
2 minute read
Justiça confirma posse da área para nova represa
51 mil metros quadrados para a construção da Recanto 4 já estão garantidos
Oprefeito de Nova Odessa, Cláudio Schooder, o Leitinho, confirmou no início deste mês que a 1ª Vara do Fórum local já emitiu a certidão de posse da área de 51 mil metros quadrados para construção da Represa Recanto 4. Trata-se da primeira nova represa municipal em mais de 30 anos. A área foi obtida pelo Município da Agro Pecuária Furlan S/A através de uma ação de desapropriação por utilidade pública no valor de R$ 1.169.748,00.
Advertisement
Um oficial de Justiça e um procurador do município estiverem recentemente no local, localizada na cabeceira do atual sistema de represas Recanto (formado por três reservatórios), para que a posse fosse apropriada à Prefeitura. O prefeito Leitinho havia autorizado o depósito judicial em pagamento pela área em fevereiro desse ano. O assunto é acompanhado “de perto” desde o início, também, pelo vice-prefeito Alessandro Miranda, o Mineirinho, pelo presidente da Coden Ambiental (empresa municipal responsável pelos serviços de Saneamento Básico), Elsio Bocaletto, e pela secretária de Assuntos Jurídicos da Prefeitura, Vania Cezaretto.

“É uma grande notícia para nossa população. Nova Odessa é reconhecida pelo seu sistema de represas, que garante uma água de qualidade e em quantidade, mas já fazia muito tempo que não se construía uma nova represa, e a população vem crescendo ano a ano. O único jeito de garantirmos a continuidade des- sa segurança hídrica que temos é investir em novas represas. Eu e o Mineirinho estamos orgulhosos em cumprir com esse compromisso que assumimos com o nosso povo”, afirmou Leitinho. A área desapropriada pela Municipalidade através de uma ação judicial havia sido decretada como de utilidade pública pela prefeitura em 30 de novembro de 2022. O próximo passo, já em andamento, é a busca por recursos para a construção da barragem.
“Precisamos construir duas coisas em Nova Odessa, a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) do Hospital Municipal e também uma nova represa. E as duas coisas estão em andamento, além de várias outras obras importantes, como a rede de água no Pós-Anhanguera, o Poupatempo, o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, a Oficina de Costura e Fraldas e, em breve, o Bem-Estar Animal e o Parque das Crianças”, acrescentou o prefeito.
Bocaletto lembrou que a Coden vem realizando uma série de medidas para assegurar a oferta de água bruta, como o desassoreamento da Represa Lopes, a limpeza das algas da Recanto 1, a construção da nova adutora entre a captação do Córrego Palmital e a ETA (Estação de Tratamento de Água) 1 e a própria conclusão da obra da ETA 2 (na Represa Santo Angelo, região do Salto Grande), inaugurada em fevereiro.
DAE avança com obras da nova subadutora na Avenida de Cillo
O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Americana segue com a instalação da nova subadutora na Avenida de Cillo e as obras atingiram 67% de conclusão. No total, serão mais 1,5 mil metros de extensão de rede nova, além de dois sistemas de bombeamento.
Segundo o superintendente do DAE, Carlos Cesar Gimenez Zappia, serão beneficiadas diretamente cerca de 23 mil pessoas e a galeria irá garantir abastecimento de água durante pelo menos 15 anos.
A subadutora está sendo instalada na faixa sentido bairro-centro da avenida, saindo do reservatório até a Rua Fernando de Camargo, onde será interligada à subadutora que vai até a ETA (Estação de Tratamento de Água).
“Atualmente, a subadutora tem 300 milímetros de diâmetro, enquanto a nova tem 500 milímetros. Estamos dando andamento às obras e chegando na fase final. Os serviços são complexos, e além da subadutora, estamos fazendo a construção de duas elevatórias de água. Todas essas melhorias estão sendo feitas para aumentar o volume de água que será destinado para diversas regiões”, disse.