Revista Reação

Page 45

novidade

45

Foto: Alexandre Verderano

Central de tradução simultânea permite comunicação inclusiva

A

nova plataforma de atendimento de pessoas surdas (ICOM) é uma central de tradução simultânea em Libras. Iniciativa da Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais (AME) e apresentada na última Reatech, em abril, é baseada em um sistema de intermediação por vídeo. Quando acionada, permite a comunicação como em uma videoconferência, reunindo o surdo, o intérprete e o ouvinte. “A partir do sonho de incluir e sanar uma grande necessidade da comunidade surda, surge o ICOM, uma ferramenta inovadora que não só contribuirá com acessibilidade para o individuo surdo, como derrubará as barreiras de comunicação nos principais setores da vida social como aeroportos, hospitais públicos, centrais de atendimento ao cliente, até hoje inacessíveis à comunidade surda”, explica José de Araújo Neto, presidente da AME, entidade que há mais de 20 anos se dedica a criar soluções tecnológicas e de serviços para auxiliar pessoas com deficiência a superar barreiras. De acordo com os dados disponíveis no Censo/IBGE/2010, estima-se que o número de pessoas com deficiências auditivas no País seja de cerca de 9 milhões, o que dá a dimensão de sua potencialidade. O lançamento na Reatech, de acordo com o presidente, trouxe bons resultados e grandes instituições financeiras, empresas dos setores de comércio e serviço, além do setor público, estão em negociação. A partir de junho o serviço já estará disponível em alguns locais como aeroportos (Congonhas e Guarulhos), Poupatempo e Rede Lucy Montoro, em São Paulo.

Funcionamento O sistema pode ser instalado em vários dispositivos como computadores e tablets, de acordo com a necessidade do cliente. É ainda oferecido em um pacote que inclui equipamento, serviço e manutenção, ou ainda permite a utilização de equipamento próprio. Os valores variam de acordo com o pacote de serviços escolhido e é tarifado como a telefonia móvel. O cliente escolhe um plano de minutos mensais. Em uma versão multimídia, o ICOM pode ser apresentado também na forma de uma caixa holográfica que, além da intermediação da comunicação entre atendente e surdo, oferece opções de entretenimento, mensagens institucionais ou publicitárias. Tudo isso em 3D. “O mercado brasileiro ainda está muito aquém de países europeus e dos Estados Unidos no desenvolvimento e consumo de tecnologias assistivas, mas a tendência é que esse quadro melhore nos próximos anos. Os países mais desenvolvidos têm um mercado já consolidado e conseguem absorver mais rapidamente as inovações nessa área, mas o Brasil está se mostrando bastante promissor”, afirma Araújo Neto. Para ele, a utilização permite que o surdo ganhe autonomia e inclusão e, para as empresas trata-se de uma solução acessível e prática para o atendimento de cidadãos surdos na sua língua natural, como preconiza a legislação brasileira. A AME pretende expandir o serviço de forma gradativa em todo o Brasil, ampliando a participação social e profissional de pessoas com deficiência. “Quando encontrarmos uma solução como o ICOM em hospitais, escolas, shoppings centers e agências bancárias, saberemos que o nosso trabalho valeu a pena”, garante o presidente.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.