Transtorno Bipolar - Cap. 1

Page 20

30

Transtorno bipolar

(Reilly, MacGillivray, Reid, & Cameron, 2015; Rush et al. 1996; Trivedi et al., 2004) Segunda versão do inventário de depressão de Beck (BDI-II, Beck Depression Inventory, Second Edition)

Para avaliar a gravidade de depressão no TAB, o BDI-II (Beck, Steer, & Garbin, 1988) é uma escala de autoavaliação simples e amplamente utilizada, que pode ser preenchida em 5-7 minutos na sala de espera. O BDI-II é um indicador confiável de gravidade de depressão, que tem sensibilidade clínica para analisar mudança. O BDI-II também inclui itens específicos para avaliar a desesperança e ideação ou planejamento suicida. Pessimismo e ideação suicida são itens úteis para indicar risco de suicídio: uma nota de “3” ou “4” em qualquer uma das duas deve incitar uma avaliação imediata de risco de suicídio atual e a documentação de um plano de tratamento. Escala Hamilton para depressão (HAM-D, Hamilton Rating Scale for Depression)

A escala HAM-D (Williams, 1988) é uma escala aplicada pelo clínico e é considerada uma escala padrão para medir a gravidade de depressão. A HAM-D inclui itens para avaliar sintomas-chave de depressão, como humor, sintomas somáticos, insônia, perda de interesse e de prazer, culpa, lentificação psicomotora, agitação e ansiedade. A HAM-D oferece alta validade e sensibilidade para mudanças clínicas quanto à resposta ao tratamento. A principal desvantagem da HAM-D para o uso clínico é a necessidade de treinamento. Uma versão modificada da HAM-D foi desenvolvida para proporcionar uma entrevista mais estruturada e uma descrição mais clara dos pontos da escala, de modo que a confiabilidade possa ser estabelecida mais facilmente (Miller, Bishop, Norman, & Maddever, 1985). Ambas as versões da HAM-D, porém, demoram cerca de 30 minutos para serem aplicadas quando a depressão está presente.

1.8

A análise mais sensível pode salvar vidas

Consequências para a prática clínica

Neste capítulo, destacamos as altas taxas de prevalência, as dificuldades no funcionamento, a carga familiar, a baixa qualidade de vida, o alto risco de suicídio, o abuso comórbido de substâncias e as altas taxas de outros transtornos psiquiátricos comórbidos no TAB, como a ansiedade e os transtornos alimentares. A análise mais sensível e os procedimentos diagnósticos podem ocasionar o seguinte:


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.