{' '} {' '}
Limited time offer
SAVE % on your upgrade.

Page 1

Catรกlogo de livros 2019


2

Índice

Caros clientes e parceiros,

Catálogo de Testes

4

Com quase 70 anos de experiência no mercado editorial, a Editora Hogrefe está presente em mais de 15 países ao redor do mundo. As pesquisas e o desenvolvimento de novos produtos trazem temas sobre a Psicologia Clínica, Neuropsicológica, Educacional, Organizacional, Trânsito, Forense, Coaching e outros, abrangendo desde o público infantil até a terceira idade.

Psicologia do Desenvolvimento

5

Psicologia Clínica

7

Estamos em constante crescimento, com diversos projetos em andamento – seja com a tradução de obras de renomados autores estrangeiros, seja com a edição de publicações nacionais –, almejando sempre atender o público, com a máxima qualidade. No Brasil, contamos com a parceria de mais de 50 distribuidores especializados em avaliação psicológica. Agradecemos o reconhecimento do nosso trabalho e a confiança depositada em nossos materiais por parte dos psicólogos, estudantes e demais leitores brasileiros. Agora, temos o prazer de apresentar a todos vocês as novidades de 2019. Nas próximas páginas, será possível observar um pouco mais do nosso trabalho.

Canais de Comunicação Hogrefe CETEPP

10

Avaliação Psicológica e Neurociência

11

Metodologia/Psicologia Social

15

Clássicos da Psicologia

17

Coleção Guia Prático

18

Em Breve

22

Valores 

24

Eventos

25

Principais Distribuidores

26

Equipe Hogrefe CETEPP.


PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

5

Débora Marques de Miranda / Leandro Fernandes Malloy-Diniz (Orgs.)

O pré-escolar Sinopse A obra é parte integrante da coleção “Desenvolvimento humano no ciclo da vida” e apresenta todos os aspectos do desenvolvimento humano, desde o nascimento à pré-escola. Para tanto, abordará, entre outros temas relevantes, aspectos epidemiológicos, o desenvolvimento do sistema nervoso, genética, epigenética, desenvolvimento do primeiro ano de vida até os 5 anos de idade, o impacto de abusos, traumas e outras experiências adversas no desenvolvimento do pré-escolar, para profissionais que trabalham com esse público.

16 x 23 cm • 388 págs. ISBN: 978-85-85439-53-8

Marjorie C. Rocha da Silva / Marisa I. Siqueira Castanho (Orgs.)

Subjetividade e Aprendizagem Contribuições da Psicanálise e da Psicologia histórico-cultural

Catálogo de testes 2019

16 x 23 cm • 320 págs. ISBN: 978-85-85439-24-8

Anualmente, a equipe Hogrefe CETEPP desenvolve cuidadosamente um novo material para atualizar seus parceiros e clientes sobre os produtos, lançamentos, cursos e diversas outras novidades.

Com o Catálogo de testes 2019 você poderá se atualizar e aprimorar sua prática clínica. Os lançamentos incluem materiais restritos e não restritos, incluindo instrumentos para intervenção de aspectos atencionais, triagem do desenvolvimento e avaliação de habilidades cognitivas, como nomeação automática.

Jane Oakhill É professora de psicologia experimental na Universidade de Sussex, na Inglaterra.

Kate Cain É professora de língua e letramento no departamento de psicologia na Universidade de Lancaster, na Inglaterra.

Compreensão de leitura: Teoria e prática apresenta um panorama de pesquisas recentes sobre o desenvolvimento da compreensão leitora e os problemas de compreensão em crianças. O livro oferece um exame detalhado de competências-chave que contribuem para essa capacidade, bem como as características de crianças que têm dificuldades nessa área, examinando maneiras de auxiliar e aprimorar a compreensão. É um texto em linguagem acessível destinado a estudantes e profissionais sem experiências com a psicologia de leitura ou os problemas de leitura.

Compreensão de leitura

A compreensão da leitura é, portanto, uma tarefa complexa, que requer a orquestração de competências e capacidades cognitivas distintas, e depende necessariamente de uma leitura adequada das palavras: os leitores não podem entender um texto inteiro se não puderem identificar as palavras desse texto. Do mesmo modo, a boa compreensão de leitura depende da boa compreensão de linguagem de forma mais geral. Essas duas competências precisam ser estimuladas e apoiadas desde o começo do aprendizado da leitura. E a capacidade de compreender textos (e de apreciar textos de diferentes áreas e tipos) é algo que continua se desenvolvendo durante a vida adulta.

Este manual indispensável faz a seguinte pergunta: “O que é compreensão?”. Os autores examinam a compreensão de diferentes unidades da língua – a compreensão de palavras isoladas, de frases e de textos em prosa – e delineiam o que os leitores (e ouvintes) têm de fazer para entender com sucesso um texto extenso. Este livro também considera a compreensão com diferentes objetivos, em particular ler por prazer e ler para aprender, analisando como as características do leitor – como o interesse e a motivação – podem influir no processo de compreensão.

Teoria e prática

Ao longo do texto, destacam-se intervenções bem-sucedidas, experimentais e desenvolvidas em sala de aula. Em cada capítulo, o leitor encontra ideias práticas para uso na sala de aula, quadros, sumários e glossários que detalham os pontos principais e explicam os termos técnicos utilizados.

Carsten Elbro É professor de leitura e diretor do Centro de Pesquisa em Leitura (Centre for Reading Research) na Universidade de Copenhague, na Dinamarca.

Hogrefe Publishing Group

Jane Oakhill Kate Cain Carsten Elbro

Compreensão de leitura Teoria e prática

Assim, professores e outros agentes de educação, bem como psicólogos e pesquisadores precisam conhecer não só os processos cognitivos que estão na base da competência de leitura de palavras, mas também aqueles que são importantes para a compreensão do que é lido e como desenvolvê-los.

Tradução e Adaptação Adail Sobral

ISBN 978-85-85439-44-6 ISBN: 978-85-85439-44-6

Göttingen · Berne · Vienna · Oxford Boston · Paris · Amsterdam · Prague Florence · Copenhagen · Stockholm Helsinki · São Paulo · Madrid · Lisbon www.hogrefe.com

Solicite o seu!

Jane Oakhill / Kate Cain / Carsten Elbro

Temos usado a fala para nos comunicar há dezenas de milhares de anos, mas a leitura é, historicamente, uma competência nova, e só aproximadamente nos últimos cem anos a maioria das pessoas nas sociedades ocidentais passou a ler e a escrever. A capacidade de ler não tem raízes inatas, em contraste com a capacidade de falar. Aprender a ler é uma questão de aprender a decifrar um código, algo que não costuma acontecer naturalmente com as crianças. Aprender a ler é um ato “não natural”.

Oakhill / Cain / Elbro

O objetivo principal da leitura não é o processo de ler as palavras, mas de entender aquilo que lemos. Por isso, tem havido nos últimos anos uma ênfase crescente na importância da compreensão de leitura. Contudo, há ainda poucos trabalhos sobre esse tema vital que sejam acessíveis a estudantes, professores em atividade e formadores de docentes.

Compreensão de leitura

Em 2019, o catálogo contará também com dicas de como fazer um bom uso dos testes psicológicos e das informações acerca do HTS-5, plataforma digital para administração e correção de testes. Confira também os eventos nos quais a editora estará presente e programa-se!

Sinopse O livro apresenta uma compreensão do sujeito como um ser em construção e, como parte integrante dos processos educacionais por ele vivenciados, as autoras apontam para a necessidade de reconhecimento das repercussões afetivo-emocionais e cognitivas desses processos na vida e na formação desse sujeito em diferentes situações e contextos. Desta forma, essa obra propõe, por meio de textos teóricos e análises de situações de aprendizagem, uma releitura de processos de escolarização de crianças e jovens, de formação de educadores e de atuação profissional, ampliando o olhar para o sujeito e a psique humana.

9 788585 439446

Capa_Compreensao_de_leitura_16x23_OK.indd 1,3-5

Sinopse Compreensão de leitura: Teoria e prática apresenta um panorama de pesquisas recentes sobre o desenvolvimento da compreensão leitora e os problemas de compreensão em crianças. O livro oferece um exame detalhado de competências-chave que contribuem para essa capacidade, bem como as características de crianças que têm dificuldades nessa área, examinando maneiras de auxiliar e aprimorar a compreensão. 21/06/17 07:39

16 x 23 cm • 183 págs. ISBN: 978-85-85439-44-6


6

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

PSICOLOGIA CLÍNICA

Alessandra T. Bolsoni-Silva / Fabiane Ferraz Silveira Fogaça

Maria José Azevedo de Brito / Táki Athanássios Cordás / Lydia Masako Ferreira (Orgs.)

Promove − Pais

TDC

Treinamento de habilidades sociais educativas: guia teórico e prático

A mente que mente

Sinopse Essa obra tem por objetivo sistematizar as informações sobre as práticas educativas e as habilidades sociais educativas, na interação com os comportamentos de crianças e jovens, produzidas na literatura e no grupo de pesquisa de Bolsoni-Silva há mais de 15 anos. Fundamentado na Psicologia Preventiva, Promove − Pais é um guia teórico e prático destinado a psicólogos e profissionais interessados em aprimorar as interações sociais entre cuidadores e filhos.

Sinopse A obra, Transtorno dismórfico corporal - A mente que mente, é direcionada a pacientes e seus familiares, educadores e estudantes das áreas de saúde que queiram aprender o que é e como lidar com o TDC. Descrito sob um novo olhar de diversos especialistas em distúrbios da imagem corporal, o livro apresenta aspectos importantes, tais como: preocupação e insatisfação com o corpo, desde a infância até a velhice. 16 x 23 cm • 427 págs. ISBN: 978-85-85439-64-4

Associação para Metodologia e Documentação em Psiquiatria (Orgs.)

O Sistema AMDP

21 x 30 cm • 111 págs. ISBN: 978-85-85439-66-8

Manual de Documentação de Achados Diagnósticos Psiquiátricos Alessandra Pereira Falcão / Alessandra T. Bolsoni-Silva Tradutores Eduardo Aratangy, Paulo Sallet Revisão Técnica Thomas Haunold

Promove − Crianças Treinamento de habilidades sociais

14 x 21 cm • 270 págs. ISBN: 978-85-85439-32-3

Sinopse Com o intuito de elaborar estratégias para prevenir o surgimento de problemas futuros, foi criado o procedimento de intervenção Promove – Crianças, composto por dez sessões de intervenção que envolvem as habilidades sociais destacadas pela literatura da área como diferenciadores dos comportamentos de crianças clínicas e não clínicas. O livro traz uma vasta revisão bibliográfica sobre os principais estudos de intervenção em habilidades sociais com crianças, e ainda fornece um guia de auxílio aos profissionais para estruturação de cada sessão.

OPD Task Force (Org.)

OPD-2 Diagnóstico Psicodinâmico Operacionalizado Tradutor Rui Aragão Oliveira Revisão Técnica André Goettems Bastos

21 x 30 cm • 104 págs. ISBN: 978-85-85439-29-3 16 x 23 cm • 477 págs. ISBN: 978-85-85439-38-5

7


8

AVANÇOS EM PSICOTERAPIA

PSICOLOGIA CLÍNICA

Coleção Avanços em Psicoterapia

Avanços em Psicoterapia: Os livros desta coleção fornecem informações práticas e baseadas em evidências sobre os transtornos mentais mais frequentes na atuação clínica. Os conteúdos são fortemente recomendados a profissionais, pois abordam a questão de uma forma mais aprofundada, por meio de termos, dados técnicos e linguagem acadêmica. • Escrita voltada a profissionais • Apresenta evidências da prática

Lynn P. Rehm

Silvia Schneider / Jürgen Margraf

25 x 17 cm • 104 págs. ISBN: 978-85-85439-39-2

25 x 17 cm • 80 págs. ISBN: 978-85-85439-57-6

Lisa Joseph / Latha Soorya /  Audrey Thurm

Robert P. Reiser / Larry W. Thompson / Sheri L. Johnson / Trisha Suppes

25 x 17 cm • 114 págs. ISBN: 978-85-85439-31-6

25 x 17 cm • 157 págs. ISBN: 978-85-85439-62-0

• Ampliação de conhecimento • Apoio à atuação

Em Breve Petter Jaffe / David A. Wolfe / Marcie Campbell

Daria J. Kuss / Halley M. Pontes

Violência Doméstica Dependência na infância e na Tecnológica adolescência Borderline Martin Bohus / Markus Reicherzer

Katie Witkiewitz / Corey R. Roos /  Dana Dharmakaya Colgan / Sarah Bowen

Mindfulness

www.hogrefe.com.br

9


CANAIS DE COMUNICAÇÃO HOGREFE CETEPP

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E NEUROCIÊNCIA

A Hogrefe CETEPP está na internet!

Segundo o autor, a maior parte da Psicologia adotou um paradigma antigo em que a avaliação psicológica é vista como uma espécie de exame de sangue mais sofisticado. Existem as ferramentas, denominadas testes psicológicos, que podem ser usadas para “extrair” informações de um paciente. Depois disso, é possível colocar os dados em um computador, que os analisará e fornecerá uma interpretação que pode, então, ser utilizada para tomar decisões ou direcionar o tratamento.

Pela perspectiva do cliente

É com imenso prazer que apresentamos os nossos meios de comunicação digital. Estamos presentes no Facebook, Linkedin, Twitter, Instagram, blog e Youtube. Visamos:

Essa é uma caracterização difícil, especialmente para os inúmeros clínicos talentosos e habilidosos que praticam uma forma humanizada e não mecânica de avaliação psicológica. O autor, no entanto, acredita que eles sejam grandes exceções e questiona: quantos avaliadores você conhece que nunca dão devolutiva da avaliação para os clientes, ou que lhes enviam pelo correio um longo relatório padrão cheio de jargão técnico e outras expressões sem sentido?

Esta obra contém diversos capítulos que apresentam técnicas específicas de Avaliação Terapêutica e colaborativa, auxiliando os leitores a aprender as engrenagens desse método, tais como integrar achados de testes, envolver os clientes na discussão de suas experiências na aplicação de um instrumento e conduzir sessões de intervenção.

Divulgar nossos materiais Sabemos que com a demanda atual o tempo se tornou algo imprescindível, e ter acesso rápido a informações de qualidade faz toda a diferença. Mensalmente, um novo vídeo é publicado no nosso canal do Youtube, trazendo conteúdos pertinentes e formas de se aplicar os materiais que publicamos. Paralelamente a isso, com a mesma frequência, o nosso blog conta com publicações inéditas de grandes profissionais, ressaltando os temas trabalhados em publicações daquele mês. As demais redes contam com atualizações diárias. Em 2017, Dr. Finn recebeu o prêmio por distintas contribuições científicas para Avaliação Psicológica da Associação Americana de Psicologia (APA) e, em 2011, recebeu o prêmio Bruno Klopfer da Sociedade para Avaliação da Personalidade.

Mora em Austin, no Texas, com seu marido e seus três cavalos, mas viaja frequentemente ao redor do mundo para dar palestras sobre o potencial de cura da avaliação psicológica.

Teoria e técnica da avaliação terapêutica

“As revelações do Dr. Finn trouxeram novos ares para a prática da avaliação. Seus casos ilustrativos e exemplos pessoais são inspiradores e oferecem o estímulo para que os profissionais possam fazer mudanças no modo como entendem e praticam a avaliação. Este livro é fundamental para psicólogos que queiram fazer uma diferença na vida de crianças, adolescentes, adultos, casais e famílias com suas avaliações psicológicas!” - Deborah Tharinger, Universidade do Texas

“Este livro é uma combinação deliciosa de teoria, sabedoria clínica, orientação prestativa e casos ilustrativos. Cada capítulo está repleto de ideias sobre como se aproximar mais efetivamente dos clientes. Gostei em particular do estilo pessoal caloroso e cativante do Dr. Finn, que apresentou com sinceridade tanto seus casos de sucesso como aqueles que não deram certo. De ambas as situações, ele extrai lições úteis para o clínico praticante. Este livro proporciona uma ponte perfeita para psicólogos profissionais que conhecem os aspectos técnicos da avaliação, mas que agora querem usar esse conhecimento para facilitar a mudança do cliente. Certamente, vou indicá-lo nos cursos futuros que ministrar sobre avaliação.” - Gary Groth-Marnat, PhD, ABPP, ABAP, Pacifica Graduate Institute

Levar conhecimento aos nossos clientes e parceiros A produção de conhecimento segue um ritmo intenso, e precisamos sempre nos atualizar. Por isso, preparamos conteúdos interessantes para que você tenha sempre acesso ao que está sendo discutido em termos de ciência e prática profissional. Hogrefe Publishing Group

ISBN 978-85-85439-48-4 ISBN: 978-85-85439-48-4

Göttingen · Berne · Vienna · Oxford Boston · Paris · Amsterdam · Prague Florence · Copenhagen · Stockholm Helsinki · São Paulo · Madrid · Lisbon www.hogrefe.com

Pela perspectiva do cliente

Stephen E. Finn é PhD pela Universidade de Minnesota e especialista em Avaliação da Personalidade e em Psicoterapia, com reconhecimento internacional. Desenvolveu um trabalho pioneiro em Avaliação Terapêutica, uma intervenção breve baseada em evidências que integra sistematicamente avaliação psicológica e psicoterapia. Dr. Finn é o fundador do Center for Therapeutic Assessment, em Austin, nos EUA, cofundador do European Center for Therapeutic Assessment, em Milão, na Itália, e do Asian-Pacific Center for Therapeutic Assessment, em Tóquio, no Japão. Também é professor assistente clínico adjunto de Psicologia na Universidade do Texas, em Austin, e autor de 4 livros e mais de 50 artigos e capítulos sobre avaliação psicológica e psicodiagnóstico.

11

Stephen Finn A Avaliação Terapêutica é uma abordagem da avaliação colaborativa semiestruturada, apoiada na filosofia humanocientífica de Fischer, que foi desenvolvida pelo autor desta obra, Stephen E. Finn, e alguns de seus colegas do Center for Therapeutic Assessment, em Austin, Texas. Um de seus princípios fundamentais é a necessidade de englobar o contexto em que a pessoa está inserida, a fim de compreender plenamente sua visão de mundo, de causar impacto na vida dos clientes e de ajudá-los com seus problemas que são persistentes.

Finn

10

Stephen Finn

Pela perspectiva do cliente

Historicamente, os objetivos da avaliação psicológica foram direcionados para atender às necessidades de profissionais de saúde mental: esclarecer um diagnóstico ou condição de saúde mental de um cliente, ajudar no planejamento do tratamento ou avaliar a eficácia de intervenções que já haviam ocorrido. Finn e Tonsager (1997) chamaram essa abordagem de “modelo de coleta de informações” de avaliação psicológica. Em contraste, o objetivo principal da Avaliação Terapêutica é alcançar os objetivos e/ou necessidades dos clientes. Geralmente, isso envolve identificar, examinar e responder perguntas dos clientes sobre si mesmos e/ou suas relações com os outros. Sendo assim, a Avaliação Terapêutica reconhece a base contextual de todo o saber e rejeita a meta positivista do psicólogo como “observador objetivo”.

Tradutores Cecília Camargo Bartalotti Revisão Técnica Anna Elisa de Villemor-Amaral

Teoria e técnica da Avaliação Terapêutica

Sinopse Essa obra contém diversos capítulos que apresentam técnicas específicas de Avaliação Terapêutica e colaborativa, auxiliando os leitores a aprender as engrenagens desse método, tais como integrar achados de testes, envolver os clientes na discussão de suas experiências na aplicação de um instrumento e conduzir sessões de intervenção. O objetivo principal da Avaliação Terapêutica é alcançar os objetivos e/ou as necessidades dos clientes. Geralmente, isso envolve identificar, examinar e responder perguntas dos clientes sobre si mesmos e/ou suas relações com os outros. Sendo assim, a Avaliação Terapêutica reconhece a base contextual de todo o saber e rejeita a meta positivista do psicólogo como “observador objetivo”.

9 788585 439484

Capa_Pela_perspectiva_do_cliente16x23_OK.indd 1,3-5

17/04/17 13:41

21 x 30 cm • 104 págs. ISBN: 978-85-85439-29-3

Solucionar dúvidas por meio de informativos O manuseio de testes psicológicos nem sempre é fácil de compreender. Para auxiliar nossos clientes durante a aplicação e correção dos testes, produzimos informativos para solucionar as dúvidas que encontramos com maior frequência em nosso dia a dia.

Cleonice Alves Bosa / Maria Cristina T. V. Teixeira (Orgs.)

in

Editora Hogrefe CETEPP

Compreender essa variabilidade é um dos principais desafios para o diagnóstico do TEA, portanto é fundamental preparar os profissionais da saúde para identificação e avaliação dos seus sinais e sintomas, dos aspectos do desenvolvimento e do funcionamento familiar. Instrumentalizar o profissional para a prática clínica nesse campo é urgente, principalmente porque nas últimas décadas houve um aumento na taxa média de TEA na população geral e, mais recentemente, a instituição de políticas públicas nacionais voltadas para o TEA tem aumentado a demanda de avaliação diagnóstica e de tratamento.

Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira Professora do programa de pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e do curso de Psicologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da mesma instituição. Psicóloga pela Universidade de Havana (Cuba), mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e doutora em Saúde pela UFSC. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Especialista em análise do comportamento, avaliação e intervenção de psicopatologias na infância e adolescência, com ênfase em autismo, deficiência intelectual e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade/Impulsividade

Hogrefe Publishing Group Göttingen · Berne · Vienna · Oxford Boston · Paris · Amsterdam · Prague Florence · Copenhagen · Stockholm Helsinki · São Paulo · Madrid · Lisbon www.hogrefe.com

hogrefecombr.wordpress.com @HogrefeCETEPP

Autismo: Avaliação psicológica e neuropsicológica

Avaliar e compreender esse amplo espectro comportamental e sua relação com as demais áreas do desenvolvimento é um grande desafio e requer uma prática clínica qualificada. Que habilidades e condições são necessárias para que o profissional engaje a criança em atividades no curso do psicodiagnóstico? Que instrumentos estão legalmente disponíveis no país para a adequada avaliação dos diferentes domínios do desenvolvimento de crianças e adolescentes com TEA? Como compreender e lidar com o impacto do diagnóstico de TEA na família?

Essas são algumas das questões abordadas neste livro, que está organizado em três partes principais: a primeira trata de aspectos gerais relacionados à conceituação de TEA e ao papel do psicodiagnóstico, a segunda foca nas técnicas e instrumentos de avaliação das principais áreas do desenvolvimento, e a terceira apresenta relatos de experiências, envolvendo psicodiagnóstico, implantação de serviços em hospitais e o impacto do diagnóstico nos pais.

Atento à importância do tema, este livro traz textos atualizados e adequados à realidade brasileira, escrito por grandes especialistas em TEA, para auxiliar na formação e no aprimoramento da prática de profissionais interessados no psicodiagnóstico e na avaliação neuropsicológica do TEA.

linkedin.com/company/hogrefe instagram.com/editorahogrefecetepp

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) abrange déficits em domínios comunicativos, de interação social e comportamental, que emergem na infância e afetam o curso do desenvolvimento. A variabilidade na frequência, a qualidade e a gravidade na expressão dos comportamentos desafiam o diagnóstico.

Bosa / Teixeira (Orgs.)

Cleonice Alves Bosa Professora associada e psicóloga clínica do programa de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela UFRGS e doutora em Psicologia pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade de Londres (Reino Unido). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Transtornos do Desenvolvimento (NIEPED) e do Centro Multidisciplinar de Avaliação em Autismo (CEMA), da UFRGS. Atua como docente nos diferentes níveis de ensino: graduação e pós-graduação stricto e lato sensu.

ISBN 978-85-85439-51-4 ISBN: 978-85-85439-51-4

Autismo: Avaliação psicológica e neuropsicológica

f

facebook.com/cetepp.editora

VELVET Estúdio Fotográfico

Inscreva-se em nossas redes sociais!

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é de início precoce, curso crônico e caracterizado principalmente por desvio qualitativo no desenvolvimento da sociabilidade e por padrões de comportamentos alterados. O rastreamento na primeira infância é fundamental, pois o atendimento adequado leva à diminuição dos riscos e aumenta as chances de melhor prognóstico. A variabilidade na apresentação clínica do TEA é ampla, impactando em maior ou menor grau diversas áreas do desenvolvimento.

Cleonice Alves Bosa Maria Cristina T. V. Teixeira (Orgs.)

Autismo: Avaliação psicológica e neuropsicológica

9 788585 439514

Capa_Autismo_avaliacao_psicologica_e_neuropsicologica_16x23_.indd 1,3-5

ição 2a Ed

Sinopse Instrumentalizar o profissional para a prática clínica nesse campo é urgente, principalmente porque, nas últimas décadas, houve um aumento na taxa média de TEA na população geral e, mais recentemente, a instituição de políticas públicas nacionais voltadas para o TEA tem aumentado a demanda por avaliação diagnóstica e tratamento. Atento à importância do tema, esse livro, escrito por grandes especialistas em TEA, traz textos atualizados e adequados à realidade brasileira para auxiliar na formação e no aprimoramento da prática de profissionais interessados no psicodiagnóstico e na avaliação neuropsicológica do TEA. 06/09/17 16:01

16 x 23 cm • 312 págs. ISBN: 978-85-85439-51-4


12

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E NEUROCIÊNCIA

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E NEUROCIÊNCIA

ição 2a Ed

16 x 23 cm • 232 págs. ISBN: 978-85-85439-26-2

Annelise Júlio-Costa /  Ricardo Moura / Vitor Geraldi Haase (Orgs.)

Manuela Ramos Caldas Lins / Monalisa Muniz /  Lucila Moraes Cardoso (Orgs.)

Compêndio de testes neuropsicológicos: Atenção, funções executivas e memória

Avaliação psicológica infantil Sinopse O objetivo da obra é discutir questões básicas que permeiam o processo de avaliação psicológica de crianças. Serão apresentados aspectos introdutórios do desenvolvimento infantil, ferramentas em Avaliação Psicológica infantil, teorias e estudos de casos em Avaliação Psicológica com crianças. O livro é destinado a psicólogos e estudantes de Psicologia.

Sinopse Esse manual apresenta as bases neuropsicométricas, os construtos cognitivos, as correlações anatomoclínicas e a utilidade clínica de um conjunto de tarefas neuropsicológicas amplamente usadas no Brasil. Em sua maioria, trata-se de tarefas de domínio público que foram adaptadas por diversos clínicos e pesquisadores, no mundo e no Brasil, com base em uma filosofia “in house” ou “do it by yourself”. Assim, essa obra permitirá que estudantes avançados de graduação e de pós-graduação, bem como profissionais que atuam na área de Neuropsicologia, tenham acesso a informações que lhes facultem uma melhor fundamentação científica da sua prática.

16 x 23 cm • 487 págs. ISBN: 978-85-85439-80-4

Elizeu C. Macedo / Paulo Sérgio Boggio (Orgs.)

Joni L. Mihura / Gregory J. Meyer (Orgs.) “Um recurso valioso tanto para usuários como para pesquisadores, este livro notável deveria estar na estante de todos os clínicos. O volume ilustra como os dados do R-PAS podem ser usados para compreender a dinâmica subjacente e os comportamentos expressos dos pacientes e para auxiliar a tomada de decisões clínicas e forenses. Autoridades na área abordam desafios de avaliação diversos, que vão de violência doméstica a risco de suicídio, seleção para emprego e avaliação para guarda de filhos. Combinando habilmente evidências empíricas com conhecimento clínico, os capítulos fazem os dados do R-PAS ganharem vida.”

Mihura / Meyer (Orgs.)

Escrito por codesenvolvedores do Sistema de Avaliação por Performance no Rorschach (R-PAS), este livro essencial de estudos de casos ilustra a utilidade do R-PAS em uma ampla variedade de motivos de encaminhamento para adultos, crianças e adolescentes.

Neurociências e psicologia aplicadas à vida cotidiana

Exemplos de casos instigantes desenvolvidos por especialistas respeitados abordam questões clínicas (como avaliação de psicose, transtornos de personalidade e tendência a suicídio); questões forenses (como avaliações de insanidade e risco de violência, procedimentos para guarda de filhos e violência doméstica); e uso em contextos neuropsicológicos, educacionais e outros.

R-PAS

Uso do Sistema de Avaliação por Performance no Rorschach (R-PAS)

Robert F. Bornstein, PhD, Derner Institute of Advanced Psychological Studies, Adelphi University

Cada capítulo, cuidadosamente organizado, detalha a aplicação, a codificação e a interpretação do R-PAS. Projetado para substituir o amplamente usado Sistema Compreensivo desenvolvido por John Exner, o R-PAS tem uma base empírica mais sólida, segue normas precisas para uso internacional, é mais fácil de aprender e usar, além de reduzir ambiguidades na aplicação e codificação, entre outros aperfeiçoamentos. Para mais informações, visite o www.r-pas.org.

Gregory J. Meyer

Sinopse É PhD e professor de Psicologia na University of Toledo, especializado em avaliação psicológica com ênfase na integração de métodos de avaliação. Recebeu inúmeros Nas últimas décadas, o avanço e o conhecimento acumulados sobre prêmios relacionados à avaliação da Society for Personality Assessment (SPA) e o Prêmio por Distinguished a interface entre Psicologia e neurociências devem ser estendidos Contributions to Assessment Psychology da American Psychological Association (APA). É Fellow da APA e da SPA. Com mais de 75 publicações revisadas por pares, ele e aplicados para uma melhor compreensão dos fenômenos diários é ex-editor do Journal of Personality Assessment. É do R-PAS e ministra palestras, além de aos quaiscodesenvolvedor estamos constantemente expostos. Para explicá-los, a treinamentos, como convidado internacionalmente. obra apresenta situações corriqueiras da vida de cada um de nós, com o objetivo de explicitar, de maneira clara e contextualizada, funções cognitivas como a linguagem, a memória e a atenção, bem como habilidades socioemocionais. Desta forma, diversos fenômenos básicos são discutidos, considerando diferentes perspectivas, a fim de lançar luz aos eventos cotidianos e estabelecer um ponto de comunicação entre a academia e a sociedade. Hogrefe Publishing Group

Göttingen · Berne · Vienna · Oxford · Paris Boston · Amsterdam · Prague · Florence Copenhagen · Stockholm · Helsinki · Oslo Madrid ·Barcelona · Seville · Bilbao Zaragoza · São Paulo · Lisbon www.hogrefe.com

ISBN 978-85-85439-84-2

Uso do Sistema de Avaliação por Performance no Rorschach® (R-PAS®)

Joni L. Mihura É PhD, e professora de Psicologia na University of Toledo, onde leciona avaliação psicológica e psicoterapia psicodinâmica/integrativa. Recebeu vários prêmios na carreira. Atua no conselho editorial das revistas científicas Journal of Personality Assessment e Rorschachiana, é Fellow da Society for Personality Assessment e coeditora do Handbook of Gender and Sexuality in Psychological Assessment. É codesenvolvedora do R-PAS e ministra palestras, bem como treinamentos, como convidada internacionalmente.

Joni L. Mihura Gregory J. Meyer (Orgs.)

Uso do Sistema de Avaliação por Performance no Rorschach® (R-PAS®)

Sinopse Escrito por codesenvolvedores do Sistema de Avaliação por Performance no Rorschach (R-PAS), esse livro essencial de estudos de casos ilustra a utilidade do R-PAS em uma ampla variedade de motivos de encaminhamento para adultos, adolescentes e crianças. A obra apresenta forte base teórica e visa diminuir a ambiguidade no momento da aplicação e da codificação, pois apresenta aperfeiçoamentos pautados nas normas internacionais de uso.

9 788585 439842

Capa_R-PAS16x23_.indd 1,3-5

16 x 23 cm • 208 págs. ISBN: 978-85-85439-36-1

13

31/10/2018 14:17

16 x 23 cm • 552 págs. ISBN: 978-85-85439-84-2


14

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E NEUROCIÊNCIA

METODOLOGIA/PSICOLOGIA SOCIAL

Claudio Simon Hutz (Org.)

Carolina Laurenti / Carlos E. Lopes / Saulo de F. Araújo

Avaliação em Psicologia Positiva

Pesquisa Teórica em Psicologia

Técnicas e Medidas

Aspectos Filosóficos e Metodológicos

Sinopse O desenvolvimento de instrumentos e técnicas de avaliação é essencial para que novas pesquisas sejam realizadas, garantindo o avanço epistemológico da área de Psicologia Positiva. A obra disponibiliza diversas escalas para avaliação de aspectos importantes no campo da Psicologia Positiva, tais como engajamento no trabalho, altruísmo, autocompaixão, amizade e suporte social. As escalas são válidas para uso no Brasil e podem ser usadas por pesquisadores, professores, estudantes e profissionais. Há também a apresentação de uma discussão teórica dos métodos e das técnicas de avaliação de resiliência, mindfulness, forças e virtudes. Sendo assim, o livro é uma referência fundamental para profissionais que trabalham na área da Psicologia Positiva. 16 x 23 cm • 167 págs. ISBN: 978-85-85439-25-5

16 x 23 cm • 184 págs. ISBN: 978-85-85439-33-0

Ana Claudia Souza Vazquez / Claudio Simon Hutz (Orgs.)

Emergências e desastres são termos que nos trazem cotidianamente a inquietante certeza do quanto estamos expostos às ameaças, sejam elas provenientes de fenômenos naturais ou de avanços tecnológicos. Os efeitos devastadores desencadeados pelas forças da natureza ou pelo próprio homem têm sido causa da morte e do deslocamento de milhões de pessoas em todo o mundo, e levaram alguns autores a classificar as últimas décadas como a “era das catástrofes” ou a “era do trauma”.

Sant’Anna Filho / Lopes (Orgs.)

Aplicações da psicologia positiva

Nesse contexto, a psicologia, como ciência e profissão, também deve ser protagonista no processo de redução dos riscos de desastres, de modo a aprimorar a atuação dos profissionais para a construção de comunidades mais resilientes, cidades sustentáveis e pessoas mais saudáveis e conscientes. O livro O psicólogo na redução dos riscos de desastres: Teoria e prática, destinado a professores, estudantes, psicólogos e demais profissionais ligados à Proteção e Defesa Civil, oferece diferentes possibilidades de intervenção do psicólogo nas ações para prevenir e minimizar desastres, antes, durante e após eventos adversos, buscando integrar teoria e prática, criando novas oportunidades àqueles que estão expostos a cenários de desastres, ajudando-os a se preparar, responder e reduzir os impactos de uma catástrofe.

O psicólogo na redução dos riscos de desastres

A psicologia, como ciência e profissão, tem sido constantemente instada a contribuir proativamente para o entendimento e para a prevenção ou a mitigação da perda de vidas humanas, bem como para o tratamento das sequelas resultantes dessas situações, de modo a restabelecer a saúde mental dos indivíduos. Assim, foi estabelecida, em 1948, a psicologia nos desastres, e, desde então, seu campo de pesquisa tem evoluído constantemente.

Trabalho e organização

16 x 23 cm • 239 págs. ISBN: 978-85-85439-63-7

Göttingen · Berne · Vienna · Oxford Boston · Paris · Amsterdam · Prague Florence · Copenhagen · Stockholm Helsinki · São Paulo · Madrid · Lisbon www.hogrefe.com

ISBN 978-85-85439-43-9 ISBN: 978-85-85439-43-9

O psicólogo na redução dos riscos de desastres

Hogrefe Publishing Group

Este livro busca demonstrar que a psicologia pode e deve ser utilizada em todas as fases de um desastre, e não somente após a fase de resposta. Portanto, possui papel fundamental nos Sistemas de Proteção e Defesa Civil, ajudando na conscientização dos riscos de desastres e na capacitação do cidadão para atuar em campo tenso, aliviando o sofrimento das vítimas e afetados e manejando as angústias pós-traumáticas de todos aqueles submetidos a situações traumáticas.

Teoria e prática

Sinopse Aplicações da Psicologia Positiva, visa beneficiar e aprimorar o trabalho de profissionais que atuam na área de gestão de Daniela dacerteza, Cunha Lopes pessoas. Com há capítulos de interesse para estudantes, Psicóloga pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (UniCEUB), especialista em Terapia Familiar e de Casal tanto de graduação como mestrandos e doutorandos. A obra pelo Holon Espaço Dinâmico, Unidade de Formação, e também em Clínica Psicodinâmica do Trabalho e Gestão do aborda uma nova perspectiva, e vincula as mais recentes teorias Estresse pela Universidade de Brasília (UnB). Foi diretora do Departamento de Minimização de Desastres (DMD) e secretária nacional substituta da Secretaria Nacional de com a prática profissional. Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional (MI). Atuou na assistência humanitária, no gerenciamento e na administração de desastres em todo o território nacional e em países da América Latina e do Caribe, no período de 2003 a 2012. Membro fundadora da Rede Latino-Americana de Psicologia em Emergências e Desastres e membro fundadora da Associação Brasileira de Redução de Risco de Desastre.

Sinopse O campo da Psicologia ainda é alvo de inúmeras críticas por causa da pluralidade de teorias e da confusão conceitual gerada a partir delas. A pesquisa teórica permite o esclarecimento conceitual, filosófico e histórico das teorias Psicológicas, colocando em evidência ambiguidades, contradições, lacunas, imprecisões, excessos e contrassensos dos projetos de psicologia. Ao explicitar e esclarecer os problemas teórico-conceituais, contribui-se para uma formação menos dogmática e eclética. Diante deste cenário, o livro destaca as potencialidades e especificidades metodológicas desse tipo de investigação, fornecendo material para desenvolver habilidades de pesquisa em Psicologia. Desta forma, a obra permite o reconhecimento da pesquisa teórica como uma forma legítima de produção de conhecimento psicológico.

Olavo Sant’Anna Filho / Daniela da Cunha Lopes (Orgs.)

As catástrofes, sejam elas naturais ou provocadas pela ação do homem, sempre fizeram parte da história da humanidade. Considerando a realidade de vulnerabilidade relacionada à ocorrência de desastres, em particular no Brasil, tornou-se evidente a necessidade de uma gestão integrada formada por profissionais inter e multidisciplinares.

Olavo Sant’Anna Filho Psicólogo pela Universidade de Guarulhos, psicoterapeuta e psicodramatista pela Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama (ABPS) e Escola Paulista de Psicodrama (EPP). Pós-graduado em Gestão de Desastres, Saúde e Desenvolvimento pela Universidade da Costa Rica e Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Foi consultor da Opas em programas de preparação para desastres. Foi coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, no período de 1997 a 2001. É pioneiro na introdução da psicologia nas emergências e desastres no Brasil. Membro da Rede Latino-Americana de Psicologia em Emergências e Desastres.

15

Olavo Sant’Anna Filho Daniela da Cunha Lopes (Orgs.)

O psicólogo na redução dos riscos de desastres Teoria e prática

9 788585 439439

16 x 23 cm • 255 págs. ISBN: 978-85-85439-43-9

Sabemos que a psicologia nas emergências, nos desastres e nos incidentes críticos ainda é uma área em construção em nosso país, e há muito a ser feito, tanto em termos de pesquisa especializada quanto de ensino e de intervenções psicossociais, por isso a importância da contribuição desta obra.

Sinopse O livro O psicólogo na redução dos riscos de desastres: Teoria e prática – destinado a professores, estudantes, psicólogos e demais profissionais ligados à Proteção e Defesa Civil – oferece diferentes possibilidades de intervenção do psicólogo nas ações para prevenir e minimizar desastres, antes, durante e após eventos adversos. A obra busca integrar teoria e prática, criando novas oportunidades àqueles que estão expostos a cenários de desastres, e ajudando-os a se preparar, responder e reduzir os impactos de uma catástrofe. Sabemos que a Psicologia nas emergências, nos desastres e nos incidentes críticos, ainda hoje é uma área em construção em nosso país, e há muito a ser feito, tanto em termos de pesquisa especializada quanto de ensino e de intervenções psicossociais, o que confirma a importância da contribuição dessa obra.


16

IMPORTÂNCIA DA LEITURA

CLÁSSICOS DA PSICOLOGIA

Para mais informações Tel. / Fax +55 11 5543 4592 hogrefe@hogrefe.com.br Editora Hogrefe CETEPP R. Comendador Norberto Jorge, 30 Brooklin, São Paulo – SP, Brasil CEP: 04602 020 Tel. +55 11 5543 4592 www.hogrefe.com.br

f in

facebook.com/cetepp.editora linkedin.com/company/hogrefe instagram.com/editorahogrefecetepp Editora Hogrefe CETEPP hogrefecombr.wordpress.com

Clássicos da Psicologia A nova coleção da Editora Hogrefe CETEPP é um projeto voltado para profissionais e estudantes de psicologia, assim como para todos os interessados na área. Sob a direção do Professor Saulo de Freitas Araujo, a coleção trará para o português textos de autores clássicos da tradição psicológica, acrescidos de introdução, notas explicativas, glossário com os principais termos técnicos e cronologia da vida e da obra do autor em questão. Autores renomados da psicologia farão parte desta coleção: Wundt, Mead, Vygotsky, e muitos outros.

• Traduções diretas do original; • Ampliação de conhecimento e fusão de novas informações; • Apoio à formação e à construção de novas formas de pensamento. Os grandes clássicos da psicologia agora em linguagem moderna e acessível!

www.hogrefe.com.br

17


18

GUIA PRÁTICO

COLEÇÃO GUIA PRÁTICO

Martin Hautzinger

Guia Prático

Como lidar com a Depressão Guia Prático para familiares e pacientes que sofrem de Depressão

Os guias desta coleção abordam os Transtornos Psiquiátricos mais frequentes na prática clínica, oferecendo esclarecimento do quadro clínico, causas e opções de tratamento. Os livros são destinados aos pais, aos professores e à qualquer pessoa interessada no tema, não se restringindo à profissionais da área. 14 x 21 cm • 84 págs. ISBN: 978-85-85439-27-9

• Compacto • Sugestões de autoajuda

Manfred Döpfner / Jan Frölich / Tanja W. Metternich

• Apoio à psicoterapia

Este guia descreve, em linguagem acessível, os vários sintomas do transtorno e explica os conhecimentos atuais sobre suas causas e efeitos. Pretende, antes de tudo, encorajar pacientes com este transtorno a procurar por uma psicoterapia eficaz. A ênfase é dada à terapia comportamental dialética (TCD), por ser o tratamento que se mostrou mais efetivo para o transtorno borderline. São explicadas sua estrutura e a metodologia, abordadas as perguntas mais importantes e oferecidas orientações de autoajuda.

Frequentemente confundida com tentativa de suicídio, a automutilação é um comportamento desenvolvido principalmente pelo adolescente como maneira de aliviar seu sofrimento psicológico. A prática geralmente está associada a outros problemas psiquiátricos e ainda é objeto de poucos estudos no Brasil. A internet tem sido benéfica para a solução do problema, na medida em que o adolescente pode encontrar apoio on-line, mas também tem se mostrado extremamente prejudicial na difusão de métodos de mutilação e até na influência sobre os jovens que não sabem como resolver seus problemas de outra forma. A automutilação também está bastante ligada ao bullying, prática que vem sendo atualmente combatida em larga escala, em todos os meios sociais.

Como lidar comTDAH

Aratangy (Org.)

Bohus / Reicherzer

Atualmente, é grande o número de jovens e adultos que sofrem do transtorno de personalidade borderline, também conhecido como transtorno de personalidade limítrofe. Oscilações intensas de emoções, crises suicidas, autolesões e profundo desespero caracterizam a doença que vem acompanhada de graves problemas de relações interpessoais, levando a pessoa a experimentar emoções intensas, que passam rapidamente de um sentimento a outro, como solidão profunda, abandono, decepção e raiva.

Como lidar com o transtorno de personalidade limítrofe – Borderline Guia prático para familiares e pacientes

ISBN 978-85-85439-52-1 Hogrefe Publishing Group Göttingen · Berne · Vienna · Oxford Boston · Paris · Amsterdam · Prague Florence · Copenhagen · Stockholm Helsinki · São Paulo · Madrid · Lisbon

Guia prático www.hogrefe.com

CAPA_Como_lidar_com_o_transtorno de personalidade_limitrofe_Borderline14x21_.indd 2-3

Eduardo Wagner Aratangy (Org.)

Guia prático para familiares, professores e jovens que lidam com o problema da automutilação

CAPA_Como_lidar_com_a_Automutilacao_14x21_.indd 2-3

9 788585 439507

Guia prático

23/05/17 15:39

26/07/17 13:15

ISBN: 978-85-85439-58-3

9 788585 439583

Como lidar com os transtornos alimentares

Adriana T. Kachani Silvia Brasiliano Patricia B. Hochgraf

Guia prático para familiares, professores e pacientes

Guia prático para familiares e pacientes

Por fim, o guia oferece também auxílio para familiares, informações para grupos de autoajuda e para redes que tratam pessoas igualmente afetadas por esse transtorno.

Guia prático

Guia prático

entares14x21_OK.indd 2-3

Novo

Martin Bohus / Markus Reicherzer

Este guia descreve, em linguagem acessível, os vários sintomas do transtorno e explica os conhecimentos atuais sobre suas causas e efeitos. Pretende, antes de tudo, encorajar pacientes com este transtorno a procurar por uma psicoterapia eficaz. A ênfase é dada à terapia comportamental dialética (TCD), por ser o tratamento que se mostrou mais efetivo para o transtorno borderline. São explicadas sua estrutura e a metodologia, abordadas as perguntas mais importantes e oferecidas orientações de autoajuda.

Como lidar com o transtorno de personalidade limítrofe – Borderline

om

ISBN 978-85-85439-58-3

Como lidar com os transtornos alimentares

direcionado a pacientes e seus familiares, e estudantes das áreas de saúde que aprender o que são e como lidar com os alimentares.

Eduardo Wagner Aratangy Helena Bonadia Buonfiglio (Orgs.)

Bohus / Reicherzer

Atualmente, é grande o número de jovens e adultos que sofrem do transtorno de personalidade borderline, também conhecido como transtorno de personalidade limítrofe. Oscilações intensas de emoções, crises suicidas, autolesões e profundo desespero caracterizam a doença que vem acompanhada de graves problemas de relações interpessoais, levando a pessoa a experimentar emoções intensas, que passam rapidamente de um sentimento a outro, como solidão profunda, abandono, decepção e raiva.

s descritos neste livro causam surpresa, por anorexia nervosa é a mais letal das doenças s, e os prejuízos causados por ela na e vida equivalem aos da esquizofrenia. cientes com bulimia nervosa que não compulsão alimentar é um comportamento itos aspectos em comum com as as químicas. Há pessoas com impulso el de comer giz ou carvão. Muitas crianças diagnóstico de transtorno alimentar restritivo eus pais não fazem a menor ideia disso.

rtorexia, alcoorexia, diabulimia são entos alimentares alterados descritos, ao pítulos, de forma objetiva e clara, por s renomados em transtornos alimentares.

Tradutor Klaus Brüschke Revisão Técnica Dra. Lisandra Borges

14 x 21 cm • 64 págs. ISBN: 978-85-85439-30-9

ISBN: 978-8585439-50-7

Aratangy / Buonfiglio (Orgs.)

nos alimentares são doenças que provocam o comportamento alimentar, dificuldades em próprio corpo e graves complicações clínicas.

Como lidar com a automutilação

ISBN 978-85-85439-50-7

Hogrefe Publishing Group Göttingen · Berne · Vienna · Oxford Boston · Paris · Amsterdam · Prague Florence · Copenhagen · Stockholm Helsinki · São Paulo · Madrid · Lisbon www.hogrefe.com

Como lidar com a automutilação

Como lidar com o transtorno de personalidade limítrofe – Borderline

Voltado principalmente para pais e professores, este guia também é indicado para adolescentes, jovens, adultos e todos que estejam passando pelo problema e precisem de ajuda. Há instruções práticas e direcionadas para a abordagem e a resolução desse problema, que ainda é

Martin Bohus tabu em todo o mundo, mas que apresenta número alarmante de praticantes nas estatísticas. Markus Reicherzer

Martin Bohus Markus Reicherzer

Como lidar com o transtorno de personalidade limítrofe – Borderline Guia prático para familiares e pacientes

14/11/17 13:40

ISBN 978-85-85439-52-1 Hogrefe Publishing Group Göttingen · Berne · Vienna · Oxford Boston · Paris · Amsterdam · Prague Florence · Copenhagen · Stockholm Helsinki · São Paulo · Madrid · Lisbon www.hogrefe.com

Como lidar com o transtorno de personalidade limítrofe – Borderline Guia prático para familiares e pacientes

Guia prático

CAPA_Como_lidar_com_o_transtorno de personalidade_limitrofe_Borderline14x21_.indd 2-3

23/05/17 15:39

14 x 21 cm • 149 págs. ISBN: 978-85-85439-52-1

www.hogrefe.com.br

ição 2a Ed

Guia prático para familiares, professores e jovens com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade

Este guia traz informações sobre os grupos de risco, os motivos que levam o paciente a se automutilar, sobre como identificar o problema, como abordar o paciente que sofre de automutilação e como realizar o tratamento desse comportamento.

Por fim, o guia oferece também auxílio para familiares, informações para grupos de autoajuda e para redes que tratam pessoas igualmente afetadas por esse transtorno.

que são transtornos alimentares?

ne · Vienna · Oxford · Paris rdam · Prague · Florence tockholm · Helsinki · Oslo ona · Seville · Bilbao Paulo · Lisbon

Tradutor Jéssica Fernandes Alonso Revisão Técnica Dr. André Goettems Bastos

• Escrita didática

uns diagnósticos psiquiátricos sejam do público geral, existem muitos enganos e s quando se fala de saúde mental. Mais ainda, mos dos transtornos alimentares, eles são te associados à moda e à vaidade, mas suas muito mais complexas.

hing Group

19

Tradutor Klaus Brüschke Revisão Técnica Dr. Thomas Haunold

ição 2a Ed


20

COLEÇÃO GUIA PRÁTICO

COLEÇÃO GUIA PRÁTICO

Aratangy (Org.) Como lidar com a automutilação

Eduardo Wagner Aratangy (Org.)

Como lidar com a automutilação

Como lidar com a automutilação Guia prático para familiares, professores e jovens que lidam com o problema da automutilação

N 978-85-85439-50-7 ISBN: 978-8585439-50-7

788585 439507

78-85-85439-58-3

585 439583

ição d E a 3

Como lidar com o amor patológico

Guia prático para familiares, professores e jovens que lidam com o problema da automutilação

Guia prático para pacientes, familiares e profissionais de saúde

Guia prático

26/07/17 13:15

Aratangy / Buonfiglio (Orgs.)

14 x 21 cm • 68 págs. ISBN: 978-85-85439-50-7

Como lidar com os transtornos alimentares

85-85439-58-3

Eglacy Cristina Sophia / Táki Cordás

Eduardo Wagner Aratangy (Org.)

Eduardo Wagner Aratangy / Helena Bonadia Buonfiglio (Orgs)

Eduardo Wagner Aratangy Helena Bonadia Buonfiglio (Orgs.)

Como lidar com os transtornos alimentares

Como lidar com os transtornos alimentares

Guia prático para familiares e pacientes

Guia prático para familiares e pacientes

Guia prático

Adriana T. Kachani / Silvia Brasiliano / Patricia B. Hochgraf

Como lidar com o alcoolismo Guia prático para familiares, professores e pacientes

Em Breve Alexandre Saadeh

Cristiano Nabuco de Abreu

Rosane Lowenthal

Liliana Seger Jacob / Deisy Emerich Geraldo /  Carolina Farias da Silva Bernardo / Juliana Ricco Morillo

Como lidar com a transexualidade

14/11/17 13:40

14 x 21 cm • 191 págs. ISBN: 978-85-85439-58-3

Adriana T. Kachani Silvia Brasiliano Patricia B. Hochgraf

14 x 21 cm • 79 págs. ISBN: 978-85-85439-73-6

Guia prático para familiares, professores e pacientes

Como lidar com o autismo Alexandre Pinto de Azevedo / Raphael C. FilhoFernanda Pisciolaro /  Christianne Reis / Fernanda Cernea / Isabella Lobo Sasaoka

Como lidar com a compulsão alimentar

Maria Angela Nogueira Nico / Aurea Maria Stavale Gonçalves

Guia prático

14 x 21 cm • 95 págs. ISBN: 978-85-85439-71-2

Como lidar com a dislexia Gislaine Gil / Alexandre Leopold Busse

Como lidar com a demência e o Alzheimer

Como lidar com a dependência tecnológica Como lidar com o transtorno explosivo intermitente

Mauro Fisberg, Adriana Trejger Kachani e Priscila Maximino

Como lidar com a seletividade alimentar Deisy Emerich Geraldo / Paula Braga-Porto /  Carolina Bezerra de Sousa Ide

Como lidar com a enurese

21


22

EM BREVE

EM BREVE

Em Breve John G. Gunderson / Paul S. Links

Manual Clínico do Transtorno Borderline* Tradutor Dr. Thomas Haunold Revisão Técnica Dr. Marcos Croci, Dr. Marcelo Brañas

Sinopse Esse livro é um guia completo para o uso do Bom Manejo Clínico, um tratamento baseado em evidência para o Transtorno de Personalidade Borderline. O livro desmistifica o transtorno, fornece dados sobre o quadro, fluxogramas de tratamento, casos clínicos ilustrativos e demonstrações em vídeo das principais técnicas necessárias para psiquiatras, residentes de psiquiatria, psicólogos, enfermeiros, e para outros profissionais que lidam com pacientes borderline a fim de que empreguem um tratamento eficaz, pragmático e não intensivo. *

Título sujeito a alteração.

Dr. Ryan M. Niemiec

Intervenções em Forças de Caráter* Tradutor Gilmara Ebers Revisão Técnica Helder Kamei

Sinopse Essa obra amplia a prática da área da Psicologia das forças de caráter. A genialidade do trabalho do Instituto VIA, de Peterson e Seligman, não está tanto na lista de características psicológicas importantes, mas bem mais que isso, pois o livro descortina um sistema psicológico que tem dinâmicas que estão apenas começando a ser compreendidas. Dr. Niemiec nos atualiza, tocando no que sabemos sobre esse sistema, e abordando como todos nós podemos realizar nossos maiores potenciais juntos, por meio da aplicação de nossas forças de caráter. *

Título sujeito a alteração.

23

Em Breve Terezinha A. de Carvalho Amaro / Carla Luciano Codani Hisatugo

Rorschach – Método: passado, presente e futuro* Sinopse O Método de Rorschach, o instrumento tão complexo e rico em detalhes, pode ser utilizado em vários contextos e apresenta diferentes linhas de pensamento envolvendo Sistemas de aplicação, codificação e interpretação de seus resultados. Utilizamos o aspecto atemporal de passado, presente e futuro, para referenciar uma série de informações para o conhecimento sobre o Método de Rorschach. O passado contempla a vida e a obra de Hermann Rorschach e os desdobramentos históricos de seu método em grande parte do mundo durante os últimos cem anos. O presente abrange preocupações e conceitos éticos envolvidos no uso do instrumento, além de informações sobre a prática e a pesquisa. Para finalizar, as ideias e as perspectivas sobre o uso do Método de Rorschach no futuro foram discutidas, com a colaboração e o suporte de grandes pesquisadores de atuação nacional e internacional na área da Avaliação da Personalidade. *

Título sujeito a alteração.

Debra L. Safer / Christy F. Telch / Eunice Y. Chen

Terapia Dialética Comportamental* Tratamentos para a compulsão alimentar Sinopse A obra funciona como um manual da terapia comportamental dialética para o tratamento da compulsão alimentar. Contém todo o passo a passo do tratamento, com procedimentos, manejos, técnicas e exemplos clínicos do que fazer. Com uma linguagem de fácil compreensão, esse é um material inédito no Brasil e de extrema relevância para a atuação dentro da DBT aplicada à compulsão alimentar. *

Título sujeito a alteração.

Denise Balem Yates / Mônia Aparecida da Silva /  Denise Ruschel Bandeira

Avaliação Psicológica e desenvolvimento humano* Casos clínicos Sinopse A obra relata avaliações em diferentes etapas do ciclo vital: infância, adolescência, idade adulta e terceira idade, alguns com diagnósticos conclusivos, outros com diagnósticos inconclusivos ou que exigiram avaliação preliminar, encaminhamento para intervenção e reavaliação pós-intervenção. Serão apresentados casos mais comuns, mas também alguns com características mais raras, no intuito de auxiliar o leitor a ampliar o raciocínio hipotético em avaliação psicológica clínica. A obra apresenta um arsenal de extrema relevância para o profissional que deseja se aprimorar na área. *

Título sujeito a alteração.

Fredrike Bannink

A prática da Terapia Cognitivocomportamental Positiva* Sinopse Trata-se de um livro que integra teoria e prática a partir dos conceitos da Teoria Cognitivo-comportamental e da Psicologia Positiva, propondo o conceito de Teoria Cognitivo-comportamental Positiva. Material inédito no Brasil, com abordagem clara e acessível ao leitor. *

Título sujeito a alteração.

Trevor G. Bond / Christine M. Fox

A aplicação do modelo Rasch nas ciências humanas* Sinopse Esse texto clássico, citado mais de 1.900 vezes, ajuda a oferecer um entendimento profundo do modelo de Rasch. Os autores examinam as propriedades fundamentais do modelo e demonstram seu uso, com uma variedade de exemplos nas áreas de Educação, Psicologia e Saúde. Um glossário e numerosas ilustrações auxiliam a compreensão do leitor. Os leitores aprendem como aplicar a análise de Rasch para que possam fazer suas próprias análises e interpretar os resultados. Os autores apresentam uma visão geral acessível, que não requer formação matemática. *

Título sujeito a alteração.


24

VALORES

EVENTOS

Valores* Categoria

Psicologia do Desenvolvimento

Eventos Nome do livro

R$

O pré-escolar

114,00

Subjetividade e Aprendizagem

75,00

Compreensão de leitura

59,00

Promove – Pais

83,00

Promove – Crianças

83,00

Transtorno Dismórfico Corporal Psicologia Clínica

Avaliação Psicológica e Neurociência

Metodologia / Psicologia Social Clássicos da Psicologia

Coleção Guia Prático

Avanços em Psicoterapia

*

121,00

OPD-2 – Diagnóstico psicodinâmico operacionalizado

132,00

Pela perspectiva do cliente

115,00

Autismo: Avaliação psicológica e neuropsicológica

104,00

Compêndio de testes neuropsicológicos

121,00

31 de janeiro a 03 de fevereiro de 2019 Maceió (AL)

01 a 04 de maio de 2019 Goiânia (GO)

XII Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas e XI Congresso Latino Americano de Terapias Cognitivo-Comportamentais

II Congresso Nacional da ABRAPAV e I Congresso Internacional de Psicologia da Aviação

02 a 06 de abril de2019 Fortaleza (CE)

02 a 05 de junho de 2019 Rio de Janeiro (RJ)

Congresso de Saúde Mental

IBAP

13 a 14 de abril de 2019 São Paulo (SP)

25 a 28 de junho de 2019 Salvador (BA)

49,50

Avaliação psicológica Infantil

130,00

Uso do Sistema de Avaliação por Performance no Rorschach (R-PAS)

290,00

Avaliação em Psicologia Positiva

71,50

Aplicações da psicologia positiva

94,00

Pesquisa Teórica em Psicologia

72,00

O psicólogo na redução de riscos de desastres

86,90

A Fundamentação da Psicologia Científica – W. Wundt

50,00

Como lidar com a Depressão

38,00

Como lidar com o TDAH

35,00

Como lidar com o transtorno de personalidade limítrofe – Borderline

64,50

Como lidar com a automutilação

40,00

Como lidar com os transtornos alimentares

60,50

Como lidar com o alcoolismo

46,20

Como lidar com o amor patológico

45,00

Agorafobia e Transtorno do Pânico

88,00

Depressão

93,00

Transtorno Bipolar

84,00

Transtorno do Espectro Autismo

93,00

Preços planejados para o ano de 2019, sujeitos a alteração.

31° Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica

98,00

O Sistema AMDP

Neurociências e psicologia aplicadas à vida cotidiana

I C. Regional e II Simpósio de Avaliação Psicológica

25


26

PRINCIPAIS DISTRIBUIDORES

PRINCIPAIS DISTRIBUIDORES

Principais Distribuidores Região Sul Avaliar Tel. (48) 3035-6456 R. Irmãos Vieira, 221, Campinas, São José – SC CEP: 88101-290 www.avaliarpsicologia.com.br Livraria Projecto Tel. (51) 3330-4000 Av. Coronel Lucas de Oliveira, 1580, Petrópolis, Porto Alegre – RS CEP 90460-001 www.projecto-psi.com.br

Núcleo Médico e Psicológico Tel. (51) 3350-5033  Av. Assis Brasil, 3532, Porto Alegre – RS CEP 91010-003 www.nucleomedicoepsicologico.com.br

Lógica Comércio de Materiais Psicopedagógicos Tel. (17) 3234-4635 R. Independência, 2292, São José do Rio Preto – SP CEP 15010-610 www.logicaeducativos.com.br

Região Sudeste

Mago Psico-Testes Tel. (21) 2507-3535 / 2507-9771 R. Presidente Vargas, 509, 13º andar, Rio de Janeiro – RJ CEP 20071-003 www.magopsi.com.br

Conceito Psi Tel. (12) 3302-5276 Av. Dr. João Guilhermino, 429, São José dos Campos – SP CEP 12210-131 www.fabricamais.com

Psicoshop Tel. (48) 3206-1453 Av. Rio Branco, 404, Sala 608, Torre 1, Florianópolis – SC CEP 88015-200 www.psicoshop.com.br

Espaço Santista RH Tel. (13) 3234-3466 / (11) 5087-8855 Av. Ana Costa, 374 - Cj. 33 / 34 / 35, Santos – SP CEP 11060-002 www.esrh.com.br

Psi Testes Psicológicos e Pedagógicos Tel. (45) 3038-7542 R. Paraná, 3033, 14º andar, Centro, Cascavel – PR CEP 85810-010 www.psitestes.com.br

Hildicéia (Psicotestes) Tel. (27) 3315-2690 / (27) 3026-2690 Av. Nossa Sra. Da Penha , 699, Santa Lucia, Vitória – ES CEP 29056-250 www.psicoteste-es.com.br

Racional Com. Mat. Didático e Assessoria em Recursos Humanos Tel. (41) 3352-2623 Av. Cândido de Abreu, 526, Torre B, 8º andar, Cj. 811, Curitiba – PR CEP 80530-000 www.racionalrh.com.br

IPECS Tel. (17) 3305.5881 / 3305.5882 Av. Bady Bassitt, 5285, São José do Rio Preto – SP CEP 15015-700 www.ipecs.com.br

Sapiens Tel. (43) 3336-8081 R. Augusto Severo,10, Jd. Santos Dumont, Londrina – PR CEP 86039-650 www.sapiens-psi.com.br Tamasa Psicologia Tel. (51) 3222-6667 / 3266-4086 Av. Pernambuco, 2623, Sala 406, Porto Alegre – RS CEP 90240-005 www.tamasa-tempo.com.br

Livraria do Psicólogo e Educador Tel. (31) 3303-1000 Av. do Contorno, 1390, Floresta, Belo Horizonte – MG CEP 30110-008 www.livrariadopsicologo.com.br Livraria Espaço Psi Tel. (16) 3911-7563 R. Dr. Soares Romeu, 55, Jd. América, Ribeirão Preto – SP CEP 14020-370 www.livrariaespacopsi.blogspot.com.br LLAP Campinas Tel. (19) 3396-9333 R. Barão de Ataliba, 104, Cambuí, Campinas – SP CEP 13024-140 www.llapcampinas.com.br

Ômega Livraria Tel. (15) 3234-6842 / 3234-7148 R. Paes Bettin, 41, Centro, Sorocaba – SP, CEP 18035-510 www.omegalivraria.com.br

Expand Consultoria Tel. (67) 3521-2229 / 9147-8185 Av. Filinto Müller, 732, Centro, Três Lagoas – MS CEP 79600-001 www.expandconsultoria.blogspot.com.br

CIDEP Tel. (98) 3249-0449 Av. dos Franceses, 38, Vila Palmeira, São Luís – MA CEP 65036-283 www.cidep.com.br

Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Ciências Cognitivas Tel. (61) 3226-3002 CRS, 504, Bloco C Entr. 37, 1º andar, Asa Sul, Brasília – DF CEP 70331-535 www.ibneuro.com.br

Comtato Tel. (86) 3303-7874 Av. Rio Poty, 650, Fátima, Teresina – PI CEP 64.049-410

Motivari Tel. (65) 3028-2522 Av. Fernando Correia da Costa, 1610 Com. Xavier, Sala 02, Jd. Kennedy, Cuiabá – MT CEP 78065-000 www.motivari.com.br

Constructo Tel. (83) 3244-1884 Av. Dom Moises Coelho, 142, João Pessoa – PB CEP 58040-760 www.constructopsicologia.com.br CRIVVO Tel. (71) 3341-3321 Av. Antônio Carlos Magalhães, 2501 Brotas, Salvador – BA CEP 40280-901 www.crivvo.com.br

Psicovita Tel. (14) 3879-7629 / 9123-7783 R. Engenheiro Saint Martin,24-78, Vila Santa Tereza, Bauru – SP CEP 17012-056 www.psicovita.com.br

Nepneuro Tel. (62) 3624-9901 Rua 147, 313, Setor Marista – GO CEP 74170-100 www.nepneuro.com.br

Valor do Conhecimento Tel. (11) 3034-3600 R. Simão Álvares, 1020, São Paulo – SP CEP 05417-020 www.valordoconhecimento.com.br

Vision Tel. (66) 3498-5982 / (66) 99602-2528 Rua Maringá, 669, Centro, Primavera do Leste – MT CEP 78850-000 www.visiondho.com

Região Centro-Oeste

Região Nordeste

Insight Psicologia Tel. (84) 3345-3345 Av. Lima e Silva, 1611, Sala 108, Cond. Com Blue Tower Center, Lagoa Nova – RN CEP 59075-710

Ação Positiva Tel. (61) 3579-9850 SCS QD 8, Bloco B60, Entr. 314 Ed. Venâncio, 2000, Brasília – DF CEP 70333-900 www.acaopositiva.com.br

Cantinho do Psicólogo Tel. (82) 3432-7271 / (82) 99102-8578 R. José Pontes de Magalhães, 70, JTR Comercial, Edifício Itália, Sala 801, Maceió – AL CEP 57036-250 www.cantinhododpsicologo.com.br

Instituto Geist Tel. (98) 3227-0006 / (98) 98821-6631 Av. Daniela de La Touche, 987, 4º andar, Sala 412, Centro Empresarial Shopping da Ilha, São Luís – MA CEP 65.074-15

CENOPP - Centro de Orientação Psicológico e Pedagógico Tel. (61) 3245-4244 / 3245-2200 SHLS, 716, Centro Médico de Brasília, Conj. 101/102, Brasília – DF CEP 70390-700 www.cenopp.com.br

Centro Pernambucano de Psicologia Aplicada Tel. (81) 3231-0039 / 3221-5516 / 9830-6204 R. Dona Benvinda, 252, Recife – PE CEP 50070-220 www.ceppa.com.br

Larpsi Tel. (71) 3351-8041 R. Agnelo Brito, 14, Loja 1, Ed. Versailles, Salvador – BA CEP 40210-245 www.larpsi.com.br

Dimensão Tel. (62) 3242-1366 R. 1121, 249, Quadra 217, Lote 10, Santa Marista – GO CEP 74175-120 www.livrariadimensao.com.br

Equilíbrios – Psicoarte Tel. (79) 3044-3146R. Vila Cristina, 470, Aracaju – SE CEP 49015-000 www.equilibriuspsicologia.com.br

Psicoclínica – Wedja Tel. (85) 3224-1587 R. João Carvalho, 800, Fortaleza – CE CEP 60140-140 www.lojadopsicologo.com.br

Região Norte CEPAM Tel. (92) 3234-1654/3233-5224 Av. Ipixuna, 1886, Cachoerinha, Manaus – AM CEP 69065-050 Ethos Psicotestes Tel. (91) 3230-5493 / 8352 9554 Av. Benjamin Constant, 525, Reduto, Belém – PA CEP 66053-040 www.ethospsicotestes.com.br Fortiori Consultoria Tel. (91) 3222-0038 Travessa São Francisco, 233, Belém do Pará – PA CEP 66023-530 Livraria Nova Letra Tel. (69) 3224-2529 Av. Abuna, 2914, Porto Velho – RO CEP 78902-230 Psicotestes Tel. (63) 3224-4430 Av. Teotônio Segurado, Cj 01, Lote 10, Sala 8, Plano Diretor Norte, Palmas – TO CEP 77001-676

27


Hogrefe Publishing Group Göttingen · Berne · Vienna · Oxford · Paris Boston · Amsterdam · Prague · Florence Copenhagen · Stockholm · Helsinki · Oslo Madrid · Barcelona · Seville · Bilbao Zaragoza · São Paulo · Lisbon www.hogrefe.com

Profile for Editora Hogrefe CETEPP

Catálogo de livros 2019  

Catálogo de livros 2019  

Advertisement