Transtorno Bipolar - Cap. 1

Page 1

1 Descrição Muitas pessoas que recebem o diagnóstico de transtorno bipolar são inicialmente encaminhadas para o tratamento medicamentoso, com pouca ou nenhuma proposta de tratamento psicossocial. Muitos terapeutas questionam a própria capacidade de tratar o transtorno bipolar, pelo fato de conhecerem de forma detalhada os potenciais riscos, e aceitam desse modo, corretamente, que o tratamento medicamentoso é a primeira linha. A resistência de tratar esse transtorno tem aumentado as inseguranças dos terapeutas quanto ao tratamento do transtorno afetivo bipolar no consultório particular. Quando se considera, porém, quantos aspectos da vida e do bem-estar são influenciados pelo transtorno bipolar, parece que seria o transtorno perfeito para abordagens psicossociais. De fato, nossa experiência pessoal sugere que, se nós nos equipamos com humildade, reconhecendo a severidade dos desafios, e com as ferramentas adequadas, é uma experiência muito gratificante ajudar as pessoas com o transtorno bipolar a reconquistar a sensação de controle, promover o conhecimento do transtorno e os fatores desencadeantes e achar caminhos para reconstruir domínios da vida que foram afetados pelos episódios anteriores. Este livro tenta proporcionar uma base firme e um contexto adequado para que o clínico realize esse trabalho. Como o diagnóstico exato é o pré-requisito para um tratamento bem-sucedido, vamos começar considerando a quinta edição do Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (Diagnostic and statistical manual of mental disorders), o DSM-5(APA, 2013), com atenção especial aos diagnósticos diferenciais e suas implicações para a prática clínica. Com embasamento científico cada vez maior para a sobreposição genética entre esquizofrenia e o transtorno bipolar, o DSM-5 criou o capítulo específico de “Transtorno Bipolar e Transtornos Associados”. Alguns pequenos ajustes feitos nos critérios diagnósticos são discutidos a seguir e ao longo do livro, sempre considerando a melhor evidência disponível.

1.1 Terminologia O transtorno afetivo bipolar (TAB), anteriormente chamado de doença maníaco-depressiva, é um transtorno do humor definido por sintomas maníacos de gravidade variada. A maioria das pessoas com TAB também experimentam sintomas depressivos. Sintomas maníacos podem envolver alteração de energia, da impulsividade, do comportamento e

Medicação com tratamento psicossocial, na maioria dos casos, é o ideal


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Transtorno Bipolar - Cap. 1 by Editora Hogrefe CETEPP - Issuu