Bará do Mercado: Patrimônio Cultural de Porto Alegre

Page 1

Bará do Mercado: Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre


MERCADO PÚBLICO CENTRAL DE PORTO ALEGRE


O BarĂĄ do Mercado

religiosidade e patrimĂ´nio


PatrimĂ´nio sĂŁo bens culturais reconhecidos... Materiais Imateriais e Naturais

evocativos articulados interdependentes relacionados como parte de um conjunto



PATRIMÔNIO CULTURAL “IMATERIAL” Conferência UNESCO 2003.

São as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de sua história.

se transmite de geração em geração

é constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história gera um sentimento de identidade e continuidade contribui para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana.



...o que realmente interessa é a fé que une este povo na certeza de que os Orixás jamais lhe virarão as costas, pois somos todos filhos de pai e de mãe... Osvaldo Ferreira dos Reis


ancestralidades referência e identidade traços culturais e religiosidade

afirmação e história memórias e conhecimentos lugares e conformações bens culturais...


Mercado Público “O simbolismo do mercado é um dos mais marcantes da tradição religiosa de origem africana. O que é um mercado? É um lugar público, acessível a todos, onde se compram todas as espécies de mercadorias. O mercado é um lugar onde vamos para buscar o material que necessitamos para nos alimentar e onde vamos buscar tudo o que precisamos para nos manter na vida. O mercado é o espaço fecundo onde encontramos tudo o que precisamos. É o espaço que abriga as memórias ou elementos processadores.

IN: Os Orixás e os Chacras. DE :Silvia Scipioni e Daura Correa. Porto Alegre: editora Scipio, 2015. pág. 64.


O Assentamento



O ritual do Passeio

O Ritual do Passeio


Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial Registro número quatro: Bem cultural de natureza imaterial, Registro de LUGAR: Bará do Mercado. Descrição: O Bará do Mercado é um espaço na encruzilhada central do Mercado Público Central de Porto Alegre, que se constitui como Lugar de referência secular para os religiosos de matriz africana. Ali, no centro do Mercado ocorre a manifestação religiosa denominada passeio e é o lugar da Morada do Orixá Bará. O Orixá Bará é compreendido como o Senhor das Encruzilhadas, capaz de abrir e fechar caminhos. Saudar e cultuar o Orixá Bará no Mercado Público com a intenção de obter fartura, abundância, prosperidade e a abertura de caminhos tem sido uma prática dos adeptos das religiões de matriz africana presente na história da cidade por mais de um século. Esta manifestação cultural, étnica e religiosa é uma marca histórica da territorialidade negra e da religiosidade afro-brasileira na cidade de Porto Alegre. Este Registro atende aos preceitos da Legislação Municipal de inventário, referenciamento e valorização do Patrimônio Cultural do Município de Porto Alegre quanto aos Bens Culturais de Natureza Imaterial, conforme Processo nº 001.050038.12.5.


SALVAGUARDA dos

BENS CULTURAIS

“Entende-se por SALVAGUARDA as medidas que visam garantir a viabilidade do patrimônio cultural, tais como : a identificação a documentação, a investigação, a preservação, a proteção,

a

promoção,

a

valorização

,

a

transmissão

essencialmente por meio da educação formal e não formal – e revitalização deste patrimônio em seus diversos aspectos.” UNESCO 2003



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.