Sardenha

Page 1


SARDENHA

Vista da praia Spiaggia Poltu Di Li Cogghj (Praia do Príncipe), na Costa Esmeralda da Sardenha.

Dia 1 a visitar a Sardenha: Cagliari

Cripta da Catedral de Cagliari, capital da Sardenha

O primeiro dia na Sardenha foi inteiramente dedicado a visitar Cagliari. Para tal, acordei cedo e fui imediatamente explorar o Mercado Cívico de San Benedetto. Fui muito bem recebido e em nenhum momento senti hostilidade, por vezes comum em alguns mercados. Deram-me a provar Bottarga, uma especialidade mediterrânica feita de ovas secas de tainha, mas o meu palato não pareceu muito agradado.

Dia 2 a visitar a Sardenha: Praias do sul da Sardenha

Praia Tuerredda, uma das melhores praias da Sardenha

Pessoalmente, não sou muito de fazer praia; mas o resto da família adora! Foi por isso com algum ceticismo que alinhei num dia inteiramente dedicado a banhos de mar. Mas a verdade é que foi incrível.

E assim passei praticamente todo o dia na praia Tuerredda, uma praia absolutamente deslumbrante perto do Cabo Malfatano. Entre banhos e lagartar, passaram-se horas e horas e horas. Mas ainda tive tempo de conhecer o não menos bonito areal de Su Giudeu, nas proximidades de Tuerredda, antes de regressar a Cagliari.

Jardim Sonoro de Pinuccio Sciola, em San Sperate

Dia 3 a visitar a Sardenha: Jardim Sonoro de Pinuccio Sciola e Su Nuraxi de Barumini.

Saí de Cagliari com o objetivo de rumar a Alghero, mas programei algumas paragens pelo caminho. A primeira foi no Jardim Sonoro de Pinuccio Sciola, que fica na aldeia de San Sperate. E ainda bem que o fiz. Foi a surpresa maior deste roteiro de viagem na Sardenha.

Isto porque o Jardim Sonoro de Pinuccio Sciola é uma obra de arte única e original. Trata-se de um museu a céu aberto, com instalações de pedra – calcário, basalto, granito – criadas desde a década de 1960, que produzem “sonoridades místicas e ancestrais”. É, nas palavras do museu, “um lugar rodeado de vegetação, cheio de energia, que envolve todos os sentidos, dando aos visitantes a oportunidade de desfrutar, numa dimensão inédita, da Arte e da Natureza. Uma natureza viva, até ao seu elemento mais imóvel e silencioso: a pedra”. Absolutamente incrível!

Dia 4 a visitar a Sardenha: Praia La Pelosa e Alghero

Dia dedicado a visitar La Pelosa, provavelmente a praia mais famosa da Sardenha. Infelizmente, e como seria de esperar, estava demasiada gente, pelo que não pude desfrutar da praia da melhor forma possível. Mas, ainda assim, não há como negar a beleza de La Pelosa. De regresso a Alghero, tempo para explorar o centro histórico amuralhado e ficar a conhecer um pouco melhor as belezas da cidade. Gostei muito – e creio, aliás, que Alghero mereceria maior destaque neste roteiro na Sardenha. Fica a dica.

Dia 5 a visitar a Sardenha: Castelsardo e Praia Rena Bianca

Vista de Castelsardo, uma das mais charmosas povoações da Sardenha

O quinto dia do roteiro na Sardenha implicou nova mudança de poiso. Desta feita, o destino final era Olbia, mas o objetivo principal do dia era visitar a belíssima povoação de Castelsardo, na província de Sassardi. E posso garantir que vale bem a pena. Castelsardo é uma urbe muito pitoresca, com ruas íngremes e estreitas, com um ambiente muito agradável. Está muito voltada para o turismo, é certo, mas ainda é possível encontrar artesãos como Tonino Borrielli, que trabalha o junco, e pessoas genericamente muito simpáticas. Gostei muito!

A meio da tarde, a ideia era dar uns mergulhos numa das muitas praias da Sardenha, e a escolha recaiu na praia Rena Majori. Feliz ou infelizmente, o mar estava com demasiada ondulação para o elemento mais pequeno, pelo que decidi rumar à (muito melhor) praia Rena Bianca, em Santa Teresa Gallura, para uns merecidos mergulhos.

Dia 6 a visitar a Sardenha: Costa Esmeralda

Vista da praia Porto Istana, na Sardenha

Primeiro dia a explorar a afamada Costa Esmeralda da Sardenha. Na verdade, e com o cansaço acumulado por causa de uns primeiros cinco dias de viagem muito intensos, a manhã foi passada em modo relax. Fui às compras a um supermercado, fiz o almoço na casa alugada em Olbia; e só da parte da tarde decidi explorar algumas das praias da Costa Esmeralda. E que praias!

Assim, a tarde foi divida entre as praias Brandinchi e Porto Istana, ambas bastante movimentadas mas lindíssimas. Não exagero, aliás, se disser que foram duas das mais bonitas praias que conheci na viagem, pelo que as deve mesmo incluir no seu roteiro na Sardenha. Não se vai arrepender.

Dia 7 a visitar a Sardenha: Praia Capriccioli

Este, na Costa Esmeralda

Vista da praia Capriccioli Este, na Costa Esmeralda, uma das melhores praias da Sardenha

Ao sétimo dia do roteiro na Sardenha, nova jornada dedicada ao dolce fare niente numa das mais belas praias da Sardenha. Mesmo!

Ora, se no dia anterior tinha rumado para sul de Olbia, desta vez fui explorar a costa a norte da cidade. A praia eleita foi a Capriccioli Este, e posso garantir que foi a minha praia favorita em toda a Costa Esmeralda – quiçá também da Sardenha. Vale o que vale, até porque o assunto é totalmente subjetivo, mas eu adorei a praia Capriccioli Este. É linda, linda!

Após muitas horas de deleite e estando entusiasmado com a praia Capriccioli, antes de regressar a Olbia decidi visitar ainda a praia Poltu Di Li Cogghj, onde me diverti a fazer voar o drone e a perscrutar a Costa Esmeralda de outra perspetiva. Wow! Foi mais um dia de viagem perfeito pela Sardenha – em estilo férias de verão com crianças.

Dia 8 a visitar a Sardenha: Praia Grande Pevero e La Maddalena

Praia Grande Pevero, na Costa Esmeralda

Saí de Olbia relativamente cedo e passei boa parte do dia na praia Grande Pevero, outra das mais bonitas da Costa Esmeralda. Na verdade, por esta altura ficar boquiaberto com as praias e calas já se tornara normal. O único senão de Grande Pevero foi o tecno constante do clube de praia local, cujo som se espraiava por todo o areal. Teria sido mais tranquilo sem essa sonoridade eletrizante, mas ainda assim Grande Pevero é uma praia verdadeiramente espetacular. Começam aliás a faltar as palavras para descrever as melhores praias da Sardenha!

Dia 13 a visitar a Sardenha: Cabo Carbonara e

Vista de Dorgali, na província de Nuoro, bonita, e escolhido

O resto da coisas, dar um

e pegar no 21:15, no para mais praia Porto onde, após deu o último Sardenha. Uma apesar do conseguiu estive na Sardenha é um conheço na ainda pensei ilha (vi praias

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.