Portfólio Marisa Gularte

Page 1


Portfolio `

Parteira tradicional contemporânea

Marisa Gularte

sobre

mim bos r e mim
mim sob r e

erbosmim

Sou Marisa Gularte (76), Parteira Tradicional Contemporânea, naturalista e educadora.

Mãe de três filhos adultos nascidos de parto natural, e avó de duas netas. Sou Bacharel em Direção Teatral, com especialização em Expressão Corporal para atores e bailarinos.

Coordenei a disciplina de Expressão Corporal para alunos do Teatro, Dança e Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por onde estou aposentada.

Comecei a despertar para o valor do parto/ nascimento natural quando ainda jovem participei de um grupo naturalista que abordava esse tema com vigor, nos idos anos ’70 em Londres onde vivi por um tempo.

Nessa oportunidade conheci a obra da americana

Ina May Gaskin, Spiritual Midwifery, parteira reconhecida internacionalmente, e ela se tornou minha musa inspiradora.

Nesse tempo decidi que quando tivesse filhos eles nasceriam de parto natural, sem intervenções de medicamentos sintéticos e tecnologias modernas.

E assim foi.

Minha primeira filha nasceu em Santa Maria/RS - 1979, na Casa de Saúde da Mulher, com assistência da parteira e do meu marido.

A segunda filha nasceu no Hospital Carmela DutraFlorianópolis/SC – 1983, com assistência da médica obstetra de plantão, gentil e acolhedora, sem medicamentos e sem a presença de meu marido.

O terceiro filho nasceu em Florianópolis/SC – 1988, em domicílio, com a assistência do médico parteiro Pedrão e do meu marido.

Quando professora universitária da USFC desenvolvi o projeto de extensão comunitária: “Guardiãs da Vida, Orientações e Práticas para Gestantes”, que foi o primeiro projeto no gênero da cidade de Florianópolis.

Após alguns anos, com a abertura do Hospital Maternidade da UFSC, com política humanizada de atendimento, esse projeto passou a integrar um grupo interdisciplinar de atendimento a gestantes e casais grávidos, do qual fui co-fundadora, na Maternidade do HU.

Enquanto vivenciei e participei dessa integração interdisciplinar com psicólogas, enfermeiras obstetras, médicos, estudantes de sociologia e de diferentes áreas, aprendi muito e inclusive tive a oportunidade de observar vários e diferentes partos na Maternidade. Daí firmei minha avaliação de que uma gestante saudável e bem preparada, pode ter seu bebê no domicílio, se assim o desejar, com assistência de parteira, como eu própria já havia vivenciado no nascimento do meu terceiro filho.

Ainda, no Curso de Educação Física da UFSC, ministrei a disciplina Gravidez e Atividade Física e orientei vários acadêmicos em suas monografias sobre benefícios da atividade física na gravidez.

Meu coração vibrava com a ideia de atender partos/ nascimentos naturais fora da instituição médica e motivos, significados e orientações afloravam em minha mente. Tive o incentivo de dois médicos favoráveis ao parto natural que foram decisivos, fortalecendo minha inclinação. Dediquei-me a aprofundar estudos sobre anatomia e fisiologia do parto, as orientações sobre o parto do livro de Ina May e a buscar informações referentes a práticas tradicionais de atendimento ao parto, de parteiras tradicionais do Brasil. A princípio fiz uma formação auto-construtiva e quando já era parteira fiz ao longo do tempo três cursos, dois de parto tradicional com parteiras, e mantenho um compromisso com estudos e pesquisa.

Em 2012 fiz o “Curso Livre de Aperfeiçoamento no Parto Domiciliar”, presencial, com a parteira mexicana Naolí Vinaver Lopez. Em 2018 fiz o curso online “Ciência do Início da Vida” com a psicóloga brasileira Drª Eleanor Luzes. Em 2019 fiz o curso presencial “Iniciação em Partejo para Guardiãs do Nascimento” com a parteira chilena Daniela Salinas. Fiz ao longo dos anos, cursos livres sobre utilização de ervas, chás, tinturas e óleos essenciais, para utilização na gravidez, parto e pós parto.

Certificado “Curso Livre de Aperfeiçoamento no Parto Domiciliar”, com a parteira mexicana Naolí Vinaver Lopez, em 2012.

Certificado “Iniciação em Partejo para Guardiãs do Nascimento” com a parteira chilena Daniela Salinas, em 2019.

Comecei minha prática atendendo chamado de amigos, que contaram para outros amigos que me chamaram e assim tem sido até os dias de hoje (25 anos). Nunca fiz propaganda formal do meu trabalho porque acredito que a indicação é a forma correta de divulgar e o que faz a parteira reconhecida na comunidade.

Dou assistência ao parto natural domiciliar com prioridade nos fundamentos e recursos da Medicina

Tradicional Holística e Educativa. Sou defensora da mulher na sua escolha de como, onde e com quem quer parir e, defendo o parto nascimento natural e respeitoso como um valor de humanidade, sempre que há preparação adequada, condição fisiológica e assistência de parteira.

Criei e orientei rodas de gestantes, na comunidade onde vivo, preparando mulheres e casais para o parto/nascimento, independente da escolha das mulheres do tipo de parto que desejavam.

Também participei de projetos sociais com gestantes, Encontros para o Bem-Estar de Mulheres Grávidas e Práticas Corporais para o Bem Estar na Gestação, nas Comunidades Alto da Caeira e Mont Serrat – Florianópolis/SC, através do Grupo Mana - Maternando o Nascimento em parceria com o HU e o Grupo REHUNA.

Projeto Maternidade da UFSC
Materias de Encontros e Projetos
Marisa Gularte_

sotrap sotrapsotrap p artospartos partos part o s

Marisa Gularte_
Marisa Gularte_

Participei da realização de Curso de Formação de Doulas que aconteceu em Florianópolis no ano de 2017, para mulheres que inclusive hoje me acompanham como doula na preparação e nos partos.

Em 2002 aconteceu no Brasil, no Rio de Janeiro e depois aqui em Florianópolis na UFSC, o Congresso Internacional “Ecologia do Parto e Nascimento: uma celebração da vida”, com celebridades internacionais presentes e palestrantes como o obstetra francês Dr. Michel Odent e a antropóloga americana Robbie DavisFloyd, conhecida por sua obra em defesa da mulher e do parto respeitoso.

Na ocasião tive oportunidade de participar de uma roda com Robbie Davis que perguntou:

- Quem é enfermeira obstetra?

Muitas levantaram a mão.

A seguir perguntou:

- Quem é parteira tradicional?

Eu levantei a mão.

Então esclareci que me decidira pelo serviço de parteira tradicional, impulsionada por um chamado íntimo, embora não fosse aprendiz de parteira mãe ou avó, e que fazia um caminho de formação auto-construtivo com intenção de fazer cursos na tradição (como vim a fazer, estão citados).

Ela então me disse:

- Você é uma Parteira Tradicional Contemporânea, porque é parteira renascida na modernidade, com todos os desafios que esse caminho oferece.

Desde então utilizo essa denominação, que acredito ser adequada a muitas parteiras tradicionais. Ainda marca a referência pois, além do acesso às informações modernas, da opção pela Medicina Tradicional Holística principalmente, pelas práticas e recursos tradicionais, na contemporaneidade despertamos a consciência viva dos significados, quando reconhecemos no parto natural respeitoso e nascimento feliz de um ser humano, valores inestimáveis para a preservação da vida, que ancoram a ação da parteira tradicional no mundo moderno.

Tudo se organizou no coração, na mente e na vontade, e aqui em Florianópolis tenho atuado, também em cidades vizinhas e algumas regiões rurais. Meu trabalho amadureceu com o tempo. Formatei meu atendimento com critérios da Medicina

Natural Tradicional Holística, atendendo o pré-natal, quando oriento e ordeno o estilo de vida da mulher e do casal; dando assistência ao parto/nascimento e acompanhamento ao pós parto imediato. Faço encontros presenciais e online com os casais, tenho presença ativa e ofereço materiais teóricos elucidativos complementares. Dou privilégio a ser acompanhada por doula e tenho aprendizes de parteira. Já atendi dezenas de partos/nascimentos, tive alguns casos de encaminhamento hospitalar e poucos que resultaram em cesárea. Há jovens adultos, adolescentes e crianças que dei assistência ao nascimento, morando em diferentes regiões do Brasil e alguns em outros países.

Marisa Gularte_

Atualmente também realizo junto com a amiga Doula na Tradição, Danúbia Oliveira, um trabalho de “Fechamento de Matriz”, direcionado às mães que desejam fechar com ritual de cura o período gravídico puerperal.

Ainda, promovo o encontro trimestral das Parteiras

Tradicionais Contemporâneas da região, oportunidade essa de integração, reconhecimentos, relatos, troca de saberes e informações, estudos e vivências.

Marisa Gularte_

No ano de 2012 atendi o parto natural da minha filha Gabriela e o nascimento feliz da minha primeira neta, Laís, que aconteceu aqui na minha casa com a presença do pai, doula e amiga.

Marisa Gularte_

Recentemente fiz meu cadastro no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), através da Prefeitura de Florianópolis. E também recentemente preenchi com autoridade o Documento Nascido Vivo (DNV), já em duas ocasiões, direito que sempre me foi negado e que se procura conquistar na cidade, estado e país para todas as parteiras.

Estou vinculada ao Movimento

Parteiras

Tradicionais do Brasil que luta pelo reconhecimento e direitos das parteiras tradicionais.

Dedico e honro meu trabalho a Deusa Mãe, as minhas ancestrais e as parteiras tradicionais do Brasil e do mundo a quem me uno e comungo nesse serviço e propósito.

Agradeço a todas as mulheres e casais que confiaram em mim, me incluíram nas suas vidas e abençoam meu trabalho como parteira.

Meu nome é Evelin, fui atendida e assistida pela Parteira Tradicional Contemporânea Marisa Gularte, quando no nascimento do meu filho Evan Almeida Spaniol, no dia 23/01/2014. Ela é uma excelente profissional. Muito atenciosa, prestativa e com uma grande experiência na bagagem. Ela faz todo o acompanhamento desde a gestação, parto e pós parto com maestria. É muito clara e precisa nas suas orientações, sabe exatamente o que faz, pois se dedica e estuda muito. Confio na sua sabedoria e intuição de mulher, mãe, parteira e anciã. Super recomendo seu trabalho.

Assino: Evelin Almeida Martins

23/10/2021

Me chamo Pavitrii Silva, resido no Campeche desde 2004. Em 2006 tive a felicidade de conhecer a Marisa e também o presente dela ser nossa Parteira. A Marisa é uma profissional altamente qualificada, responsável, dedicada e cuidadosa com suas parturientes e seus companheri@s. Desta forma, em todos os meses que passamos junt@s sempre me senti bem cuidada, acolhida e bem assistida.

As atividades que ela propõe para nós “gravidinhas” são de extrema importância para o bom desenvolvimento do (os) bebê (s) e para a saúde das mamães durante a gestação e também um preparo para o parto.

Ela tem uma série de recomendações com a alimentação e hábitos das parturientes para que tudo ocorra dentro do Natural e que diminua no máximo qualquer chance de complicações por maus hábitos, na hora do parto.

A minha experiência com a Parteira Marisa foi muito extraordinária antes, durante e pós-parto. Sendo, que ela se dispôs cuidar de mim na primeira semana para que eu pudesse me recuperar muito bem e durante toda a quarentena, esteve sempre atenta e prestativa para qualquer necessidade que eu e meu bebê tivéssemos. Ela é muito presente em todos os momentos, olha no olho, passa muita confiança e tranquilidade antes, durante e pós parto.

O nosso parto foi 06/07 à noite até às 17:30 horas de 07/07/2006. E foi um parto muito abençoado.

O nome da minha filha é Yurahá da Silva Rodrigues e hoje ela tem 15 felizes anos de viva.

Se eu fosse ter outr@s filh@s, a Marisa seria a minha Parteira, com certeza!

Teriam muito mais qualidades e qualificações para descrever da Marisa, no entanto, posso finalizar esta carta de apresentação declarando que, ela realmente ama muito o que faz e se dedica muito para tudo que elas se propõem, tenho assim ótimos resultados.

Cordialmente, Pavitrii Silva Florianópolis, 14 de outubro de 2021.

Bom é poder escrever algo sobre uma pessoa muito importante em nossas vidas. Que esteve no momento mais iluminado da minha vida, nossos dois partos. Marisa pra mim é a figura da força e presença. Somos de outra cidade e ela sempre nos trouxe todas as possibilidades e nos preparou lindamente. Sempre muito coerente em tomar decisões, racionaliza com sua força poderosa para nos auxiliar dentro da ética. Sempre firmada em todo seu conhecimento ancestral e científico. Marisa, tem uma forma de se conectar com os casais muito especial, observa todo o contexto, auxiliando no nascer do bebe, mas também da família. Prepara a gestante com muito carinho e verdade, prepara pro parto e o pós parto. Esteve muito presente em contato e informações.

Eu a tenho em meu coração com eterna gratidão do papel/missão que cumpre com tanto amor e devoção.

Eu, Débora Mafra

Papai, João Paulo Tomazoni minhas meninas, Nauá Mafra Tomazoni 24/02/2017 e Mayla Mafra Tomazoni 02/07/2020.

Marisa,

Nossa gratidão e amor por você serão eternos. Queremos que saiba que vivenciar o nascimento do Bento ao seu lado foi maravilhoso. Em nenhum momento de toda essa jornada, tivemos dúvida que você seria a pessoa que nos ajudaria a trazer nosso bebê. Sempre nos tranquilizou com sua segurança e tranquilidade. Me fez acreditar de uma vez por todas de que meu corpo era feito para parir. Me fez crer que eu podia, que toda a experiência serve para tomar decisões. Não tenho palavras pra expressar minha gratidão, pela mulher que você me ajudou a me transformar.

Fico lembrando e sinto que nada deveria ter sido diferente. Tudo aconteceu como deveria ter ocorrido. Hoje somos uma família completa e devemos parte disso a você. Espero sinceramente e de todo o meu coração que toda felicidade que nos trouxe seja retribuída. Que todo carinho que nos deu um dia posso ser retribuído por nós. Tenho certeza que o Bento terá muito orgulho de você.

Um grande beijo! Karine, Juliano e Bento!

Através desta carta quero descrever e indicar os serviços prestados pela parteira tradicional Marisa Goulart, farei isso com breve relato dos 2 partos em que fui atendida por Marisa.

Em 2012 engravidei da minha primeira filha, ao descobrir a gestação já vislumbrei um parto domiciliar, tendo consciência de que seria muito mais saudável e amoroso para receber minha criança. Ao procurar uma rede de apoio conhecida por atender partos domiciliares em Florianópolis e região me deparei com um valor exorbitante para isso, mas lá outra mãe me indicou a Marisa. Ao chegar em sua casa me deparei com a “parteira das mães pobres”, que tenta garantir um parto humanizado para aquelas que não tem dinheiro para pagar o valor que o mercado do parto humanizado cobra, me deparei com uma mulher com vasta experiência em atender partos e que pacientemente me orientou durante longos e importantes 8 meses. Com encontros mensais, fui me preparando para o nascimento: Marisa me orientou nos mínimos detalhes, me explicando cada movimento e mudança do corpo durante a gestação, parto e pós parto, aliado a orientação alimentar, atividades físicas e interiorização, ou melhor reconexão comigo mesmo. Marisa mostrou-se sempre muito ética, comprometida e amorosa. Suas orientações e práticas foram certeiras e no dia do parto seu compromisso e intuição a guiou por mais de 100km até minha residência e durante quase 10h de pleno trabalho de parto suas orientações e técnicas foram fundamentais, acreditando que eu poderia parir minha filha e que tudo estava bem. Minha nenê nasceu forte e saudável e eu tive uma recuperação excelente. As orientações seguiram no pós-parto com a amamentação e cuidados comigo e com a nenê! Essa experiência me fortaleceu como mulher e mãe! Tanto que ao engravidar da segunda filha a parteira já sabíamos quem seria: Marisa Goulart, que chamo carinhosamente de a “mãe" de tantas mães! E também neste parto recebi todas as orientações que tive no primeiro parto e mais uma vez sua sabedoria foi fundamental para um bom parto!

Andreza de Oliveira

Forquilhinha, 20 de outubro de 2021.

Mãe Andreza, sua filha Noemi e Marisa, 2016.

Marisa,

Aqui vai um valor simbólico de reconhecimento pelo lindo trabalho que fizestes conosco. Foi essencial ter te conhecido e optar por ti para me ajudar na missão de trazer meu filho ao mundo. Tua orientação durante a gestação foi fundamental para um ciclo mais tranquilo, confiante e equilibrado No parto, fostes minha parteira, senti a importância de te ter por perto e receber tuas orientações para aquilo que só eu poderia fazer. Foi um momento de muita luz, cura e transmutação! Nunca vou esquecer dos teus olhos que me dava força e transmitiam amor! Tu és um ser de muita luz, que essa luz se expanda cada vez mais! Que muitas mulheres possam ter a sorte de dar a luz com a tua ajuda. Que haja muito amor e harmonia na tua vida, Marisa!

Gratidão, gratidão, gratidão... de coração! Abraço grande, da família! Pati, Edu e Eram - 20/12/2013

Caiuá chegou na manhã do último dia do último mês de 2021. As contrações começaram brandas no início da madrugada , depois de algumas horas na fogueira, informação, e chá. Passei a noite mergulhando no balanço de cada contração. Eu e Marisa conversávamos e ouvimos muita música de uma linda abuelita mexicana.

Minha parteira Marisa estava comigo me incentivando e me passando informações valiosas. MARISA, nome da minha mãezinha que também estava ali cuidando das crianças, da cozinha, do café da manhã e de uma sopinha sempre quentinha. Adolfo, meu companheiro, estava o tempo inteiro me sustentando e me olhando com olhos de amor. Crianças brincando na sala, e eu uivando de dor sabendo que a chegada de Caiuá estava cada vez mais próxima.

Tinha material de hospital, tinha um pequeno aparato para eventuais emergências. Mas tinha mesa posta na cozinha, crianças aguardando na sala, cozinha iluminada às tantas da madrugada, tinha música no quarto. Cheiro de incenso e de óleos maravilhosos! Tinha dor, mas tinha tanto amor!

As ondas iam e vinham e depois delas havia apenas o mar e o mar era eu!

Tivemos um pré natal elaborado onde a Marisa me passava informações muito valiosas para estar bem para o dia do parto.

Foi em casa! Não foi um ato de romantismos desmoderado, nem moda, foi uma necessidade de ter uma experiência humana, cercada de acolhimento e proteção. Quatro meses se passaram e a certeza só cresce que o melhor lugar pra dar a luz é no conforto do próprio lar, com os olhos sensíveis e experientes de uma Parteira Tradicional .

Foi um ato de amor, de respeito, de acolhimento e suavidade. Foi uma escolha assistida, estudada, sentida e consentida por quem precisava ser.

Danielle C. S. Pereira.

Relato de parto do bebê Laís e da mãe Gabriela!

Laís nasceu em um parto domiciliar no dia 03 de novembro de 2012, às 19:45h em Florianópolis/SC, com a presença do pai Emiliano, a Dinda Leise, a Doula Alex e a Parteira e Avó Marisa! Durante a gravidez fui conversando com a Parteira sobre os cuidados necessários para a preparação do parto, como alimentação, exercícios físicos e o uso de produtos naturais como o óleo de gergelim no perineo, me preparando assim física e psicologicamente. Na véspera do grande dia, pela manhã, comecei a sentir leves contrações ritmadas. Durante todo o dia fui incentivada a me manter ativa, caminhando, fazendo agachamentos e subindo e descendo degraus, e isso foi muito importante para me manter ativa. Até o período da noite, as contrações não aumentarem e todos decidiram descansar um pouco, eu porém, decidi continuar me movimentando e caminhei por mais 1:30h sem parar, conversando sempre com a minha bebê e o meu corpo, falando que eu estava pronta para o nascimento! Após a caminhada deitei para descansar e dormi profundamente. Acordei após 1h de sono e as contrações ficaram muito doloridas e comecei a verbalizar e neste momento consideramos o início do trabalho de parto ativo.

Após muitas horas de agachamentos, banhos quentes, e massagens o trabalho de parto avançava, assim como a dilatação. Por volta das 14h foi servido para mim um chá de canela, gengibre e outras ervas que me deu um calor no corpo, um enjôo e uma dor na bacia e no cóccix, a transição estava se aproximando. O momento do nascimento se aproximava e fomos para a banqueta... fazia força nas contrações e logo já me disseram que ela seria cabeluda. Tinha muito calor e bebia muita água, e aqui é muito importante falar que, uma das coisas mais gratificantes de parir em casa é poder se movimentar, alimentar e se comportar livremente, e ainda sem receber nenhuma intervenção desnecessária!

continua na página ao lado...

Após várias contrações bem fortes, senti a vontade de levantar e caminhar, saí do quarto, dei a caminhada e quando voltei, senti uma pressão muito grande na vagina e senti que era chegada a hora. Fiquei de cócoras e quando a contração veio fiz duas forças muito grande e senti a cabeça saindo. De olhos fechados, escutei a Parteira dizendo que na próxima contração a minha bebê ia nascer e assim foi, senti ela saído. Quando abri o olhos ela estava lá linda, chorando e toda vermelhinha. Logo peguei ela nos braços e foi só emoção de todos!

Após o parto, a placenta foi expelida em uns 15 minutos, e eu me sentia com uma energia incrível, muito feliz e aliviada também após todo o tempo de trabalho de parto.

Continuei a ser muito bem orientada sobre os primeiros cuidados com o bebê e a amamentação!

Escolhi a Marisa, minha mãe, como Parteira pois acompanho o trabalho dela desde o início, e confio na sua ética, conhecimento e compromisso com o parto domiciliar. Desde a preparação, até o parto e o pós parto, ela me instruiu e me passou a confiança necessária neste processo.

Parir em casa foi com certeza melhor decisão que tomei para o nascimento da minha filha. Tenho muita gratidão pela minha Parteira por todo o trabalho realizado e por receber a nossa Laís com tanto amor, carinho e respeito!

Gabriela Fonseca. Maio/2022.

Mãe Gabriela, sua filha

Lais e a avó e parteira Marisa, 2012.

Relato do meu parto com a parteira Marisa Gularte

Eu tinha apenas 23 anos, mas tinha certeza que queria meu parto domiciliar, então busquei conhecer algumas parteiras, mas foi com ela que eu me conectei para essa experiência, e não foi à toa, acredito que existia um propósito com ela, pessoa que marcou minha vida e me ensinou muito. Comecei o acompanhamento desde o segundo mês, tive bastante tempo para me preparar e me sentir segura, aprendia muitas coisas a cada encontro. Havia apenas uma questão que não me deixava segura, era em relação ao local onde eu estava morando, não me sentia segura naquele local em específico, pois não recebia apoio em relação ao parto domiciliar, as pessoas achavam muito arriscado. Então depois de procurar algum lugar e não ter sucesso, a Marisa me ofereceu um quarto em sua casa, onde já havia nascido sua neta. Eu fiquei muito feliz, não tinha lugar onde eu me sentisse mais segura, o parto foi bem fluído, levou 7:30, bem trabalhado, pude ficar ainda 10 dias em repouso para finalizar bem o trabalho, tempo que os corpos sutis levam para retornar da expansão que passaram, me explicou Marisa. No dia do parto, me senti inspirada nos quadros e fotos de mulheres com seus bebês no colo que via pela casa, enquanto caminhava nos intervalos das contrações. Também me senti muito segura pela presença das mulheres presentes, Marisa parteira e Fernanda doula. Lembro desse dia com muito carinho e força para meus dias. Gratidão eterna por poder ter esse momento da maneira que eu senti em meu coração. Minha filha nasceu no dia 13 de setembro de 2015 e se chama Yuna Lima Valdes.

Ass: Ydhusana Gomes de Lima Florianópolis, 31 de outubro de 2021

Mãe Ydhusana, sua filha Yuna e Marisa, 2015.

Q uerida Marisa,

A vida é cheia de encontros!

Alguns são sutis, outros ligeiros, alguns poucos marcantes... Mas são raros os encontros tão transformadores como o nosso! Um divisor de águas, um verdadeiro nascer e renascer.

Descobrimos não só uma parteira tradicional, mas uma inspiração viva para a nossa vida e família.

Uma grande mulher: uma mãe, uma avó, uma guerreira.

Um ser cheio de amor e respeito pela vida.

A nossa Kyara não poderia ter nascido em melhores mãos!

Suas palavras de encorajamento, sua postura confiante e acolhedora, nos transmitiu paz e firmeza nos momentos desafiadores.

Agradecemos imensamente por ter nos conduzido nessa jornada e guiado nossa pequena para a vinda neste mundo externo. O seu trabalho é excepcional.

Te aguardamos para o(s) próximo(s) parto(s).

Te honramos e agradecemos pelos nossos caminhos terem se encontrado.

É muita história para contar.

Te amamos.

Salve, 05/01/2024.

Marisa Gularte

Parteira Tradicional Contemporânea

Florianópolis/SC

Telefone: (48) 99114-8626

E-mail: marisarte4@gmail.com

Portfólio concluído em Agosto/2024.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Portfólio Marisa Gularte by marisagularte - Issuu