MASF Journal Nº02

Page 16

MASF Journal Nº02, 2019, Museu de Arte

Entrevista com Victor Mestre, Arquiteto (pp. 11-19)

16

Sacra do Funchal

a tenda de betão, transformará aquele chão num chão sagrado, pelo que partilho da opinião de Tolentino de Mendonça: “Na transversalidade da obra de Siza, existe uma religiosidade latente, na medida em que transfigura o real, nos detalhes mais ínfimos, operando nele este milagre: o de oferecer duração à nossa impossível duração” (Mendonça, 2016, p. 90).

7- É possível a um arquiteto não crente produzir “arquitetura religiosa”? Bastará a simplicidade do desenho, a pureza dos materiais, o silêncio dos espaços, a depuração decorativa? Ou será preciso algo mais fundamental, diria mesmo, algo mais “fundador”?

Um arquiteto tem na sua formação conhecimento científico e cultural adequado para projetar qualquer programa funcional. Poder-se-á contudo considerar que as qualidades formativas e culturais, a par da experiência pessoal de cada um, poderá diferenciá-lo de outros e nesse sentido responder de uma forma diferente, porventura mais específica. A ideia da abstração formal e/ou artística em arquitetura, por si só, não significará que se alcance uma ideia indutora de espaço sagrado. Existe todo um conjunto de fatores relacionados com a conceção espácio-funcional e volumétrico-formal, relacionados entre si e em diálogo com o contexto geográfico e sociocultural dos usufrutuários, que exponencia a complexidade do cato de projetar. A espiritualidade será algo intrínseco à condição humana e naturalmente que os arquitetos, perante a sua abstração, poderão ter interpretações evocativas na conceção, poderão propor citações-síntese de outras experiências temporais, reinventando a memória do espaço sagrado, sem terem obrigatoriamente de ser crentes. A questão que se coloca será a de que, se forem crentes, estarão mais e melhor apetrechados para projetar esses espaços?


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.