PORTFÓLIO DE ARQUITETURA
MARINA PARSEKIAN
![]()
Currículo Centro cultural da imigração The Lighthouse Cabin Reforma no COPAN Cine Joia Casa dos vós Apto. I+V Cozinha da Angela Apto. Curvo MOB lateral Cobertura anhangabaú Praça do gasômetro Edifício híbirdo + biblioteca Biblioteca + Centro esportivo Renderizações e freelances Desenhos digitais + Fotografias
05 20 24 26 28 30 32 34 36 40 44 52 54
06 12 16
LPrado Gestão de projetos (2016)
Cargo: Estagiária
Subprefeitura da Vila Mariana (2017 - 2018) (área de aprovação)
Cargo: Estagiária Futura Estudio (2020)
Cargo: Arquiteta freelancer NicoParsek (2021 - atual)
Cargo: Arquiteta chefe
Brasileira, solteira, 27 anos Al. Joaquim Eugênio de Lima Jardim Paulista
Telefone: (16)991840006 Email: marina.parsekian@gmail.com
Arquiteteta e Urbanista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2020), atualmente cursando pós graduação em Arquitetura Digital e Projetos Paramétricos pelo Centro universitário Belas Artes. Foi arquiteta chefe no escritório autoral NicoParsek. A procura de uma vaga como arquiteta que venha enriquecer a experiência profissional.
Facilidade e interesse em aprender novas coisas. Habilidade com programas computacionais e desenhos a mão livre.
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em Setembro de 2020, atualmente cursando pós graduação em Arquitetura Digital e Projetos Paramétricos pelo Centro universitário Belas Artes (2022).
Curso de inglês Cultura Inglesa (certificado Toefl e Cambridge)
Curso de Revit (2017) Escola Graphite 16 horas
Curso de representação arquitetônica (2018) CURA 36 horas (Photoshop, Sketchup, InDesign e Vray)
Cities and Climate Change. (2020) Curso remoto United Nations Organization, UN
Archaeoastronomy. (2020) Curso remoto Politecnico di Milano, POLIMI, Itália.
Modern Art & Ideas (2021) Curso remoto MoMA
Cultural Heritage in Transformation (2021) Curso remoto RWTH Aachen University
Pacote Office
AutoCad Revit
SketchUp
QGIS
Rhino (iniciante)
Photoshop Ilustrator Vray InDesign Grasshopper Archicad (iniciante)
Inglês nível avançado Espanhol nível intermediário
Projeto em parceria com Thiago Nicoleti, ganhador de Menção honrosa no concurso “Reforma no COPAN”, promovido pelo Curso Cura.
PARSEKIAN, M. L.. Reconexão, identidade e memória: processo de construção e materialização da memória do Brás. ÁSKESIS, v. 8, p. 93-103, 2020.
A proposta projetual do Centro Cultural da Imigração foi apresentrada como Trabalho Final de Graduação (TFG).
Diante da relevância do Museu da Imigração no processo de formação do bairro do Brás, que ainda hoje acolhe e serve de moradia para imigrantes e refugiados, o projeto constitui-se de um percurso linear ligando o Largo da Concordia e o Museu, a partir do qual seja possível reconectar duas regiões do Brás segregadas pela barreira físicas do
trem e do metrô e, dessa forma, estabelecer uma relação mais próxima dos moradores locais com o Museu.
Tal reconexão foi feita através de um edifício ponte que abriga usos relacionáveis ao Museu da Imigração. Sua implantação foi definida através da análise dos principais fluxos e, dessa forma, as praças internas foram alocadas. O acesso à passarela é feito através de escadas rolantes paralelas ao percuso principal do projeto.
Croquis iniciais da proposta
Para este concurso de arquitetura, foi utilizada uma estrutura em madeira pré fabricada e fechamentos em placas de policarbonato leitoso. A escolha desses materiais visou facilitar tanto na montagem/locomoção das peças, devido a dificuldade de acesso do sítio, como também para conseguir transformar o
projeto em um farol de luz na floresta, sem a necessidade de uso de iluminação artificial durante o dia. Assim, permite-se que a luz solar entre tanto no mezanino, usado para produção de essências naturais, como na área de meditação localizada no terreo da cabine.
O projeto de reforma, localizado no Edifício Copan, marco da arquitetura paulistana, adotou como partido principal a utilização de referências presentes na própria edificação que o abriga. Dessa maneira, o primeiro elemento pensado para a reforma foram as estantes suspensas, que se utilizam da mesma materialidade dos brises do copan e que, para além de servirem como estantes de apoio para a vasta coleção de livros das moradoras, funcionam como divisores entre as ambiências propostas. O projeto foi,
primordialmente, dividido em duas grandes áreas, uma pública, abarcando a varanda, a cozinha e a sala, contidas na face próxima ao cobogó, e uma privada, contendo o quarto, os banheiros e o escritório contidas na face próxima aos brises. Os fechamentos e divisórias, com exceção da alvenaria dos banheiros, foram feitos utilizando armários de madeira freijó e possuem um desenho orgânico não-ortogonal, que segue como padrão em diversos outros componentes do projeto.
01
03 04 05
02
11
06 07 08 09 10
01. Hall + Bicicletário + Sapateira 02. Cozinha 03. Lavanderia 04. Sala de Jantar 05. Bar e Balcão 06. Sala 07. Área de Leitura 08. Escritório 09. Sanitário 10. Sanitário Suíte 11. Suíte
Corte - varanda/área de jantar
Corte - Cozinha/suíte
Sala Bar
Cozinha Varanda
SÃO PAULO, 2021
Projeto para construção de novo bar, novo piso, nova iluminação, melhorias acústicas e melhorias técnicas da casa de show Cine Jóia.
Uma das mais tradicionais casas de show de São Paulo, tendo recebido shows como Halsey, Alcione, Luisa Sonza, Tame Impala, Pabllo Vittar, Elza Soares, Troye Sivan, Charlie Brown Jr, Karol Conka e muito mais.
Projeto em parceria com Futura Estúdio.
PLANTA DE ARQUITETURA ESC. 1/25
CORTE A ESC. 1/25
CORTE B ESC. 1/25
1.40
A FLH.201C
02
2.90 .70
1.99 .10
FECHAMENTO E PORTA EM MDF REVESTIDO COM PAINEL RIPADO EXISTENTE
.70
01 FLH.201CELEVAÇÃO B FLH.201C
PA 5.60
CONFERIR COTA NO LOCAL
MEZANINO A=234m²
PA 6.10
.30
.04 .03 1.10 .21
.53
METALON .80
.20
ELEVAÇÃO ESC.
MESA EM MARCENARIA
MÃO FRANCESA PARA FIXAÇÃO
ELETRODUTO 1.10 .62 .80
.90 1.20
FECHAMENTO EM PLACA WALL
.50 1.90 .10 .20 .30
PISO EM PLACA WALL PISO EXISTENTE MÃO FRANCESA PARA FIXAÇÃO
ELEVAÇÃO 2 ESC. 1/25
METALON .80
MESA EM MARCENARIA
FECHAMENTO EM PLACA WALL
MÃO FRANCESA PARA FIXAÇÃO
PISO EM PLACA WALL
MÃO FRANCESA PARA FIXAÇÃO
3D ESQUEMÁTICO SEM ESCALA
1.20 1.70
MÃO FRANCESA PARA FIXAÇÃO
PISO EM PLACA WALL MÃO FRANCESA PARA FIXAÇÃO
.49
.30 3D SEM
FECHAMENTO EM PLACA WALL
FECHAMENTO EM PLACA WALL
MESA EM MARCENARIA
RIPADO REAPROVEITADO
MÃO FRANCESA PARA FIXAÇÃO
SÃO CARLOS, 2021
Projeto residencial idealizado para um casal maduro e muito simpático localizado na cidade de São Carlos - SP.
Este é um projeto muito diferente, com um cronograma mais lento, que busca materiais naturais e uma arquitetura mais manual e tradicional.
Este casal, diferente dos clientes que costumam nos procurar, não tinham o sonho de construir uma casa nova. Eles já tinham uma casa ideal. Mas encontraram necessidade de se mudarem devida a violência de seu antigo bairro.
O projeto visa a construção de uma nova casa, com caracteristicas e técnicas tradicionais das casas interioranas dos anos 70 e 80. Materiais naturais como madeira, tijolos de barro, pedras naturais e reaproveitamento de móveis existentes.
SÃO PAULO, 2022
Para este projeto de pequena escala, mudamos o piso, a disponibilização da geladeira focando na praticidade do espaço, criamos uma bancada em ardosia, fizemos um armário alto com gaveta porta-vassouras e trocamos a mesa que existia antigamente por um espaço mais compacto.
Trocamos também a iluminação, arrumamos o interfone e passamos o gás para fora da cozinha.
Neste projeto optamos pela utilização de cores claras, materiais naturais e formas orgânicas, trazendo mais aconchego para os moradores. A imagem foi feita utilizando um misto de colagens e renders de maneira mais livre, passando a ideia que queremos ilustrar.
PROJETO: MARINA PARSEKIAN
Projeto de mobiliário para fabricação digital realizado para disciplina de pós graduação.
Modelo de concepção
Projeto de cobertura paramétrica no vale do anhangabaú feito para disciplina de pós graduação.
Localizado na rua do gasômetro, rua esta que teve sua origem ligada à antiga empresa responsável pela iluminação à gás de São Paulo, o projeto tomou como principal partido o aspecto histórico ligado à luz. Em decorrência, foi criada uma linha iluminada em LED que segue o desenho do percurso principal. Adicionalmente, foram criadas áreas de permanência visíveis a partir dos fluxos das calçadas e espelhos d´água rebaixados acessíveis
a partir de pequenas escadarias. Pequenas unidades modulares de diferentes usos complementam a paisagem com o intuito de trazer maior vitalidade e movimento para a área.
Exemplos de tipos de ocupação dos módulos propostos
Biblioteca Área de leitura/ Permanência Pequeno comércio
O projeto, localizado em uma área alagável da Av. Tancredo Neves, tomou como partido o percurso realizado a pé a partir do metrô Sacomã. Recuando o volume térreo da biblioteca criouse um espaço de acolhimento coberto para o pedestre, além de permitir uma comunicação visual com a área comercial. Apesar de apresentar percursos internos à quadra, tentou-se manter a integridade desta através da ocupação de todas as
suas faces, integrando o projeto à cidade. O espelho d´água proposto no projeto urbano foi ampliado de modo a mesclar-se com o uso público e criar visuais a partir da área expositiva e infantil. A partir do avanço do volume do primeiro pavimento criou-se uma área de convivência externa integrada à um espelho d´água sobre laje.
A biblioteca foi organizada e setorizada a partir da restritividade dos usos: os
primeiros andares possuem usos voltados para o público em geral, os dois últimos concentram áreas de estudo que demandam maior silêncio, áreas para funcionários e acervos menos procurados.
Também foram proposto edifícios residenciais e escritoriais, trazendo maior movimento ao complexo por sua diversidade de usos.
Distribuição de usos
Fluxos / Público e privado
Áreas verdes / Áreas de convivência
Anteriormente parte de um projeto urbano em grupo, a biblioteca localiza-se em um antigo bairro industrial de São Paulo: o Brás. Para definir as diretrizes projetuais o fator mais relevante utilizado foi a história do bairro. Retirando a rua do gasômetro de dentro da praça foi possível recuperar o traçado original do Largo da Concórdia; a materialidade de tijolos a vista conversa com as antigas fábricas presentes no entorno; a escadaria principal de acesso ao edifício funciona como arquibancada, e, dessa forma, trazendo à tona
a lembrança do antigo teatro Colombo (destruído por um incêndio) que ocupava a mesma área.
‘O Largo da concórdia foi remodelado de forma a abrigar o comercio informal que atualmente ocupa as calçadas do entorno. Abrigos desmontáveis serão deixados à disposição dos comerciantes. Nesse sentido o projeto procura potencializar as relações de horizontalidade já presentes na área.
Localização das intervenções do plano urbano
Diagrama de áreas de permanência
Projeto urbano proposto