Maria Querina - Novembro/2021

Page 1

MARIA QUERINA A n a h i k a r i NOVEMBRO/2021 9ª edição

MARIA QUERINA v. 9 n. 9 novembro/2021 Edição n. 9 Revista Multicultural

A Revista Maria Querina tem como principal objetivo compartilhar informações, perspectivas e reflexões sobre questões que nos cercam. relacionadas aos seguintes temas: Moda, Cultura e Música. Veiculada em dois formatos (digital e impresso), A publicação eletrônica visa atrair diversos públicos e informar os leitores em uma versão mais acessível aos que preferem ler usando a internet, já a versão impressa, pretende alcançar aqueles que não abrem mão do prazer de sentir e folhear a revista. A versão clássica e física é ideal para quem desejar ler à moda antiga e guardar. A revista cria conteúdos inteligentes e que possam auxiliar e trazer conhecimento para os leitores. Os contatos ocorrem por meio do endereço eletrônico: mariaqueria.rev@gmail.com Apresentação:

___________________________ Editada em novembro de 2021 Última edição em outubro de 2021 Publicada em novembro de 2021 Rio de Janeiro, RJ, v. 9, n. 9, p. 1 - 10, novembro. 2021 Periodicidade: Mensal. Idioma aceito para publicação: Português. Contato: mariaquerina.rev@gmail.com EDITORAÇÃO Botafogo, Rio de Janeiro - RJ Telefone: +55 21 98020-3207

REVISTA MARIA QUERINA Expediente: EDITORA CHEFE diagramadora FERNANDA MARTINS @fecmrts EDITORA de moda samara pinheiro @samarapinheirro EDITORA de música ludmila barros @olhardabaixada EDITORA de cultura aline frança Souza @alinefrancasouza EDITORA de cabelo ana caroline fagundes @acarolinefagundes assistente de mídias sociais priscila firmino @priscilafirmino social media patrícia batista @svpatriciabatista

Edições anteriores: Março/2021 abril/2021 maio/2021 junho/2021 julho/2021 agosto/2021 setembro/2021 outubro/2021 Leia as edições anteriores no site da Maria Querina

AlineFrança Souza

A narrativa de Quarto de Despejo, afetada pela marginalidade urbana e negligência político social, nos apresenta a rotina dos moradores da Favela de Canindé (SP) no período entre 1955 e 1960. O texto está permeado de relatos, desabafos e testemunhos sobre o acesso precário à energia elétrica e à água, expõe os efeitos sanitários da ausência de saneamento básico, bem como descreve a busca por alimentos no lixo. (Esse cenário lembrou manchetes de jornalrecentes,nãoé?!Poisoproblemadafome,dadesigualdadeéantigoefoi retratado com um realismo chocante e sob uma perspectiva, digamos, revolucionária:apartirdotestemunhodofamélico). Carolina fala,ainda,da

Natural de Minas Gerais, mulher, negra, pouco escolarizada e mãe solo, publicouem1960olivroQuartodeDespejo:diáriodeumafavelada,traduzido paraváriosidiomas.Umverdadeirofenômenoeditorial!

No mês de novembro, em que o lamentável clichê da “consciência humana” é retomado, proponho iniciar uma reflexão sobre mulheres e negritude a partir da história de Carolina Maria de Jesus, escritora, poetisa e compositora brasileira.Vemcomigo!

Se historicamente mulheres foram silenciadas e excluídas dos espaços de poder, as mulheres negras, além dos preconceitos relativos ao gênero, precisaram enfrentar barreiras raciais. Daí a importância, por exemplo, de se falar em feminismos (no plural), o que inclui a vertente do feminismo negro. (Masissovaiserpapoparaoutraoportunidade...)

CarolinaMariadeJesus:aescritoraimprovável Cultura

Masprimeiro,deixe meapresentarCarolinaMariadeJesus.

Carolina, um ser humano improvável e por isso mesmo revolucionário, conseguiu,pormeiodapalavra,(re)afirmarolugardamulhernegranaescrita e em posições de poder. Pensar a respeito de Carolina abre espaço para debatermaisintensamentealteridadeediferença,sobretudonoquediz

Cultura

iminência da morte e relata dinâmicas e estigmas sociais que envolvem os moradores da extinta favela. Temas muito atuais e que precisam ser considerados com seriedade se queremos (queremos?) uma sociedade com maisequidadeejustiçasocial.

Para sobreviver, catava no lixo [nos despejos] comida, roupas. Catava papeis e nelesregistravaseusdias Seugrandesonhoeratornar seescritoraemelhorar de vida. Morar numa casa de alvenaria (que inclusive é o nome de outra de suas obras). E ela não esmoreceu. Apesar da chacota dos vizinhos, apesar das respostasnegativasdaseditoras,apesardetodososnãoscomquesedeparava, ela perseguia um propósito e viveu para realizar o seu SIM. Dia após dia, escrevia, valendo se da esperança cantada por Chico Buarque em Apesar de você.

E é por isso que “você precisa saber da piscina, da margarina, da Carolina”, comocantaCaetano.Dáparasentirafibradessamulherquecarregoutábuase materiais de construção e construiu o barraco onde residia. Nesse casebre, viveu acompanhada apenas dos três filhos e das desventuras sociais e econômicas que podem ser vistas e sentidas através das linhas de seu diário. Mazelas do cotidiano de uma mulher negra, desassistida, em uma cidadequecresce,masnãobeneficiaatodos.

Até que um repórter a viu escrevendo e se interessou pela história dela, registradanosfragmentosdepapeisachadosaquieali.

Ecáestamos!Oanoé2021erememoramosCarolina,queconseguiuinscrever se na memória literária brasileira, por meio de sua escrita de sobrevivência. Justamente por recusar os restritos papeis e espaços sociais que tentaram impor a ela e perseguir o “louco” propósito de escrever e publicar a escrita de uma mulher negra mãe solo pobre, Carolina nos oferece um retrato da resistência feminina, que tece em palavras (tal qual Sherazade, do conto Mil e uma noites) formas de se manter viva, por mais um dia [por ela e pelos filhos]. Um verdadeiro ato de resistência. Resistência que envolve a busca por ocupar lugaresquenãoaquelesdefinidospelaestruturadominante.

PonciáVicêncio,deConceiçãoEvaristo

“A minha voz é meu império / A minha proteção / Meu caminho é novo, mas meu povo não.” (trecho de Amarelo, azul e branco, de AnaVitoria)

Umdefeitodecor,deAnaMariaGonçalves

Noseupescoço,deChimamandaNgoziAdichie

CasadeAlvenaria,deCarolinaMariadeJesus

DiáriodeBitita,deCarolinaMariadeJesus

Me despeço fazendo uma proposta: que tal convidar algumas amigas para um Clube de Leitura em que mulheres lerão mulheres? Dá para sentir a potência desseato!!Vamosjuntas?!

Quartodedespejo:diáriodeumafavelada,deCarolinaMariadeJesus

Quando voltava para o barraco sem encontraroquecomer,diziaaosfilhos “ vamos cantar e dormir”, relatou Vera Euniceemumaentrevista.

Curiosidades Frases tristementeatuais deQuartode Despejo

Cultura

Parateinspirar,umalistadesugestões:

Carolina ensinou os filhos (José Carlos, João José e Vera Eunice) a tocarviolão.

A fala dos improváveis [dos invisíveis, dos que faltam, dos que estão à margem/dos marginais] é potente e pode gerar mudanças profundas. King, Mandela, Rosa Parks, Carolina (...): complete a lista aí, vai?! Sei que também lembroudemaisgente...

respeito à identidade e negritude e aos espaços de poder que estão “disponíveis”/acessíveisadeterminadosgruposnocontextodaformaçãosocial ehistóricabrasileira.

Precisamosdenovosnomes,deNovioletBulawayo

“Hojeeuvoucomprarcarne.Atualmente quandoopobrecompracarneficarindoà toa.” /(...)opovonãotoleraafome.É precisoconhecerafomeparadescrevê la.”

Começando com a sempre divertida Lizzo que resolveu andar pelas ruas de Nova York vestida de Baby Yoda da série The Mandalorian. Muitos inclusive não faziam ideia que estavam perto da cantora!

Moda

Trouxemos os visuais mais divertidos das festas que bombaram durante esse mês horripilante Samara Pinheiro

Mês de outubro sempre é muito badalado no universo dos artistas e famosos, isso porque estamos falando da temporada onde é celebrado o Halloween. Essa tradição sempre foi mais vista na maioria das vezes nos EUA, mas esse ano as festinhas também deram as caras no Brasil, e o resultado foi o que queríamos: muitas elaborações para comentarmos. Claro que temos que levar em contar que após quase 2 anos em casa e sem poder ter muito contato social, todo mundo quis aproveitar ao máximo a oportunidade e investir na criatividade. Então, resolvemos mostrar um pouco em quais fantasias nossos famosos favoritos resolveram se inspirar nesse Halloween de 2021!

Lizzovestidade “BabyYoda”

As melhores fantasias do Halloween 2021! Quais foram as inspirações dos famosos nesse ano?

Britney Spears sempre é inspiração de fantasias, principalmente as que lembram seus clipes e apresentações icônicas. E esse ano, aproveitando a sua liberdade financeira e artística, muitas pessoas aproveitaram para prestar homenagens. Duas artistas em especial arrasaram na representação de Britney: Anitta e Hailey Bieber! Anitta resolveu relembrar o look usado pela princesa pop no VMA de 2001 durante a performance de “I'm Slave 4u”, com direito até a peruca loira!

Já a modelo Hailey Bieber se empenhou mais ainda e resolveu fazer uma sessão de fotos inspiradas em vários clipes da cantora norte americana como “baby one more time”, “oops!... i did it again”, “ I´m Slave 4 U”, além de refazer a imagem de Britney na capa da revista Rolling Stone Moda O cantor Joe Jonas e sua esposa, a atriz Sophie Turner, já demonstraram que possuem ótimo senso de humor, e nesse Halloween não foi diferente! Junto com a amiga Olivia De Jonge, reproduziram o trio Lizzie, Paolo e Isabella do filme “Lizzie McGuire um sonho popstar” estrelado por Hilary Duff, uma verdadeira homenagem à Disney dos anos 2000. Sing to me Paolo! Anittade BritneynoVMA 2001 HaileyBieber recriandolooks icônicosdeBritney Spears JoeJonasfezuma homenagemaofamoso filmedeHilaryDuff.

Nosso casal Camila Cabello e Shawn Mendes se fantasiaram relembrando o feriado mexicano “Día de los Muertos” e elaboram suas maquiagens de caveira e estampas florais! Moda Ciara sempre maravilhosa quis lembrar mais a cultura latina e esbanjou sensualidade ao homenagear a falecida cantora americana mexicana Selena Quintanilla. CamilaCabelloeShawn Mendesnomelhorestilo mexicano Ciara de Selena Quintanilla Pabllo Vittar investiu bem no quesito sangue e terror, recriando a personagem Carrie do filme “Carrie, a estranha” Vittarfantasiadade “Carrie,aestranha”.

A campeã do último BBB Juliette não representou nenhum personagem específico mas mandou muito bem no segmento assustar! A paraibana fez uma make bem horripilante que fez lembrar uma boneca de terror! Moda Larissa Manoela veio basiquinha, mas nem tanto. A atriz resolveu reproduzir o figurino de Wandinha Addams, do icônico filme “A família Addams” JuliettenoHalloweende 2021! LarissaManoela deWandinha. Para finalizar, as atrizes de Riverdale Camila Mendes e Madelaine Petsch apostaram na temática do desenho “Scooby doo”e se produziram das amadas personagens Velma e Daphne. Nós amamos! CamilaMendese MadelainePetschde VelmaeDaphne. Nós amamos ver que as medidas de restrição estão se afrouxando e podemos finalmente socializar de novo! E depois de tantas referências icônicas e divertidas mal podemos esperar para o próximo Halloween! Pelo menos, ideias é que não faltam, não é mesmo?

Mas com a vacinação da maior parte da população e a baixa de casos da doença, passamos por uma nova fase, voltamos a ter mais acesso para sair, ver pessoas e ir a eventos. Com isso, vem o conceito da moda dopamina: voltamos a ter prazer em socializar e por isso buscamos nos vestir e nos comportar com mais “vontade” e sem medo de se expressar.

Samara Pinheiro

Ou seja, a moda dopamina veio para nos reanimar após um longo ciclo de saturação, incertezas e medo. Por isso, o quesito principal é extravasar e usar as coisas sem medo! Nada de julgamentos, queremos viver o tempo perdido em nossa total plenitude e usar de tudo

Elizabeth Olsen no tapete vermelho usando o vestido desenhado por suas irmãs Mary KateeAshleyOlsen./Imagem:stealthelook.com.br

Vamos ver muitas misturas, cores, texturas e modelagens, então lá vão alguns exemplos para vocês embarcarem nessa moda também!

Todos nós como sociedade passamos por momentos de insegurança durante quase dois anos desde que a pandemia de Covid 19 se instalou no mundo O resultado foi um grande período em quarentena e diferentes formas de se reinventar com o tempo livre em casa, por isso a popularização dos produtos manuais e maiores números do comércio on line.

Para quem não sabe, a dopamina, neurotransmissor responsável por levar informações para várias partes do corpo, ao ser liberada, gera a sensação de prazer e estimula a motivação, alterando o comportamento e atenção, além da sensação de recompensa sendo um influenciador para as pessoas atingirem seus objetivos.

Moda

Conheça mais a moda Dopamina: estilo e comportamento Combinações extravagantes, brilho, neon, estampas, cores... a tendência de se jogar!

Elizabeth Olsen no tapete vermelho usando o vestido desenhado por suas irmãs Mary KateeAshleyOlsen./Imagem:stealthelook.com.br E

TEXTURAS

Acredito que moda e comportamento sempre se relacionam, acompanhando as diversas fases de nossas vidas como ser humano e sociedade. Depois de momentos tão turbulentos nesses tempos de pandemia, nada mais justo que nos soltarmos um pouco e investir em looks e estilos mais divertidos. Vem se jogar na moda dopamina! O que acha?!

ESTAMPAS E MISTURAS

NEON E BRILHO

Moda MUITAS CORES

Esse produto é fácil de encontrar nas farmácias e lojas de cosméticos e tambémnositedaprópriamarca.

Amáscaramatizadoraquefezacabeçadastiktokers

Nos vídeos, vemos principalmente meninas com cabelos descoloridos utilizando a cor. Isso se dá por ela ter uma pigmentação semelhante a de tintas comuns. A diferença, e talvez o segredo para tantas mudanças, desse procedimento é a duração. Enquanto uma tintura tradicional pigmenta os fios por meses, o matizador é um "banho de brilho para a cor " , ou seja, não compromete por muito tempo o seu cabelo, promovendo brilho e hidratação momentâneos e saindo em algumas lavagens, tudo isso sem manchar a cor original. E o melhor de tudo: é muito fácil fazer em casa! Você pode se jogar sem medo, garantir um novo visual por alguns dias e tudo isso sem gastar muitodinheiro!

AnaCarolineFagundes

Várias meninas apareceram com o cabelo vermelho ultimamente e o look virou trend entre as tik tokers O motivo? Não foi apenas um surto de quarentenaesimaqueridinhamáscaramatizadoradaSalonLine!Emversão vermelha e, agora, roxa, o produto promete revitalizar a cor de cabelos tingidosenquantohidrataprofundamente.

Cabelo

Capa Produçãodebeleza: Marinamedici RobertaFê Fotografia: MarcoAntonioGuida Assistentedefotografia: Patríciabatista Direçãodearte: AnaJúliaMesquita Agradecimento: CentroCulturaJustiçaFederal

Capa Produçãodebeleza: Marinamedici RobertaFê Fotografia: MarcoAntonioGuida Assistentedefotografia: Patríciabatista Direçãodearte: AnaJúliaMesquita Agradecimento: CentroCulturaJustiçaFederal

Capa Produçãodebeleza: Marinamedici RobertaFê Fotografia: MarcoAntonioGuida Assistentedefotografia: Patríciabatista Direçãodearte: AnaJúliaMesquita Agradecimento: CentroCulturaJustiçaFederal

Capa Produçãodebeleza: Marinamedici RobertaFê Fotografia: MarcoAntonioGuida Assistentedefotografia: Patríciabatista Direçãodearte: AnaJúliaMesquita Agradecimento: CentroCulturaJustiçaFederal

Capa Produçãodebeleza: Marinamedici RobertaFê Fotografia: MarcoAntonioGuida Assistentedefotografia: Patríciabatista Direçãodearte: AnaJúliaMesquita Agradecimento: CentroCulturaJustiçaFederal

Capa Produçãodebeleza: Marinamedici RobertaFê Fotografia: MarcoAntonioGuida Assistentedefotografia: Patríciabatista Direçãodearte: AnaJúliaMesquita Agradecimento: CentroCulturaJustiçaFederal

Capa

Depois do sucesso na premiada 'Malhação Viva a diferença' e a série 'As Five', Ana Hikari estreia como a primeira protagonista asiática na nova novela das 7 da Tv Globo, 'Quanto mais vida melhor', escrita por Mauro Wilson e com direção artística de Allan Fiterman Na trama, a atriz vive Vanda, uma carioca integrante de uma banda que se apresenta nas noites do Rio de Janeiro.

E apesar de no lado profissional dar vida a duas versões agitadas e desprendidas, no lado pessoal, Ana Hikari não se identifica totalmente com as personagens. "Minhas opiniões divergem muito das duas. Elas fazem escolhas nas tramas que eu talvez nunca faria". Mas uma característica elas têm em comum, o lado ativista muito potente. Em suas redes, que contam com mais de um milhão de seguidores, ela procura sempre se posicionar, principalmente quando o assunto são questões feministas e raciais.

Mesmo dando vida à Tina (As Five), que virou DJ na vida adulta, a atriz de 26 anos conta que as duas personagens são muito diferentes. "A Tina é um pouco mais expansiva, tem mais amigos. A Vanda é um pouco mais solitária, não tem muitas amizades", disse. Outra novidade é que essa é a segunda novela inédita pós pandemia da emissora. As gravações foram iniciadas em 2020, mas só agora podemos acompanhar a história. Assim também aconteceu com a segunda temporada de 'As Five'. Também nunca havia acontecido de uma novela da faixa ter uma protagonista asiática, o que é motivo de muito orgulho e representatividade.

Triângulo amoroso, ativismo e protagonismo em dose dupla. Ana Hikari fecha o ano de 2021 do jeito que mais gosta: com muito trabalho!

Ana Caroline Fagundes

A atriz comemora a estreia da novela 'Quanto mais vida melhor' e anuncia sobre mais trabalhos em 2022: "Já tenho alguns em vista"

Capa

MQ: Você já viveu um triângulo amoroso como a Vanda?

Ana Hikari: A Tina é um pouco mais expansiva, tem mais amigos A Vanda é um pouco mais solitária, não tem muitas amizades, por isso ela cuida tanto do melhor amigo, que é o Murilo. E a Tina é super paulistana e a Vanda é carioca.

Acho que ambas são diferentes de mim. Eu sou uma pessoa mais sorridente, mais alegre e animada do que elas. E minhas opiniões divergem muito das duas Elas fazem escolhas nas tramas que eu talvez nunca faria

MQ: Qual a maior diferença entre a Vanda e a Tina? E entre elas e a Ana?

MQ: O que você roubaria da personalidade de cada uma delas para a sua?

Ana: Da Tina a autoconfiança e da Vanda a coragem de falar absolutamente tudo na cara das pessoas que ela não gosta. Eu não sou de comprar muita briga como elas

Ana: Dá pra dizer que mais ou menos, porque foi menos amoroso e mais decepcionante mesmo haha eu sofri tanto quanto a Vanda no triângulo “amoroso” que me enfiaram. Mas eu era adolescente na época, acho que todos os sofrimentos se potencializam quando sofremos na adolescência, né?

Capa Produçãodebeleza: Marinamedici RobertaFê Fotografia: MarcoAntonioGuida Assistentedefotografia: Patríciabatista Direçãodearte: AnaJúliaMesquita Agradecimento: CentroCulturaJustiçaFederal

Ana: A Vanda é uma garota com uma banda que toca na night da Tijuca. Ela tem poucos amigos, é mais fechada, gosta muito de música e cuida muito da sua amizade com o Murilo. Ele é seu melhor (e talvez único) amigo. Eles moram juntos num loft na Tijuca e, quando a Flávia entra na vida dos dois e na banda também, ela acaba sofrendo as consequências desse triângulo amoroso que vai surgir.

MQ: Como está a ansiedade para começar a gravar a segunda temporada de As Five? Os fãs estão bem ansiosos!

MQ: Como você definiria o seu próprio processo de 'virar adulta'?

Ana: Eu tô animadíssima! Eu amo a Tina e amo reencontrar com essa personagem. É sempre um desafio. O Cao sabe muito bem surpreender todo mundo, até nós mesmas que conhecemos tão bem essas personagens há quase 5 anos!

Ana: Acho que é um processo que nunca acaba A adulta que eu sou tá

Capa

MQ: Qual spoiler sobre a Vanda você pode dar para nos deixar mais curiosos sobre a nova novela?

MQ: Você foi a primeira atriz de origem asiática a interpretar uma protagonista na Malhação. Sempre ter que responder sobre o assunto já te deixou chateada, como se tudo se resumisse a sua raça?

Ana: Infelizmente, para pessoas racializadas, a vida acaba sendo uma sequência de acontecimentos que têm relação com raça. E se a gente não fala sobre isso, o que acontece de negativo sobre isso acaba não debatido e, portanto, não resolvido. Eu, por ser uma figura pública, me sinto no dever de falar sobre essas coisas, porque sei do alcance que posso atingir. E falar sobre raça num país com tanta diversidade étnica e, ao mesmo tempo, com tanta discriminação, é extremamente importante Eu fico feliz de ter encontrado espaços para falar e ser ouvida, então tento não olhar com tanto peso para isso. Mas é sempre bom saber que eu sou uma pessoa múltipla, pra além das questões raciais.

MQ: Mesmo não se considerando uma ativista, algo mudou na sua vida depois que começou a se manifestar politicamente nas redes?

MQ: O que você faria em 24h se tivesse uma segunda chance de viver?

Ana: O que eu sempre espero de mim mesma: uma atriz que não para um segundo de trabalhar. Quero que 2022 seja um ano repleto de trabalhos! Já tenho alguns em vista, então estou bem ansiosa!

MQ: O que podemos esperar da Ana Hikari em 2022?

Ana: Eu encontraria todo mundo que eu amo, faria um grande banquete, comeria muito, dançaria, cantaria, ficaria louca com todo mundo e iria feliz embora!

Ana: Eu sinto que tenho um papel específico nesse contexto Com a visibilidade que meu trabalho ganhou eu acabei adquirindo um alcance muito grande através das minhas redes sociais. Muitas pessoas que me seguem confiam no que eu tenho a dizer. E eu sempre olho pra esse espaço das minhas redes como um lugar propício para levar informação pras pessoas. Fico feliz quando consigo apresentar dados, trazer reflexões e informar o público que me segue, não só postar fotos de mim mesma

sendo construída a cada dia, a cada momento É bem engraçado de ver Eu tendo a achar graça nas coisas da vida, então eu poderia até dizer que meu processo tem sido divertido, apesar dos pesares!

Capa

Música

LudmilaBarros

Na tarde da última sexta feira, dia 5 de novembro, o país recebeu a triste notícia da partida precoce da cantora Marília Mendonça, aos 26 anos, vítima de um acidente aéreo. A artista estava em um avião particular que caiu na região da serra da Caratinga, em Minas Gerais. A bordo havia mais quatro pessoas: o seu tio, o produtor, o piloto e o co piloto. A cantora faria um show na cidade mineira na noite do ocorrido e registrou horas antes, nas redes sociais, o momento do embarque e uma descontraída refeição no interior da aeronave.Maríliadeixouumfilhodequasedoisanos,opequenoLéo. Independente do gosto musical, é impossível alguém nunca ter ouvido uma música de Marília Mendonça Sua voz forte e marcante arrastou multidões de todas as idades em seus shows pelo Brasil. “Todos os Cantos” é o nome do projeto lançado em 2019 em que a cantora se apresentou por todas as capitais do país. A obra lhe rendeu um Grammy Latino. Compositora desde os 12 anos de idade, Marília atingiu o auge do sucesso em 2016 com o mega hit“Infiel”.Conhecidacomo“ARainhadaSofrência”,aartistadeuvozepalco às mulheres do sertanejo, abrindo portas para outras em um ambiente tradicionalmentemasculino.Suasletrasversavamsobretraição,superaçãoe empoderamento feminino no movimento que ficou conhecido como “feminejo”.Elacantavasobremulheresreais,comoeuevocê.Aestrelaacu

AestrelaMaríliaMendonça

Foto:Reprodução/Instagram

O ano de 2020 impactou todo o planeta com a disseminação do novo coronavírus, suspendendo as apresentações da classe artística e afetando a indústria musical As lives, que são as transmissões ao vivo de áudio e vídeo feitaspelaInterneteredessociais,trouxeramumpoucodeconfortoealegria em um período da história marcado pela tristeza e amargura. A live de Marília Mendonça realizada em abril do ano passado, foi a mais vista da história do YouTube, contabilizando mais de 3,3 milhões de acessos simultâneos. Destaque para a intérprete de Libras Gessilma Dias, que participoudoshowchamandoaatençãoparaacomunidadesurda Em julho deste ano, ao lado das amigas e parceiras Maiara e Maraisa, Marília lançou uma música em que incentiva as mulheres a denunciar casos de agressão e violência doméstica. O mesmo é conhecido serviço essencial para oenfrentamentoàviolênciacontramulher,oLigue180.

Música

mulou seguidores pelas redes socias, uma fama meteórica, prêmios e parcerias musicais. Igualmente, foi uma das poucas sertanejas a aderir ao #EleNão,campanhacontraoentãocandidatoàpresidênciaJairBolsonaro.

A partida precoce da estrela do sertanejo nos leva para o triste baú de recordações de artistas que faleceram de forma trágica no auge da carreira, como Mamonas Assassinas, Cristiano Araújo, Gabriel Diniz e outros. Ao mesmo tempo, nos desperta reflexões sobre a brevidade da vida e as suas incertezas. Fazemos e adiamos planos constantemente sem nenhuma garantia de que o amanhã existirá. Em momentos como esse, fica o convite paraquepossamosanalisaraformaqueestamosconduzindonossasvidas.O que podemos fazer para sermos humanos melhores em uma sociedade em que a falta de empatia e o desrespeito viraram protagonistas? 2021 está pesado demais. Que 2022 nos abrace com afeto, consciência e mais igualdade.

De variadas parcerias que vão do sertanejo ao MPB, como Gal Gosta e Caetano Veloso, a cantora foi citada duas vezes na canção do ícone baiano como Mar(av)ília Mendonça. A faixa “Sem Samba Não Dá” faz parte do novo álbum de Caetano. O nome da goiana aparece ao lado de outros artistas brasileiros.Eisumabonitahomenagem.

Música

Foto:Reprodução/Instagram

Marília Mendonça se junta a constelação de artistas queridos que hoje brilham em outro plano como o ator Paulo Gustavo. O seu legado e a sua obra são eternos. Nos restam memórias e a saudade... todo mundo vai sofrer. Obrigadaportudo.

Nodia20denovembroserelembraamortedeZumbidosPalmares, umdosmaisimportanteslíderesemproldalibertaçãodosnegros escravizados,tendoganhadoaalcunhadoQuilomboqueliderou. Desde2011,nessadatasecelebraoDiaNacionaldeZumbieda ConsciênciaNegra.Assim,nopenúltimomêsdoano,debatessobre aquestãoracialemnossopaíssãocomuns,bemcomouma valorizaçãodoselementos,íconesrelativosàculturanegra. Paracelebraressemêstãoimportante,escolhemosexaltare compartilharalgunsrestaurantesespecializadosemculinária africanaespalhadosparaoBrasil.Assimvocêpoderáincluir algumasparadasinteressantesnaspróximasviagens,paranãosó experimentarsabores,comoaprendermaissobreahistóriaea culturadapopulaçãoafricana. Restauranteparasaborearaculináriaafricana Saibaondeencontrarosmelhoresrestaurantesparaaprendermais sobreaculturaafroenquantosaboreiapratosmaravilhosos FernandaMartins Zanzibar Bahia Orestaurante,localizadoemSalvador,serveespecialidadesda culináriaafricanacommuitosaborecor.Aossábados,sãoservidas aspanelasdelambreta,eolocalpossuiumcatálogodecervejas especiais. Gastronomia

Simbaz

NesganegaAfricando BeloHorizonte Orestaurantecontacomumótimobaremaravilhosospratostípicos africanos. O local possui uma bela decoração temática, com um jardim encantador e ainda promove encontros culturais feitos com bastantecarinho. Comumambienteespetacularedivertido,orestauranteoferece umacomidasaborosa,alémdeumcaldodelicioso,queéumaboa pedidaparacompartilharcomosamigos.

Brasília Gastronomia

Biyou’z SãoPaulo Com um ambiente inspirado na cultura afro brasileira, o restaurante apresenta uma culinária baiana e uma decoração bem representativa,combastanteaxéemuitaartecultural. Comumaraizculturalmuitoforte,orestaurantecelebraacultura afro,sendoumareferêncianacidade.Olocalpromoveuma gastronomiaabrangente,compratosdetodoocontinente, garantindosatisfaçãocompletaaosclientes.Oambientetemumar especial.

CasaOmolokum RiodeJaneiro

Comessasdicas,vocêpoderáencontrarespaçosparaaprendermais, enquanto se alimenta bem, celebra com os amigos e se aprofunda emculturaesabedoria.Valeapenaconferircadaumdeles! PaneladeLambreta PratofeitocomummoluscotípicodaBahia Gastronomia

A Rede Globo anunciou que a atriz Camila Queiroz não fará parte das gravações finais da novela Verdades Secretas 2, onde interpretava a protagonista Angel. A emissora divulgou um comunicado com motivos para a saída da atriz. Camiladesabafouemsuasredessociaiseafirmou em notas que foi surpreendida pelos rumos que foramdadosasuapersonagem.

OfestivaldemúsicaAstroworldFestival,comandado pelo rapper Travis Scott, foi palco de uma tragédia que teve dez vítimas fatais e cerca de 300 pessoas ficaramferidas.Umaaçãoestásendomovidacontra Traviseaproduçãodoeventopornegligênciaefalta de planejamento adequado para a realização do show.

Rápidas

A Justiça dos Estados Unidos decidiu encerrar a tutela da estrela do pop, Britney Spears. Após quase 14 anos vivendo sob condições impostas pelosseustutores,acantoraagoratemliberdade para tomar suas próprias decisões, como por exemplo, tomar um drink ou comprar uma vela, comofoicomemoradopelaprópriaartistaemseu perfilnoInstagram.

OfilmeMarighellafinalmenteteveexibiçãonoBrasil no dia 4 do mês de novembro. Dirigido por Wagner Moura,elecontaahistóriadopoetaeguerrilheiroque foiumafiguraimportantenalutacontraaditadura.A previsão era de que o filme chegasse às telas brasileirashádoisanos,masporcausadapandemiae deproblemascomaAncine,oprojetofoiadiado.

NÃO NTENHA ÃO TENHA MEDO E MNEM EDO E NEM VERGONHA VDE ERGONHA DE SE SCUIDAR E CUIDAR Dicas NOVEMBRO AZUL SUA SAÚDE SÉ UA SAÚDE É IIMPORTANTE MPORTANTE

- CULTURA: reprodução wikipedia moda: twitter hugo gloss Portal Baldwin BR joe jonas shawn mendes ciara hugo gloss hugo gloss larissa manoela camila mendes

IMAGENS

Pinterest.com/Carrano comerblogaramar com br karyaschanilec.com emptysoda.com fashionismo.com.br the-atlantic-pacific.com eslamoda.com harpersbazaar.com comerblogaramar com br the atlantic pacific.com

cabelo: tik tok -gastronomia wikipedia amanda oliveira facebook nesganega facebook simbaz tripadvisor tripadvisor

moda 2: thezoereport.com

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Maria Querina - Novembro/2021 by mariaquerina - Issuu