer diferença na sua jornada e que vão te aproximar de atingir sua meta?

Fotografia gentilmente cedida pela autora


Auto policiamento no uso de tecnologias

FĂĄcil de reparar nos outros mas, difĂ­cil de admitir em nĂłs mesmos.

36

Master of Simplicity magazine


O avanço tecnológico que põe nas prateleiras das lojas e shoppings smartphones, tablets, notebooks, smartwatches e periféricos que, na sua maioria, prometem facilitismos, conforto, rapidez, eficiência e resultados favoráveis, nem sempre é o que parece ser. Hoje em dia, é absolutamente normal passarmos muitas horas ligados à internet ou, com a nossa atenção voltada para os ecrãs dos nossos gadgets. Na maioria das vezes essa atitude vem em detrimento de uma digestão que poderia ser bem feita pois, comer em paz é diferente do que comer com o cérebro concentrado em sms. Em outras vezes, descaradamente, põe em causa o respeito que, deveríamos ter, para com as pessoas que estão falando connosco presencialmente. Por não nos policiarmos, nem considerarmo-nos errados e estarmos divididos entre o ecrã e o discurso de alguém que, está nos dando o seu precioso tempo na íntegra, acabamos apegados a este hábito desregrado que, infelizmente, já parece ser mundial. Existem também atitudes que denotam uma grande falta de sensibilidade por parte do usuário do equipamento quando, deselegante-mente, põem a tocar algo, em um volume mais alto do que o necessário para o seu próprio consumo, obrigando-nos a ouvir o que não desejamos, mesmo quando estamos em locais fechados como é o caso dos ônibus ou de agências bancárias e consultórios. Essa falta de controle que

temos para com o uso não dosado das tecnologias não traz nenhuma benesse a não ser o de afligir e desapontar a todas as pessoas que estejam próximas de nós. Nas ruas, esbarram uns nos outros por estarem a ler mensagens enquanto andam, tropeçam, assustam-se, enganam-se, caem e fazem figuras parvas mas, não largam os seus dispositivos móveis. Um estudo norte americano aponta para um percentual de 90% de mensagens desnecessárias e uma queda de produtividade de mais de 60% em profissionais que dividem o seu tempo entre o smartphone e o trabalho. O simples “vibrar” do telemóvel já parece uma “ordem para o seu proprietário ter que parar tudo o que está a fazer e ir verificar o que é". Por certo, os pais não chamam a atenção dos filhos para esta realidade, e estes vícios vão se tornando normais e, de normais para comuns e aceitáveis, são só mais dois passos. Se houvesse um interesse público em saber o mal que estas máquinas fazem à nossa saúde, certamente tudo mudaria e o civismo voltaria a estar presente em nossos dias. Falta consciência, conduta e respeito para com os demais? Sim, sem dúvida nenhuma mas, isso só vai mudar quando, antes de tudo, conseguirmos policiar-nos a nós mesmos e, conscientemente reaprendermos a fazer uso saudável da tecnologia para, ao invés de estarmos “sempre com a razão”, possamos estar integrados em nossa sociedade orgulhando-nos das nossas atitudes.


Ser Consciente e Feliz

38

Master of Simplicity magazine


Todas as pessoas, em algum momento, se perguntam “Qual a minha Missão? O que é que eu vim fazer a esta Vida?”. Apesar de ser verdade que há quem nunca consiga encontrar a resposta a esta pergunta durante a sua jornada pela Terra, acredito que se todos imaginarmos o momento da nossa morte, e o que gostaríamos realmente de ter sido durante a passagem por este planeta, a resposta seria unânime: Ser Feliz! Na verdade, o verdadeiro Propósito e Missão de Vida de todos os Seres neste mundo é simplesmente Ser Feliz. E, Ser Feliz, de forma totalmente genuína, acarreta consigo a capacidade de Ser Consciente. A Consciência é algo que vamos ganhando e expandindo à medida que crescemos, não só em termos de idade, mas enquanto Seres pertencentes a um Todo a que podemos chamar Universo, Cosmos, Deus, ou o que for mais confortável para cada um. Poderemos chamar a este processo o Crescimento de Alma. É no decorrer desta experiência que se vai descobrindo o equilíbrio entre o Ser Feliz e o Ser Consciente, mesmo com todos os desafios que se encontra pelo caminho. E, há uma força inabalável que nos move ao longo deste caminho... Chama-se Fé! É ela que nos faz acreditar que é possível, que vale a pena e que os desafios são oportunidades de crescimento.

O que posso fazer para cultivar em mim esta forma de Sentir a Vida? 1. Ame-se Muito! 2. Perdoe absolutamente Tudo (em primeiro lugar, a Si Próprio)! 3. Seja Grato por absolutamente Tudo! 4. Seja o Responsável, não a Vítima! 5. Dê aquilo que quer Receber!

6. Saiba que o Outro é o seu Reflexo, consciente ou inconscientemente! 7. Faça aquilo que gosta! 8. Aprenda com os desafios! 9. Seja Tolerante e tenha Compaixão! 10. Ame Muito... a Tudo e a Todos!


MOS Magazine Playlist Bom Feeling - Sara Tavares O que é o que é - Gonzaguinha Monsieur Binot - Joyce Bicicleta - Marcos Valle Smile - Charles Chaplin Don't Worry be happy - Bob McFerry Happy - Pharrel Williams Don't Give Up - Bruno Mars Listen to your Heart - Roxette Hard Habit to Break - Chicago Good Habit - George Benson Everything - Michael Bublé

40

Master of Simplicity magazine


HĂĄbito de acordar cedo para ter um dia mais produtivo


Acordar cedo é uma prática que adotei na minha rotina diária desde que vim morar na Austrália. No estado que eu vivo, em Queensland, todas as pessoas são matutinas. É possível encontrar cafeterias abertas a partir das cinco horas da manhã. As redes de supermercados, em sua grande maioria, abrem às sete horas, e todos os estabelecimentos, inclusive os shoppings, fecham entre cinco e seis horas da tarde. Isso faz com que todos progra-mem suas atividades diárias pela manhã. Apenas às quintas-feiras os shoppings ficam abertos até às nove horas da noite. Por aqui é muito comum ver os parques da cidade com um grande número de frequentadores entre as 5:30 e 7:30 da manhã, assim como o trânsito que também tem os seus picos entre esses horários. Existe uma expressão em inglês que define bem isso: “head start” (começar na frente). É isso que acontece quando se acorda cedo: você tem a oportunidade de ter um dia mais produtivo, porque começa ele antes.

42

Master of Simplicity magazine

Acordo às cinco da manhã pelo menos cinco dias por semana na Primavera e no Verão. À noite, eu vou para a cama às nove horas. Nem um minuto depois. Nos finais de semana e no Outono e Inverno geralmente eu levanto entre as 6:30 ou as 7:00. Eu tentei muitas maneiras diferentes e descobri o que funcionou melhor para mim. Eu acho que isso é diferente para cada um, então você tem que experi-mentar para ver o que funciona melhor. "Junte-se ao Clube 5 a.m. Suas horas mais valiosas são das cinco às oito da manhã. Elas têm as menos interrupções", palavras de Robin Sharma, um dos autores mais conhecidos quando assunto é acordar cedo. Ele está certo porque é neste horário que temos menos interrupções. Ele partilha que a manhã é mágica. Eu também acredito que a manhã é mesmo mágica, não só pela produtividade, mas pela criatividade. As três primeiras horas da manhã são as horas de menor distração do nosso dia e geralmente é quando a nossa energia está em seu maior pico.


As minhas 5 dicas para começar a despertar mais cedo e a aproveitar melhor o seu dia. 1 - Crie um bom motivo para acordar cedo Você tem que ter pelo menos um ou dois bons motivos que irão fazer você querer sair da cama. Um objetivo de sonho ou algo com o qual você é incrivelmente apaixonado, são motivos que funcionam muito bem. Construa esse motivo na noite anterior, assim o seu cérebro saberá o porque de não continuar dormindo.

2 - Comece com 15 minutos Acorde pelo menos uma ou duas horas antes do que normalmente você faria. Você pode aumentar gradualmente de quinze minutos a trinta minutos. Na próxima semana você pode passar de 30 minutos a uma hora e, finalmente, você pode tentar acordar dois horas ou até três horas antes.

3 - Organize-se Prepare a sua manhã na noite anterior. Anote como será o seu plano para o próximo dia. Prepare o seu café matinal bem como outros detalhes essenciais sempre antecipadamente. Isto tornará as coisas fáceis e confortáveis, principalmente no início, quando você ainda não adquiriu este hábito.

4 - Crie um mantra Se você ficar preso na racionalização ou criando desculpas para não levantar, fale seu mantra. Crie um mantra para se certificar do seu motivo de despertar mais cedo. O mantra deve conter algumas palavras-chave que definem as razões pelas quais você quer acordar antes.

5 - Tenha um estilo de vida saudável Você precisa estar em boas condições físicas e mentais para acordar cedo. Uma boa saúde também lhe dá o espírito para se motivar. Exercite-se, treine ou comece a correr para estar em forma. Coma alimentos saudáveis e tome bastante água para tirar o melhor proveito do seu dia. Garanta, também, as suas horas de sono, descobrindo se precisa de dormir seis, sete ou oito horas para se sentir bem disposto.


Escreva 750 palavras por dia! Desafios... eles movem a vida. Há algumas semanas conheci um novo desafio: escrever 750 palavras por dia. Fiquei muito motivada ao perceber que 750, que parece muito, de fato, formavam em média duas páginas. E escrever duas páginas por dia quando se quer aperfeiçoar a escrita e se expressar melhor não é tanto assim.


Sim, é possível. Tenho trabalho, casa, criança para cuidar, blog e estudos. Quando eu percebi que esse desafio “caberia” em meu estilo de vida - que seria viável - me empenhei mais ainda. E lá se vão seis semanas. Escrever todos os dias cria hábito, acelera nosso raciocínio, organização de ideias e ainda aumenta significativamente nossa capacidade criativa. Pessoas são potências. Escrita é expressão. Quantos de nós queremos escrever e não acreditamos em nossa própria potência pessoal? Escrever todos os dias pode realizar sonhos: escrever aquele romance, cursos, teses, artigos ou mesmo nos conhecermos melhor através da escrita de um diário. Nessas semanas de escrita, por exemplo, escrevi cinco artigos curtos, diários pessoais, um artigo científico e um curso de produtividade acadêmica. Estou impactada com tal resultado. Em cerca de 50 dias escrevendo com rotina, minha produção escrita disparou. Tem sido muito produtivo e estimulante. O artigo científico que leva para mim cerca de três meses, foi concluído em 13 dias. A rotina de estudos, de atividades físicas, de organização ou de escrita, ao contrário do que parece, não nos limita e cristaliza na tomada de decisões. Na verdade, automatizar alguns processos de concentração e atenção, por meio das rotinas, libera nossa criatividade e ainda ganhamos mais tempo ao focar em uma tarefa apenas. E se você quer conhecer mais o desafio, o endereço é www.750words.com Está em inglês e você registra seus avanços diários e metas e não o conteúdo de sua produção. Você também pode criar os seus próprios desafios, combinar com amigos ou desenvolvê-los individualmente. Criar hábitos coerentes com a sua vida, ter estrutura para buscar seus desejos e viver melhor. Escreva sempre. Escrever é compartilhar.

Master of Simplicity Magazine

45



Agenda "Somos todas super mulheres!” Quando pretendemos manter hábitos saudáveis, há que criar rituais que nos estimulem e sejam prazerosos. Esta agenda/notebook é exatamente isso! Um guia com dicas saudáveis e mensagens inspiradoras que podemos levar todos os dias enquanto planeamos a nossa semana. Todos os meses estarão representados por pessoas inspiradoras, com projetos empreendedores associados aos estilos de vida saudáveis que nos dão as suas dicas. Este notebook, pensado e criado pela maquilhadora Cristiana Lopes, contém segredos e looks para praticarmos o tão merecido self-care, tendo ainda muito espaço reservado para escrever os nossos projetos, pensamentos e emoções. Com muito gosto incorporo o mês de Julho, onde poderão ver o resultado final do look, as minhas dicas e ainda conhecer um bocadinho do meu percurso enquanto enfermeira apaixonada pelo estilo de vida saudável. Esta agenda tem uma vertente solidária que reverte para a APAV. Podem encontrá-la na Fnac, Loja Maria Granel, Loja Organii, Loja Vila Bio Restelo, Livraria Ler Devagar, loja Horta do Bairro, na Quinta do Arneiro ou podem, ainda, realizar as encomendas para fora do país através da página oficial da Cristiana Lopes Makeup.

Master of Simplicity Magazine

Fotografia por Carolina Triches

47



Criando momentos! rĂşbrica por Catarina Agostinho


Muitas vezes damos por nós a pensar, quanto tempo o tempo tem. Seja porque achamos que demora a passar, ou porque passa demasiado rápido. A verdade é que ele passa, e depende apenas de nós, se escolhemos vê-lo passar ou se o aproveitamos. É preciso parar, é tão importante como respirar.. Por isso parem. Oiçam e sintam a vossa respiração, assim como cada batida do vosso coração. Dediquem algum do vosso tempo a vocês mesmos, criem os vossos hábitos saudáveis, façam do vosso Eu uma prioridade. Estar vivo é uma bênção. Lembremse que não basta sobreviver, há que viver, e para isso é preciso que façam acontecer!

-> Ver a beleza nas mais pequenas coisas. -> Manter o espaço aonde vivemos limpo e organizado. -> Alimentar o corpo e a alma. -> Reservar sempre algum do nosso tempo para nos perdermos a contemplar a natureza. -> Semear, ver crescer, colher e por fim agradecer. -> Banir o plástico e optar pelo vidro, se possível sempre reutilizando e reciclando. -> Ter um cantinho na nossa casa para nos dedicarmos a algo que nos faça bem, no meu caso Yoga.

50

Master of Simplicity magazine

Fotografias gentilmente cedidas pela autora



3 Bons Hábitos para a sua casa Um pensamento comum é que decoração de interiores está relacionado somente com a imagem de um espaço, deixá-lo mais bonito. Mas para quebrar este mito, hoje vamos falar de hábitos saudáveis relacionados com decoração de interiores que irão tornar a sua vida ser mais agradável no dia a dia.

52

Master of Simplicity magazine


1 Arrume a cama Este simples ato de deixar o quarto arrumado logo pela manhã permite que o ambiente que usamos para relaxar e dormir esteja organizado e limpo. Por consequência, ao entrarmos nele seremos logo transportados para um estado de espírito mais calmo e relaxante. O contrário também é verdadeiro: ao entrarmos num quarto com a cama por fazer logo temos a sensação de cansaço e falta de limpeza.

Arrume a mesa para comer

2

Nos dias de hoje, em função de todas as nossas responsabilidades, torna-se complicado manter este hábito, porém, assim como dormir, comer é um ato que exige alguma preparação. Uma mesa bem posta faz a refeição parecer mais agradável e permite conseguirmos desfrutar com maior prazer da comida. Não são necessárias louças combinando, nem sequer um banquete, mas o simples ato de posicionar elegantemente e com carinho faz toda a diferença.

3

Abra a janela

O ar é vital para a vida, mas um ar carregado não faz bem. Assim sendo, mesmo em dias mais frios, a troca de ar num ambiente interior faz toda a diferença, pois renova as energias, limpa e purifica. Sempre que possível deixe o vento entrar por alguns minutos.


54

Master of Simplicity magazine


Dicas para manter a sua

cozinha funcional Quando pensamos em organização, logo tentamos buscar solução para resolver o problema e a primeira coisa que fazemos é uma boa limpeza, esquecendo que a organização não tem nada a ver com arrumação, limpeza ou beleza e sim com funcionalidade. Um lugar difícil de manter ordem em uma casa, é a cozinha, afinal é um espaço usado por todos os moradores, portanto, ter uma cozinha em ordem, está longe de ter uma cozinha perfeita ou brilhando, e sim ter uma cozinha funcional. Seguem algumas dicas para manter sua cozinha funcional e lhe proporcionar bem estar e qualidade de vida.


1. Mantenha sua cozinha em ordem de dentro para fora, ou seja, organize seus armários, não adianta ter uma cozinha brilhando por fora, e dentro dos armários tudo em desordem. 2. Procure ter em uso e a vista o que for necessário. Ao invés de deixar em uso uma dúzia de copos, uma dúzia de pratos, uma dúzia de talheres, deixe uma quantidade de acordo com o número de moradores, ex.; uma família de quatro pessoas, seis pratos, seis copos, seis talheres e etc.. Isso facilitará seu dia a dia, com menos louças para lavar. 3. Guarde suas panelas junto com as tampas, você pode colocar a tampa ao contrário dentro da panela e por cima um guardanapo ou feltro para protege - lá em se guida, acomode outra panela por cima. Desta forma, quando for usar a panela, não perderá tempo procurando a tampa. 4. Bandejas, tigelas e formas de bolos podem ser acomodadas uma virada para baixo e outra por cima, como na foto. Para otimizar o espaço, manter as formas quadradas e retangulares nas pontas do armário e no meio as redondas e ovais. 5. Seus utensílios podem ser organizados de acordo com a função: preparação, execução ou cocção, servir, medição e etc... Isso ajuda na visualização e praticidade no preparo das refeições. Por exemplo: Preparação: facas, espremedores, descascadores, etc. Execução: Colher de pau ou silicone, escumadeiras, etc. Servir: Concha, pegador de salada, etc.


6. Durante o preparo das refeições, vá lavando o que usar desta forma quando a refeição ficar pronta, você só terá para lavar o que estiver em uso na mesa. 7. Faça um checklist para limpeza da sua cozinha, desta forma ela ficará limpa e em ordem o mês inteiro. Ex: Tarefas de organização da cozinha estabeleça: um dia da semana a cada 15 dias para limpar freezer e geladeira, um para limpar o forno e fogão; um para lavar azulejos, chão, pia e torneiras. um para limpar armários por fora e prateleiras, um para limpar janelas e vidro. 8. Evite deixar os eletrodomésticos em cima das bancadas, caso tenha espaço no armário o suficiente para armazenálos, opte em guardá-los, a bancada ficará livre e facil de mantê-la limpa. 9. Caso faça todas as refeições em sua residência, procure fazer no início da semana um cardápio do que servirá no almoço e jantar de cada dia. Procure montar este cardápio com os alimentos que já tenha em casa, desta forma, você não vai ficar perdida em o que fazer e nem terá desperdício dos alimentos. 10. Use e abuse de bandejas ou cestos para organizar a sua despensa. Categorize os mantimentos e monte uma bandeja para cada categoria. Por exemplo: bandeja com açúcar, adoçante, mel, chocolate e chá, outra com macarrão, lasanha, molhos e massas de tomate, e outra com salgadinhos ou bolachas. Uma pode conter doces, outra salgados e outra produtos abertos. Fotografias gentilmente cedidas pela autora


ANTES

DEPOIS

Vale lembrar que a organização transforma a vida das pessoas e garante qualidade de vida. Organizar é preciso!


Loja online de produtos ecolรณgicos e biolรณgicos de puericultura

www.rebento.pt


60

Master of Simplicity magazine


Cultivando Hábitos Saudáveis desde o Início


Um filho é uma segunda chance de fazer o certo. Pensando nisso, desde a gravidez eu fui me preparando para dar uma alimentação saudável para a minha filha. Comecei a pesquisar sobre nutrição infantil para que ela tivesse uma experiência diferente da minha com a comida. Desde o início, meu foco foi encontrar opções para uma ingestão reduzida de alimentos industrializados, sódio, açúcar e gordura. Oferecer saudável

uma em

alimentação um

mundo

industrializado não é fácil. Quando ela ainda não comia sal, eu fazia marmitinhas para serem consumidas durante a semana e para levar quando viajávamos. Sempre que saíamos, eu colocava na bolsa uma banana, biscoito de polvilho ou um pãozinho semi-integral caseiro. Além da família, a criança também precisa participar deste processo. Tenho as minhas manhãs reservadas para ela e para a preparação do nosso café da manhã e almoço. Mostro tudo que estou preparando e vou dizendo os nomes dos alimentos. Ela me ajuda a jogar as cascas no lixo, a escolher os legumes e a misturar o que é possível. Deixo-a cheirar e tatear tudo com as mãozinhas. Ter prazer em preparar os alimentos já é um grande passo rumo a uma alimentação mais saudável. Fotografias gentilmente cedidas pela autora


Dicas para que o seu bebé cresça saudável comendo bem: 1 Enriqueça a comida com sementes, cenoura ralada, talos picados e ervas aromáticas.

4

2 Evite o consumo excessivo de carne.

3 Não coloque sal nas papinhas.

6

Faça as refeições em simultâneo e coma a mesma comida.

Não adicione açúcar aos alimentos.

7

5 Dê água ao invés de suco.

Evite oferecer ao seu bebê queijo processado, enlatados, frituras, embutidos e biscoitos industrializados.

Seja criativo e ofereça de tudo! A única coisa que a Beatriz não gostou até hoje foi bacalhau!


Sugestão de cardápio semanal: Segunda Hambúrguer de feijão fradinho/feijão preto/arroz com taioba, tomate, cenoura e azeitona.

Terça Isca de frango com brócolis, tomate e alecrim/ grão de bico/ inhame cozido.

Quarta-feira Músculo desfiado com cenoura/batata doce/feijão/ taioba/quiabo.

Quinta-feira Almôndega de berinjela com molho de tomate e cenoura/ purê de batata/ervilha fresca/ espinafre.


Sexta-feira Quibe de abóbora assado/ repolho roxo refogado/salada de pepino com iogurte natural e hortelã.

Sábado Hambúrguer de atum/arroz/ creme de lentilha/beterraba ralada.

Domingo Ovo cozido/batata baroa/feijão vermelho/abóbora com couve.

Sobremesas: Salada de fruta Frutas da estação

Sorvete de frutas vermelhas caseiro

“Danoninho” de Inhame (vegan)


l e v á d u a s a m U

r a t n e m i l a rotina Leguminosas

As leguminosas são grãos como lentilha, feijão, ervilha, grão de bico,... e constituem uma excelente fonte de diversos nutrientes, fazendo parte de uma dieta saudável. Têm propriedades fixadoras de nitrogénio no solo, o que contribui para aumentar a sua fertilidade, tendo por isso um impacto positivo sobre o meio ambiente, para além de ser um alimento muito sustentável. Ricas em hidratos de carbono complexos, mantêmnos saciados Diminuem o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e alguns tipos de cancro Boa fonte de proteínas

Tal como a maioria dos alimentos de origem vegetal, as ervas aromáticas contém também fitoquímicos (substâncias presentes nas plantas que atuam como antioxidantes, bactericidas, antivíricos) que contribuem muito positivamente para a nossa saúde. Usando ervas aromáticas e especiarias, conseguimos mais facilmente reduzir o sal na comida, o que ajuda a regular a tensão arterial. Podemos preparar diversas infusões que podem ajudar a combater várias doenças Auxiliam no combate ao envelhecimento das células

66

Master of Simplicity magazine

Ervas Aromáticas e Especiarias


sarmos os nossos en p re e d o p m te é e a agora é Um novo ano começ alimentarmos bem s o n e d s le p m si s ai rmas m hábitos. Uma das fo ermitam rápida e p s o n e u q e s n o b s nte ter em casa ingredie Aqui fica a lista de s. ei áv d u sa e s so ro o tos sab facilmente criar pra nciais. alguns dos meus esse

Cereais Integrais Cereais integrais como o arroz, a aveia, o trigo, a cevada, o millet, a quinoa…são muito versáteis e nutritivos, óptimos para preparar diversas refeições. Ajudam a regular os níveis de colesterol Promovem o bom funcionamento do intestino Contribuem no controle do índice glicémico

Couves

As couves e as verduras em geral são excelentes aliadas numa alimentação saudável. São riquíssimas em diversos minerais e vitaminas, e também boas fontes de fibra. Promovem o bom funcionamento do sistema digestivo Fornecem óptimas quantidades de cálcio, fundamental aos nossos ossos Ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro

A natureza é tão perfeita que nos oferece o que mais precisamos na altura certa, por isso qualquer fruta na sua época é uma boa opção. As frutas são um alimento a ter sempre à mão, para comer simples ou para incorporar em algumas receitas. Ricas em vitaminas e minerais que ajudam o bom funcionamento do nosso organismo Mantêm-nos hidratados Ajudam na prevenção de diversas doenças

Fruta da Época



Salada de

Quinoa & Kale Ingredientes (para duas porções): 6 Folhas de couve kale 2 Chávenas de quinoa branca, cozida 6 Tomates secos, laminados ¼ Cebola, laminada Mão cheia de nozes, partidas Sementes de meia romã Para o molho: Sumo de ½ limão 1 Colher de sopa de azeite 1 Colher de sopa de manteiga de amêndoa 1 Colher de sopa de mostarda Dijon Sal e pimenta preta q.b. Preparação: 1. Misturar todos os ingredientes do molho até ficar homogêneo. Retirar as folhas dos talos da kale e partir ligeiramente as mesmas. Massajar as folhas com o molho e reservar (este processo irá tornar as mesmas mais moles e facilmente digeríveis). 2. Adicionar à kale a quinoa cozida, o tomate e a cebola; misturar todos os ingredientes. 3. Finalizar com as nozes e as sementes de romã. Está pronta! Dica 1: A quinoa deve ser cozida com o dobro de água, durante 8 minutos.

Dica 2: Podem torrar as nozes, para estas terem um sabor mais intenso!

Fotografia gentilmente cedida pela autora Master of Simplicity Magazine

69


Realize uma tarefa que não ocupe a mente! "A minha inspiração surge com mais frequência quando medito ou rezo. É justo nos momentos em que estou mais comigo mesma que encontro a minha voz, a minha missão, a minha origainalidade. Por vezes, nem estou procurando inspiração: os pensamentos surgem, fluem e chegam ao meu coração através de respostas para situações que estou vivenciando. Esta leveza é a brisa que convida a começar a escrever, pintar, compor, dançar, etc."

Esta é uma das dicas que dou para quem quer ultrapassar bloqueios criativos através do minimalismo em www.masterofsimplicity.com/ bloqueioscriativos.

70

Master of Simplicity magazine



Obrigado por acompanhar o nosso trabalho. Tem sido um prazer partilhar nosso projeto consigo!

Se gostou da nossa edição, siga-nos em: www.facebook.com/masterofsimpliciy www.instagram.com/master_of_simplicity

e não perca a nossa próxima edição em Março sobre o Mundo Digital!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.