Revista UniBrasil - agosto - 2012

Page 32

O Grutun! Grupo de Teatro da UniBrasil já faz parte da arte cênica da capital e este ano completou cinco anos de atividades. As comemorações alusivas à data aconteceram durante o Festival de Teatro de Curitiba e envolveram produções e uma exposição que apresentou a retrospectiva das dez produções do grupo nesses cinco anos. Para a plateia mais voltada à dramaturgia, três peças foram preparadas especialmente para o Festival de Teatro de Curitiba: Batimpaz – adaptação do texto de Enéas Lour, ator e dramaturgo paranaense que busca discutir o valor da guerra versus a paz; Razão de Estado – texto extraído da obra do advogado, professor e presidente da UniBrasil, Clèmerson Merlin Clève e Novas Diretrizes em Tempos de Paz – texto dramatúrgico solicitado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) para o vestibular e duas Óperas, La Bohème e Le nozze di Figaro. Segundo Alex Wolf, diretor do Grutun!, “fazer parte da história do teatro curitibano e paranaense reforça o posicionamento do Grutun!, especialmente por se tratar de um grupo universitário”.

GRUTUN! COMEMORA FESTIVAL DE TEATR

Criado em 2007, o Grutun! leva informação e cultura por onde passa. Promove apresentações para o público interno – acadêmicos, professores e convidados – e já tem no currículo plateias ilustres, como o próprio Ariano Suassuna, autor de O Santo e a Porca, um dos espetáculos apresentados nesses cinco anos de trabalho e levado pelo grupo para diversas cidades do Paraná. Além desse, o Grutun! se apresentou com Bernarda Alba, de Federico Garcia Lorca; Eu chovo, tu choves, ele chove, de Sylvia Ortoff; O Pagador de Promessas, de Dias Gomes e Maria Minhoca, de Maria Clara Machado. Dirigido por Alex Wolf desde 2007, o grupo conta hoje com mais de 25 integrantes - alunos da UniBrasil e pessoas da comunidade - e atua em quatro frentes: Pesquisa, Comunidade, Literatura e Repertório. “Não é um pequeno grupo universitário de teatro, é um grupo de estudantes que faz teatro com paixão e seriedade, voltado à expansão do conceito de cidadania”, diz Alex Wolf. Lelo Valentin, egresso do curso de Jornalismo, ressalta os cinco anos do grupo. “Faço parte do grupo desde o início e estamos cada vez mais fortes. Sempre falo que o Grutun! é a minha segunda família e os amigos que tenho lá vou levar para a vida toda”, diz.

GRUTUN! NO FESTIVAL DE CULTURA POPULAR DO LITORAL Ricardo Brüning

O Grupo de Teatro UniBrasil - Grutun! esteve presente em mais uma edição do Festival de Arte e Cultura Popular do Litoral Paranaense. Considerado uma das mais importantes ações culturais do litoral paranaense, o evento foi realizado de 13 a 22 de julho nas cidades de Paranaguá, Morretes, Pontal do Paraná e Matinhos. Confira a cobertura completa do evento na fan page oficial: www.facebook.com/festivaldearteeculturapopular dolitoralparanaense

29

GRUT

GRUPO DE TEAT


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.