Revista Reação

Page 32

32

rio de janeiro

O

por Fábio de Seixas Guimarães

Desfile dos “Invisíveis”

carnaval passou, levou a minha rosa, levou minha esperança... Levou o meu sonho de criança”... Era sábado, desfile das Campeãs no Rio de Janeiro. Chegávamos aos poucos, como podíamos e como sabíamos. A concentração da nossa Escola era pelo lado do “Balança mais não cai”, Famoso edifício na Avenida Presidente Vargas, à esquerda de quem entra na Marquês de Sapucaí. Deixei meu carro na estação do metrô Del Castilho e fui com minha cadeira de rodas até a Estação da Central. Quando levantei da cadeira na Central, vi o sorriso de estranhamento daquelas três garotas no lado oposto do vagão. A surpresa de um “cadeirante” se levantando... Uma espécie de riso nervoso... não sei se por se sentirem “traídas” pelo próprio “preconceito” ou porque o “coitadinho” pode andar ? Mas, com o “Não sou cadeirante mas...e se fosse?” escrito atrás da minha camiseta, finjo não ver e vou embora empurrando minha Jimma (nome de minha cadeira, em homenagem ao cão guia Jimmy Prates, de minha amiga Deborah Prates, também colunista da Revista Reação). E agora ? Como traçar um percurso da Central até a concentração da Escola ? Num misto de senta e levanta, senta e levanta, pois afinal “Não sou cadeirante mas...e se fosse?”... caminhei e “cadeirei” (minha liberdade de expressão para o modo como conduzo minha cadeira de rodas) por cerca de 500 metros. Era falta de rampa, barreiras no caminho, desvio feito para os pedestres pelo meio da rua, ambulantes, cambistas... tudo e mais um pouco. Pronto, demorou, mas enfim cheguei ! Com muita sede mas, cheguei... O sol ainda esquentava aquele dia 21 de fevereiro. Lembrei da chuva do ano anterior, que sufoco. Passando no portão de acesso da Escola um senhor perguntou onde estava minha camiseta da Escola para o desfile.

Deborah Pratesm (de óculos escuros) e seu cão-guia e companheiro Jimmy Prates

Viviane, passista da Escola de Samba Embaixadores, que levou a arquibancada ao delírio.

Aline Prates, Deborah Prates, Jimmy Prates (cão guia abaixo), Augusto, eu e Paula Wenke.

Elizabeth Marge, com a Revista Reação.

Expliquei que estava com minha amiga Deborah Prates, que já deveria estar na concentração. Com um largo sorriso ele permitiu que eu entrasse. Enquanto procurava pela Deborah, encontrei Augusto Fernandes que, por já conhecer um trajeto mais acessível (ou com menos barreiras) conseguiu chegar antes, mesmo vindo da mesma estação que eu na sua cadeira de rodas, por uma rota mais longa, mesmo assim com algum apoio de Talita, sua esposa. Mas, Augusto não vale, é o “As” da cadeira, empina, joga tênis etc... Augusto me apresentou para Ricardo Prates da equipe de Rugby – Rio Quad Rugby Clube – ele participa da Ala Novo Ser da GRES. Aliás, assim é formada a Escola. Alas que representam instituições que defendem a causa da Pessoa com Deficiência. Isso é bem bacana ! Também conheci Wilson e Teresa, ele Técnico de Segurança do Trabalho e ela Professora. E mais algumas pessoas que conheciam meu trabalho das redes sociais, todos foram se juntando para tirarmos foto. Bacana entender que seu trabalho está VISÍVEL. Por ali passava gente de todo jeito... da minha altura, andando, sentado em cadeiras de rodas, com bengalas, gente alegre... e eu ali, na minha cadeira. Todos estavam felizes, se realizando... gente que sambava ou que não estava acreditando que ali era praticamente o encontro do rio com o mar, ali era um encontro de quem sabe o porque da palavra amar. Aquele senhor que estava lá na portaria passou por mim e sorrindo novamente perguntou: “não encontrou sou amiga ?”... Meio sem graça eu disse que não. Aliás, eu já me sentia um contraventor... Bem, por que me preocupar com isso a 50 metros da Sapucaí ? Uma área onde Contraventor é o que não falta... mas, deixa pra lá. Resolvi então sair à “caça” da Deborah Prates e da minha camiseta da escola, e encontrei no caminho o Paul Davies, Pre-


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.